WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Nota do vice-governador Guilherme Afif Domingos à imprensa

Fiquei muito honrado com o convite feito pela presidenta da República, Dilma Rousseff, para assumir a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, cargo inédito na história do País.
Recebo com entusiasmo essa missão, pela importância que tem o segmento na geração de emprego e distribuição de renda.

Quero agradecer o governador Geraldo Alckmin pela compreensão com minha nova incumbência e pela missão que muito me honrou, que foi presidir o Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas.

Nesta nova jornada tenho certeza de que faremos um grande trabalho de cooperação entre Governo de São Paulo e Governo Federal, pois em nosso Estado está o maior contingente das micro e pequenas empresas de todo o Brasil.

Guilherme Afif Domingos

Vice-governador do Estado de São Paulo

Agência Câmara

Jornalistas discutirão financiamento de pequenas empresas de comunicação

Paulo Henrique Amorim e Nelson Breve, da EBC, estão entre convidados para o debate.

Agência Brasil
Comunicação - Internet - Tablet
Somente 11% dos pesquisados são leitores da grande mídia. Maioria recorre a sites e blogs.

O financiamento de micro e pequenas empresas de comunicação que produzem conteúdo em diversas plataformas será o tema de uma audiência pública na Comissão de Cultura nesta terça-feira (7), às 14 horas.

Na reunião, os parlamentares pretendem fechar um acordo para que se crie um fundo de financiamento ou linhas de créditos diferenciados às pequenas empresas da área, gerenciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom) mostram que 46% das pessoas leem jornais, mas que somente 11% são leitores da grande mídia, que ganha o financiamento público, geralmente integrantes dos grupos Globo, Record ou SBT. Os demais consomem informações cotidianas por meio de blogs, sites, ou jornais online.

Segundo informações da assessoria da Comissão de Cultura, o colegiado também vai declarar o apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular que visa à democratização das comunicações no Brasil. A proposta trata da regulamentação das Comunicações Eletrônicas, rádio e televisão, todas regidas pelo Código Brasileiro das Telecomunicações. A texto prevê ainda a regulamentação dos artigos de comunicação da Constituição Brasileira, como os que tratam da defesa de conteúdo nacional, diversidade regional e a produção independente.

Conversa Afiada

:: LEIA MAIS »

22º Seminário abordará grandes temas do marketing e do varejo

Eduardo Fontes_ACI

Eduardo Fontes

Acontece de 9 a 11 de maio o 22º Seminário de Marketing da Bahia uma realização da ACI – Associação Comercial e Empresarial de Itabuna em parceria com a MVU Eventos. A cerimônia de abertura acontecerá às 19h do dia 9, quinta-feira, com entrada franca, com a palestra do renomado professor e consultor de marketing e planejamento, Ronald Carvalho. Em seguida será servido um coquetel.

Na sexta-feira, dia 10, a partir das 14h, teremos Luiz Hosannah, MBA em psicologia das organizações, Priscila Toledo, Mestre e especialista em língua portuguesa e comunicação corporativa, além do advogado especializado em promoções comerciais, Dr. Ivo de Camargo.

No sábado o público poderá conferir as palestras a partir das 9h da manhã, que serão iniciadas com a apresentação de Geider Lins, mestre em marketing e gestão empresarial pela universidade de Lisboa, em seguida, Lino Cardoso, diretor de marketing da Arena Fonte Nova, irá demonstrar as oportunidades de negócios durante os eventos esportivos, e o encerramento com Dado Schneider, na sensacional Palestra Muda.

O 22º Seminário de Marketing da Bahia deve reunir mais de 600 empresários, profissionais liberais e estudantes das áreas de Administração, Economia, Ciências Contábeis e de Comunicação, promovendo o debate e a troca de experiências com foco em comunicação e negócios.

Segundo o presidente da ACI, Dr. Eduardo Fontes: “a entidade fez todo o esforço para dar continuidade a um projeto tão vigoroso e importante para região. Esse é o papel da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna: debater a região no campo das grandes ideias, onde o marketing e o desenvolvimento estão inseridos”, completou.

Inauguração de UTI Neonatal e Centro de Comunicação da polícia em Jequié

O governador Jaques Wagner e a Fundação José Silveira, inauguram nesta terça-feira (7), às 11h, no Hospital Santa Casa São Judas Tadeu, em Jequié, uma UTI Neonatal, a primeira da microrregião do município. A nova ala do Hospital conta com 14 leitos, com equipamentos de alta tecnologia e dispõe de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializada em atendimento neonatal. A Santa Casa oferece, também, cinco leitos clínico-neonatos de apoio à UTI Neonatal, utilizados por bebês antes da alta hospitalar.

CICOM

Ainda em Jequié, o governador e o secretário da Segurança Pública, Mauricio Barbosa, entregam o sexto Centro Integrado de Comunicação (Cicom). Com a estrutura do Cicom é possível, por meio de uma central única, o atendimento dos três serviços de emergência 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 197 (Polícia Civil) nas quinze cidades contempladas. A inauguração será às 10h, no 19º Batalhão de Polícia Militar – Avenida Otávio Mangabeira.


Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Cinema, dança, música e circo na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus

A Tenda do Teatro Popular de Ilhéus oferece uma programação eclética nesta semana. Na terça-feira (07), tem Cineclube Équio Reis, a partir das 19 horas. Na noite seguinte e no mesmo horário, acontecem as apresentações do Ilhéus Dança. Na sexta-feira (10), a tribo da “cultura do grave” se reúne no Bass Culture Clash. Pela manhã, bate-papo com artistas de Londres e da Bahia. Às 19 horas, shows musicais. E no sábado (11), o Circo Show Brasil traz diversas atrações a partir das 20 horas.

Foto Felipe de Paula. MONT/R2CPRESS.

Foto Felipe de Paula. MONT/R2CPRESS.

O Ilhéus Dança foi aberto na última quarta-feira (1º), com um bate-papo com representantes de grupos de dança. Mediada por André Rosa Ribeiro, a mesa redonda foi composta por Dulce Drummond, Mestre Nei, Érica Ocké, Bianca Lavigne e Soanne Marry. Cada um falou sobre o início de sua atuação no segmento da dança e o panorama contemporâneo. No próximo dia 08, cinco companhias sobem ao palco para apresentar diferentes estilos de expressão corporal. As entradas custam R$ 12 e R$ 6 e podem ser adquiridas da Tenda do TPI, no período da tarde, e na loja Etc & Tal.

:: LEIA MAIS »

Secretários de Ilhéus discutem os Objetivos do Milênio com o MP

Objetivos do Milênio - Fonte Internet.

Objetivos do Milênio – Fonte Internet.

Com a proposta de debater as medidas a serem executadas neste ano de 2013 para o cumprimento dos Objetivos do Milênio, em Ilhéus, secretários municipais participam nesta terça-feira, dia 07, de encontro promovido pela 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, no Escritório Regional do Ministério Público, a partir das 10 horas. As discussões fazem parte do planejamento interinstitucional do programa ‘O Ministério Público e Os Objetivos do Milênio’ voltado para o estudo de ações conjuntas entre instituições ligadas à educação, incluindo obras de reforma e construção de prédios, segurança interna e no entorno das escolas, diminuição de fatores de riscos à saúde bem como a promoção de eventos de conscientização da comunidade.

Durante o encontro, o MP apresentará o programa, fazendo uma avaliação das ações realizadas no ano passado no município. Também será elaborado o plano conjunto para 2013, com indicações de ações necessárias, bem como a avaliação das condições orçamentárias e projetos do Governo. Outros tópicos do debate serão a inclusão do Seminário de Mobilização Social pela Educação, previsto para o mês de agosto, no calendário de eventos do município, o lançamento da 3ª edição do jornal Eco Teens, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), além da realização do III Simulado de Incêndio em Escolas Públicas de Ilhéus, que vai ocorrer em outubro.

Objetivos do Milênio – Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros, no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90, sobre meio-ambiente, desenvolimento, direito das mulheres, desenvolvimento social e racismo, a declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

São eles: erradicar a probreza extrema e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a proliferação da AIDS, da malária e de outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Concretos e mensuráveis, os oito objetivos – com suas 22 metas (24 no Brasil) e 48 indicadores – podem ser acompanhados por todos, em cada país; os avanços podem ser comparados e avaliados em escalas nacional, regional e global; e os resultados podem ser cobrados pelos povos a seus reprentantes, sendo que ambos devem colaborar para alcançar os compromissos assumidos em 2000. Eles também servem de exemplo e alavanca para a elaboração de formas complementares, mais amplas e até sistêmicas, para a busca de soluções adaptadas às condições e potencialidades de cada sociedade.

CDL DE ILHÉUS E SEBRAE FIRMAM NOVAS PARCERIAS

Depois do sucesso da palestra motivacional com a consultora em diagnósticos empresariais do Sebrae, Marta Ayres, que marcou o início de Campanha Tríplice 2013 da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus no inicio desta semana, a parceria entre as entidades se fortaleceu ainda mais. Empresários, comerciários e membros da imprensa puderam – de forma dinâmica e descontraída- adquirir conhecimentos nas áreas de vendas, liderança e atendimento, além de elevar a autoestima. O objetivo é a qualificação da mão de obra, para alavancar as vendas no comércio da cidade no período em que se comemoram os dias das Mães, dos Namorados e São João.

Paulo Ganem, pres. da CDL de Ilhéus, Claudiana Figueiredo do Sebrae, e dirigentes lojistas

Paulo Ganem, pres. da CDL de Ilhéus, Claudiana Figueiredo do Sebrae, e dirigentes lojistas

Um novo encontro entre a gestora de projetos do Sebrae, Claudiana Figueiredo, e a diretoria da CDL foi realizado na noite desta quinta-feira (02.05) no auditório do Sindicato do Comércio, no centro de Ilhéus, e o diálogo foi ampliado. “O Sebrae sempre foi um grande parceiro. Estamos acordando alguns apoios para a Campanha Tríplice e, além disso para o mês de setembro, queremos trazer a Ilhéus um palestrante de renome nacional para capacitar ainda mais nosso público-alvo que são comerciantes e comerciários”, explicou o presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, ressaltando a gama de serviços oferecidos pelo Sebrae para empreendedores e micro e pequenos empresários, como cursos e treinamentos, consultoria, informações técnicas entre outros. “São cursos e treinamentos maravilhosos com consultores altamente capacitados, e muitas vezes, são subsidiados quase na sua totalidade e a classe empresarial não sabe aproveitar. Queremos focar nisso, um comércio qualificado é sinônimo de sucesso!”, explicou Ganem.

Quinzenalmente será realizado em Ilhéus um Encontro Empresarial. Será almoço ou jantar, com palestras ministradas por facilitadores do Sebrae, para que os empresários aprendam, discutam, tirem dúvidas ou sugiram mudanças sempre relativas ao comércio e às questões que o influenciam diretamente ou indiretamente. “Precisamos estar juntos, pensar juntos, encontrar soluções juntos, estudar juntos, enfim, a união faz a força. Não adianta ficar cada um na sua empresa, muitas vezes até reclamando. Juntos, podemos resolver inúmeros problemas e lutar pelos nosso interesses”, finalizou Paulo.

Codeba e Bahia Pesca unem esforços pela pesca e aquicultura baiana

A expertise da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) será usada na operacionalização dos terminais pesqueiros e demais empreendimentos de pesca e aquicultura da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura. As duas instituições assinaram na manhã de hoje (6), um termo de cooperação técnica visando oferecer suporte e consultoria nas áreas de Engenharia Civil, elaboração de projetos licitatórios e acompanhamento de obras em conformidade com as exigências dos empreendimentos vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“De agora em diante o fomento e a expansão da pesca e aquicultura na Bahia terão o respaldo da Codeba no que tange a atividade de engenharia portuária, infraestrutura, execução do planejamento de sistemas fluviais, marítimos e atividades análogas”, apontou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. “A orientação especializada da Companhia das Docas trará a excelência necessária para os nossos serviços, fazendo com que o pescador e o aquicultor tenham segurança na atividade e, consequentemente, qualidade no produto comercializado”, acrescentou Peixoto, informando que técnicos das duas empresas já estão realizando estudos para a operacionalização dos terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus, cujo funcionamento pleno está previsto para o segundo semestre desse ano, sob gerenciamento de empresa a ser ainda licitada para esta finalidade.

O termo de cooperação assinado pelas instituições terá um prazo de cinco anos, tempo em que a Bahia Pesca e a Codeba farão estudos de revitalização e readequação de programas em andamento, equipamentos em uso e elaboração de projetos inovadores. “Com o know-how do corpo técnico da Codeba, teremos condições de desenvolver as atividades em bases tecnológicas, sem perder de vista o atendimento às demandas sociais locais”, disse o secretário de Agricultura, Eduardo Salles, ao ser informado sobre a parceria entre as empresas.

Presente ao evento, o Presidente da Codeba, José Muniz Rebouças enfatizou a importância do estabelecimento de parcerias na implantação, acompanhamento e na avaliação das atividades. “Estamos à disposição de trabalhos como esse que objetivam apoio mútuo, intercâmbio de conhecimento e atuação conjunta em prol de um segmento tão importante quanto a pesca e a aquicultura para a Bahia”, avaliou Rebouças, que esteve na sede da Bahia Pesca acompanhado pelo Diretor Administrativo Financeiro da Codeba, Newton Ferreira Dias.


Ascom/Bahia Pesca

Governo institui grupo de trabalho para reestruturação da Polícia Militar

O Diário Oficial do Estado publicou na edição do fim de semana (4 e 5) o Decreto 14.460/2013, que institui um grupo de trabalho para a reestruturação e modernização organizacional da Polícia Militar da Bahia (PM/BA). A criação do grupo atende a uma reivindicação da categoria.

O grupo de trabalho é composto por representantes das secretarias da Segurança Pública, da Administração e da Casa Civil, além da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Polícia Militar. A partir de estudos, tem como finalidade a elaboração, de maneira integrada, de uma proposta para a reestruturação da corporação. Ele conta com um prazo de seis meses para entregar a proposta, em forma de relatório, ao Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, as reuniões periódicas começam logo após a indicação dos representantes. “O objetivo desse grupo de trabalho é estabelecer uma atualização do Estatuto da Lei Orgânica da Polícia Militar, atendendo aos anseios de toda a categoria, incluindo praças e oficiais, de acordo com o interesse por uma polícia mais eficaz e próxima da sociedade”.


Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

ILHÉUS / Festa para Santa Rita de Cássia

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

EBDA realiza mutirão de trabalho para atender a marisqueiras de Maragojipe

As marisqueiras de Maragojipe, no Recôncavo baiano, ganham a oportunidade de participar do Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2013, desenvolvido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que objetiva tornar mais efetivas Políticas Públicas econômicas e sociais do Governo Federal, voltadas à cadeia produtiva da pesca. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), através da equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), está trabalhando nas comunidades pesqueiras do município para promover a inserção de 1.006 marisqueiras no ciclo produtivo do Plano.

Cadastramento das marisqueiras, levantamento da documentação necessária para a preparação da proposta de crédito para o Pronaf (B), emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e elaboração das propostas de crédito são os trabalhos executados pela EBDA nas comunidades beneficiadas.

O coordenador dos trabalhos da EBDA, o engenheiro agrônomo Samuel Feldman explica que a intenção da empresa é valorizar o plano e proporcionar para as marisqueiras melhores condições de trabalho e vida. “Esta região possui grande potencial pesqueiro, mas é preciso oferecer ferramentas para que as mulheres possam produzir cada vez mais e assim estimular o empreendedorismo, para que ao voltar do mangue elas possam trazer não só a matéria-prima, mas também o desenvolvimento econômico de sua região”, diz Feldman.

:: LEIA MAIS »

Aniversário / Galeno Magalhães Machado – 91 Anos

Amigo Rabat,

Inicialmente quero agradecer pela sua colaboração com um site de notícias muito importante para a nossa queria Ilhéus e região. Sou um leitor assíduo e vejo todo o santo dia. Hoje resido em São Paulo a quase 02 anos e estou longe da minha linda Ilhéus e minha querida família.

Peço, em nome da família Machado, a gentileza de publicar em seu site as felicitações de 91 anos de uma pessoa muito querida por nós. Hoje, Galeno Magalhães Machado (avô) completa seus 91 anos de idade com muita saúde.

Nasceu em 1922, no Morro de São Paulo e reside em Ilhéus desde os 08 anos de idade. Casou-se com Creusa Portela Póvoas em 1952 e iniciou a empresa Posto Dom Eduardo em 1973, sendo um dos postos mais antigos da cidade onde se aposentou, deixando a direção do posto com os filhos e netos.

Galeno e Creuza

Galeno e Creusa

Parabéns em nome dos seus filhos Luciano, Suely (Babi), Creusa Leonor (Keu), Clayton e Isley (Leca). Sem esquecer dos netos Gabriela, Breno, Clarice, Amyr, Álvaro, Lucas, Iesa e Iago.

Agradeço pela sua atenção e lhe desejo uma ótima semana.

Atenciosamente,
Breno Machado





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia