WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Extremo Sul da Bahia recebe investimentos em pesca e aquicultura

Os pescadores do Sul da Bahia contarão com mais infraestrutura para aumentar sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. Nesta quinta-feira (25) será anunciada a reestruturação da Unidade de Processamento de Pescado de Prado e a implantação do projeto de desenvolvimento da maricultura da região. “A unidade de processamento permite que o pescador agregue valor ao pescado, a geração de mão-de-obra qualificada, levando emprego e renda para as comunidades de pescadores e aquicultores”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Após a reestruturação – com aporte de R$ 60 mil em investimentos – a unidade terá capacidade de processar 2.500 kg de pescado por dia e beneficiará cerca de 600 pescadores. Já a o projeto de desenvolvimento da maricultura nos municípios de Prado e Caravelas prevê investimentos de R$ 1,5 milhão em infraestrutura e capacitação de pequenos piscicultores para a produção de algas, ostras, tilápias e bijupirás, beneficiando mais de 200 famílias.

As ações são frutos de um convênio entre a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), a Companhia de Desenvolvimento Reginal (CAR), ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e a prefeitura de Prado. Os anúncios das ações serão feitos durante o encerramento do I Qualitilápia, em Prado, quando as entidades assinarão com a Associação Pescahy o convênio de cooperação para a reestruturação da unidade de processamento. Na ocasião será assinado também o protocolo de intenções para o desenvolvimento da maricultura no Sul da Bahia.

“O grande foco do projeto de desenvolvimento é a qualificação profissional e o acesso dos piscicultores familiares ao mercado, para alavancar a comercialização do pescado e beneficiar produtores e consumidores”, enfatiza o secretário da Sedir, Wilson Brito. O secretário de agricultura, Eduardo Salles, complementa que “o Governo da Bahia estabeleceu uma agenda política que especificamente visa aumentar a competitividade e a melhoria do bem-estar das comunidades tradicionais, a exemplo de pescadores e marisqueiras. Estes investimentos vêm somar-se às outras ações que temos tomado para melhorar a qualidade de vidas destas pessoas”, finaliza Salles.


Ascom Bahia Pesca

Prefeito de Ilhéus apela para que servidores voltem ao trabalho

Preocupado com a paralisação dos serviços públicos em Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro apela aos funcionários que retornem aos seus postos de trabalho, através de vídeo na internet (www.ilheus.ba.gov.br/). A saúde e a educação são os setores mais tingidos: cerca de 23 mil alunos estão sem aula e as unidades básicas de saúde estão fechadas. O prefeito se reuniu na tarde de segunda-feira, dia 22, com membros do Pacto por Ilhéus e enfatizou a importância do diálogo e da participação de toda a sociedade para solucionar os graves problemas financeiros e estruturais que a cidade enfrenta. “Nada me tira a vontade de dialogar, o que não pode é deixar a cidade parar”, ressaltou o prefeito.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 24.07.2013

Cyro de Mattos Irá Participar do XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos em Salamanca

O XVI Encontro de Poetas da América Hispânica irá prestar homenagem a Fray Luis de León e  será realizado no  Teatro Liceu de Salamanca, Espanha, nos días 2 e 3 de outubro. O Encontro receberá cerca de cinquenta poetas de treze países iberoamericanos e, entre eles, o baiano (de Itabuna) Cyro de Mattos, que lerá poemas de sua obra e lançará a antología poética “Onde Estou e Sou” no Centro de Estudos Brasileiros, da Universidade de Salamanca.

A antologia “Onde Estou e Sou” é uma publicação bilíngue da Editora Ler, de Brasília, com   prefacio e tradução do poeta peruano-espanhol  Alfredo Pérez Alencart. Além do lançamento do livro,  haverá também  uma exposição de diversos livros de  Cyro de Mattos no Centro de Estudos Brasileiros, durante o Encontro. .

“O Encontro, de Poetas Iberoamericanos é promovido pela Fundação Cultural de Salamanca. “Já se tornou em referencial da literatura da América Hispânica, assim como um espaço obrigatório para convivência e intercambio entre os amantes da boa poesía”, declarou Alfredo Pérez Alencart, o coordenador  do evento. Na sua décima sexta edição será aberto com a conferência de Luis N. Rivera, renomado teólogo de Porto Rico, e contará com uma convidada especial, a japonesa Satoko Tamura, tradutora de Pablo Neruda, Gabriela  Mistral, Cesar Vallejo e Garcia Márquez.

Entre os poetas iberoamericanos que, como convidados,  participarão do XVI Encontro e integrarão a antología dedicada a Fray  Luís León estão Elvira Ardalani (México), Eduardo Curbielo (Uruguai), Jorge Cadavid, Juan Felipe Robledo e Catalina González Restrepo (Colombia), Maria do Sameiro Barroso, Antonio Salvado e Albano Martins (Portugal), Gary Daher (Bolívia), Julia Erazo (Equador), Cyro de Mattos, Rizolete Fernandes, Álvaro Alves de Faria e Paulo de Tarso Correia de Melo (Brasil), Humberto Avilés (Nicaragua), Nestor Ulloa (Honduras), Hector Ñaupari (Peru), Enrique Viloria e José Tomás Angola (Venezuela) e  Juan Cameron (Chile). A delegação espanhola será integrada por  Antonio Colinas, Víctor Manuel Márquez Pailos, Daniel Zazo, Carlos Aganzo, Jesus Hilario Tundidor, Rafael Soler, Jesus Fonseca, José María Muñoz Quirós, Araceli Sagüillo, Jesús Losada, José Antonio Valle, L. Samprón e José Pulido.

Setor de tributos volta a atender o cidadão a partir desta terça

O setor funciona no térreo do Palácio Paranaguá, no período das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

SETOR DE TRIBUTOS - FOTO ALFREDO FILHO - SECOM.

SETOR DE TRIBUTOS – FOTO ALFREDO FILHO – SECOM.

O secretário da Fazenda, Marco Antônio Porto Carmo, informa que a partir desta terça-feira, dia 24, alguns servidores do setor de tributos estão atendendo aos contribuintes no térreo do Palácio Paranaguá, no período das 9 às 12 horas e de 13 às 16 horas. Entre os serviços prestados estão emissão de certidões negativas, de Documentos de Arrecadação Municipal (DAM) para pagamentos de tributos com IPTU e ISS, além da emissão do Imposto de Transmissão Inter-vivos (ITIV).

Segundo o gerente de tributos da Sefaz, Fernando Fernandes, apenas os serviços que dependem de órgãos que ainda não voltaram às atividades não estão sendo prestados. Fernandes destaca “que os serviços realizados pela Sefaz são essenciais ao desenvolvimento econômico do município, e entendendo isso, alguns servidores voltaram a seus postos”.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 24.07.2013

LANÇAMENTO DO LIVRO ANOTAÇÕES DA ADOLESCÊNCIA

A Associação Comercial de Ilhéus tem a honra de convidar vossa senhoria e família para o lançamento do livro “Anotações da Adolescência”, de autoria do poeta conterrâneo Guarani Valença de Araripe.

Convite Guarany

Local: Associação Comercial de Ilhéus, Praça J.J. Seabra, 39 – Centro -Ilhéus
Data: 25 de julho de 2013
Horário: 19 horas.

Contamos com a presença de todos vocês.

Atenciosamente,

Eliane Sabóia
Membro da Cadeira 12
Academia de Letras de Ilhéus

Ilhéus ganha novos leitos de UTI

A partir da próxima sexta-feira, dia 26, a população vai contar com a UTI da Santa Casa de Misericórdia (Hospital São José) e d do Hospital de Ilhéus.

UTI do Hospital de Ilhéus - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus).

UTI do Hospital de Ilhéus – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus).

A rede de saúde da cidade de Ilhéus ganhará novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI), na próxima sexta-feira, dia 26, com a reabertura da unidade da Santa Casa de Misericórdia (Hospital São José), às 10 horas, e a inauguração da UTI do Hospital de Ilhéus, às 15 horas. Os eventos contarão com as presenças do prefeito Jabes Ribeiro, do secretário de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Jorge Solla, do presidente da Câmara de Vereadores, Josevaldo Machado, do deputado federal Antonio Brito, da secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, entre outras autoridades.

Atualmente, a população de Ilhéus conta com leitos de UTI disponíveis apenas no Hospital Geral Luiz Viana Filho. Com as novas unidades em funcionamento, mais 16 leitos estarão à disposição dos pacientes. No Hospital São José, a UTI, que se encontra fechada para obras há mais de um ano, foi totalmente reformada e ampliada. “Ampliamos a UTI de seis para dez leitos, além de adquirirmos equipamentos modernos, como aparelhos de gasometria e de hemodiálise, para prestarmos excelentes serviços ao SUS e à rede conveniada”, informa o provedor da Santa Casa, EusínioGesteira.

UTI do Hospital São José - Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus)

UTI do Hospital São José – Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus)


O provedor destaca que a reabertura da UTI, sob a coordenação do médico Paulo de Tarso, marca o início das comemorações do centenário da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus. “O nosso projeto era reabrir também o pronto socorro, que também foi ampliado. Mas os equipamentos que serão doados pela Sesab ainda não chegaram, o que deve ocorrer dentro de 45 ou 60 dias”, afirma EusínioGesteira.

Hospital de Ilhéus – A inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Ilhéus, situado na Praça Barão do Rio Branco, no Bairro Cidade Nova, ocorrerá nesta sexta-feira, às 15 horas. Apesar do Hospital atender, nesse momento, à rede de convênios, a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, informa que estão sendo feitas gestões para a contratualização de leitos a serem disponibilizados para pacientes do SUS. A nova UTI será inaugurada, inicialmente, com oito leitos, todos eles equipados com aparelhos de moderna tecnologia.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 24.07.2013

Pedalando

passeio ciclístico 01

Secretária informa que professores já começam a retomar atividades

Já voltaram ao trabalho, profissionais das escolas do Santo Antônio, Areia Branca, Olivença, Banco Central, Barra de Itaipe, Banco do Pedro, entre outras.

Professores da rede municipal de ensino de Ilhéus estão atendendo ao apelo da secretária de Educação, Marlúcia Rocha, e já começaram a retomar seus postos de trabalho. “Vamos pensar um pouco no aluno; antes de professores, somos educadores”, destaca a secretária, considerando que somando as paralizações dos meses de junho e de julho os estudantes já perderam 14 dias de aula. “Isso representa um prejuízo incrível do ano letivo, e a perda das férias”, ressalta Marlúcia.

A secretária agradece aos professores das unidades educacionais de Santo Antônio, Areia

Branca, Olivença, Banco Central, Barra de Itaipe, Castelo Novo e Banco do Pedro que já retornaram às atividades. Marlúcia também destaca o compromisso dos educadores das escolas municipais Paulo Freire, Odete Salma, José Soares, Barão de Macaúbas e Heitor Dias que estão atuando. “Continuamos convocando os professores para que todos voltem às salas, os alunos não podem permanecer sofrendo com a falta de aulas”, atesta.


ai/pmi

Prefeitura de ilhéus disponibiliza dados dos demonstrativos dos transportes públicos

O prefeito Jabes Ribeiro determinou a disponibilização de documentos das empresas de transportes coletivos, cumprindo compromisso firmado com a população.

 Conforme determinação do Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, na segunda-feira, dia 22, durante a segunda reunião do Pacto por Ilhéus, no auditório da Justiça Federal, a Secretaria Municipal de Administração (Sead) disponibiliza os dados demonstrativos das duas empresas que atuam com o transporte coletivo no município – São Miguel e a Viametro. Os documentos reúnem balanços, demonstrativos e relatórios mensais das empresas, incluindo receita bruta e líquida, deduções, custos de serviços prestados, despesas operacionais com vendas e administrativas. Para acessá-los, clique:  Viametro São Miguel.

Na reunião da segunda, que contou com a participação dos membros do Conselho de Observadores do Pacto por Ilhéus (sociedade civil organizada) e do movimento Reúne Ilhéus, sindicatos dos servidores, vereadores, autoridades religiosas e imprensa, Jabes Ribeiro propôs a criação de uma comissão para analisar e conferir o índice de despesas com pessoal e outra para estudar o balanço contábil das empresas que exploram o transporte coletivo no município. Também fez um apelo aos servidores para que voltem aos seus postos de trabalho, assegurando os serviços públicos à população.

Com a disponibilização dos documentos contábeis, o prefeito cumpre o compromisso firmado com o movimento Reúne Ilhéus e com a população em tornar público os demonstrativos das empresas de transporte coletivo. Anteriormente, foram entregues aos integrantes do movimento, cópias da publicação no Diário Oficial da formação do Conselho Municipal de Transporte, termo de concessão do serviço de transporte coletivo das empresas atuantes na cidade, editais de concorrência pública números 001/001 e 003/2003 e a solicitação de revisão tarifária (processo nº 5527/2013).

 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 23.07.2013

IMPERDÍVEL !!!!

ROTARY JORGE AMADO FESTIVAL DE TORTAS 03 DE AGOISTO DE 2013

Empresa Brasil de Comunicação – EBC / R2CPRESS – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Papa emociona os peregrinos em sua passagem pelo centro do Rio

Em sua primeira aparição pública na cidade, o papa Francisco provocou euforia, alegria e choro.


EBC/Maurício Costa

Prefeito de Ilhéus propõe comissões técnicas e pede que servidores voltem ao trabalho

Uma comissão deve analisar o índice de despesas com pessoal e outra o balanço contábil das empresas de transporte coletivo.

2ª reunião do Pacto por Ilhéus foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.

2ª reunião do Pacto por Ilhéus foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, reuniu nesta segunda-feira, dia 22, no auditório da Justiça Federal, membros do Conselho de Observadores do Pacto por Ilhéus (sociedade civil organizada) e do movimento Reúne Ilhéus, dos sindicatos dos servidores, vereadores e imprensa, e propôs a criação de uma comissão para analisar e conferir o índice de despesas com pessoal e outra para estudar o balanço contábil das empresas que exploram o transporte coletivo no município. O prefeito fez um apelo aos servidores para que voltem aos seus postos de trabalho, assegurando os serviços públicos à população. “A cidade não pode parar, estamos aqui propondo a maior transparência possível para resolvermos todas as questões e trabalharmos juntos para o desenvolvimento do município, no sentido de tomarmos medidas conjuntas para o enfrentamento da crise econômica que Ilhéus enfrenta”, destacou Jabes Ribeiro.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia