:: ‘Notícias’
Auditoria revela dívida de R$ 83,2 milhões que pode “quebrar” o Bahia
Segundo relatório, cerca de R$ 20 milhões da dívida foram contraídos só no primeiro semestre deste ano na gestão MGF
O relatório é referente às contas do Bahia de 1º de janeiro de 2012 até 30 de junho de 2013, período do segundo mandato de Marcelo Guimarães Filho como presidente. Ele foi destituído do cargo no dia 9 de julho, mas a auditoria aponta que cerca de R$ 20 milhões da dívida de mais de R$ 80 milhões foram contraído nos últimos seis meses de gestão do ex-presidente. Em 2012, a dívida acumulada por Marcelo Filho foi de R$ 2,8 milhões.

O valor da dívida projetado pela auditoria feita pela empresa Performance, porém, é de R$ 132,9 milhões. Segundo o A Tarde, a cifra pode ser maior ou menor. O documento final da auditoria também revela que há um risco grande de irregularidades no clube, já que “a administração do Bahia vem realizando frequentes pagamentos em dinheiro ou com cheques ao portador, de valores relevantes”.
Matéria original: iBahia
Auditoria revela dívida de R$ 83,2 milhões que pode “quebrar” o Bahia
CORREIO DA BAHIA
Da Redação
http://www.correio24horas.com.br/esportes/detalhes/detalhes-1/artigo/auditoria-revela-divida-de-r-832-milhoes-que-pode-quebrar-o-bahia/
Palácio Paranaguá é alvo de vandalismo
Um desconhecido quebrou com uma pedrada o vidro de uma das janelas da sede do governo Municipal de Ilhéus, inaugurado em 1907. Por sorte, não havia ninguém na sala no momento da ocorrência. A pedra atravessou a janela e caiu no meio da sala, espalhando pedaços de vidros.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, condenou de forma veemente e lamentou a falta de respeito com o patrimônio público representada pelo ato de vandalismo de uma pessoa, não identificada, que quebrou o vidro de uma janela do andar superior do Palácio Paranaguá, sede da Prefeitura Municipal. “Infelizmente, um gesto desses”, acrescentou o prefeito, “só revela a falta de civilidade de alguém que não contribui em nada para a cidade. Acredito que seja apenas um ato de vandalismo, sem conotação política de qualquer espécie, e devemos, todos nós, lamentar que isto tenha acontecido e esperar que as autoridades policiais tomem providências”.
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Victor Veiga, registrou queixa na Delegacia de Polícia, quando informou que o incidente aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 11. Felizmente, não havia ninguém na sala quando o fato ocorreu porque a pedra atravessou a janela e caiu no meio da sala, espalhando pedaços de vidros que poderiam ter causado ferimentos em alguém. As autoridades policiais já iniciaram o processo de investigação, para tentar identificar a autoria do ato de vandalismo e punir o responsável.
História – O palácio Paranaguá integra o conjunto de prédios públicos que narram a história do município. Construído em 1905 sobre as ruínas do Colégio Jesuíta para receber a Intendência, o Palácio Paranaguá, que hoje abriga a sede do Poder Executivo Municipal, foi inaugurado em dezembro de 1907.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 12.09.2013
II Encuentro de Periodismo Deportivo de las Américas
![]() |
|
El Instituto de Prensa de la SIP convoca al II Encuentro de Periodismo Deportivo de las AméricasLima, Perú, 17 y 18 de septiembre del 2013 |
| Ya nos separan pocos días del encuentro de Lima, donde se reunirán representantes de la prensa deportiva latinoamericana y destacados conferencistas de Estados Unidos y Europa. La cita servirá como espacio de intercambio de experiencias e información, y resumirá las últimas tendencias de la prensa deportiva en el mundo.
Entre los temas que serán abordados se encuentran la seguridad en estadios y arenas, novedades de la prensa deportiva en Europa, el periodismo de investigación en el área deportiva, prensa deportiva digital, entre otros. Un panel debatirá el tan controvertido tema de la corrupción en el deporte. El anfitrión del evento será el diario Depor, perteneciente al grupo El Comercio, de Lima, una de las más importantes publicaciones sobre deportes en Perú y Latinoamérica. Los conferencistas invitados representan a algunas de las principales publicaciones deportivas de Latinoamérica y Europa. Entre los que ya están confirmados se encuentran:
QUIÉN DEBE ASISTIR: Ejecutivos y editores dedicados a la cobertura informativa del deporte, sea en diarios deportivos o en las secciones de Deportes de los periódicos, así como aquellos ejecutivos y editores interesados en lanzar una publicación deportiva digital o impresa. LUGAR: Crowne Plaza Hotel, en Miraflores, Lima. El formulario de inscripción ofrece información sobre las tarifas de alojamiento y las instrucciones para reservar habitación. |
Adab constata caso de Scrapie na Bahia
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri), confirmou mais um caso de Paraplexia Enzoótica dos Ovinos e Caprinos (Scrapie). Os sintomas da doença foram identificados em um ovino da raça Dorpper, em uma propriedade localizada no município de Feira de Santana. Após exames laboratoriais que confirmaram o diagnóstico, o animal veio a óbito. A Scrapie ataca o sistema nervoso central desses animais levando-os invariavelmente à morte.
O caso registrado na Bahia acometeu o ovino adquirido de uma fazenda que já tinha ocorrido casos de Scrapie e estava em fase final de saneamento. “O fato de ter sido um macho não ofereceu maiores riscos para a ovinocaprinocultura estadual, visto que a transmissão desta enfermidade ocorre, principalmente, através da ingestão de restos da placenta de fêmeas contaminadas ou do pasto infectado com estes restos placentários” informou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Neder.
Prefeitura de Ilhéus prepara documentação para retomada das obras no Nossa Senhora da Vitória
Por conta de falhas detectadas no projeto original da obra, licitada no ano passado, a prefeitura teve que interromper construção e elaborar proposta de readequação de fundações. No último dia 30/08, a CEF emitiu nota técnica, aprovando as readequações.
Após aprovação, pela Caixa Econômica Federal, das propostas de readequação de fundações na obra do Centro Educacional Unificado das Artes e do Esporte (CEU), antes denominado de Praça de Esporte e Cultura (PEC), no bairro de Nossa Senhora da Vitória, a Prefeitura de Ilhéus está elaborando os documentos necessários para retomada das obras. A Caixa é agente financeiro e órgão fiscalizador da construção, que teve início no último mês de janeiro, embora o contrato entre a Prefeitura e a construtora tenha sido assinado desde 1º de agosto de 2012.
Abrigo São Vicente de Paulo
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
Governador confirma que Bahia ficará fora do horário de verão 2013/2014
O governador Jaques Wagner declarou, nesta quarta-feira (11), que a Bahia não vai participar do horário de verão 2013/2014. “Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação muito grande, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. A rejeição foi muito grande. Então esse ano, como no ano passado, a Bahia se mantém fora do horário de verão”, afirmou. Pesquisas feitas pelo Governo apontam que a maioria dos baianos, principalmente os trabalhadores, não é favorável ao horário de verão.
…
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia.
Operação tapa buracos beneficia ruas do Pontal e do Teotônio Vilela
A atividade foi concentrada na quarta-feira, dia 11, na Rua 13 de Maio, no Bairro do Pontal, e nas Ruas Belo Horizonte e José Carolino, no Teotônio Vilela.
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), concentroua operação tapa-buracos, em pontos distintos da cidade, nesta quarta-feira, dia 11. Uma equipe atuouna Rua 13 de Maio, Bairro do Pontal, e outro grupo de operários executou o mesmo tipo de serviçonas Ruas Belo Horizonte e José Carolino,no Teotônio Vilela.
O gerente de Obras, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ednaldo Azevedo, informou que os trabalhos foram prejudicados em função das chuvas que incidiram na região nas últimas semanas. “De forma progressivadiversas localidades de Ilhéus serão beneficiadas. Não podemos fazer a recuperação das vias nos dias chuvosos. Temos que considerar sempre as condições climáticas”, observou.
Ednaldo Azevedo lembrou que num dos trechos da Avenida Princesa Isabel que se encontrava danificado, por conta de imperícia de uma empresa que comercializa areia no local, as correções estão sendo feitas.“Após a notificação emitida pela prefeitura, os ajustesjá começaram e os transtornos para o tráfego de veículos na área irão acabar”, disse.
A operação tapa buracos teve início em Ilhéus no último dia 23 de agosto, pela Avenida Soares Lopes. Os recursos da ordem de R$ 575.758,42 para a prestação do serviço à população, foram captados através de convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).
A ação está sendo executada pela empresa Mazza Engenharia LTDA, vencedora da licitação, e já passou pelas avenidas Soares Lopes, Lomanto Júnior, Esperança e Luís Eduardo Magalhães, além de pontos do Teotônio Vilela.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 11.09.2013
ILHÉUS / Dia do Blogueiro
Acaba de ser aprovado por unanimidade, no plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus, projeto de autoria do vereador Cosme Araújo, que institui o Dia do Blogueiro.
A data será comemorada no dia 04 de abril.
O projeto de Araújo referenda como patrono da blogsfera baiana o jornalista Roberto Rabat Chame, pioneiro no Webjornalismo e reconhecido como o gigante dá comunicação.
Parabéns ao vereador O Defensor Cosme Araujo pela acertada iniciativa e a votação dos demais.
—
Fabio Roberto
Assessoria do Vereador Cosme Araújo.
Prefeito de Ilhéus estabelece limites para despesas dos órgãos municipais
Entre outros fatores, a decisão de Jabes Ribeiro levou em consideração que a previsão orçamentária para o exercício de 2013, de R$ 376.003.322,32 foi superestimada, comparada com a projeção de arrecadação para o exercício, no valor de aproximadamente R$ 272.368.068,43.
Através do decreto nº 83/2013, publicado no Diário Oficial do Município, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, estabelece limitação das despesas dos órgãos e entidades da administração pública. Conforme a norma, compete às secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Planejamento, Tecnologia e Orçamento (Seplan) e à Controladoria Geral do Município (CGM) exercer a coordenação e orientação das regras e informações técnicas e verificar o cumprimento dos limites constitucionais e legais.
A decisão do prefeito levou em consideração que a previsão orçamentária para o exercício de 2013, de R$ 376.003.322,32 foi superestimada, comparada com a projeção de arrecadação para o exercício, no valor de aproximadamente R$ 272.368.068,43. Também foi avaliada a necessidade de compatibilizar os gastos do município com a efetiva arrecadação de receitas, com vistas à manutenção do equilíbrio fiscal;
Outro aspecto relevante, foi a delimitação de um cronograma de desembolso, conforme previsto na Lei Complementar n° 101/00 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que deve ser respeitado. A medida ainda tem fundamento no art. 42 da referida lei. “É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito”.
O decreto estabelece regras para limitação e execução de despesas, reserva de dotação orçamentária, formalização de convênios e prazos para permanência de pendências na conciliação bancária no exercício de 2013. Por fim, as secretarias municipais da Fazenda, do Planejamento, Tecnologia e Orçamento e a Controladoria Geral do Município ficam autorizadas a acompanhar o cumprimento das determinações deste decreto e a adotar os procedimentos necessários para que as medidas se tornem efetivas.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 11.09.2013
70ª CIPM – ILHÉUS
A 70ª CIPM causou um GRANDE IMPACTO, na criminalidade de sua área. Após um final de semana de atos criminosos, marginais trocando tiros e invadindo morros rivais, policiais do Pelotão Especial (PETO) e de outros Pelotões da CIPM, juntamente com o PETO da 68ªCIPM, em apenas dois dias conseguiram tirar de circulação uma grande quantidade de armas de fogo, munições, vários tipos de drogas, dinheiro do tráfico, além de conduzir para a delegacia, traficantes e vários outros elementos que estavam aterrorizando locais como Alto do Carvalho, Teotônio Vilela, Alto do Basilio e Alto da Esperança.
No total, foram dez armas, sendo um rifle Winchester Cal.44, um rifle Cal.22, seis revolveres Cal.38, uma pistola Cal.380, uma espingarda Cal.32, grande quantidade de munições das armas supracitadas, cinquenta trouxas de maconha, onze papelotes de cocaína, vinte pedras de crack, balança de precisão, celulares e mais de quinhentos reais em dinheiro fruto do tráfico.
Esse é o fruto dos nobres policiais de Ilhéus, que, sob o comando do MAJ PM RICCIO, muito tem feito para retirar criminosos das ruas, levando segurança para as comunidades locais e contribuindo para prevenção dos crimes no município.






























































