WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Agrissênior Notícias – Nº 444 – 11 de setembro de 2013

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Escrito por João Ivo Girardi  

Uma história que poucos conhecem…..

Nenhum estado brasileiro comemora a Independência do Brasil com tanto entusiasmo quanto a Bahia. As diferenças começam pelo calendário. O feriado de Sete de Setembro, marcado nas outras regiões por desfiles militares e escolares aos quais o povo raramente comparece, é ignorado pela maioria dos baianos. A verdadeira festa acontece no dia 2 de julho, data da expulsão das tropas portuguesas de Salvador em 1823. E só perde em grandiosidade para o Carnaval. Os baianos têm motivos para celebrar. Foram eles os brasileiros que mais lutaram e sofreram pela Independência. A guerra contra os portugueses na Bahia durou um ano e cinco meses, mobilizou mais de 16.000 pessoas só do lado brasileiro e custou centenas de vidas. Foi também ali que o Brasil independente correu o mais sério risco de se fragmentar. Depois da expulsão das tropas do general Jorge de Avilez o Rio de Janeiro, em fevereiro de 1822, metrópole portuguesa decidiu concentrar em Salvador todos os seus esforços militares. O objetivo era dividir o Brasil. As regiões Sul e Sudeste ficariam sob o controle do príncipe regente D. Pedro. O Norte e o Nordeste permaneceriam portugueses. Mais do que isso, a metrópole alimentava a esperança de que, uma vez dominada a Bahia, suas tropas poderiam eventualmente atacar o Rio de Janeiro e dali recuperar as demais províncias. A coragem e a determinação dos baianos impediram que isso acoontecesse. A resistência baiana decidiu a unidade nacional, (…) As tropas brasileiras eram comandadas pelo general francês Pierre Labatut. Comandou as tropas brasileiras por dez meses, mas a nomeação de um oficial estrangeiro para um cargo tão importante causou desconforto na Bahia. O general mal falava a língua portugesa e insistia em alistar escravos nas tropas brasileiras, medida que os senhores de engenho temiam, por acreditar que, uma vez armados, os negros poderiam se voltar contra eles. Cercado por intrigas de todos os lados, Labatut acabaria preso e destituído do comando pelos próprios oficiais cinco semanas antes de terminar a guerra. A glória de entrar em Salvador com as tropas brasileiras no dia 2 de julho caberia ao coronel José Joaquim de Lima e Silva. Era tio do jovem Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias e atual patrono do Exército brasileiro, que também participou dos combates na Bahia como tenente ajudante no Batalhão do Imperador. Os primeiro soldados brasileiros entraram na cidade ainda pela manhã. Nem de longe lembravam um exército vitorioso. Eram homens descalços e quase nus, mostrando a miséria dos andrajos a grandeza de seus sacrifícios. Foram recebidos com festa pelos moradores. E com festa ainda são lembrados todos os anos no dia 2 de julho. A Bahia decidiu o futuro do Brasil, na sua forma atual, mas a festa de Dois de Julho é hoje praticamente desconhecida pelos brasileiros das outras regiões. Ao contrário do Carnaval, e apesar de também reunir milhares de pessoas, raramente é notícia nos jornais e emissoras de rádio e televisão fora da própria Bahia. Porém, um visitante desavisado que chegar à capital baiana nessa data perceberá logo ao desembarcar uma nota dissonante: o aeroporto de Salvador, que até alguns anos atrás se chamava Dois de Julho, mudou de nome. Agora, chama-se Luís Eduardo Magalhães, em homenagem ao político baiano falecido em 1998. É uma prova de que o coronel da atualidade será sempre mais lembrado do que todas as lutas gloriosas do passado, (Do livro, 1822, de Laurentino Gomes. Ed. Nova Fronteira, 2010).

Personagens famosos desta história:

:: LEIA MAIS »

Semana da Diversidade discute Estado laico e direitos da minoria

Parte das atividades da II Semana da Diversidade, foi realizada, na tarde desta sexta-feira, dia 6, na unidade da Universidade Salvador – Unifacs do Caminho das Árvores, uma mesa de discussão com o tema A construção do Estado laico no Brasil e os desafios para a justiça e a educação para a manutenção dos direitos das minorias. Presidida pelo antropólogo Luiz Mott, a mesa teve como moderadora a chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana.

Dentro desta discussão, foram debatidos três subtemas O casamento igualitário como ícone da universalidade das garantias constitucionais, com a apresentação da advogada Jurema Cintra Barreto, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB).  Em seguida, a deputada federal Erika Kokay (DF), da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Aids, falou sobre O avanço do fundamentalismo religioso na política brasileira: desafio aos direitos humanos.

Encerrando as discussões, a professora da Universidade do Estado da Bahia, a antropóloga Amélia Maraux, abordou o tema O entorno conservador e o aumento do bullying escolar contra LGBT, negros e outras minorias.

Realizada pelo Grupo Gay da Bahia, com o apoio do Governo do Estado, as atividades da II Semana da Diversidade antecedem à 12a Parada Gay da Bahia, que será realizada, neste domingo (8), no Centro de Salvador.

Ascom/Setre
Tadeu Paz

Domingo tem espetáculo circense no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus

A apresentação é dirigida pelo artista de rua Rafael Trevo, que está fazendo uma viagem de bicicleta de São Paulo ao Ceará. Ele também realiza uma oficina de Construção de Número Cômico, neste final de semana no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus.

Rafael Trevo na intervenção urbana no centro de Ilheus Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 06.09.13.

Rafael Trevo na intervenção urbana no centro de Ilheus Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 06.09.13.


Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), será realizado neste domingo, a partir das 17 horas, no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal, o espetáculo circense denominado “Segura mamãe”. A apresentação terá meia hora de duração, com brincadeiras lúdicas que envolvem malabarismo, equilibrismo e palhaçada, sempre com a participação do público.

A ação é coordenada pelo artista de rua Rafael Trevo, que está fazendo uma viagem de bicicleta de São Paulo ao Ceará. Em paralelo a esta atividade, ele também realiza uma oficina de Construção de Número Cômico, neste final de semana, dias 6 e 7, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, sempre as 14 horas. O curso é voltado para atores, palhaços e pessoas que trabalham nesta área.

Rafael Trevo chegou ao município nesta sexta-feira, dia 6, quando iniciou parte do projeto, distribuindo flores às transeuntes do quarteirão Jorge Amando. “A ideia dessa intervenção urbana artística é tirar as pessoas da sua rotina diária e fazer com que, através de uma flor, desconhecidos se encontrem e conheçam”, frisou o artista.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 06.09.13

Prefeito de Ilhéus pontua ações de reconstrução do município

Construção de creches e do novo Hospital Regional, captação de recursos para ações em pontos críticos, regularização de serviços básicos, como tapa buracos, iluminação, merenda e transporte escolar são ações que o município busca para superar a crise financeira instaurada nos anos anteriores.

Centro de Ilhéus - Foto Alfredo Filho (Secom)

Centro de Ilhéus – Foto Alfredo Filho (Secom)

Apesar da crise econômica encontrada no município e das dificuldades administrativas geradas pela greve do funcionalismo público municipal, o prefeito Jabes Ribeiro renovou esta semana sua crença em dias melhores para a cidade, pontuado aspectos e ações que asseguram a recuperação do município. Em entrevista concedida na quarta-feira (4) ao radialista Erivaldo Vilanova, no Programa “O Tabuleiro”, na Rádio Conquista FM, o prefeito demonstrou otimismo e confiança: “Mesmo com todos os problemas, Ilhéus vencerá essa batalha. Não tenho nenhuma dúvida disso”.

:: LEIA MAIS »

Marinha do Brasil

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

Grito dos/as Excluídos/as 2013:

“Juventude que ousa lutar constrói o Projeto Popular!”

O Grito dos/as Excluídos/as é uma manifestação popular com muito simbolismo, é um espaço de animação e profecia sempre aberto às pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos/as excluídos/as.

Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular.

O Grito dos/as Excluídos/as deste ano – em sua 19ª edição nacional e 18ª diocesana – tem como tema “A exclusão dos/as jovens” e como lema “Juventude que ousa lutar constrói o Projeto Popular!”. Reflete sobre a situação da juventude, vítima de um sistema que gera exclusão, discriminação, violência e extermínio e convoca os/as jovens ao protagonismo social.

Hoje, no Brasil, o Estado, como temos, é a forma de organização da classe dominante. Sua função é tornar essa classe sempre mais dominante, visando sua hegemonia; assegurar o funcionamento e a reprodução do capital; impedir qualquer tentativa de mobilização popular.

O Grito dos/as Excluídos/as 2013 incentiva e convoca as organizações de articulação da juventude e da sociedade em geral a se juntarem, lutar e ajudar na construção deste Projeto Popular. A luta e a unidade da juventude são muito importantes nesta conjuntura.

Queremos lutar contra a exclusão social, sobretudo dos jovens, que cada vez mais se torna invisível aos olhos do sistema, do Estado, dos políticos e da sociedade como um todo.

Queremos que as políticas públicas em favor da juventude sejam implementadas e monitoradas, visando uma sociedade mais justa e igualitária.

Clamamos por paz e justiça, contra qualquer tipo de extermínio, seja físico ou mental, que atinja nossa juventude e convidamos a todos/as a somar-se às lutas que já vêm acontecendo.

Que vocês jovens se lancem no desafio da construção do Projeto Popular. O que será possível com a luta pela construção de uma democracia plena e real, que socialize o acesso a todos os direitos, inclusive à soberania.

Não podemos ficar desiludidos com a corrupção daqueles que “em vez de buscar o bem comum procuram seu próprio benefício”. Fazemos nossa a palavra do Papa Francisco que nos diz: nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança. A realidade pode mudar, o homem pode mudar.

Diante da situação caótica em que vive o nosso Município, a Igreja Católica como “advogada da justiça e defensora dos pobres”, diante dos clamores do povo, se coloca à disposição para ajudar no diálogo a fim de que se chegue a uma solução em benefício da população, em especial aquela mais pobre e carente.

A Igreja Católica em Ilhéus está do lado da população, “trazendo o bem precioso da fé em Jesus Cristo, que veio para que todos tenham vida em abundância”.

Com o Papa Francisco também clamamos: “Nunca mais a guerra! Nunca mais a guerra! A paz é um dom demasiado precioso, que deve ser promovido e tutelado”.

Diante das terríveis imagens vistas nos últimos dias na Síria também nós ficamos angustiados por aquilo que pode acontecer se for declarada a guerra que Obama quer fazer.

O compromisso pela Paz proposto pelo Papa se estende a todos, pois “a paz é um bem que supera qualquer barreira, porque é um bem de toda a humanidade”.

O Papa Francisco convidou todo mundo cristão e não cristão a se unir a ele no dia de hoje para um jejum e uma vigília de oração pela paz. Nós faremos uma vigília aqui na catedral hoje a partir das 19 horas. Todos se sintam convidados a participar.

Rezemos juntos: Pai nosso.

A bênção de Deus todo poderoso desça sobre todos: Pai, Filho e Espírito Santo.

Amém.!

 Dom Mauro Montagnoli

Bispo diocesano

SEMINÁRIO / Fraternidade Escola do Evangelho

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

Prefeito de Ilhéus autoriza pagamento de agosto para servidores

Em respeito ao dinheiro público, às leis vigentes e ao povo ilheense, o prefeito Jabes Ribeiro também determinou às secretarias acompanhar a frequência dos trabalhadores neste mês de setembro.

Mesmo diante da omissão dos sindicatos no que se refere ao atendimento da decisão judicial que determina a presença de 50% dos servidores para garantir os serviços essenciais de saúde e educação e de 30% nos demais setores, durante o movimento grevista, o Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, anunciou nesta quarta-feira, dia 4, autorização para o pagamento dos salários referentes ao mês de agosto, sem prejuízo de reposição da jornada através de eventual regime de compensação. “A nossa decisão foi pautada pelo respeito à família dos servidores e no sentido de evitar mais prejuízos ao comércio de Ilhéus”, afirmou ele durante entrevista no programa Fatos em Detalhes, apresentado pelo radialista Maltez de Athayde, da rádio Cultura AM, nesta quinta-feira, dia 5.

Ainda durante a entrevista, o prefeito Jabes Ribeiro comentou que a decisão também levou em conta o fato de que ele não havia anunciado o corte de ponto no início do mês de agosto. Mas, por outro lado, determinou a todas as secretarias municipais que acompanhem a frequência dos servidores neste mês de setembro. “Vamos descontar os dias não trabalhados na folha de pagamento em respeito ao dinheiro público, às leis vigentes e ao povo ilheense”, frisou.

:: LEIA MAIS »

Após pedido de aposentadoria, Genoíno será avaliado por junta médica da Câmara

Assim que for homologada a aposentadoria, se for o caso, o suplente, Hélcio Silva, poderá assumir o mandato.

Marcelo Brandt
José Genoino
José Genoíno está no sétimo mandato na Câmara.

O deputado José Genoíno (PT-SP) entrou na quarta-feira (4) com pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara. O pedido foi feito com base em um laudo médico assinado pelo cardiologista Roberto Kalil, do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), relatando o histórico de saúde do deputado.

Genoíno será avaliado por uma junta médica da Câmara, ainda sem data definida, que analisará se ele tem alguma doença listada no rol de enfermidades passíveis de aposentadoria. Confirmada a invalidez, ele será aposentado com o salário integral de deputado federal, atualmente de R$ 26.723,13 (valor bruto).

Caso a junta médica confirme a aposentadoria por invalidez antes da sentença final do Supremo Tribunal Federal (STF), que o condenou à prisão em regime semiaberto, Genoíno manteria a aposentadoria, já que não terá mais mandato parlamentar a ser cassado.

José Genoíno, presidente do PT na época do mensalão, foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. No último dia 28, o STF confirmou, por unanimidade, a pena.

Possível substituto

:: LEIA MAIS »

NOTA PÚBLICA

diocese-de-ilhéus

Nós, Igreja Católica presente em Ilhéus, estamos preocupados com a situação caótica do nosso Município. As manifestações surgidas por todos cantos clamam por soluções junto aos responsáveis da administração da nossa cidade. A população já não suporta mais essa situação.

A Igreja como “advogada da justiça e defensora dos pobres”, diante dos clamores do povo, se coloca à disposição para ajudar no diálogo a fim de que se chegue a uma solução em benefício da população, em especial aquela mais pobre e carente.

A Igreja Católica em Ilhéus está do lado da população, “trazendo o bem precioso da fé em Jesus Cristo, que veio para que todos tenham vida em abundância”.

Não podemos ficar desiludidos com a corrupção daqueles que “em vez de buscar o bem comum procuram seu próprio benefício”. Fazemos nossa a palavra do Papa Francisco que nos diz: nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança. A realidade pode mudar, o homem pode mudar.

É preciso, urgentemente, encontrar uma solução para essa situação, que já se alastra por muito tempo, para que a nossa cidade possa voltar à sua normalidade.

Ilhéus, 05 de setembro de 2013

Dom Mauro Montagnoli, bispo diocesano

Sexta-feira e domingo com espetáculos na Tenda do TPI

Dois espetáculos teatrais diferentes serão a atração dos próximos dias 06 e 08, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). A partir das 20 horas de sexta-feira, será apresentada a comédia Homens ajudam homens?, do Grupo Teatro/ Circo Maktub. No domingo, o espaço cultural receberá uma das atrações do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FilteBahia). Às 20 horas, o Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA) encena Siré Obá, a Festa do Rei.

O espetáculo de palhaçaria Homens ajudam homens?, do Grupo Teatro/ Circo Maktub é inspirado na peça Baden, Baden de Bertolt Brecht. A montagem traz números clássicos mundiais e criações próprias. Com leveza, os brincantes questionam limites da natureza humana sobre a prática do amor ao próximo. A direção é assinada por Fábio Nascimento. As entradas custam R$ 20 e R$10.

Utilizando as linguagens do teatro, dança afro, música e poesia, Siré Obá, a Festa do Rei é uma homenagem ao culto das divindades africanas. Com alegria, o espetáculo dirigido por Fernanda Júlia mostra a beleza dos rituais e filosofia do candomblé, quebrando preconceitos e combatendo a intolerância religiosa. Os ingressos serão vendidos a R$ 10 e R$5.


AI/TPI





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia