:: ‘Notícias’
68ª CIPM PRENDE LADRÃO DE CELULAR NA AVENIDA SOARES LOPES
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
68ª CIPM PRENDE LADRÃO DE CELULAR NA AVENIDA SOARES LOPES
Que no dia 09/09/2013, por volta das 21h30min, a guarnição da vtr 6812/Centro, conduziu da Avenida Soares Lopes para 7ª COORPIN, PAULO HENRIQUE SOUZA DE ARAÚJO, 21 anos, residente à Rua Ipiranga, nº 139, bairro Teotônio Vilela, por roubar 02 aparelhos de telefone celular, tendo 02 vítimas identificadas e apresentadas na Delegacia de Polícia Civil ao Agente Antônio Jorge Braga, que registrou ocorrência nº 13-03578. Delegado de plantão Dr. Norberto.
NOTÍCIAS DA AVEP
PELUDO E CRISPINIANO GANHAM
Na 13ª rodada de “baba de praia” da AVEP(Associação dos Veteranos de Esporte Praiano) realizada domingo(8) pela manhã a equipe (Campo Grimaldo) do Capitão Crispiniano venceu a do Capitão Haroldo pelo escore de 4 a 1 com gols de Crispiniano(3) e Tabosa, descontando Sena para a perdedora. No Campo Martial o quadro do Capitão Djalma Peludo abateu o do Capitão Paulô por 3 a 1, gols de Ismar, Jatobá e Tainã, marcando Renatinho para Paulô. O juiz Tomé Pacheco (Campo Grimaldo) teve regular atuação, necessitando reciclar a parte física. De acordo os analisadores de arbitragem o árbitro esteve meio parado, não chegando junto aos lances. Já Edson Mirando do Campo Martial fora aprovado sem comentários. Esses árbitros fazem parte da Liga Ilheense de Futebol. Local dos jogos: praia da Av. Soares Lopes, imediações do Ed. Santa Clara.
Equipes no Campo Grimaldo: (Cap. Crispiniano): -Ricardo, Valmick, Néo Bastos, Silva, Torisco, Japonês, Dr. Souto, Tabosa, Slaibi e Crispiniano X (Cap. Haroldo) Marcelo, Vado, Haroldo, Mario Cabeça Branca, Sena, Pedro Paulo, Cesinha, Jean, Marconi e Silveira
Equipes no Campo Martial: (Cap. Paulô) – Rosilvado, Everaldo Cabeça de Flande, Paulinho Gois, Heckel, Danilo, Sizinio, Zé Eduardo, Paulô, Melgaço, Erisvan e Garrancho (depois Renatinho) X (Cap. Djalma Peludo) – Zeca, Galletti, Prof. Jorge Reis, Silvio Reis, Djalma Peludo, Eliandro Picolé, Tainã, Ismar, Luis Humberto, Jatobá e Luciano
Comentários dos Observadores
Parece que a fase de artilheiro do centro-avante Crispiniano está de volta. Na rodada passada marcou 3 e nesta 3, as duas, ressalte-se, com a tarja de capitão. Ao contrário deste atleta, os chamadores Renatinho, avante, e o beque Paulinho Gois estão numa fase muito ruim, perdendo partidas consecutivas e para acachapar neste domingo tomaram dois cacetes em seguida, um no “baba do Outeiro” (de Adelmo e Charmite) e o outro aqui na Avep.
Quem estreou na Associação com vitória foi o zagueiro e comentarista esportivo Néo Bastos, que tudo indica integrará a comissão organizadora da Banda Podre. Para tal fim está previsto para esta semana o entendimento de membros deste grupo com o referido beque. Por falar nisso a Banda Podre agendou reunião para o fim do mês com o objetivo elaborar o calendário de jogos de verão.
O beque de espera Djalma Peludo retornou após um bom tempo ausente em razão do tratamento do joelho podre. Voltou ganhando de Paulô. Mas comentou-se que Peludo pegara Paulô numa manhã de pouca inspiração na escolha dos atletas. Possivelmente, afirmou-se, tenha sido a preocupação com o Colo-Colo.
Quem voltou também foi o ex-beque de espera da Seleção de Camamu, Everaldo Cabeça de Flande (como diz o locutor esportivo Bira Madureira). Fora de forma, não esteve nos seus melhores dias, mas com as tiradas de sempre. Ao ouvir falar que o meia Vado e o beque Paulinho retornaram à direção da Abaneb não hesitou em sair com essa: “Vixe! mais um golpe em Ilhéus”. Claro, só de sacanagem.
Foi registrado que o volante Esrivan quando enverga a farda de capitão, se esforça, dá carrinho, faz o diabo pra ganhar a partida, fora disso fica na dele, quando não tira uma de jogar bonito perto de sua área e perde a bola, como nesta rodada, colocando a retaguarda em pavorosa.
Outro registro foi que o lateral esquerdo Eduardo Japonês esteve às turras com seu companheiro de equipe o meia Dr. Souto. Não se sabe como, o Dr. Souto consegui um Cartão Amarelo e ratado da vida, aplicou no lateral.
BAR DE ZEZINHO
Após as partidas um número expressivo de associados foi deliciar no Bar Dois Irmãos umas e outras cervejinhas geladas acompanhadas de peixe frito feito na hora a cargo do promoter e agora chef Zezinho da Baixa Fria. Quem compareceu andou anunciando que teve gente depois de “mamado” soltando as frangas.
Itabuna abre Cordel Itinerante com dois espetáculos do TPI
Itabuna será a primeira cidade do projeto Cordel Itinerante – Circulação do Teatro Popular de Ilhéus, com duas comédias que trazem a face ridícula da política suja como pano de fundo. Nesta quinta-feira (12), será apresentada Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. E, na sexta-feira e sábado (13 e 14), chega a vez de O Inspetor Geral – sai o prefeito entra o vice. As apresentações acontecerão às 20 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho. As entradas custam R$ 10 e R$ 5 e a classificação indicativa é 14 anos.
Em cartaz desde novembro de 2006, Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito é um marco histórico para o Teatro Popular de Ilhéus, que completou 18 anos em agosto. A montagem surgiu como resposta aos escândalos políticos que a cidade vivia na época e culminou na cassação do alcaide. Através da peça, o povo foi convocado a exercer seus direitos de cidadão. A comédia traz como protagonista Teodorico Majestade, prefeito da fictícia cidade de Ilha Bela. Acuado em seu gabinete e abandonado pelos seus correligionários, tenta negociar com a população enfurecida.
PROJETO DE LEI DETERMINA QUE ACADEMIAS INFORMEM SOBRE OS PERIGOS DOS ANABOLIZANTES
O Projeto de Lei n° 119/2013, apresentado no dia 13 de agosto pelo vereador ilheense Fábio Magal (PSC), vai exigir que academias de ginástica, centros esportivos e estabelecimentos comerciais de nutrição esportiva informem seus clientes sobre os perigos que representam o uso de anabolizantes. As advertências deverão ser afixadas em cartazes explicativos.
Se for aprovado na câmara de vereadores, os estabelecimentos de Ilhéus terão o prazo de 60 dias (a partir da publicação da lei) para se adequar às exigências.
O projeto também determina que o poder executivo municipal inclua nas campanhas de combate ao uso de drogas, a divulgação sobre os prejuízos que os anabolizantes podem causar à saúde.
—
http://fabiomagal.com.br/projeto-de-lei-determina-que-academias-informem-sobre-os-perigos-dos-anabolizantes/
Pescadores recebem linha de crédito especial para projetos produtivos
Marisqueiras, pescadores e piscicultores familiares da Bahia terão, a partir de novembro, acesso a crédito barato para investir em seus projetos produtivos. Trata-se do Programa Crédito Assistido, que passa a ter uma linha especial para a cadeia produtiva da pesca. A ação é uma parceria entre a Bahia Pesca, a Secretaria de Agricultura da Bahia e o Banco do Nordeste.
“A linha de crédito pode chegar até a R$ 15 mil e será direcionada para projetos estruturantes que atendam aos princípios de responsabilidade socioambiental e sejam economicamente viáveis”, explica o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, lembrando que a iniciativa faz parte do Plano Safra do Governo Federal, que visa estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para o aumento de produção e a geração de emprego e renda.
O Diretor Técnico da Bahia Pesca, Anttonio Almeida Júnior, acrescenta que serão disponibilizados mais de R$ 4 bilhões em empréstimos para pescadores e aquicultores de todo o Brasil. “Os beneficiados contarão com assistência técnica da Bahia Pesca para melhor aplicação dos recursos em seus projetos, além de juros menores e prazos estendidos para pagamentos”, completa.
Os primeiros créditos para o setor da pesca serão disponibilizados a cerca de 100 famílias de marisqueiras de Maragogipe, que já estão com seus projetos em fase de contratação no Banco do Nordeste. “Outros 214 projetos dos municípios de Vera Cruz, Saubara, Cachoeira e Itaparica estão sendo analisados”, afirma Cássio Peixoto. A Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia também já está trabalhando na identificação de outros projetos viáveis nas cidades de Nazaré, Salinas da Margarida, Vera Cruz, Saubara, Cachoeira e Itaparica.
Para estar apto a receber o crédito, pescadores e marisqueiras devem possuir o Registro Geral da Pesca, ter a Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e atuar no recôncavo baiano e na Baía de Todos os Santos. A emissão da Declaração será feita pela Superintendência Federal da Pesca na Bahia e pela EBDA, parceiras do programa.
—
Ascom/Bahia Pesca
Jornalista: Jan Penalva
Aposentados querem apoio do líder do PT para PEC que acaba com contribuição previdenciária
Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

Aposentados e pensionistas do serviço público lotaram um dos auditórios da Câmara nesta terça-feira pedindo a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 555/06) que acaba com a contribuição previdenciária dos servidores públicos inativos. Ela zera a contribuição de 11% dos vencimentos – criada em 2003 – a partir dos 65 anos de idade do aposentado. A extinção seria gradual, a partir dos 60 anos.
De acordo com o presidente do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas do Serviço Público, Edison Haubert, todos os líderes de partidos assinaram o documento apoiando a votação imediata da proposta, menos o deputado José Guimarães, líder do PT. “Nós estamos insistindo e esse movimento hoje é exatamente para buscar o apoio dele para que a proposta possa tramitar legislativamente. Temos convicção de que, uma vez tramitando, nós venceremos no Plenário. Mas o líder diz que ainda não tem as condições, não tem a concordância do governo”, disse.
Segundo Haubert, dos 513 deputados, 339 apresentaram requerimentos para a inclusão da proposta na lista de votações do Plenário.
Em março deste ano, centenas de aposentados estiveram na Câmara para pressionar os parlamentares pela aprovação da PEC.
O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que foi relator da proposta na comissão especial, disse que as receitas da Seguridade Social superam as despesas em R$ 78 bilhões, de acordo com dados de 2012: “Se você tirar os assistenciais e os rurais, esse saldo seria de R$ 178 bilhões. Tem R$ 100 bilhões aqui de benefícios que o governo teria que bancar, e não a Previdência”.
O deputado disse que a mídia não é favorável aos aposentados porque é patrocinada pelos bancos, que querem vender planos de previdência complementar.
Não foi possível entrar em contato com o deputado José Guimarães até a conclusão desta reportagem.
Íntegra da proposta:
Edição – Patricia Roedel
Prefeitura de Ilhéus faz chamamento para contratação de prestadores de serviços de saúde
O Edital de Chamamento Público convoca prestadores de serviço de saúde da rede privada para procedimento de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar.
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), abriu edital de chamamento público para contratação de serviços de saúde complementar da rede privada, de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. Segundo informações de Fernanda Ludgero, chefe do setor de Média e Alta Complexidade, os serviços contratados terão como base os preços fixados pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para efeito de contração, todos os prestadores de serviços interessados deverão estar cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (SCNES/MS). Estão nessa categoria os serviços ambulatoriais, de laboratórios e hospitalares, com prazo de execução de hum ano.
Os interessados devem entregar a documentação necessária no edital de Chamamento Público 001/2013, na própria Secretaria Municipal de Saúde. Dentre as certidões exigidas constam a de regularidade fiscal com as fazendas públicas municipal, estadual e federal, além do certificado de regularidade relativo à Seguridade Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A íntegra do Edital do Chamamento Público 001/2013 encontra-se a disposição no seguinte endereço eletrônico http://www.ioe.org.br/prefeitura/ilheus/listagem.cfm?frompage=1&StartRow=41&pagina=listagem_dop
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 10.09.2013
Adab apreende e sacrifica ovinos em Juazeiro
Durante uma ação de rotina na divisa da Bahia com Pernambuco, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), apreenderam um veículo que tentava burlar a fiscalização. O condutor transportava 13 ovinos, procedentes de Pernambuco, sem a Guia de Trânsito Animal (GTA) e nenhuma documentação sanitária de autorização do Ministério da Agricultura (Mapa). A operação ocorreu na última quinta-feira (05), no Posto de Fiscalização da Adab, localizado na ponte Presidente Dutra em Juazeiro.
Os animais estavam camuflados em lonas e condutor do veículo tentava introduzi-los de forma clandestina na Bahia. O diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, esclarece que os 13 ovinos deveriam ter passado pelo período de quarentena e sorologia, na propriedade de origem, para então ingressar na Bahia. “Isso é uma exigência legal, existindo exceção apenas para animais destinados ao abate imediato. Mesmo assim, nada justifica o animal transitar sem documentação”, completa Torres.
Recentemente o Ministério da Agricultura (MAPA) reconheceu nacionalmente como livre de aftosa com vacinação os Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão e área norte do Pará. Porém, o ingresso de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos destes estados na Bahia, com status de zona livre de febre aftosa com reconhecimento internacional, precisam atender às determinações da Instrução Normativa nº 24, de 2007 do Ministério.
Diante desta situação, os animais foram encaminhados ao sacrifício por apresentarem riscos ao rebanho baiano. “Como os ovinos estavam sem a Guia, na qual consta a propriedade de origem não podíamos emitir um documento de retorno, até porque eles iriam tentar entrar novamente na Bahia por outras vias”, ressalta o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, lembrando que a medida se fez necessária uma vez que a Bahia tem reconhecimento internacional e não pode permitir que nada comprometa a sanidade do rebanho e a comercialização dos produtos de origem animal.
“Desta forma, a implantação de medidas de controle e a maior atuação das barreiras sanitárias são de vital importância para a economia do Estado e do país”, reiterou o coordenador do Programa Estadual de Caprinos e Ovinos, Marcello Conceição.
A entrada de novas enfermidades em uma região pode ter graves implicações sanitárias e econômicas nos fluxos produtivos de caprinos e ovinos, bem como para o rebanho de mais de 11 milhões de bovinos e bubalinos da Bahia.
—
Ascom Adab
Ilhéus intensifica a revitalização do sistema de iluminação pública
A ação já ocorreu em 18 bairros do município. Somente no Salobrinho foi implantada uma rede com 21 postes, e no Teotônio Vilela, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano mantém uma equipe para realizar serviços em mais de 200 pontos de energia elétrica.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Prefeitura de Ilhéus intensifica os trabalhos de revitalização do sistema de iluminação pública no município. O superintendente de Obras da secretaria, Ednaldo Azevedo, informou que somente no Bairro Salobrinho foi implantada uma rede com 21 postes, enquanto no Teotônio Vilela “mantemos uma equipe permanente que realiza serviços em mais de 200 pontos de energia elétrica”, disse.Segundo Ednaldo Azevedo, a ação já foi realizada em 18 bairros e altos de Ilhéus como Vila Freitas, com 100% da iluminação recuperada, centro, bairros do Pontal, Nossa Senhora das Vitórias, Barreira, Barra, Jardim Atlântico, São Miguel e Outeiro, com 90% e alto Boa Vista (Pacheco), 80%.
O superintendente de Obras da Sedur lembrou ainda que os serviços no bairro Nelson Costa já chegaram a 70% e nos bairros Hernani Sá (ex-Urbis) e Banco da Vitória a ação está em 50%. Desde esta segunda-feira, dia 9, até o próximo dia 14, a equipe se concentra na BA-001, passando pelo bairro Barreira e conjunto habitacional Ceplus, na zona sul de Ilhéus.
Outros locais contemplados foram os bairros de Sapetinga, Jardim Pontal, e parte do Malhado, as avenidas Esperança (Governador Roberto Santos), Princesa Isabel e Soares Lopes. O roteiro é elaborado seguindo as demandas da população.
Além da substituição de lâmpadas de 200 por de 400 watts, também é realizada a troca da célula fotoelétrica (sensor que mede a intensidade luminosa) e conectores dos equipamentos de iluminação pública.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 10.09.2013
Presidente do CNJ anuncia criação de grupo de trabalho para priorização da primeira instância
A divulgação ocorreu durante a 174ª Sessão Ordinária do CNJ. O grupo será composto pelos conselheiros Rubens Curado – que o presidirá –, Gilberto Martins, Paulo Teixeira, e pelo secretário-geral adjunto do Conselho, Marivaldo Dantas, bem como por um juiz auxiliar da Corregedoria Nacional e terá o prazo de 30 dias para apresentar os primeiros resultados.
“Neste momento em que se inicia uma nova composição, pareceu-me apropriado refletir sobre o efeito dos trabalhos desse órgão sobre o Poder Judiciário Brasileiro”, ressaltou o presidente do Conselho. Segundo ele, o CNJ tem feito muito na tentativa de modernizar o Judiciário brasileiro e torná-lo mais eficiente, mais transparente.
Números –
No blog do Gusmão
O policial militar da CIPE/Cacaueira, Gilson Oliveira, foi baleado no final da tarde de ontem (09), no bairro Savoia, em Ilhéus, enquanto praticava exercícios.
O PM foi atingido no abdômen e em seguida pediu ajuda à moradores, que chamaram a polícia. Ele foi levado para o Hospital Regional onde foi submetido à cirurgia e segundo informações de amigos, está fora de perigo.
Gilson não identificou de onde partiu o disparo.
A polícia fez buscas no local, mas ainda não encontrou suspeitos.
—
BLOG DO GUSMÃO
http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2013/09/10/pm-e-baleado-em-ilheus/
Sexta-feira 13 é dia de Mutirão da Cidadania no Salobrinho
Cada vez mais a população usufrui da feira de serviços realizada semanalmente nos bairros de Ilhéus. Em agosto, foram contemplados mais de 5.000 cidadãos. Nas duas edições do Bairro do Teotônio Vilela,cerca de 800 beneficiários do Bolsa Família atualizaram seus cadastros.
A próxima sexta-feira, dia 13, será marcada pala promoção de serviços públicos para os moradores do Bairro do Salobrinho. A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Social (SDS), promoverá o terceiro mutirão deste mês de setembro, no período das 8 às 14 horas, no Criarte (Rua São Jorge, nº 105). Na semana passada foram contemplados o Distrito de Juerana e o Bairro de Teotônio Vilela. Os próximos eventos deste mês serão realizados no Bairro do Nelson Costa (20/09) e no vilarejo de Mamoan (27/09).


































































