:: ‘Notícias’
Faculdade de Ilhéus
Estudantes participam de mutirão no Alto do Amparo
Na tarde do último sábado, a organização não governamental Amparo Melhor, presidida por Sérgio Luiz Santos da Silva, realizou a sua primeira ação de 2013, no Alto do Amparo – onde está instalada. O evento contou com a participação de estudantes de Enfermagem, Nutrição e Direito da Faculdade de Ilhéus, acompanhados pela professora Stella Carilo, e de Enfermagem da Faculdade Madre Thaís, sob orientação da coordenadora Sonilda Mello, que também é diretora da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).
Segundo Sérgio Luiz, 316 famílias residem no Alto do Amparo, com uma média de cinco pessoas em cada casa. Ele declarou que a “proposta é trazer os serviços básicos das áreas de Saúde e Jurídica para mais perto da comunidade, pois as pessoas de idade mais avançada sofrem muito, tendo em vista o acesso local ser bastante íngreme. Se cada um contribuir com a sua parte, teremos um país melhor. Eu, por exemplo, sou estudante do Serviço Social e dou aulas de bateria, violão, xadrez e skimboard para a comunidade”, acrescentou.
POLÍCIA MILITAR DE ITACARÉ APREENDE MENORES QUE PARTICIPARAM DE ASSALTOS A TURISTAS E A CASA COMERCIAL.
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COPM – CPRS
72ª CIPM – ITACARÉ
INFORMATIVO N° 007/2013
POLÍCIA MILITAR DE ITACARÉ APREENDE MENORES QUE PARTICIPARAM DE ASSALTOS A TURISTAS E A CASA COMERCIAL.
Duas equipes da 72ª CIPM/Itacaré capturaram os menores infratores M. S. de J. de 16 anos, filho de Ângela Cristina, morador da Rua Principal – Bairro Santo Antônio, Itacaré-Ba.. Com o mesmo foi apreendido 01 pistola de brinquedo, que ele utilizava para coagir e assaltar pessoas ao entardecer durante o retorno ou ida às praias e pousadas ali existentes. O outro menor apreendido foi U. S. de L. 16 anos, morador da Vila Judite, bairro da Passagem que participou do assalto ao Posto São Miguel e que foi reconhecido pelos Policiais Militares após terem visto as filmagens obtidas pelo serviço de monitoramento eletrônico do referido estabelecimento.
A Polícia Militar de Itacaré com o apoio da CAERC continua realizando diligências em busca de mais integrantes do bando que vem praticando assaltos nas trilhas e em alguns bairros dessa cidade de Itacaré-Ba.
José Raimundo Carvalho Pessoa – Maj PM
Representantes da Macrorregião Sul debatem implantação das redes de atenção à saúde
Representantes dos municípios que compõem a Região Macro-Sul participaram na manhã desta segunda-feira (18), no auditório da Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus, da abertura da Oficina de Implantação da Rede de Atenção à Saúde (Ras). Promovido pela secretaria estadual de Saúde (Sesab), o evento se estenderá até a tarde desta terça-feira (19) com o objetivo de debater as principais dificuldades dos gestores municipais no que tange à implementação das redes temáticas voltadas para o surgimento de uma atenção contínua, integral, responsável e de qualidade.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) trabalha com cinco redes: rede de cegonha (voltada para o atendimento materno-infantil), rede de urgência e emergência, rede de atenção psicossocial, rede de atenção à pessoa com deficiência e rede de atenção às pessoas com doenças crônicas. “Desde 2010, o Ministério da Saúde vem publicando a portaria 4279 com o objetivo de organizar o sistema único em redes de atenção. A proposta de encontros como esse é identificar problemas que, por ventura, estejam dificultando a implantação dessas redes com vistas à formatação de uma atenção integral à saúde dos usuários”, diz Joseane Alves, do Ministério da Saúde, presente ao evento.
Realizado mutirão de limpeza contra a dengue no Alto do Carvalho
O mutirão contra dengue realizado sexta-feira, 15, no Alto do Carvalho, envolveu todas as residência do bairro, identificado como o de maior risco para a doença, segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), que aconteceu em fevereiro. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Patrícia Dickie de Almeida, avaliou o mutirão como muito positivo, com boa resposta por parte da comunidade.
A ação preventiva resultou na retirada de aproximadamente 400 sacos do lixo que serve como potencial criadouro do mosquito, a exemplo de pneus, latas, potes plásticos de margarina, vasos, garrafas Pet, copos descartáveis, sacos de salgadinhos e outros resíduos sólidos sem utilização. Os sacos de lixo foram distribuídos antecipadamente em todos os domicílios do bairro, além de 300 telas e 50 tampas para cobertura de tonéis, caixas d’água e tanques.
A secretaria de Saúde também distribui folhetos com orientações à população no sentido de adotar medidas preventivas e de combate à dengue. O mutirão contou com a parceria da secretaria de Desenvolvimento Urbano, que enviou veículos e trabalhadores para a roçagem de trechos com matagal, e da Colônia de Pescadores Z-34. Os próximos mutirões serão realizados no Alto da Tapera, local com o segundo maior índice de infestação do mosquito transmissor na cidade, e no Alto do Basílio, onde haverá parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através de estudantes do curso de Medicina.
O supervisor geral de campo da dengue, Rondinelli Santos dos Anjos, ficou otimista com o resultado do mutirão. “A adesão dos moradores foi muito boa, tenho confiança que iremos diminuir o índice de infestação no município”, afirmou. E novamente alertou: “É necessário que a conscientização e a participação da população sejam ativas, para o êxito da campanha”, lembrando que 90 por dos criadouros do mosquito são encontrados nos domicílios habitados.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 18.03.2013
Fotos: Roberto Santos.
Informe do Departamento Jurídico – Ações movidas pela ANTEFFA
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
——————————————
Para saber mais sobre a Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (ANTEFFA) clique AQUI.
Deputada solicita ao comando da PM mais segurança para o Sul da Bahia
Preocupada com altos índices de violência registrados nos últimos meses nos municípios do Sul da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) se reuniu com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, em Salvador, para solicitar o empenho da PM visando garantir mais segurança aos cidadãos. Durante a audiência, Ângela Sousa pediu o apoio no combate à criminalidade nos municípios de Ilhéus, Itacaré, Itabuna, Uruçuca, Una e Canavieiras, cidades onde tem aumentando muito a violência nos últimos dias, registrando diversos assaltos e homicídios, principalmente envolvendo jovens.

A deputada estadual reconheceu que a Polícia Militar tem trabalhado com afinco para garantir a segurança, mas muitas vezes a falta de equipamentos e contingente acaba dificultando a realização de um serviço ainda mais eficiente. O comandante geral da Polícia Militar informou que mesmo com todas as dificuldades, a corporação tem feito todo o esforço para garantir a segurança e o combate à criminalidade. Mas além do trabalho da Polícia Militar, Coronel Alfredo Castro explicou que é preciso um trabalho conjunto das polícias e da comunidade, denunciando os crimes, fornecendo informações e ajudando a combater a violência.
Com relação a Itacaré, município que tem registrado nos últimos dias um alto índice de violência, o comandante geral da Polícia Militar garantiu à deputada estadual Ângela Sousa que já disponibilizando nos próximos dias mais uma viatura e mais policiais para combater a criminalidade e trazer de volta a segurança nessa cidade que ficou conhecida no mundo inteiro pela tranquilidade e pelas belezas naturais, mas que tem sido prejudicada com o aumento da violência. Ele também garantiu que estará reforçando a segurança nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Una, Uruçuca e Canavieiras, onde também tem crescido o índice de violência.
Agricultores estudam Plano Estadual para fortalecer a economia do cacau
Pequenos, médios e grandes agricultores da região sul da Bahia iniciaram um estudo para elaboração de um plano emergencial com perspectivas ao fortalecimento de toda a rede de negócios que gira em torno da cacauicultura. A proposta surgiu na tarde da última sexta-feira, 15, durante a reunião da Câmara Setorial do Cacau, que contou com a participação do Secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles, do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, do diretor-presidente da CAR, Vivaldo Mendonça, do presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Isidoro Gesteira, além de representantes da Associação dos Produtores de Cacau (APC), Ceplac, Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), dos trabalhadores rurais, além de secretários municipais de Agricultura.

Reunião da Câmara Setorial do Cacau em Ilhéus – Secom Ilhéus (1).JPG Reunião da Câmara Setorial do Cacau em Ilhéus – Secom Ilhéus
“Foi uma reunião muito proveitosa, pela primeira vez juntamos todos os grupos, pequenos, médio e grande produtores, além do setor industrial”, considerou o secretário. “Daqui sairemos com diretrizes, pensando na elaboração de um plano para 20 anos, mas com propostas emergenciais, para que possamos lançá-lo até junho próximo”, destacou o Salles, fazendo questão de ressaltar a participação do prefeito Jabes Ribeiro. “Jabes é uma importante força política na região para o fortalecimento da economia do cacau”.
Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro falou do seu empenho na defesa da lavoura cacaueira em toda a sua trajetória política e lembrou a conquista do projeto de Lei Nº 2.920, de 1992, época em que exerceu o mandato de deputado federal, que restabeleceu a alíquota de 3% sobre a produção anual do empregador rural (segurado especial) para a seguridade social (INSS).
Dados – Após ouvir os representantes das instituições em defesa da lavoura do cacau, Eduardo Salles pontuou algumas diretrizes necessárias para a elaboração do plano. Segundo o secretário, é preciso um diagnóstico da região, incluindo dados estatísticos de toda a cadeia produtiva, assim como a delimitação das unidades coordenadoras para a execução de pressão política junto ao governo estadual para o avanço na infraestrutura. Ainda, o plano deve apontar perspectivas ambientais, turísticas e de formação de cooperativa. “É preciso a cumplicidade de toda a região para pressionar o governo”, frisou Salles.
De acordo com as diretrizes sugeridas pelo secretário estadual, a Câmara Setorial do Cacau realizará nova reunião, na próxima quinta-feira, dia às 8 horas, na sede do Sindicato Rural de Ilhéus, com o propósito de iniciar a elaboração do plano, na próxima quinta-feira, às 8 horas, na Câmara Setorial do Cacau.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 18.03.2013
A-RRISCA Cia. de Dança substitui exposição de fotos com intervenção
Bailarinos emoldurados, etiquetados e contemplando uma parede vazia. Atos como esses fizeram parte da intervenção realizada pela A-RRISCA Cia. de Dança em substituição à exposição fotográfica que estaria em cartaz na Casa dos Artistas de Ilhéus. O protesto artístico aconteceu no último sábado (16), data em que o espaço receberia o acervo da exposição Quarta que Dança, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
As fotografias do acervo da Funceb ficariam expostas até o final do mês, seguindo o acordo feito junto à coordenação de dança do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Mas, na última terça-feira (12), a expografista enviada pela instituição de cultura estadual afirmou que o local e estrutura disponíveis não eram adequadas e iriam interferir na estética. “Sugerimos outros espaços e nossa equipe deu nova pintura à parede. Porém, mesmo reunindo esforços para atender às especificações, a Funceb suspendeu tudo na quinta-feira”, explica a coordenadora de Dança do TPI e diretora da A-RRISCA, Érica Ocké.
Em função da recusa de promover a exposição Quarta que Dança, os bailarinos da A-RRISCA Cia. de Dança não deixaram o espaço sem a atração, simulando imagens vivas, surpreendendo o público com o protesto dinâmico e provocativo. “Lamentamos muito pelo ocorrido, mas pensamos que se a Funceb tivesse nos passado as exigências detalhadas com antecedência, as indisposições seriam evitadas e o público poderia apreciar belas imagens sobre a produção contemporânea da dança baiana”, complementou Érica.
Terça-feira é dia de Cineclube
O Cineclube Équio Reis exibe dois vídeos nesta terça-feira (19), na Casa dos Artistas. A partir das 19 horas, serão projetadas duas ficções: “Luzir de Antanho”, de Ronald Souza e Laíse Galvão; e “Reprise”, de Edriele Figueredo e Marcela Gonçalves. Esta edição da iniciativa uma parceria entre o Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e o curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A entrada é franca.
Reunião com familiares e amigos de Presos de Itabuna
Acontecerá amanhã – domingo, dia 17 de março, às 11:00 horas da manhã, um encontro com familiares e amigos de presos do Conjunto Penal de Itabuna, na Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano, para debater sobre a situação atual do Presídio de Itabuna. O encontro é uma realização da Pastoral Carcerária, da OAB, da Igreja Batista Esperança, do Conselho da Comunidade e da Paróquia Santa Rita de Cássia. Todos os interessados são convidados a participar. Nos últimos dias em que está em curso uma operação policial em Itabuna, que tem como alvo o Presídio local, representantes destas instituições adentraram a unidade prisional e visitaram os detentos e reuniram-se com as autoridades.
—
Davi Pedreira de Souza
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
A PONTE
Afinal, uma notícia sobre a ponte Ilhéus-Pontal, embora não seja ainda sobre o início da mesma. Está marcado para o dia 15 de abril, o “ato de abertura das propostas técnicas das empresas interessadas em participar da construção da nova ponte entre o centro de Ilhéus e o bairro do Pontal”. A abertura dessas propostas, segundo o comunicado, torna “mais factível” a previsão de que a ordem de serviço para início das obras possa acontecer ainda neste semestre. A informação foi transmitida ao prefeito Jabes Ribeiro pelo Vice-Governador Otto Alencar, que também prometeu acelerar o estudo da “Via Portuária”, como será chamada a nova pista que, saindo da ponte, nas imediações do Cristo, deverá seguir em direção à zona Norte da cidade.
Quem acredita em Papai Noel, pode acreditar também no início da ponte ainda neste semestre…
ALELÚIA ILHÉUS FESTIVAL
O evento Aleluia Ilhéus Festival, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e a ATIL, é sem dúvidas, uma grande idéia, não somente para espichar o verão, mas um evento para se incorporar ao calendário turístico da cidade e ser aprimorado a cada ano. Para o próximo ano, já se projeta a encenação da Paixão de Cristo. É de eventos como esse, que Ilhéus necessita, para aumentar seu fluxo turístico. Há anos, que bato nesta coluna e em outras, sobre a necessidade de se aproveitar a Semana Santa como segmento turístico e, ainda bem, que começamos a tempo de planejar, detalhar e preparar um Festival que irá marcar época. Programado para os dias 28 (quinta-feira Santa), 29 (sexta-feira da Paixão), 30 (Sábado da Aleluia) e 31 (Domingo de Páscoa), o Festival, terá nos dois primeiros dias, obrigatoriamente, atrações religiosas, mas no sábado e domingo, as noites estarão repletas de atrações.
ILHÉUS PRAIA HOTEL
Câmara Setorial do Cacau discute plano estadual para 20 anos
Governo, sindicatos, associações, cooperativas de produtores, indústria e movimentos sociais planejam o futuro da cacauicultura baiana
(Ilhéus – BA) – O que a cacauicultura quer para o futuro? Essa é a questão que todos os elos da cadeia produtiva do cacau discutiram nesta sexta-feira (15), em Ilhéus, na sede do Sindicato Rural, iniciando o processo de elaboração do Plano Estadual do Cacau, que deverá ser lançado ainda este ano pela Câmara Setorial Estadual do Cacau. Ao abrir a reunião da Câmara, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, afirmou que “nós queremos um plano operacional do setor, feito de baixo para cima, com ações imediatas e de médio e longo prazo, com a cumplicidade de todos os segmentos da cadeia, colocando as responsabilidades de cada um, como já fizemos com a cadeia da borracha natural e estamos realizando com a cadeia do leite”.
Salles destacou que “pela primeira vez reunimos todos os segmentos do cacau, congregando pessoas que pensam diferente, mas todas com o objetivo de buscar futuro melhor para o cacau, e esse fato é extremamente importante”. Ele explicou que “não será um planejamento feito pelo governo, mas pela sociedade organizada, que vai cobrar dos governantes seu cumprimento, de modo que quem assumir no futuro a pasta da Agricultura não poderá ignorar o plano. “Se alguém tem que dar liga, é o Estado, que se não agir, nada acontece. O Estado tem que nivelar os interesses”, afirmou Wallace Setenta, presidente do Conselho Nacional dos Produtores de Cacau. Ele parabenizou a Secretaria da Agricultura por criar 22 câmaras setoriais, e por estar estimulando-as a elaborar planos estaduais para cada setor.
A Câmara Setorial Estadual do Cacau criou um Grupo de Trabalho (GT), composto por representantes de todos elos da cadeia, que já se reúne na próxima quinta-feira (21), às 9 horas, no Sindicato Rural de Ilhéus, com a missão de elaborar a primeira versão do plano.
Membro do da Câmara e do GT, o chefe de Planejamento da Ceplac-Bahia, Antonio Zugaib, vai sistematizar e atualizar tudo que já foi proposto anteriormente em relação ao cacau, para apresentar nesta primeira reunião. “Não queremos reinventar a roda”, disse Salles, explicando que a sistematização que será feita por Sugaib visa aproveitar o que já existe e que pode ser incorporado ao plano, considerando os temas listados durante a reunião desta sexta-feira.
As discussões versaram sobre questões como: a quem se destina o plano, sua unidade coordenadora, diagnóstico do setor, políticas para o cacau, pesquisa e extensão rural, criação de um fundo para o setor, industrialização, turismo (rota do cacau), estradas vicinais, indicação geográfica, dívidas e novos créditos, importação, preço mínimo, escolas de cacau e chocolate, sustentabilidade e manejo ambiental do cacau cabruca e diversificação.
Desafio político
Maria Regina Canhos em: Os grandes golpes da vida
Se você acabou de levar um grande golpe da vida saiba que isso não acontece só com você. Na verdade, esses tropeços nos ensinam muito mais do que podemos imaginar acerca das pessoas e das coisas. São situações que nos proporcionam amadurecimento quando encaradas positivamente, mas bem sei que essa é a parte mais difícil. Quando nos sentimos pisoteados, afrontados, humilhados… a última coisa que pensamos é tirar proveitosa lição do incidente dramático. Normalmente, ficamos coléricos à espera de uma oportunidade de revide, quando a vida novamente vier a nos favorecer. Sentir assim é natural, embora não seja nada produtivo. De que adianta ficar rememorando palavras ofensivas, atitudes desrespeitosas, carrancas ameaçadoras? Serve somente para minar nossa paz interior e tornar desconfortável o nosso dia a dia.
As pessoas naturalmente se dividem em dois grandes grupos: os “de bem com a vida” e os “de mal com a vida”. Para os “de bem com a vida” as coisas ruins também acontecem, é claro, mas são encaradas de forma positiva, servindo de aprendizado, embora doam tanto quanto para os “de mal com a vida”. A diferença básica é que os “de mal com a vida” pensam nisso o tempo todo, e procuram avidamente uma vítima para o seu mau humor, o seu descontrole emocional, o seu desequilíbrio interno. Qualquer um pode vir a ser alvo dos “de mal com a vida”, simplesmente porque essas pessoas, quando infelizes, querem arrumar companhia para não ficarem tão sós em seu afastamento orgulhoso. A frustração não é vista por eles como forma de se aprimorar, pelo contrário, é sinal de que o mundo está contra; e se o mundo está contra: “pau” nele.





























































