:: ‘Notícias’
Santa Casa de Ilhéus comemora 100 anos e reabre a UTI
A Unidade de Terapia Intensiva foi reformada e ampliada de seis para 10 leitos.Durante a cerimônia, o prefeito Jabes Ribeiro garantiu manter todo o apoio à Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus.
As comemorações pelo transcurso do centenário da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus foram marcadas, nesta sexta-feira, dia 26, com a solenidade de reabertura da Unidade de Terapia Intensiva(UTI), reformada e ampliada de seis para 10 leitos. O evento, ocorrido pela manhã, contou com a presença do provedor EusínioGesteira Lavigne, do prefeito Jabes Ribeiro, do deputado federal Antonio Brito (PDT), coordenador da Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas de Misericórdia, da deputada estadual Ângela Souza (PSD), da secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, e da diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, entre outras autoridades.
A nova UTI passa a funcionar, com plantão 24 horas, através de parceria entre a Santa Casa e a empresa Semei(Serviço de Medicina Intensiva de Ilhéus), cujo grupo já administra a UTI da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O coordenador médico da UTI do Hospital São José, Paulo de Tarso, informa que a equipe conta com 50 profissionais, sendo 10 médicos, 13 enfermeiras, além de fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogo, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e pessoal administrativo.
O coordenador da UTI acrescenta que a nova unidade dispõe de modernos equipamentos, como respiradores, bombas de fusão, aparelho de gasometria, multiparâmetros, desfibrilador e máquina de hemodiálise. Dos dez leitos, oito são preparados para tratamento de hemodiálise e um para isolamento. Há também salas para farmácia, auditoria, administração e enfermagem. No momento, dois leitos estão à disposição do SUS, mas, segundo informação da secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, 60% dos leitos serão contratualizados para pacientes do Sistema Único de Saúde.
Apoio – Durante a cerimônia, o prefeito Jabes Ribeiro garantiu manter todo o apoio à Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus pela importância que a instituição tem, ao longo da história, de prestação de serviços à população. Ele parabenizou toda a equipe médica e de funcionários da Santa Casa, agradeceu o apoio permanente do deputado federal Antonio Brito, classificou a reabertura da UTI como um “exemplo de parceria e solidariedade”. Segundo o prefeito, são características necessáriashoje à gestão do município, na qual ele tem se empenhado para a manutenção do diálogo e transparência das ações, no sentido de superar as dificuldades enfrentadas pelo município.
Homenagem – Na ocasião, o doutor Paulo de Tarso encerrou a solenidade prestando uma homenagem ao médico cardiologista Ademir Hildo Medeiros, fundador da UTI da Santa Casa, pelo pioneirismo no desenvolvimento da medicina intensiva em Ilhéus. Presente ao evento, Ademir Medeiros lembrou a criação da UTI, há 20 anos, e reverenciou outros médicos que participaram daquele momento, a exemplo de Antonio Espírito Santo, Nei DortasMontargil, Adalgiso Carvalho, Adalberto Silva, José Lourenço da Silva, JulioGuzman, Kátia Gustavo, além do então provedor José Lourenço da Fonseca. A nova unidade passa a ser denominada UTI Dr. Ademir Medeiros.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Pescadores de Ilhéus recebem curso de mecânica em motores marítimos
Diversos pescadores de Ilhéus poderão navegar pelo litoral e rios do estado com mais segurança e melhor produtividade a partir de agosto. Mais de 20 profissionais estão participando de um curso de Mecânica de Motores Marítimos, que irá ajudá-los a resolver problemas antes das viagens ou mesmo emergências em alto mar. As aulas – fruto de um convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura – estão acontecendo no Terminal Pesqueiro de Ilhéus até o dia 30 de julho.
Entre os temas das aulas estão os princípios de funcionamento dos motores, componentes do sistema, gases de escape, dentre outros. A realização do curso no terminal permite um melhor aproveitamento dos alunos nas aulas práticas, já que o espaço conta com áreas para atracação de embarcações, embarque e desembarque de pescados, comercialização de óleo diesel e fábrica de gelo.
“O conhecimento adquirido pelos pescadores servirá em diversas oportunidades. Além de dar mais segurança, permitir que os barcos passem mais tempo no mar e melhorar a auto-estima dos profissionais, o aprendizado também proporcionará mais economia às comunidades pesqueiras”, analisa o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.
—
Ascom/Bahia Pesca
FESTIVAL REGIONAL DE CAPOEIRA
O Grupo de Capoeira Arte Malê promove o FESTIVAL REGIONAL DE CAPOEIRA
3 de agosto o dia da capoeira!
Acontecerá nos dia 2, 3 e 4 de agosto de 2013 em Ilhéus-Ba
Evento que tem como finalidades a divulgação, integração e valorização da capoeira no Sul da Bahia. Comemoraremos bem como questionaremos 3 de agosto o dia da capoeira.
PROGRAMAÇÃO:
● Dia 02/8/13(sexta-feira) local Colégio Vitória, no Bairro Conquista
◦ Às 18h – Uma história da capoeira e os animais;
◦ 18:30h-20:30h – IX Batizado de capoeira e troca de cordão do Col. Vitória.
● Dia 03/8/13(sábado)
◦ 8h – 9:30h → oficina de capoeira(acrobacia e recreação). Local Praia Av. Soares Lopes(em frente ao Morro de Pernambuco.
◦ 9:30h – 10h→ hidratação com suco e água.
◦ 10h – 11h→ BERIMBALADA-caminhada orquestrada com berimbaus e pandeiros pelo centro de Ilhéus (sai da Catedral e finaliza no Teatro).
◦ 11h – 12h→ roda de capoeira em frente ao Teatro Municipal,
◦ 12h – 13:30h→ almoço,
◦ 16h – 18h→ oficinas: capoeira angola, capoeira regional, maculelê- Local Colégio Modelo(Av. Governador Roberto Santos – Av. Esperança).
◦ 18h – 20h→ Mesa redonda – Tema: 3 de agosto o dia da capoeira. Local Col. Modelo,
● Dia 04/8/13(domingo) local Colégio Modelo
◦ 8h – 9h→ Palestra ( a confirmar – Secretaria de saúde)
◦ 9h – 11h→ FORMATURA em MESTRE, Batizado de capoeira e troca de cordão no Col. Modelo
◦ 12h – 16H → confraternização – local será informado no dia
Cosme Araújo presente na Marcha dos Vereadores em Brasília, DF.
A Marcha dos Vereadores que ocorre entre os dias 26 e 29 de novembro de 2013, sob a coordenação da União dos Vereadores do Brasil surgiu em Brasília, na década de 80 e teve seu ápice nos anos 90. Por um longo período deixou de ser realizada e consequentemente o movimento em defesa do poder legislativo municipal brasileiro foi se esvaziando e enfraquecendo, mas estamos recuperando o tempo perdido.
A Marcha dos Vereadores está de volta e tem a pretensão marcar na história da entidade, como o grito da renovação de uma nova UVB, que atua com seriedade, ética, transparência, respeito aos vereadores e vereadoras, mas sobre tudo, com respeito ao cidadão brasileiro. A defesa do poder legislativo municipal prima pela democracia e necessita da participação de todos os agentes políticos deste país.
Na Marcha dos Vereadores, são discutidos temas da atualidade que têm seus efeitos nos municípios. São temas abordados em Brasília e nos estados da federação, mas que seus efeitos são sentidos pela população dos municípios e que obrigatoriamente passam pelas câmaras municipais. A Marcha dos Vereadores vai ouvir os principais presidenciáveis, fora do período eleitoral para que sem a emoção das eleições, possam transmitir com razão suas mensagens para um país melhor e com visão municipalista.
A defesa do poder legislativo municipal brasileiro é o tema principal da Marcha que vai mostrar o principal agente da política brasileira e que a sua presença é de extrema importância para a sociedade. Ele é a primeira porta que se abre na busca de mais saúde, educação, qualidade de vida, soluções para o bairro, a rua. O seu carro vira ambulância, transforma-se num assistente social. Enfim, um leque de reivindicações, que literalmente aberto, resume a identidade do cidadão com o agente político mais próximo do povo: O Vereador.
A Marcha dos Vereadores é um marco para os vereadores do país. Será a mobilização do resgate e do fortalecimento e vai reunir parte dos 57.261 vereadores brasileiros, numa ampla programação que conta com a mostra dos municípios, produtos e serviços, concurso do vereador destaque, marcha em frente ao congresso nacional, com tribuna livre e desfile das bandeiras dos municípios, sessão em homenagem ao poder legislativo municipal, encontro com deputados e senadores, participação dos principais presidenciáveis, da Presidenta da República, Presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Ministros de Estado e elaboração do Plano de Diretrizes da UVB.
O convite para o Vereador Cosme Araújo, ex-assessor jurídico da União dos Vereadores do Brasil participar deste evento, partiu do próprio atual presidente da entidade, Gilson Conzatti. “Não queremos apenas a presença do Dr.Cosme Araújo, mas, as suas intervenções sempre inteligentes nas mesas discursivas e estudo para o legislativo mais forte e atuante” pontuou Conzatti.
—
Assessoria
OPUS DEI
| BOLETIM 26 de julho de 2013 |
JMJ2013
Íntegra do discurso do Papa Francisco no Hospital São Francisco de Assis; dia 24 de julho de 2013. [+]
Vídeo da visita do Papa ao Hospital São Francisco de Assis [+]
Íntegra do discurso do Papa Francisco à Comunidade da Varginha em Manguinhos [+]
Veja discurso do Papa Francisco aos jovens argentinos na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Vídeo da agência de notícias Rome Reports. [+]
Veja algumas fotos da JMJ Rio 2013. [+]
NOTA OFICIAL DA ORGANIZAÇÃO DA JMJ RIO 2013 [+]
Veja o vídeo com a homilia do Papa Francisco em Aparecida, no dia 24 de julho de 2013. [+]
Nota pública em defesa de Ilhéus
A atual conjuntura de transformação política pela qual passa o Estado Brasileiro tem dado exemplo aos governantes de como o povo quer que seja gerida a coisa pública. A população de Ilhéus não ficou à margem desse processo e também foi às ruas exigir que demandas populares sejam atendidas. Os partidos políticos infra-assinados, juntamente com a sua militância de jovens mulheres e segmentos sociais, vêm a público dizer que estão atentos às vozes das ruas e em resposta a isso emitema seguinte nota públicaem defesa de Ilhéus.
É conhecido de toda a população ilheense o estado de sucateamento dos serviços e das finanças públicas municipais, depois de anos de irresponsabilidade fiscal e falta de compromisso com os cidadãos, comprovados pela reprovação das contas do Poder Executivo Municipal pelo Tribunal de Contas dos Municípios por cinco vezes consecutivas.
Tal estado calamitoso de coisas tem colocado a administração pública em situação de penúria, com ausência de recursos para investimentos em áreas essenciais como educação, saúde, pavimentação, mobilidade urbana, iluminação pública e modernização, além de impossibilitar as concessões de melhorias nas condições de vida dos servidores municipais de Ilhéus.
Para alavancar o retorno da cidade aos bons trilhos administrativos, o Poder Executivo tem envidado esforços no sentido de cortar gastos e reduzir despesas, além de buscar novas fontes de custeio da máquina pública, inclusive buscando obras e recursos junto aos Governos Federal e Estadual.
No momento os servidores municipais estão em greve e setores da sociedade civil e da juventude lutam por mudanças no transporte e redução dos preços das passagens. O governo municipal respondeu com a proposta de abrir todos os dados e estabelecer uma comissão com a participação dos sindicatos, da Câmara de vereadores, e instituições independentes, para avaliar o índice de comprometimento das receitas do município com a folha de pagamento em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, centro das divergências da campanha salarial dos servidores, e, a partir daí, definir quais soluções serão possíveis.
Também propôs estabelecer outra comissão com as mesmas características da primeira, incluindo-se o movimento reivindicatório para avaliar planilhas e balancetes das empresas de transporte coletivo e então definir sobre a viabilidade ou não da redução da passagem, além de outras medidas cabíveis para a melhoria da qualidade do serviço.
Consideramos tais medidas positivas e as apoiamos, pois apontam para a transparência e o diálogo democrático, essenciais para o êxito de qualquer administração no Brasil. Entendemos que esse passo é fundamental, inclusive para se ouvir as sugestões dos servidores para a redução de despesas e aumento de receitas, essenciais para evitar demissões e possibilitar a valorização salarial dos profissionais, se não imediatamente, mas assim que houver possibilidade legal, conforme afirmado pelo prefeito quando propôs as comissões.
A cidade de Ilhéus deve estar em primeiro lugar, o amadorismo com que foi conduzida a cidade impediu que o município investisse no seu bem mais precioso: o seu povo.
O mero esforço unilateral do Governo Municipal não será suficiente, caso não venha acompanhado de um compromisso de todos os envolvidos e comprometidos com a qualidade dos serviços público e o desenvolvimento sustentável da cidade.
Desse modo conclamamos toda a sociedade nesse esforço comum para superação das dificuldades imensas, que acreditamos momentânea.
Assinam essa nota: Partido Progressista – PP, Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB,Partido Comunista do Brasil – PCdoB, o Partido Republicano Brasileiro – PRB, Partido Socialista Brasileiro – PSB, Partido Democrático Trabalhista – PDT, Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, Partido Democratas – DEM.
Prefeito Jabes Ribeiro diz que está aberto ao diálogo com a oposição
O prefeito Jabes Ribeiro disse, nesta quinta-feira, dia 25, em entrevista ao Programa O Tabuleiro, apresentado pelo comunicador Vila Nova na Conquista FM, que está aberto ao diálogo com os vereadores da oposição que estejam realmente preocupados com o bem-estar da população, porque o seu objetivo maior é reorganizar o município, o que deve ser um desejo de todos os ilheenses, independentemente de suas cores partidárias. Jabes insiste no apelo para que os servidores retomem seus postos de trabalho e propõe a criação de comissões técnicas para analisar os cálculos da folha de pessoal e os dados sobre o transporte público.
As declarações do prefeito foram uma resposta a afirmações feitas pouco antes, no mesmo programa, pelo vereador Roland Lavigne (PPS), que avaliou as paralisações ocorridas em Ilhéus nos últimos dias. Ao dizer que os protestos causam prejuízos à população, o vereador observou que, apesar de integrar a bancada de oposição ao governo na Câmara Municipal, ele é um oposicionista ao prefeito e não à cidade.
Lavigne considera que as manifestações dos servidores e do movimento Reúne Ilhéus devem ser repensadas, enfatizando que esses movimentos não podem paralisar a cidade por um tempo indefinido, ressaltando que “Ilhéus é uma cidade falida, e se não dermos as mãos, vai enfrentar situações piores”. Na entrevista – que está disponível no site do programa www.otabuleiro.com.br – o vereador reiterou que decidiu se manifestar sobre os protestos porque é oposição ao prefeito e não à cidade.
O prefeito Jabes Ribeiro ainda observou que ao convidar a sociedade organizada para a formação do Pacto por Ilhéus, não excluiu nenhum segmento e, portanto, a bancada da oposição na Câmara Municipal também pode se integrar a este esforço pelo bem do município. “Não se trata de adesão a ninguém. O fato de se mostrar disposto a participar de um trabalho em prol do desenvolvimento e da recuperação do município não impede que as pessoas continuem sendo oposicionistas. O que é fundamental é esquecer as querelas eleitorais e trabalharmos unidos, oposição e governo, em favor de Ilhéus.”
—
ai/pmi
Balcão de Emprego oferece vagas para serviços em embarcações e plataformas de petróleo
As vagas são para funções de moço de convés, marítimo, pescador, entre outras atividades desenvolvidas em embarcações e plataformas de exploração de petróleo.
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), está convocando trabalhadores para atuar em embarcações de pequeno e médio porte e plataformas de exploração de petróleo. As vagas são para pessoas com ou sem experiência, nas funções de moço de convés, marítimo, pescador, entre outras atividades desenvolvidas pelo setor. Interessados devem procurar o Balcão de Emprego mantido pela SDS.
Segundo o coordenador do serviço, Luisaldo Barreto, serão implantadas plataformas para exploração de petróleo em toda a Costa do Cacau. “O setor vai necessitar de mão-de-obra qualificada para a realização dos trabalhos”, enfatiza. O cadastramento pode ser realizado diariamente na sede da SDS, localizada na Rua Mário Alfredo, s/n, Avenida Itabuna, das 8 às 13 horas.
Conforme destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, o Balcão de Emprego disponibiliza um banco de dados para facilitar a relação entre empregado e empregador. “O programa é uma iniciativa que permite aos ilheenses maior acesso ao emprego, através da parceria da SDS com empresas, fábricas e comércio da cidade”, destaca.
Além da intermediação da mão-de-obra, o Balcão do Emprego auxilia na elaboração de currículos, realiza cursos profissionalizantes e capacitação profissional, tendo em vista os investimentos que a cidade irá receber em breve com as obras do Complexo Intermodal Porto Sul, a nova ponte da zona sul, entre outros empreendimentos. Os cursos ofertados são promovidos em parecerias com órgãos como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (SESI), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Instituto Federal da Bahia (IFBA).
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 25.07.2013
OPUS DEI
| BOLETIM 25 de julho de 2013 |
Acompanhe a JMJ Rio 2013 pelo www.site opusdei.org.br. Leia os discursos do Papa Francisco e esteja por dentro de tudo o que acontece nestes dias no Rio de Janeiro.
JMJ2013
Os voluntários da JMJ já estão no Rio de Janeiro, a fim de receberem o treinamento especifico para seus trabalhos durante a semana do evento. [+]
Textos do Papa Francisco na sua viagem apostólica ao Brasil, por ocasião da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (22 a 29 de julho de 2013) [+]
Veja algumas fotos do primeiro dia da visita do Papa ao Rio de Janeiro [+]
Vídeo da organização da JMJ Rio 2013, na Missa de abertura. [+]
Pronunciamento do Papa Francisco no Palácio Guanabara, no dia 22 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Vídeo produzido pela organização da JMJ Rio 2013. [+]
Mais de cem voluntários universitários, relacionados com os Centros do Opus Dei no Rio e em Niterói, iniciaram neste domingo o seu serviço de voluntariado. [+]
Assista à reportagem de Rome Reports sobre a Missa de Abertura da JMJ Rio 2013. [+]
Íntegra da homilia do Papa Francisco em Aparecida; dia 24 de julho de 2013 [+]
Secretários dão informações sobre transporte e pedem ao Reúne Ilhéus que desocupe rua
Numa reunião que durou mais de cinco horas, das 16 às 21h30 da última terça-feira, dia 23, o vice-prefeito e secretário da Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), os secretários de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, e da Administração, Ricardo Machado, com representantes do Movimento Reúne Ilhéus, procuraram tirar todas as dúvidas ainda existentes em relação à situação do transporte coletivo do município e pediram aos mesmos a compreensão a respeito dos problemas que estão sendo criados para a comunidade ilheense, inclusive os comerciantes, com a insistência do grupo de manter a interdição da área em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. O vice-prefeito Carlos Machado observou não haver razões para que a interdição se mantenha até porque todos os documentos que foram solicitados ao prefeito Jabes Ribeiro pelo movimento já foram repassados, inclusive os balancetes contábeis das empresas, única pendência que restava.
O vice destacou que desde o início do movimento, a administração municipal tem mantido uma postura aberta e transparente, recebendo os representantes do grupo sempre que assim foi solicitado, para dar todas as explicações consideradas necessárias. E lembrou que no encontro com o prefeito Jabes Ribeiro, este determinou a abertura de uma auditoria completa das planilhas de custos e do sistema de transporte, após o que será possível avaliar as reais condições de funcionamento do sistema e dos componentes da tarifa de ônibus. O vice-prefeito salientou que posições intransigentes não conduzem a nada de positivo e lembrou que num processo democrático é preciso haver comprometimento de todos os envolvidos, não apenas de um só lado.
Técnicos do Detran iniciam estudos para ordenamento do trânsito em Ilhéus
Desde janeiro, o prefeito Jabes Ribeiro havia solicitado ao órgão a visita de técnicos para elaborar um projeto de ordenamento do trânsito e melhorar as condições de mobilidade nas vias urbanas do município.

Reunião entre os titulares da Sedur, Isaac Albagli, e da Sutran, Eliezer Ribeiro, com agentes do Detran.foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.
Até o final desta semana o coordenador interino de Projetos de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA), Irã Macedo dos Santos, e o engenheiro de trânsito do órgão, Rafael José Silva Freire, permanecerão em Ilhéus realizando estudos para a melhoria da mobilidade no município. Na tarde desta quarta-feira, dia 24, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, e o superintendente de Trânsito, Eliezer Ribeiro, apresentaram aos agentes as características das principais vias urbanas de Ilhéus.
Hospital São Lucas promove Mutirão de Avaliação Pulmonar
Será realizado na sexta-feira (26), no Hospital São Lucas, o Mutirão de Espirometria – Prova de função pulmonar que permite a avaliação da capacidade ventilatória do paciente. Exame fundamental na avaliação e definição diagnóstica e de tratamento em diversas doenças respiratórias. O Mutirão de Espirometria será possível graças ao apoio da Boehringer Ingelheim, empresa parceira no evento, que ainda está responsável pelo material necessário para a realização do exame. Toda ação está sob a coordenação da médica pneumologista da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Rosângela Melo.
Segundo Dra. Rosângela, o Mutirão de Exames de Espirometria é uma ação de resposta a demanda reprimida para este exame, em especial em pacientes fumantes acima de 40 anos, que nunca se submeteram à avaliação pulmonar. “Este é o nosso público-alvo, que estará sendo filtrado a partir de uma pré-inscrição realizada no próprio Hospital São Lucas, bem como pela demanda represada de liberações do exame de Espirometria junto à Secretaria de Saúde de Itabuna”, registrou a médica coordenadora do Mutirão.
O Exame de Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar, medindo a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. “Trata-se de um exame não invasivo e indolor e muito importante para diagnosticar doenças respiratórias como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e Asma Brônquica”, acrescentou Dra. Rosângela Melo
Com realização prevista durante toda a tarde de sexta feira, o Mutirão deverá atender a uma média de 40 pacientes. “O exame dura cerca de 20 minutos, já que o paciente necessita passar por algumas etapas no teste de função pulmonar”, relatou Rosângela. Para mais informações 3214-3734.
—
Manuela Berbert





























































