:: ‘Notícias’
Secretaria de Saúde antecipa pagamento à Clínica de Assistência Renal
A secretária municipal de Saúde de Ilhéus, Ledívia Espinheira, informou nesta segunda-feira, dia 6, que a Clínica de Assistência Renal (CAR), empresa de prestação de serviço na área de Terapia Renal Substitutiva, localizada à Avenida Antonio Carlos Magalhães (Malhado), credenciada para atender aos cidadãos de Ilhéus e dos municípios da região pactuados, já recebeu, na atual gestão, um montante de pagamentos no valor de R$ 655.250,00, relativo à prestação dos serviços de dezembro de 2012 e janeiro de 2013.
Segundo Ledívia, o faturamento dos serviços prestados pela CAR é encaminhado como Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC) e alimentados no sistema do Ministério da Saúde junto com as APAC´s de Oncologia (Hospital São José). Entretanto, as faturas dos meses de janeiro, fevereiro e março foram encaminhadas para o DATASUS e retornaram em virtude de uma discordância em relação às APAC´s de continuidade de Oncologia, que não haviam sido colocadas no sistema como iniciadas no mês de dezembro.
Em função desse equívoco, a secretária fez contato com o Ministério da Saúde, que recomendou a supressão das APAC´s com erro. “Isso já foi feito, e os dados já foram reencaminhados ao Ministério. Aguardamos para hoje o retorno do DATASUS, dando conta de que o problema foi resolvido e que os recursos serão liberados”, afirmou.
Mesmo assim, a secretária de Saúde informou que, na última sexta-feira, autorizou o adiantamento do pagamento para a Clínica referente ao teto de janeiro, com o objetivo de garantir o retorno do completo funcionamento do serviço, enquanto aguarda o repasse de recursos do Ministério. “De toda forma, vamos hoje a Brasília, eu e dois técnicos, para o levantamento de toda a formação do Teto de Média e Alta Complexidade do Município de Ilhéus, bem como os aumentos previstos para os Tetos de Nefrologia e Oncologia”, disse Ledívia Espinheira.
Médico cubano assume a direção do Hospital Geral de Ilhéus
Na oportunidade, Solla anunciou uma nova obra de reforma e ampliação do setor de emergência do Hospital Geral e garantiu a construção de um novo hospital regional para a cidade, situado no bairro Banco da Vitória, localizado à margem da rodovia Ilhéus-Itabuna. Conforme o secretário, a área de emergência deve ser ampliada em mais de mil metros quadrados e receberá também novos equipamentos.
A posse contou também com as presenças da deputada estadual Ângela Souza, da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, dos secretários municipais de Saúde de Ilhéus e Itabuna, Ledívia Espinheira e Renan Araújo, dos diretores da 6ª e 7ª Diretorias Regionais de Saúde, Sonilda Melo e João Marcos, o Superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte, o diretor de Gestão de Rede Própria da Sesab, José Walter Júnior, da primeira dama do município, Adryana Ribeiro, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, além dos vereadores Aldemir Almeida, Fábio Magal, Ivo Evangelista, Luiz Carlos Escuta, Nerival Reis e Roland Lavgine.
O trabalho do médico Julio Guzmán na saúde pública, desde que chegou a Ilhéus, há 15 anos, atuando como médico consultor da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Saúde da Família (PSF), foi destacado por Jorge Solla e pelo prefeito Jabes Ribeiro. Ele é o primeiro médico cubano, cujo país é referência mundial em saúde pública, a assumir a gestão de um hospital na Bahia. Até a semana passada, ele também atuou como plantonista da UTI no Hospital Geral Luiz Viana Filho.
Guzman afirmou que conhece a realidade do Hospital Geral e que aceitou o desafio porque conta com o apoio dos médicos e funcionários da instituição. Ele afirmou que o Hospital Luiz Viana não foi feito para “quem fica no sofá de casa apenas criticando, e sim para quem é atendido, vítima de tiro, facada e outras ocorrências que chegam diariamente, de Ilhéus e outros municípios”, acrescentou. O novo diretor disse ainda que não conhece nenhum sistema de emergência aberto como o do Hospital Geral de Ilhéus, que também possui um,a UTI aparelhada com equipamentos de última geração.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 03.05.2013
Estudantes do Projovem de Ilhéus participam da I Mostra Cultural
Viajando pelo futuro é o tema central da I Mostra Cultural do Programa Projovem Urbano, que acontece na próxima sexta-feira, dia 10, das 19 às 22 horas, no Instituto Municipal de Ensino (IME-Centro) Eusínio Lavigne. O evento é promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), com o objetivo de ampliar as informações dos estudantes sobre as atividades profissionais oferecidas pelo programa, destacando a importância da capacitação para a realização profissional e pessoal.
Na abertura, a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, fará uma retrospectiva do Projovem Urbano em Ilhéus. Em seguida, haverá a apresentação da peça teatral ‘A greve do Lixeiro’, dirigida pela diretora do IME-Centro, Sueli Pimenta. A programação também inclui a palestra ‘Abrindo possibilidades para o trabalho’, ministrada pelo empresário Emerson Anjos de Souza, além da realização dos concursos Miss Projovem e Miss IME/EJa e da apresentação do grupo Proart.
A Mostra contará também com a apresentação de música Gospel, painéis, palestra, trabalhos manuais e cenários que representam as profissões que fazem parte do programa ProJovem Urbano. Ainda, haverá stands com temáticas sobre beleza e estética, fotografias, antigas profissões e novas perspectivas, reciclagem e trabalho manuais bem como sobre a contribuição do sistema de produção em cooperativas para uma vida sustentável.
POSSE/CURRÍCULO JULIO GUSMÁN_HOSPITAL REGIONAL_ILHÉUS
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
PARA VER AS FOTOS – BY GARCIA FOTO (73 8805 5478) – CLIQUE AQUI E DEPOIS NA SETA PARA AVANÇAR.
III Festival de Cinema Baiano divulga filmes selecionados
Quatorze curtas-metragens foram selecionados para a mostra competitiva do III Festival de Cinema Baiano (Feciba), que acontece em Ilhéus, no Cine Santa Clara, entre os dias 07 e 13 de junho. Com filmes de diversos gêneros, a mostra reunirá produções recém-lançadas e obras premiadas em outras festivais, a maioria em primeira exibição na região. Com a curadoria dos cineastas Henrique Filho e Victor Aziz, os curtas foram selecionados entre 67 inscritos e representam tanto o cinema produzido em Salvador, quanto o realizado no interior do estado.
Vencedor de seis kikitos no Festival de Gramado, “Menino do Cinco”, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, apresenta uma visão peculiar sobre as relações de afeto na classe média. Entre os filmes com prêmios no currículo está o primeiro curta de Henrique Dantas (diretor do premiado longa “Filhos de João”). Em “Ser Tão Cinzento”, ganhador do É tudo verdade 2012 na categoria curta, ele resgata a trajetória de Olney São Paulo e seu filme “Manhã Cinzenta”, que a ditadura tentou aniquilar.
Luiz Carlos Escuta contesta declarações de Lukas Paiva
O vereador Luiz Carlos Escuta (PP) considerou levianas e irresponsáveis as declarações do vereador Lukas Paiva (PMN) sobre as notificações e penalidades aos condutores, geradas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Ilhéus (SUTRAN). Segundo Escuta, o vereador do PMN joga palavras ao vento, mostrando um total desconhecimento sobre os números do município, que, por sinal, é uma obrigação dos membros do Poder Legislativo conhecer; e, em vez de debater sobre os direitos da população, está mais preocupado em criar falácias, incitando o descumprimento das normas de trânsito, que por sua vez, são determinadas pelas instâncias federais e estaduais, ficando o município com a responsabilidade de fazer valer a lei, assegurando, desse modo, a democracia e os direitos de todos à cidadania.
“Primeiro é preciso explicar ao vereador do PMN que há uma diferença entre notificações e penalidades aos condutores”, diz o pepista. “Os números apresentados pelo vereador em suas declarações que estão publicados no Jornal Oficial do Município não correspondem a multas e sim a notificações, que dão ao condutor o direito de recursos”, esclarece o vereador do PP, ratificando que a geração de notificações e penalidades por infrações de trânsito em Ilhéus segue a média das cidades de semelhantes dimensões e características socioeconômicas.
Escuta faz um comparativo entre as notificações geradas no ano passado e nos quatro primeiros meses deste ano. Segundo ele, na segunda quinzena do último mês da gestão anterior, quando foi implantado o radar da Av. Canavieiras, foram notificados 3.884 condutores. “Isso em apenas 15 dias, o que daria uma média mensal de 7.768 notificações”. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, esta média foi de 7.656. “Só aí a gente já começa a perceber um trabalho eficiente de fiscalização e ordenamento de trânsito, neste ano de 2013, voltado para a educação dos condutores e não para a geração de multas”, afirma Luiz Carlos Escuta.
Na análise do vereador do PP, isso fica mais evidente quando se constata uma redução de 23% no número de notificações referentes aos meses de março e de abril deste ano. “Em março, foram registrados 8.886 notificações; em abril esse número caiu para 6.780, o que indica a tendência natural da redução das notificações, resultado dos trabalhos de educação e ordenamento do trânsito”, considera Escuta.
Robinson Almeida em Ilhéus
Robinson Almeida, Secretário de Comunicação Social do Governo da Bahia, esteve na manhã desta sexta-feira no “Encontro com a Mídia Regional”.
O evento foi bastante concorrido, foi mostrado o andamento de alguns projetos considerados de peso pela governadoria, dúvidas foram dirimidas.
Além de Robinson, estavam na comitiva: Edmundo Filho chefe do Núcleo de Rádio da governadoria, Leonardo Palma, Coordenador de Mídia além do pessoal administrativo e de apoio.
O secretário foi bastante aplaudido quando Elias Reis, presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, pediu que a governadora exigisse uma resposta da polícia sobre as investigações (que até agora não resultaram em nada de concreto) da morte do radialista Ronaldo Santana. Gusmão, do Blog do Gusmão disse da ameaça sofrida no plenário da Câmara. Robinson disse que, querendo, Gusmão poderá ter uma audiência com o Secretáio de Segurança Pública.
O evento serviu também para matarmos a saudade de companheiros que militam na mídia regional. Foi,digamos assim, uma festa dentro de um evento. Abraçar figuras ilustres da comunicação é sempre bastante salutar.
Duras críticas aconteceram, o secretário absorveu bem, mostrou possuir bom jogo de cibtura. Sobre questões envolvendo Ilhéus x Itabuna ele disse preferir encaminhar os repórteres para os secretários das respectivas pastas.
Aquela saída estratégica de que a candidatura (deputado federal) não depende de mim é uma espécie de “estou decidido” mas, tenho que cuidar das minhas funções na secretaria de comunicação…
Eu gostei de ter ido.
Solla anuncia mais investimentos para a saúde em Ilhéus
O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, anunciou hoje, 4, a nova obra de reforma e ampliação do Hospital Geral Luiz Viana Filho, sediado em Ilhéus, uma referência regional no atendimento de emergência à saúde, e garantiu a construção do novo hospital geral da Costa do Cacau, que deve ser edificado no bairro Banco da Vitória, localizado às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna.

Posse do novo diretor do Hospital geral Luiz Viana Filho, de Ilhéus – Foto Gidelzo Silva – Secom Ilhéus. MONT/R2CPRESS
O anúncio foi feito ao lado do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, durante a solenidade de posse do novo diretor geral do Hospital Geral Luiz Viana Filho, Julio Lenín Díaz Guzmán. Segundo Solla, na próxima semana, será lançado o edital de licitação para a reforma e ampliação de mais de mil metros quadrados da área de emergência do hospital, além da aquisição de novos equipamentos, cujos investimentos devem ultrapassar o valor de 4 milhões de reais.
Durante a visita a Ilhéus, o secretário de Saúde da Bahia conheceu, ao lado da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, a área onde deverá ser construído o novo hospital geral de Ilhéus, cuja doação será fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade. Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, provavelmente, na próxima semana, a documentação sobre o terreno estará concluída.
Maternidade – Jorge Solla disse ainda que, após a construção do novo hospital, o Geral Luiz Viana Filho continuará prestando serviços à comunidade. Atendendo a uma reivindicação do prefeito de Ilhéus, ele anunciou que o atual nosocômio será transformado numa unidade de atendimento materno-infantil, no sentido de suprir as demandas municipal e regional. Solla afirmou ainda que, na próxima semana, um convênio será assinado para a doação de equipamentos à Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus (Hospital São José), a fim de colaborar com o funcionamento do novo pronto socorro da instituição.
Durante a solenidade de posse de Júlio Gúzman, bastante prestigiada por autoridades locais e regionais, o secretário de Saúde baiano agradeceu a permanente parceria do prefeito Jabes Ribeiro no enfrentamento dos problemas que atingem a saúde e afirmou que esse trabalho conjunto representa um cenário positivo para o setor, em benefício de toda a população. Por sua vez, o prefeito agradeceu ao apoio do secretário e conclamou também aos setores de oposição que participem “do esforço para recuperar a dignidade e a possibilidade de nossa cidade avançar.”
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 04.05.2013
“ESCRITORES BRASILEIROS DO SÉCULO XX – Um Testamento Crítico”, de Nelly Novaes Coelho
LETRASELVAGEM & CASA DAS ROSAS convidam para o lançamento da obra “ESCRITORES BRASILEIROS DO SÉCULO XX – Um Testamento Crítico”, de Nelly Novaes Coelho
Data: 29 de maio de 2013 (quarta-feira), às 19 horas.
Local: Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura). Av. Paulista, 37 (Metrô Brigadeiro) – São Paulo/SP – Brasil. Entrada franca.
HOMENAGEM:
Na ocasião, IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO e CYRO DE MATTOS (representando os escritores brasileiros) e FÁBIO LUCAS e BENJAMIN ABDALA JR. (pelo setor acadêmico) proferirão homenagem à professora NELLY NOVAES COELHO, pela passagem de seus 91 anos de idade e 50 de docência universitária e exercício da crítica literária. (V. Convite anexo)
Escritores brasileiros do século XX, de Nelly Novaes Coelho (Professora Titular da USP – Universidade de São Paulo), é a suma de 50 anos de pesquisas, leituras e releituras de obras apresentadas em cursos universitários, no Brasil, Portugal e Estados Unidos da América.
Segundo a Autora, foi a “Sorte ou o Acaso” que puseram em seu caminho os 81 escritores reunidos e analisados neste livro. Ao lado dos mais conhecidos (Amado, Graciliano, Rosa, Mário, Oswald, Ubaldo, Loyola…) aparecem nomes que a insensibilidade crítica e o desinteresse do “mercado” colocaram numa espécie de “limbo” (Cornélio Pena, Adonias Filho, Murilo Rubião, Victor Giudice, Campos de Carvalho, Gustavo Corção, Alcides Pinto…) e outros que o desinformado (ou defraudado?) “público” precisa conhecer (Vicente Cecim, Olavo Pereira, Agrippino de Paula, Fausto Antonio, Guilherme Dicke, Mora Fuentes, Samuel Rawet, Cyro de Mattos, Alaor Barbosa…).
No testemunho desses escritores manifesta-se a crise de paradigmas que afeta uma sociedade cansada de si, de Deus, das ideologias… e de todas as velhas e arraigadas crenças – mas que, entretanto, não parece ter ficado mais livre e feliz no caos liberticida e materialista em que o “mundo novo” (moderno ou “pós-moderno”) a engolfou.
Escritores brasileiros do século XX é, como diz o subtítulo, o Testamento Crítico de uma intelectual que sempre pugnou em defesa da língua e da literatura brasílicas, e por meio do qual a autora entrega um legado de conhecimento e sensibilidade crítica à atual e às novas gerações de leitores deste nosso imenso – mas ainda inculto – país.
TATIANA BELINK: “Livro fascinante, fruto de amplas e profundas pesquisas, estudos, leituras e, claro, ideias, conclusões, hipóteses e mesmo perguntas da sua ilustre autora – esta incrível Nelly Novaes Coelho. Ela, a querida e sempre admirada mestra Nelly, com as suas posturas ético-filosóficas, ‘antigas’, contemporâneas, modernas e até ‘pós-modernas’, bem fundamentadas e eruditas, sem deixarem de ser otimistas”
A AUTORA
Ilhéus da Dança
Esse ano o “Ilhéus Dança” será realizado na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus numa iniciativa das Escolas de Dança de Ilhéus, Dinâmica e Movimento, Escola de Dança Tônus, Núcleo da Dança, Cia. de Dança Sôanne Marry, Balé Afro Dilazenze e a Câmara Setorial de Dança.
O projeto que tem o objetivo de promover e divulgar a dança em Ilhéus será realizado todas as quartas feiras do mês de maio (01, 08, 15, 22 e 29) sempre ás 19:00 h. sendo os espetáculos infantis realizados aos domingos (19 e 26) ás 18:00 h.
As escolas de dança apresentaram os mais variados estilos de dança como ballet moderno, ballet clássico, jazz, contemporâneo, sapateado, dança afro, dança de salão, dança de rua entre outros.
Os ingressos a preço popular poderão ser adquiridos na bilheteria da Tenda.
“Apoiar a Arte é tão importante quanto fazê-la.”
Prestigiem…
Hans Schaeppi em: H O T E LA R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
PORTO INTERNACIONAL DE ILHÉUS
O descaso da Codeba com o nosso Porto Internacional de Ilhéus (Malhado) foi bem retratado no artigo do COESO – Comitê de Entidades Sociais, publicado no Diário de Ilhéus no dia 24/04. As perguntas são todas pertinentes, o descaso é patente. Reproduzimos a parte final do artigo, pois também participamos da presunção nela contida: “Não podemos afirmar, porém, não é demais se presumir que a omissão do governo do Estado da Bahia, através da Infraestrutura, Secretaria de Portos e CODEBA, propositadamente, ou não, estão levando o Porto do Malhado a uma condição de irreversibilidade, depreciando-o para entregá-los a grupos privados, por qualquer bagatela? Tomara que não, mas essa possibilidade não se pode descartar.”
Essa é, também, a nossa desconfiança.
A PONTE
Foi realizada no dia 23/04 em Salvador, a licitação da ponte ligando e centro de Ilhéus ao bairro do Pontal, obra aguardada ansiosamente pela população. Segundo anunciou o vice-governador Otto Alencar, no mesmo dia, a licitação foi vencida pela empresa Constran S/A, por um valor aproximado de R$ 165 milhões, e se não houver impugnações no prazo de 15 dias a contar daquela data, a obra deverá ser iniciada no aniversário da cidade, 28 de junho. A Constran S/A é uma das grandes empreiteiras do país, sendo especializada em obras-de-artes especiais, barragens, rodovias, ferrovias, e obras portuárias marítimas e fluviais, estando no momento construindo trechos da Ferrovia Norte-Sul. A ponte, pois, estará em boas mãos. A nova ponte, estaiada, terá 497 metros de extensão, ficando a construtora responsável, igualmente, pelo sistema viário decorrente.
FIOL
Agrissênior Notícias – Nº 426 – 8 de maior de 2013
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).






























































