:: ‘Notícias’
Presidente do TCM confirma preocupações do prefeito de Ilhéus
Em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Paulo Maracajá, confirmou as preocupações do prefeito Jabes Ribeiro, reveladas diversas vezes em contatos com sindicalistas e com a sociedade civil organizada, quanto à necessidade do ajuste das contas do município de Ilhéus de forma simultânea à possibilidade de concessão de qualquer revisão salarial dos servidores. Na entrevista, o presidente do TCM reconhece que a rigidez da legislação cria sérios problemas para os gestores municipais e chega a defender que o Congresso Nacional introduza alterações nos critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas observa que ao tribunal cabe fazer com que as leis sejam obedecidas.
Referindo-se ao problema, ele citou a situação do município de Ilhéus como exemplo, deixando claro que existe a possibilidade real de punição ao gestor, caso ele não obedeça ao pé da letra o teor da lei: “Por exemplo, teve aqui o prefeito Jabes Ribeiro. Está com uma porção de problemas em Ilhéus. Mas os problemas dele não podem passar a ser nossos. Porque ele pegou a Prefeitura de Ilhéus, segundo informações dele, em situação calamitosa. Tanto que está havendo movimento grevista para ele fazer isso para fazer aquilo. Se ele fizer, ele vai enfrentar a lei e ser punido”.
CRACHÁS IMPRENSA – 33º CONGRESSO LOJISTA
Boa tarde. Qualquer profissional da imprensa interessado em ter acesso GRATUITO ao 33º Congresso Estadual do Comércio Lojista da Bahia, que se inicia hoje na AABB de Itabuna, deve fazer o cadastro para obter o crachá pela ENCANTUR.
Basta enviar o nome completo e o veículo de comunicação o qual pertence para o e-mail abaixo:
Atenciosamente,
ASCOM CDL ILHÉUS
PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS
NOTA PÚBLICA
Considerando a situação de greve dos servidores municipais de Ilhéus, o Prefeito Jabes Ribeiro torna público que vem envidando esforços, ao longo das negociações com as entidades sindicais que representam a categoria, no sentido de atender ao pleito dos sindicatos e, ao mesmo tempo, cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para manter a despesa com pessoal compatível ao limite previsto na referida norma. Ocorre que a greve dos servidores já ultrapassa quarenta dias.
Mesmo assim, ao longo das reuniões, o Governo solicitou aos sindicatos que cumprissem os limites mínimos de pessoal para manter os serviços públicos essenciais. No entanto, até o presente momento, a determinação judicial não foi atendida, em que pese todas as entidades serem formalmente intimadas pela Justiça para cumprir o percentual de 50% dos servidores da Saúde e da Educação, e 30% nas demais secretarias. Tal omissão tem causado prejuízos incalculáveis à toda população, inclusive com a redução de receita do Município de Ilhéus.
Por outro lado, mesmo diante da situação de omissão dos sindicatos no que se refere ao atendimento da decisão judicial, mas em respeito à família dos servidores e no sentido de evitar maiores prejuízos ao comércio de Ilhéus, o Prefeito Jabes Ribeiro autorizou, na data de ontem (4), o pagamento dos salários referentes ao mês de agosto, a todos os servidores. Porém, determinou, de imediato, que todas as secretarias acompanhem diariamente a freqüência dos servidores no mês de setembro de 2013, autorizando, desde já, o desconto na folha de pagamento dos dias não trabalhados no referido mês, em respeito ao dinheiro público, às leis vigentes e ao povo ilheense.
O Prefeito Jabes Ribeiro solicita, mais uma vez, que as entidades sindicais cumpram o que determinou a decisão judicial, com o retorno dos servidores aos postos de trabalho.
Ilhéus, 05 de setembro de 2013.
Paróquia Santa Rita de Cássia
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
Prefeito de Ilhéus destaca importância da auditoria nas empresas de ônibus
Jabes Ribeiro ressaltou a idoneidade da Fipe, empresa que coordenará o trabalho em Ilhéus, e que disponibilizou todos os documentos (editais, contrato, planilha de custos) solicitados pelo Reúne Ilhéus, movimento deflagrado em defesa do passe livre para estudantes.
Na manhã desta quarta-feira, dia 4, durante o programa apresentado pelo radialista Vila Nova, na Rádio Conquista FM, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância da auditoria que será realizada na planilha de custos das empresas que exploram o transporte coletivo no município. Após salientar a idoneidade da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), empresa vinculada à Universidade de São Paulo (USP) que coordenará o trabalho em Ilhéus, o prefeito voltou a afirmar que disponibilizou todos os documentos (editais, contrato, planilha de custos) solicitados pelo Reúne Ilhéus, movimento deflagrado em defesa do passe livre para estudantes.
Jabes lamentou, mais uma vez, o rompimento do diálogo que vinha sendo mantido com o Reúne Ilhéus, que mesmo após o atendimento de todas as solicitações, chegou a invadir o Palácio Paranaguá. “Apesar de todas essas dificuldades, continuo optando pelo caminho do diálogo, do consenso e da negociação. A auditoria vai nos dar os subsídios necessários para descobrir se a tarifa atual é justa ou não. Preço de passagem de ônibus tem que ser precedido de análises técnicas e de uma discussão responsável”, assegurou o prefeito.
Agricultores de Ilhéus participam de Dia de Campo no assentamento Nova Vitória
A ação promovida pela Secretaria de Agricultura de Ilhéus incluiu palestras e práticas de propagação de mudas de árvores frutíferas, pelo método de enxertia e estaquia, com alicate e fita biodegradável específicos para o procedimento.
Os agricultores familiares das regiões de Vila S’antaninha, Santana, Sapucaeira, Rio do Engenho e Cururutinga, e também de outros municípios como Ipiaú e Ubatã, participaram das atividades do Dia de Campo, na terça-feira, 03, no Assentamento Nova Vitória, no interior do município de Ilhéus. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Seap) e contou com a participação de Instituições que compõem o grupo de trabalho “Organização da Produção”, com apoio direto do escritório local da Ceplac/Cenex, Adab Regional/Local e Casa do Japonês.
Com a presença de 50 agricultores, o Dia de Campo incluiu palestras e práticas de propagação de mudas de cajazeira, gravioleira e cupuaçuzeiro, pelo método de enxertia e estaquia, agora com tecnologias mais avançadas, com alicate e fita biodegradável própria à enxertia. Estavam presentes também os engenheiros agrônomos da Comissão Executiva de Planejamento da lavoura Cacaueira (Ceplac), José Vanderlei Ramos (mestre em Fitotecnia), Gilberto Fraife, Fernando José da Silva Pinto e Neilton Marques Perlira; Clécio Luiz Santana, da Adab; da Seap, Geraldo Nascimento, além de Antônio Walter de Oliveira Rocha Júnior, Ricardo Dórea Gomes da Costa e Maurício Nascimento Braitt.
Tendo a agricultura familiar como base para o desenvolvimento do território, o Grupo de Trabalho Institucional tem utilizado de processos municipais e intermunicipais cooperativos, visando fortalecer a economia e o desenvolvimento sustentável da agricultura municipal. Os objetivos do encontro são promover um ambiente comum para divulgação de conhecimentos, informações e troca de experiências, levando em conta o estilo de atividades agropecuárias de base ecológica, atividades não-agrícolas e agregação de valor, apoiados nos princípios da sustentabilidade socioambiental e exercício da cidadania como processo direcionado à melhoria da qualidade de vida do homem do campo e de seus familiares.
—
AI/PMI
Definida ordem de desfiledo 7 de Setembro em Ilhéus
|
Ordem das instituições que participarão do desfile de 7 de Setembro
|
|
PRIMEIRO GRUPAMENTOMILITARES
|
| Viatura CMT tropa
Viatura FEB 1º. Marinha do Brasil 2º. 18º CSM Exército 3º. Colégio Militar PM 4º. Banda do 2º BPM 5º. Alunos curso de aperfeiçoamento no 2º BPM 6º. Pelotão Misto – 68º CIPM/ 69º CIPM /70º CIPM 7º. Corpo de Bombeiros Viaturas da Marinha Viaturas do Bombeiro |
| SEGUNDO GRUPAMENTO -CLUBES DE SERVIÇOS E ENTIDADES
|
| 8º. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
9º. Capítulo São Jorge dos Ilheos nº603/ Demolay 10º. Associação grupo jovem força e união/ ESCOTISMO 11º. Lions Clube Norte 12º. Lions Clube centro 13º. Lions Clube Pontal 14º. Rotary Clube de Ilhéus Jorge Amado |
| TERCEIRO GRUPAMENTO – PROGRAMA SOCIAL
|
| 15º. Secretaria de desenvolvimento Social/PETI/ PROJOVEM |
Diocese de Ilhéus tem Encontros e Ordenações durante o Final de Semana.
Nos dias 31/08 e 01/09 foi realizado na Cidade de Ibirataia, que pertence à Diocese de Ilhéus, o Jubileu da Família e do Laicato, Evento este que fez parte das Comemorações do Primeiro Centenário Diocesano.
O Encontro com as Famílias teve como promotores a Pastoral Familiar e o Encontro de Casais com Cristo – ECC – foi realizado na Câmara de Vereadores da Cidade, enquanto que o Seminário de Leigos aconteceu no Distrito de Algodão, a 18 Kms de Ibirataia.
O tema do Jubileu das Famílias foi: Ser Família para Anunciar o Evangelho e teve como Coordenador Padre Wellington Selma Rocha; foram Assessores por Raimundo Veloso Leal (Tico) e Vera Lúcia Morais Leal, Casal Coordenador nacional da Pastoral Familiar da CNBB e para fazer o Encaminhamento da Carta Centenária do Setor para a Diocese o Padre Marcio Luciano Martins de Souza.
Pelo lado dos Leigos, o tema foi Vocação do Leigo: Seguir os Passos de Jesus Cristo, numa Igreja Ministerial. A Coordenação ficou a cargo do Seminarista Jerfson Santos Santos e contou com a Assessoria do Vice Presidente do Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB) Laudelino Augusto dos Santos Azevedo. Para encaminhar a Carta Centenária do setor ficou encarregado o Presidente CONDILI, Makrizi Angeli.
Nos dois encontros tivemos a participação de aproximadamente umas 600 pessoas com representantes de todas as Paróquias da nossa Diocese.
Secretários de Ilhéus e técnicos do IFBA discutem estruturação para o recadastramento imobiliário
A segunda reunião técnica debateu aspectos como pessoal e equipamentos necessários ao recadastramento imobiliário. O próximo passo será o cruzamento de dados existentes sobre o assunto.

Os secretários municipais da Fazenda e do Meio Ambiente e Urbanismo, Marco Antonio Carmo e Antonio Vieira, com técnicos da Prefeitura e do IFBA – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 02-09-13.
Os secretários municipais da Fazenda e do Meio Ambiente e Urbanismo, Marco Antonio Carmo e Antonio Vieira, reuniram-se, segunda-feira, 2, no Palácio Paranaguá, com técnicos da Prefeitura e do Instituto Federal da Bahia (IFBA), para discutirem a estruturação técnica necessária ao recadastramento imobiliário da zona urbana do Município. “Estamos dando um novo passo para operacionalizar o trabalho, ou seja, mensurando a mão de obra, equipamentos, tecnologia e estratégias que facilitem o recadastramento”, afirmou Marco Carmo.
Maria Regina Canhos em: Relacionamentos que fazem sofrer
Atualmente enfrentamos um delicado momento em que muitos relacionamentos ao invés de serem satisfatórios fazem sofrer. Tal não se dá por escolha de qualquer das partes envolvidas, mas pela falta de comprometimento com o tão desejado “final feliz”. As pessoas buscam a satisfação, no entanto, esquecem que precisam se dedicar para alcançar um resultado favorável para ambos. Dedicar-se dá trabalho. Esforçar-se dá preguiça. E, assim, as situações vão sendo “empurradas com a barriga” até um desfecho que pode ser ou não adequado; mas que, com certeza, foi o resultado do que foi plantado na relação. Tem gente que planta grama, e espera colher azaleias. Isso nem ao menos é improvável, simplesmente impossível. Não há como colher o que sequer se plantou.
Relacionamentos há que não levam em conta as características de cada um, como a sensibilidade e a delicadeza. Impõem-se como um tufão que tudo arrasta, causando grande devastação. Restam corações machucados sem necessidade, apenas porque faltou cuidado e atenção. É uma pena que aconteça assim; contudo ocorre cada vez mais. Tempos atrás as coisas eram diferentes. Havia mais respeito pelo outro, maior consideração. As pessoas não eram consideradas descartáveis, não eram avaliadas como objetos. Existia um valor intrínseco em cada ser humano. Valor que veio minguando com o passar dos anos, porque as pessoas passaram a valer pelo que possuem e não pelo que são.
Técnicos da Bahia Pesca são capacitados para realizar assistência técnica
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) iniciou na última segunda-feira (02), as reuniões e palestras de orientação para técnicos da Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que irão prestar assistência técnica a aproximadamente 2.500 famílias de pescadores, dos municípios de Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado.
O treinamento, que envolve também o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Ministério do Desenvolvimento Social e a Universidade do São Francisco, segue até a próxima sexta-feira (06), em Juazeiro, e contará com a participação de 30 técnicos da EBDA que irão atuar no Programa Brasil sem Miséria, do governo federal.
Ao fim do curso os técnicos estarão aptos a realizar visitas especializadas, seminários, palestras e cursos para os pescadores do território de identidade Sertão do São Francisco. O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário na ação é de R$ 4,4 milhões.
Dos 7.007 pescadores cadastrados no Registro Geral da Pesca (RGP), localizados nos três municípios (Pilão Arcado – 1.959, Casa Nova – 3.289 e Remanso – 1.769), 36% serão atendidos pela Bahia Pesca, por um período de dois anos. “A assistência técnica vai melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável”, explica o diretor técnico da Bahia Pesca, Antônio Almeida Júnior.
O principal objetivo da ação é promover o desenvolvimento das comunidades pesqueiras do território Sertão do São Francisco. “As políticas públicas visam a inserção dos pescadores nos projetos que atuem diretamente com as vocações, habilidades e culturas de pesca, além de promover a difusão de estratégias produtivas que garantam a segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida deles”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. Outro impacto positivo será a elaboração de diagnósticos da produção familiar em cada comunidade, otimizando o trabalho da Bahia Pesca e da Secretaria de Agricultura.
—
ASCOM BAHIA PESCA



























































