WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Pescadores recebem curso de navegação com GPS

“O uso do GPS aplicado à pesca” é o tema do curso que a Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), ministrará para mais de 50 pescadores baianos nesta semana. As aulas abordarão o funcionamento do equipamento, sistemas de unidades, coordenadas geográficas, cartas náuticas, dentre outros.

“O uso do GPS é importante porque aumenta a segurança do pescador e sua produtividade”, explica o gerente de pesca da Bahia Pesca, José Roberto Pantaleão. “Com o equipamento, o pescador pode marcar e localizar seus pontos de pesca e os locais onde foram deixadas suas armadilhas”, conta.

As primeiras aulas acontecem nesta terça e quarta-feira (30 e 31/07) em Ilhéus. Já nos dias 1º e 2/08 (quinta e sexta-feira) o curso – que tem carga horária de 16h – será ministrado para os pescadores de Itacaré. A ação faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística da Cadeia de Pesca da Bahia Pesca.


ASCOM BAHIA PESCA

Bahia mantém índice vacinal contra a Febre Aftosa acima de 90% e contabiliza os prejuízos ocasionados pela seca

A Adab mensurou os prejuízos causados pela seca em mais de 572 mil cabeças de gado mortas no Estado. Isso representa cerca de 5% do rebanho baiano.

Com 91,15% do rebanho vacinado contra a febre aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária, encerra a primeira etapa de vacinação de 2013 comemorando o alto índice vacinal, acima dos 90% exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), mesmo com os problemas ocasionados pela forte seca que atingiu mais de 60% do Estado. Os dados divulgados nesta segunda-feira (29) reforçam a responsabilidade do criador e o compromisso do governo do Estado em desenvolver e fortalecer pecuária, garantindo a sanidade das 11.173.003 cabeças existentes em território baiano, mantendo o status de Livre da Febre Aftosa com Vacinação.

“As atividades de defesa unidas ao processo de modernização da pecuária trazem resultados positivos, favorecendo o sucesso das ações, o alcance das metas e a superação de desafios no combate a seca”, avalia o secretário da Agricultura engenheiro agrônomo Eduardo Salles. Para ele o índice alcançado é um excelente patamar, além de ser resultado do empenho das iniciativas público e privada em prol do setor. “Isso é o reflexo do esforço conjunto entre criadores, associações, sindicatos, governo do Estado e Ministério da Agricultura dentro do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa”.

Entre as regiões que obtiveram melhores índices estão as de Itapetinga (97,63%), Teixeira de Freitas (97,34%), Barreiras (96,56%), Irecê (96,47%) e Santa Maria da Vitória (96,35%). O grande destaque nesta etapa de vacinação foi para a Zona de Proteção com índice de cobertura vacinal de 94,59%, composta pelos municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Mansidão, Buritirama, Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Estes fazem divisa com Pernambuco e Piauí, estados que ainda não foram reconhecidos pelo Ministério da Agricultura como livre de aftosa com vacinação.

:: LEIA MAIS »

Servidores participam de curso para implantação do Portal Transparência em Ilhéus

O curso, promovido pela CGU,após iniciativa do prefeito Jabes Ribeiro, tem o objetivo de capacitar agentes públicos para a implantação e monitoramento da Lei de Acesso à Informação.

Em virtude do Termo de Adesão e Compromisso ao Programa Brasil Transparente, assinado pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, a Controladoria Geral da União (CGU) realizará, nesta terça e quarta-feira, dias 30 e 31, o curso de capacitação dos servidores municipais sobre transparência e acesso à informação voltado a agentes públicos. O evento é resultado da iniciativa do governo municipal para implantar o portal Transparência Ilhéus. “Todas as informações referentes ao governo municipal são de caráter público”, afirma o prefeito, enfatizando o compromisso a transparência administrativa e com a democracia.

O curso será realizado no auditório da agência do Banco do Brasil, nos dois turnos. O objetivo é capacitar e treinar agentes públicos para a implantação e monitoramento da Lei de Acesso à Informação (nº 12.527), sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, em 18 de novembro de 2011, com vigência a partir 16 de maio de 2012. A norma trata dos procedimentos a serem observados pelos órgãos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, no sentido de viabilizar o acesso do cidadão às informações governamentais referentes ao uso dos recursos públicos.

Segundo o termo de adesão, compete à administração municipal o fornecimento de dados, elaboração de indicadores e divulgação dos resultados das demandas inseridas no programa. Também é atribuição do município executar as ações necessárias para a realização dos seminários, cursos e treinamentos exigidos pelo programa, além da instalação do sistema eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e- SIC) nas dependências da prefeitura.

Direito à informação – Com a aprovação da Lei de Acesso à Informação, o Brasil garantiu ao cidadão o direito a qualquer documento ou informação produzidos ou custodiados pelo Estado – âmbito federal, estadual ou municipal – que não tenham caráter pessoal e não estejam protegidos por sigilo.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 29.07.2013

Igreja Batista Lindinópolis de Ilhéus comemora 55 anos de existência

Uma das mais antigas e tradicionais igrejas evangélicas de Ilhéus vai comemorar neste final de semana 55 anos de existência. Nos próximos dias 3 e 4, a Igreja Batista Lindinópolis, localizada na avenida Luis Viana Filho, no Alto da Conquista, estará realizando três cultos especiais. Além de corais, coreografias e participações musicais, as celebrações contarão com a participação do pastor Josias Novais, de Jequié.

Lindinópolis.

Lindinópolis.


A programação elaborada pela Lindinópolis contempla a realização de cultos de louvor e adoração no sábado (3), a partir das 19 horas, e no domingo (4), em dois horários: 10 horas e 18h30min. A ministra de Educação Cristã, Benildes Vasconcelos, chama atenção para o fato de que, mesmo durante as comemorações deste final de semana, a Escola Bíblica Dominical (EBD) funcionará normalmente a partir das 9 horas.

Presidida desde 1999 pelo Pastor Pedro de Jesus Chagas, a Igreja Batista Lindinópolis foi organizada no dia 5 de agosto de 1958. Atualmente, a igreja mantém três congregações: uma no Nelson Costa, outra na avenida Esperança e uma terceira no distrito de Couto. Somente na sua sede, localizada no Alto da Conquista, a Lindinópolis possui cerca de 1.200 membros, além de dezenas de congregados.


Ministério de Comunicação.

Empresários devem pagar 2ª cota da taxa de licença até quarta-feira, 31

Após o pagamento, em qualquer agencia bancária ou casa lotérica, o empresário deve retornar ao setor de tributos da Sefaz para retirar o alvará de licenciamento.

Pequenos, médios e grandes empresários do município de Ilhéus devem pagar a 2ª cota da Taxa de Licença de Financiamento (TLLF) até esta quarta-feira, dia 31, em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas credenciadas. Os empreendedores que ainda não receberam o boleto em seus endereços devem retirá-lo no setor de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no térreo do Palácio Paranaguá, nos períodos das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Após o pagamento, o empresário deve retornar ao setor de tributos para retirar o alvará de licenciamento, que garante a regularidade do empreendimento. Segundo a Sefaz, Ilhéus é um dos poucos municípios brasileiros que possibilita o pagamento do TLLF em duas parcelas, uma no primeiro semestre outra no segundo semestre.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 29.07.2013

VENCEREMOS COM SUA AJUDA

A equipe CEL da BAHIA, pede ajuda de patrocínio para a participação do Carro Elétrico da Bahia (CEL da BAHIA) na 10ª Etapa da Maratona Universitária da Eficiência Energética, que ocorrerá no período de 26 à 30 de agosto de 2013, no Kartódromo Ayrton Senna – São Paulo.

01

01

A Maratona da Eficiência Energética é realizada no Brasil desde o ano de 2004. É uma competição de veículos projetados para serem eficientes no aproveitamento da energia, possuindo duas categorias: uma para veículos que têm como fonte de energia a gasolina e outra a eletricidade. Seu principal objetivo é promover as competições universitárias, nas diversas áreas da engenharia, constituindo-se como uma das melhores formas de preparar futuros engenheiros, proporcionando importante experiência de trabalho em equipe e, principalmente, exigindo desenvolvimento de projeto, planejamento na execução, determinação de prazos para realização de tarefas e outras vivências que serão levadas para a vida profissional. Os veículos participantes da Maratona de Eficiência Energética não se destinam à produção e comercialização. Apesar disso, o veículo elétrico projetado para a competição não está distante dos veículos elétricos encontrados no mercado para diferentes aplicações, uma vez que a eficiência energética é uma preocupação crescente da indústria.

Sendo assim, nós alunos de Engenharia Mecânica, de Produção e Elétrica, da Universidade Estadual de Santa Cruz, coordenados pelos professores Leonardo Iusuti de Medeiros e Maruedson Pires Martins, motivados pelos benefícios gerados através dessa competição, estamos executando o projeto CEL da BAHIA, veículo que está sendo construído inteiramente por esse grupo de alunos, responsável por todas as partes do projeto.

Para que esse projeto seja realizado com sucesso e conseguirmos uma participação digna na 10ª Etapa da Maratona da Eficiência Energética, serão necessárias cotas de patrocínio:

CARACTERIZAÇÃO DA DESPESA

TOTAL (R$)

Despesa de Custeio

Diárias

2.280,00

Material de Consumo
Passagens e Locomoção

4.520,00

Despesa de Capital

Aquisição de Equipamentos e Outros                         10.00,00

16.800,00

 

02

02

Como benefícios ao patrocinador, exporemos a sua marca no nosso veículo, o qual será visto por todo o país, chegando até a outros países, através de um documentário feito pela Discovery Channel. Além disso, a logomarca do nosso patrocinador também estará presente no banner, que estará inserido no nosso boxe, dentro do Kartódromo Ayrton Senna.

Enfim, como nosso patrocinador, sua marca será sempre lembrada e vista como incentivadora de competições universitárias, tão importantes para a formação profissional de futuros engenheiros.

Na certeza de contarmos com o seu importante apoio, nos colocamos à disposição no aguardo da resposta.

Telefone de contato:  (73) 9138-1506 (Falar com Gilcelli)

Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O

por Hans  Schaeppi

 

Hans Schaeppi

A DRAGAGEM

     Após telefonarmos para a diretoria da Codeba, indagando sobre a data da Licitação da Dragagem do Porto de Ilhéus, recebemos na quarta-feira, 18, resposta através do Diretor Antônio Carlos Tramm, que nos telefonou, informando que houve atraso na publicação, mas que estava definitivamente confirmada a data, para o dia 22  de julho (segunda-feira desta semana). Essa obra, que estava prevista para estar concluída em 2010, pelo menos, agora, tem uma data para a sua  Licitação.

PAVILHÃO DE FEIRAS

       O Secretário Municipal de Turismo de Ilhéus, Alcides Kruschewski, esteve em Salvador, em reunião com o Secretário Estadual do Turismo, Domingos Leonelli, tendo cobrado o andamento do projeto do Pavilhão de Feiras e Exposições, que será construído anexo ao Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. Segundo Alcides, o projeto está avançando, já estando com verba garantida acima de R$ 1 milhão (o valor orçado é de R$ 4 milhões), e está sofrendo algumas modificações nas especificações dos materiais. Como se sabe, o Projeto permaneceu arquivado desde 2001, tendo este colunista a felicidade de tê-lo desencavado e entregue à SETUR estadual. Alguns dos materiais especificados na época estão sendo mudados. A senadora Lídice da Mata está ajudando a tocar o projeto, mas é necessário que outros senadores e deputados federais também ajudem.

FESTIVAL AMAR AMADO

:: LEIA MAIS »

Agrissênior Notícias – Nº 438 – 31 de Julho de 2013

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

JANE HILDA PARTICIPA DE EXPOSIÇÕES COLETIVAS À NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL EM AGOSTO E SETEMBRO PRÓXIMOS

A ilheense Jane Hilda Badaró por mais vezes leva sua arte para além das fronteiras regionais. Em agosto e setembro próximos ela participa de exposições coletivas no Rio de Janeiro e em São Paulo- duas das principais cidades do Sul do país. E ainda no mês de setembro terá trabalhos seus expostos – pela terceira vez – em Paris. Ela esteve na capital francesa em outubro do ano passado quando participou de Salão Internacional de Arte contemporânea.

3

3

De 1 a 18 de agosto participa da IX Exposição Nacional de Artes Plásticas no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, em evento promovido pela Academia Latino-Americana de Arte, sob curadoria de Fábio Porchat. O Forte de Copacabana abriga o Museu Histórico do Exército tendo como missão principal preservar, salvaguardar e disseminar a memória histórica do Exército Brasileiro, bem como atuar como espaço cultural, proporcionando cultura e desenvolvimento aos seus visitantes.

De 31 de agosto a 15 de setembro Jane Hilda mostrará trabalhos na exposição coletiva “Encontros”, sob curadoria de Maria dos Anjos Oliveira (Anjos Art Gallery), no Espaço Paulista de Arte, conceituada galeria no bairro de Pinheiros- hoje o bairro mais tradicional à nível de expressivas galerias de Arte de São Paulo/SP – com horário de Funcionamento das 10 às 19 horas,  de segunda a sábado.

E em setembro vindouro, ela participa, juntamente com cerca de quarenta (40) outros artistas brasileiros, da exposição coletiva “Connexion Art Brésil-France, pour la lutte contre le cancer”, em Paris, no Carrousel Du Louvre, sob a curadoria de Heloíza de Aquino Azevedo. O evento internacional tem caráter beneficente e a renda será revertida para o Hospital do Câncer Aristides Maltês em Salvador-Bahia-Brasil. “Quando atravesso as fronteiras regionais com minha arte, sinto como se tivesse levando também o nome da nossa terra e a força da cultura grapiúna…é muito bom vivenciar isso”, diz Jane.

OPUS DEI

BOLETIM 27 de julho de 2013

 

JMJ2013

Discurso do Papa na Festa de Acolhida dos jovens na Praia de Copacabana (dia 25 de julho de 2013). [+]

O Papa foi à Quinta da Boa Vista administrar o sacramento da Penitência a 5 jovens da JMJ. [+]

Vídeo e texto das palavras do Papa Francisco antes do Ângelus, no Palácio São Joaquim. [+]

Veja as fotos do Encontro com D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei, com jovens na JMJ, no dia 25 de julho de 2013. [+]

Jovens de diferente países participam da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Do Chile, Argentina e Austrália narram como estão vivendo esses dias. [+]

Pronunciamento do Papa Francisco após a Via Sacra, em Copacabana. [+]

Jorge Solla destaca parceria entre Estado e Ilhéus

Para o secretário de Saúde do Estado, a parceria empreendida com o prefeito Jabes Ribeiro e com as instituições de saúde locais promove maior qualidade no atendimento à população.

 

Inauguração da UTI do Hospital de Ilhéus com o Secretário de Saúde do Estado - Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus).

Inauguração da UTI do Hospital de Ilhéus com o Secretário de Saúde do Estado – Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus).

O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, destacou, durante a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Ilhéus, na tarde desta sexta-feira, dia 26, a parceria que vem sendo empreendida com o prefeito Jabes Ribeiro e as instituições de saúde locais no sentido de promover mais oportunidades no atendimento de qualidade à população. A unidade conta com oito leitos instalados, mas possui capacidade para dezesseis.

Estavam presentes na solenidade de inauguração, o vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, o médico Jorge Viana e a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro. Na ocasião, Solla citou os projetos de ampliação da emergência do Hospital Geral Luiz Viana Filho e de construção do novo Hospital Geral da Costa do Cacau, que une a Sesab, a Prefeitura e a UESC.

Dezoito novos leitos – A cidade que contava com apenas oito leitos disponíveis na UTI do Hospital Geral Luiz Viana Filho, hoje ganhou mais 18 novos leitos, sendo dez no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, e oito no Hospital de Ilhéus. Segundo Solla, o que hoje ocorre em Ilhéus é fato em toda a Bahia: a triplicação do número de leitos de UTI. “Mesmo assim, a demanda por leitos de UTI ainda é grande em todo o Estado”, afirmou o secretário estadual.

Solla também afirmou que na próxima semana define com a UESC o projeto do novo hospital, a ser construído no Bairro do Banco da Vitória, que servirá como laboratório e residência médica para os alunos concluintes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Biomedicina.

UTI Moderna – O diretor do Hospital de Ilhéus, Jorge Viana, lembrou os 75 anos de história da instituição e disse que a UTI sempre representou o sonho de seus pais, que idealizaram o projeto do hospital logo após a II Guerra Mundial. Já o coordenador médico da Unidade, Nilson Ribeiro, destacou a arquitetura moderna da UTI em salão, de cujo posto médico se pode visualizar todos os pacientes, além do monitoramento em vídeo. Ribeiro disse ainda que todos os leitos estão preparados para tratamento de hemodiálise, com monitores individuais de TV, além de especialistas em fisioterapia, psicologia, nutrologia, fonaudiologia, entre outros.

Reinauguração da UTI do Hospital São José

Fotos by Alfredo Filho

Fotos by Alfredo Filho

Fotos by Alfredo Filho

Fotos by Alfredo Filho

Veja mais FOTOS clicando AQUI e depois na seta para AVANÇAR.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia