:: ‘Notícias’
ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS
Aleilton Fonseca (natural de Firmino Rocha e criado em Ilhéus), membro da Academia de Letras da Bahia e Professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana estará na Academia de Letras de Ilhéus lançando novo livro e fazendo palestra de tema pouco comum, por isso mesmo imperdível: a poesia. “Aleilton é um estudioso de muita capacidade e um orador competente. O evento tem tudo para agradar,” salienta o editor Gustavo Felicíssimo.
Sindicatos devem obedecer a justiça e designar servidores para atender a população
A Comissão Permanente de Negociação tem explicado continuamente nas reuniões com os líderes sindicais, que a determinação da desembargadora Silva Zariff, levou em consideração os problemas que a paralisação está criando para a população ilheense, especialmente aos segmentos carentes.
Com a greve dos servidores públicos, por quase dois meses, e a manifestação de segmentos sociais, como a Igreja Católica, preocupados com a prestação de serviços públicos à população, especialmente a mais carente, a Prefeitura de Ilhéus voltou a pedir, por meio do secretário de Administração, Ricardo Machado, aos representantes sindicais que enviem a relação dos nomes que integrarão o efetivo de 50% dos funcionários da Saúde e da Educação e de 30% dos demais setores da administração, conforme decisão liminar da Justiça.
Além de serviços como a varrição das ruas, os setores mais prejudicados são justamente aqueles mais essenciais para a população, nas áreas da Saúde e da Educação. O novo pedido foi feito durante a última reunião da Comissão Permanente de Negociação e os sindicalistas, segunda-feira, dia 9, na sede da Secretaria de Administração.
A determinação já foi publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário e os sindicatos já receberam a notificação do Tribunal da Justiça. Além disso, a Comissão Permanente de Negociação tem explicado continuamente nas reuniões com os líderes sindicais, que a determinação da desembargadora Silva Zariff, em liminar, concedida a pedido da Procuradoria Geral do Município (Proger), levou em consideração justamente os problemas que a paralisação está criando para a população ilheense.
Em razão do longo tempo de paralisação e do agravamento, a cada dia, dos problemas para a população, a Prefeitura volta a apelar ao bom senso dos sindicalistas para que eles coloquem à disposição o efetivo determinado pelo tribunal, uma vez que a decisão foi publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário, e segundo a legislação, os sindicatos são obrigados a enviar a relação dos nomes que irão cumprir a determinação legal após o recebimento da notificação oficial do Tribunal da Justiça.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 10.09.2013
EBDA orienta criação de codornas
O agricultor familiar que possui criação de codornas ou deseja ingressar nesse mercado, pode contar com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri). Na criação de codornas para produção de ovos, o agricultor deve ficar atento às espécies adequadas como também à necessidade da realização de algumas práticas de manejo de produção, nutrição e reprodução, determinantes para o potencial produtivo das aves.
Na produção, fatores como programa de luz, alimentação, sanidade e ambiência são importantes para o desenvolvimento das aves e, consequentemente, para uma boa taxa de postura. De acordo com o médico veterinário da EBDA, Genival Magalhães, as instalações de criação são de extrema importância e variam com o tipo de criação – comercial ou doméstica. “Para a comercial, os galpões abertos são mais econômicos quando instalados em regiões de alta temperatura, mas é preciso controlar a incidência de sol, vento e chuvas. Já no caso da criação doméstica, as gaiolas podem ser usadas em diversas fases, e nos dois casos, observa-se se a instalação de bebedouros e comedouros de forma apropriada”, explica o veterinário.
Deputada cobra a retomada das obras da Praça dos Esportes e da Cultura em Ilhéus
As obras de construção da Praça dos Esportes e da Cultura do bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, estão paralisadas desde o início do ano. O projeto, elaborado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e que deveria contar com o apoio da Prefeitura, chegou a ser iniciado na cidade no final do ano passado, com os serviços de terraplanagem e a previsão era de que fosse concluído em 90 dias. Acontece que os serviços foram paralisados e a obra abandonada, servindo atualmente de pasto. Agora a Praça dos Esportes de Ilhéus, planejado para ser um importante equipamento para levar esportes, cultura e cidadania à comunidade, corre riscos de não ser concluído.
69ª CIPM ZONA SUL DE ILHÉUS
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
33º Congresso Estadual do Comércio Lojista da Bahia
CDL de Ilhéus homenageia CDL de Itabuna pelos 50 anos durante 33º Congresso do Comércio Lojista da Bahia
A solenidade de abertura do 33º Congresso Estadual do Comércio Lojista da Bahia foi realizada na noite da última quinta-feira (05.09), na AABB de Itabuna, e reuniu representantes de cerca de 100 Câmara de Dirigentes Lojistas do estado, empresários, imprensa, além de autoridades políticas como o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro; o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior; representando a Prefeitura de Salvador, Rossema Maluf e os secretários de estado, Robson Almeida e James Correia, este representando o governador Jaques Wagner. Além das homenagens pelos 50 anos da CDL de Itabuna, foi anunciado durante o coquetel que o Congresso Nacional do Comércio Lojista 2014 será realizado na Costa do Sauípe, em Salvador.

Paulo Ganem (Cdl Ilhéus)Jorge Braga (Cdl Itabuna)WenceslaJúnior (vice-pref. Itabuna) Roque Pelizzaro (CNDL) Antonie Tawil (FCDL) e Carlos Leahy (Cdl Itabuna) (640×425)
O evento foi realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia em parceria com as CDL’s de Ilhéus e Itabuna. “Foi sem dúvida uma conquista muito legal termos trazido esse Congresso para nossa região em um momento muito importante, quando a CDL de Itabuna comemora o Cinquentenário e une forças com a CDL de Ilhéus, para que possamos pensar num comércio maior e mais forte, o comércio da região sul”, afirmou Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus. A ideia foi reforçada pelo presidente da CDL de Itabuna, Jorge Braga, e pelos presidentes da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pelizzaro, e, Antonie Tawil, da Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL), presentes no evento.
A parte técnica do Congresso foi realizada na sexta-feira (06.09) no auditório Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus. Os trabalhos foram abertos pelo presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, que deu as boas vindas aos congressistas e destacou a importância deste evento para o aprendizado e atualização do trade. “Este ano vocês foram privilegiados que além de aprenderem, vão poder aproveitar o feriado de sete de setembro, conhecendo as belezas naturais e o patrimônio histórico e cultural da nossa cidade”, convidou Ganem. Foram discutidos temas como: “A Conjuntura Econômica Nacional e as Perspectivas da Economia Baiana para o varejo”; “Certificação Digital”; “Política Estadual de Comércio e Serviços” e “O Brasil Atual: Conquistas e Desafios”. Entre os palestrantes, o jornalista e economista Armando Avena; Lauro Ramos, do Sebrae; Davidson Magalhães, da Bahiagás, Marcelo Costa, da Caixa Econômica Federal; Gisele Cavalheiro, da Redecard; Marcos Costa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia; e por fim o jornalista da Rede Globo, Caco Barcellos.
À noite, uma confraternização no Canabrava Resort, marcou o encerramento da 33ª edição do evento. Na oportunidade, Paulo Ganem entregou uma placa de Honra ao Mérito, pela passagem dos 50 anos da CDL de Itabuna. “A CDL de Itabuna é nossa parceira, eu costumo chamar de “co-irmã”, e entendemos que precisamos fortalecer cada vez mais as entidades da nossa região para promovermos ações que possibilitem sempre o crescimento do nosso comércio, o que, consequentemente, gerará mais emprego, renda e desenvolvimento para nossas cidades. Não poderíamos deixar de prestar essa homenagem”, finalizou Ganem. Os congressistas entraram o feriado de 7 de setembro, ao som contagiante da banda Lordão.
Prefeitura de Ilhéus
Jabes Ribeiro elogia disposição da Igreja para mediar impasses
Guarda Municipal de Ilhéus impede roubo na Secretaria Municipal de Educação
Pequeno empreendedor de Ilhéus recebe consultoria no próprio local de trabalho
Secretária deixa a Saúde para assumir diretoria na Sesab
Prefeitura de Ilhéus notifica empresa que danificou parte da Princesa Isabel
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
CAOS TOTAL
Ao encerrarmos esta coluna, a situação de Ilhéus continuava a mesma, com funcionários há mais de 45 dias paralisados, estudantes acampados no meio da rua; ruas sujas, buracos por toda a parte e iluminação deficiente em todos os locais. Para o Turismo, então, o caos é pior. Hotéis vazios, Ilhéus sem representação na ABAV e Feira de Turismo das Américas; Festival Amado cancelado; sem quaisquer perspectivas de uma virada para melhor. Seria o caso de uma Intervenção, não sei se estadual ou federal, para solução dos problemas.
Ilhéus, minha Ilhéus, o que fizeram contigo!
ABAV – A FEIRA DAS AMÉRICAS
Começou na quarta-feira passada e irá até o próximo domingo, 8 de setembro, o 41º Congresso Brasileiros das Agências de Viagens, paralelamente com sua maior atração, a Feira de Turismo das Américas, e paralelamente também com o 41º Encontro Comercial Braztoa (entidade que reúne a quase totalidade das agências de viagens do país). Esse evento de Turismo, que está acontecendo no Parque Anhembi, em São Paulo, é considerado o maior da América Latina. É o local onde os secretários municipais e as entidades representativas de cada município procuram a cada ano, para vender suas atrações, seus roteiros, seus hotéis. São 2.700 expositores, 700 compradores convidados, e cerca de 30 mil visitantes, num espaço onde Ilhéus poderia estar sendo vendida, se tivesse seus representantes lá, principalmente a Prefeitura. Mas o caos não deixa…
CONGRESSO LOJISTA
69ª CIPM ZONA SUL DE ILHÉUS
INFORMATIVO A IMPRENSA
69ª CIPM ZONA SUL DE ILHÉUS
Ilhéus, 08 de setembro de 2013 – domingo
SEGURANÇA PÚBLICA:
PRISÃO ASSALTANTE NA ZONA SUL
Que no dia 07/09, após informação de populares, guarnição do PETO69, conduziu e apresentou na 7ª COORPIN, MARCOS ANTONIO SOUZA DOS SANTOS residente na Rua da Mangueira, Nelson Costa, pelo fato do mesmo ter participado de vários assaltos a estabelecimentos comerciais e residências em localidades do Nelson Costa , Hernani Sá e Pontal . Que o elemento foi reconhecido pelos PMs e, que com ele foi encontrada uma trouxinha de cocaína embrulhada em plástico e uma cocheira de laicra, a qual era utilizada pelo elemento para fazer os assaltos. Mais um vitória da 69ª CIPM junto com a comunidade da zona sul de Ilhéus, que cada vez mais se interagem, parabéns. DENUNCIE e-mail: cipm69.sme@gmail.com
PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, MAIS ARMAS DE FOGO FORA DE CIRCULAÇÃO.
No dia 07/09, guarnição do PETO69, conduziu MARINO SOUZA RAMOS FILHO, vulgo “NEM”, e apresentaso na 7ª COORPIN. Foi encontrado com o conduzido uma espingarda Cal.32 e um revolver Cal.32. Que o conduzido afirmou que a arma pertencia a seu finado irmão . Que segundo denuncias, “NEM” e “ZÉ DÚ” estavam praticando roubos na região. Rua Principal, Rio do Engenho, Ilheus. Mais uma vitória importante da integração 69ªCIPM com a comunidade zonal sul de Ilhéus e vice e versa. Mais um parabéns. DENUNCIE e-mail: cipm69.sme@gmail.com
Veículo Cel da Bahia (UESC) – 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética
Por Gilcelli de Oliveira
(Link para as fotos no final)
Assim foi a participação do Cel da Bahia, veículo elétrico da equipe de engenharia da UESC, que competiu na 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética no Kartódromo Ayrton Senna em Interlagos-SP, nos dias 26 a 30 de agosto de 2013.
Interlagos abrigou simultaneamente a décima etapa da Maratona da Eficiência Energética e a etapa brasileira do Mundial de Endurance da FIA, 6horas de São Paulo (Le Mans), tudo isto no Autódromo de Interlagos. A Maratona, competição de nível universitário, foi realizada no Kartódromo Airton Senna e contribuiu substancialmente para o aprendizado e intercâmbio de alunos de engenharia de diversas instituições brasileiras, além de abrir portas para a participação nos campeonatos mundiais para os vencedores.
A competição consistiu em propor e construir um veículo protótipo mono posto (que abriga apenas uma pessoa) a combustão ou elétrico, dependendo da categoria, segundo conceitos sustentáveis e que fosse muito eficiente do ponto de vista energético. Ou seja, depois de pronto, este mono posto deveria percorrer uma determinada distância com o menor consumo de energia.
Apesar dos imprevistos e da falta de apoio em geral, a equipe Cel do Bahia contou apenas com o patrocínio dos Centros Acadêmicos de Engenharias Química, Elétrica, Civil e Mecânica da UESC, usou recursos próprios de alunos, do professor Leonardo Iusuti de Medeiros e esposa; patrocínio do Colégio e Curso Galileu e da Beira Rio Bike e, a importante divulgação de nossa participação no evento através do site www.R2cpress.com.br do jornalista Roberto Rabat; também, a torcida calorosa dos colegas e amigos de Ilhéus, a todos igualmente nossa equipe de Engenharia Mecânica da UESC agradece penhoradamente pelo incentivo.
Infelizmente nós não pudemos brilhar no pódio, porém, a turma de engenharia da UESC conseguiu estar presente nessa importante maratona universitária, participar das etapas classificatórias e ainda ficar em 17º lugar na modalidade carro elétrico, à frente da UNICAMP e da Unifei e de outras 5 equipes que foram desclassificadas pelos rigores da inspeção técnica e de segurança. Para muitos, isto pode não representar muita coisa, mas considerando as dificuldades enfrentadas desde o planejamento, construção do veículo com poucos recursos financeiros, cortes no projeto, da expectativa da viagem e hospedagem, nós consideramos que nos saímos vitoriosos porque o grande prêmio foi a experiência de competirmos com as renomadas universidades e escolas superiores de engenharia do Sudeste e Sul do país, dotadas de centros tecnológicos avançados e incentivos financeiros privados.
FACULDADE DE ILHÉUS
Formatura da turma de enfermagem.
Centro de Convenções.
07 09 2013
—
Meu irmãozinho Reynaldo Rabat Chame (Naldinho) e sua patroa Ligia Cabral, EMOCIONADÍSSIMOS, testemunharam a colação de grau do filhote Ranieri Cabral Rabat Chame.
Momento de rara emoção vendo, nos olhos de Naldinho e Ligia, alguma coisa do tipo MISSÃO CUMPRIDA.
Pelo que se pode observar foi uma turma que, certamente, permanecerá viva por todos os séculos dos séculos amém.


Bjão pra todos os Bacharéis em ENFERMAGEM.
Rabat & Banda.
ILHÉUS / DESFILE – 7 DE SETEMBRO 2013
Veja FOTOS clicando AQUI e depois na SETA para AVANÇAR.






























































