WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Agrissênior Notícias – Nº 419 – 20 de março de 2013

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

O Poeta Menelau

por  Cyro de Mattos

              Ainda não conhecia o fundador da Confraria dos Poetas de Burundanga. Exercia o mandato de presidente pela décima vez, sempre eleito por aclamação. Também com ele a regra era seguida à risca, só era poeta quem pertencesse ao ilustre quadro de membros efetivos da confraria.  Quem não tivesse o salvo-conduto, não imaginasse ser considerado como um verdadeiro poeta.

Era de estatura pequena, pescoço grosso, cabeça grande. Dentuço e nervoso. Tinha o sestro de sacudir a cabeça várias vezes quando estava dizendo um poema. Era amigo do prefeito, para quem  dedicava sempre dois ou três poemas no dia de seu aniversário. Assinava uma coluna no Diário da Burundanga onda comentava livros de poesia, apenas os volumes dos confrades. Contente, ali era um espaço ideal para publicar seus comentários literários ou  poesia de dez a vinte estrofes. O que não deixava de ser uma boa oportunidade para disseminar sua glória, quase dizia vaidade, mas isso não calhava com seus brios de poeta talentoso, segundo ele.

Gostava muito de fazer poemas longos, curtos só os de circunstância. Detestava o hai-cai, coisa insignificante, de poeta minimalista, sem inspiração, habilidade no estro, alienado, cultor de fórmulas orientais para  compor o verso. De outras gentes que nada tinham a ver com a magnífica poesia cultivada por ele e os poucos leitores, que eram os mesmos integrantes da confraria. .

Quando se dirigisse a ele, só admitia que fosse chamado  poetão Menelau. Vá lá, poetastro, nada de poeta ou poetinha, isso não condizia com a grandeza de seu estro, que tinha como marca supimpa as rimas mais instigantes. Por exemplo, coração com mamão, tesouro com besouro, presepada com batucada, cachoeira com besteira, facão  com anunciação, porrete com macete, camaradagem com garagem, alegria com pirataria, chulé com bicho do pé.

Estava abastecendo o carro com gasolina no posto. De súbito apareceu aquela cabeça grande na janela do motorista, os olhos rutilantes como se quisessem saltar do rosto ossudo.

Disse com entusiasmo:

:: LEIA MAIS »

Plano Safra das Águas 2013 será lançado em Ilhéus

O lançamento do Plano Safra das Águas 2013, do Ministério da Pesca e Agricultura, será lançado no município de Ilhéus, segundo informação da superintendente do órgão na Bahia, Silvia Cerqueira. Na tarde de ontem, 14, a superintendente fez uma visita de cortesia ao prefeito Jabes Ribeiro, no Palácio Paranaguá.

Visita da Superintendente do Ministério da Pesca e Agricultura na Bahia, Silvia Cerqueira, ao prefeito, Jabes Ribeiro - Foto Alfredo Filho - Secom.

Visita da Superintendente do Ministério da Pesca e Agricultura na Bahia, Silvia Cerqueira, ao prefeito, Jabes Ribeiro – Foto Alfredo Filho – Secom.


No encontro, que contou com a participação de secretários municipais e assessores do Ministério, a superintendente convidou o prefeito a participar do 1º Encontro Estadual das Marisqueiras, que será realizado no próximo dia 23, bem como tratou de temas relacionados à operacionalização do Terminal Pesqueiro.
Conforme a superintendente Silvia Cerqueira, a previsão é que o programa seja lançado no próximo mês de abril. O objetivo do Plano Safra das Águas é oferecer linhas de financiamento adequadas às necessidades de crédito para o desenvolvimento da pesca e aquicultura nacional atendendo demandas de investimento, custeio, comercialização e infraestrutura produtiva.
Terminal Pesqueiro – Silvia Cerqueira também destacou, durante a visita, a preocupação do ministério em criar estratégias para facilitar a operacionalização do Terminal Pesqueiro de Ilhéus.
Entre as medidas discutidas, considerou-se a redução do ICMS do diesel em 17%, bem como o incremento do Programa Econômico de Subversão do Óleo Diesel, com a perspectiva de equiparar a subversão, em até 25%, das embarcações locais às estrangeiras. “Com isso, o pescador poderá pagar quase a metade do valor do litro do diesel”, observou Silvia Cerqueira.
A superintendente ainda ressaltou que com a medida, serão beneficiados os consumidores, que poderão comprar o pescado a um preço menor. “Para o consumidor, o produto vai ficar mais barato, mesmo porque há uma tendência de aumentar a oferta, porque será maior o número de embarcações no mar”, concluiu.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 15.03.2013

Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
Pároco da Santa Rita de Cássia é recebido na Sedur
Hospital de Base passa por faxinaço e mantém serviços funcionando
Urbis 4 terá Praça de Esportes e Cultura
Prefeito define ações para reestruturação do Matadouro Municipal
Prefeitura de Itabuna retoma obras em mais três bairros
Prefeitura intensifica tapa-buracos, pavimentação e limpeza
Executivo e Legislativo estreitam laços em Itabuna

:: LEIA MAIS »

Núcleo de Licenciamento Ambiental da Bahia Pesca entra em ação

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), implantou oficialmente o Núcleo de Licenciamento Ambiental. A partir de agora os pequenos piscicultores do estado podem contar com esse serviço para dar início ao processo de licenciamento ambiental de seus empreendimentos, tendo a devida assistência técnica para desenvolver o setor sem prejudicar o meio ambiente. A Portaria interna nº 50/2013 foi assinada hoje (15), pelo presidente da empresa, Cássio Peixoto.

O núcleo de licenciamento ambiental da Bahia Pesca ficará responsável por coordenar estudos de avaliação, monitoramento e controle dos impactos ambientais de empreendimentos aquícolas e pesqueiros no estado. Os técnicos também vão manter contato com órgãos ambientais de licenciamento ambiental, no âmbito estadual e federal, a fim de viabilizar a tramitação de processos de licenciamento das atividades aquícolas e pesqueiras. Além disso, vai propor formas mais eficientes de implantação de projetos, com base na sustentabilidade ambiental, entre outras ações.

:: LEIA MAIS »

Navio MSC Magnífica aportou pela primeira vez em Ilhéus

O cruzeiro marítimo MSC Magnifíca ancorou pela primeira vez no Porto de Ilhéus na manhã desta sexta-feira, 15, trazendo a bordo mais de 2.500 turistas e cerca de mil tripulantes. A escala inaugural do transatlântico de luxo foi marcada por uma solenidade com a presença do comandante do navio, Antônio Siviero, do representante da MSC Cruzeiros no Brasil, Marco Cardoso, e do vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado, e o chefe de Gabinete do prefeito Jabes Ribeiro, Victor da Veiga.

(Foto da esquerda) Vice Prefeito, Carlos Machado, recebe placa comemorativa da primeira escala do MSC Magnifica em Ilhéus - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus. Victor da Veiga, chefe de gabinete, recebe placa comemorativa da primeira escala do MSC Magnifica em Ilhéus - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus.

(Foto da esquerda) Vice Prefeito, Carlos Machado, recebe placa comemorativa da primeira escala do MSC Magnifica em Ilhéus – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus. Victor da Veiga, chefe de gabinete, recebe placa comemorativa da primeira escala do MSC Magnifica em Ilhéus – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.


Com 36 aos de experiência, o comandante Siviero entregou placas comemorativas da primeira escala do MSC Magnífica em Ilhéus e falou da satisfação manifestada pelos turistas que visitam a cidade. Ele confirmou que o mais novo cruzeiro da companhia, o MSC Preciosa – apresentado ontem na França – fará escala no Porto de Ilhéus, na próxima temporada, em novembro deste ano, ressaltando o interesse da empresa em manter Ilhéus como destino.

:: LEIA MAIS »

Câmara Municipal de Ilhéus

ASSESSORIA DE IMPRENSA

                                                           www.camaradeilheus.com.br

13   Ascom/CMI                                                                     Data 15/03/2013

 

Vereadores do PCdoB de Ilhéus reivindicam- Centro de Iniciação ao Esporte

 

Fotos by Clodoaldo Ribeiro.

Fotos by Clodoaldo Ribeiro.

 

         Neste curto espaço de tempo, dessa nova legislatura, os vereadores da Câmara Municipal de Ilhéus já demonstram que estão interessados nas questões  e sensíveis às necessidades das comunidades ilheense. Um, inexorável e belo, exemplo desta preocupação está contida na indicação de nº 0213/2013 de autoria dos vereadores da bancada do PCdoB – Josevaldo V. Machado, presidente da Câmara, e Nerival Nascimento.  Ambos reivindicam do Prefeito Jabes Ribeiro uma área com 7.000 m2 que será destinada a edificação de um Centro de Iniciação ao Esporte  ( CIE ).

          Esse empreendimento é uma iniciativa do Ministério do Esporte, com recursos na ordem de 2,6 milhões de reais, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), onde objetiva ampliar a oferta de infraestrura de equipamento público esportivo qualificado, na construção de Ginásio Poliesportivo, incentivando a iniciação esportiva em cidades, onde existem áreas de vulnerabilidade social. Neste contexto, Ilhéus é uma cidade habilitada para receber este investimento, que será fundamental para a prática esportiva da comunidade, especialmente dos jovens mais carentes, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. Os projetos de arquitetura e engenharia desses Centros Esportivos serão fornecidos pelo Ministério do Esporte.

Ilhéus tem nova diretoria da Academia de Letras

CAPA R2CPRESS

A noite da última quinta-feira, 14, foi marcada pela retomada das atividades da Academia Brasileira de Letras e posse da nova diretoria, que será presidida pelo professor Josevandro Nascimento. Durante o evento, que contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, foram prestadas homenagens póstumas ao poeta baiano Castro Alves, que nasceu na mesma data da solenidade. Também participou do evento, o jurista e vereador da capital baiana, Edivaldo Brito, patrono da academia, que ressaltou o legado deixado pelo poeta, citando alguns versos.

:: LEIA MAIS »

Comerciários de Ilhéus e região ganham Centro de Cultura e Lazer do Sesc

Chegou ao fim uma luta iniciada há 19 anos: Ilhéus passa a integrar o rol de cidades do interior da Bahia que terá a disposição um Centro de Cultura e Lazer do SESC – Serviço Social do Comércio. Há quase duas décadas, o município vinha lutando, através do Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (Sicomercio), pelo equipamento que é referencia em lazer, cultura, saúde e educação para comerciários de várias cidades baianas.

</p><br />
<p>

Foto 1 – Carlos Fernando Amaral assina a escritura de compra do terreno, onde será construído o primeiro centro de Cultura e Lazer do SESC do sul da Bahia.

Foto 2 –O presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), SESC/SENAC da Bahia, Carlos Fernando Amaral e o presidente do Sicomércio de Ilhéus, Antônio Costa, que também é conselheiro da entidade, comemoram a aquisição do terreno.

Foto 3 – O presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), SESC/SENAC da Bahia, Carlos Fernando Amaral, ao lado do presidente do Sicomércio de Ilhéus, o empresário Antônio Costa e da diretora Regional do SESC/Bahia, Célia Batista.

 

A escritura de compra e venda do terreno foi lavrada na última quarta-feira (13) na sede do SESC Bahia em Salvador. O documento foi assinado pelo presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), SESC/SENAC , Carlos Fernando Amaral e pelo antigo proprietário, João Augusto Câmara. O presidente do Sicomércio de Ilhéus, Antônio Costa, que é conselheiro do SESC, também prestigiou a assinatura da escritura. Estiveram presentes ainda o assessor jurídico da Fecomércio, Nelson Antônio Daiha Filho; a diretora Regional do SESC/Bahia, Célia Batista; a sub-tabeliã do cartório de Compra e Venda de Imóveis de Ilhéus, Rita de Cássia Almeida.

:: LEIA MAIS »

Fundador da 1ª Faculdade de Hotelaria do Brasil abrirá o ‘Aleluia Ilhéus Festival’

O professor, escritor e empresário Geraldo Castelli vai proferir, no próximo dia 27, a partir das 20 horas, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, a palestra ‘Cidades Anfitriãs’, abrindo a programação do ‘Aleluia Ilhéus Festival’, evento multicultural que vai ocorrer até o dia 31 deste mês, durante o feriado da Semana Santa. Fundador da primeira faculdade de hotelaria do país, localizada em Canela, no Rio Grande do Sul, Castelli é autor de renomadas obras, como ‘Gestão Hoteleira’ e ‘Hospitalidade na Perspectiva da Gastronomia e Hotelaria’, ambos pela Editora Saraiva.

A palestra faz parte do seminário ‘Floresta de Chocolate’, que na manhã da quinta-feira, 28, a partir das 8h30min, terá continuidade com a discussão “A experiência do enoturismo no Rio Grande do Sul”, conduzida pelo empresário, Juarez Valduga, proprietário de uma das maiores vinícolas do país – a Casa Valduga. Com relação a este tema, a proposta do secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, é que a experiência com o turismo do vinho, típico do Sul do Brasil, seja utilizada para a implantação de estratégias semelhantes em Ilhéus, visando o fortalecimento do turismo do chocolate.

Organização – O Ilhéus Aleluia Festival é promovido pela Prefeitura e pela Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), com o patrocínio do governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e Bahiatursa, Sebrae, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Desenbahia, Ceplac, Bahiagás, Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Instituto Cabruca e Instituto Nossa Ilhéus.

:: LEIA MAIS »

Proteção ao Consumidor, uma política de estado

A partir desta sexta-feira, 15 de março, a proteção ao consumidor brasileiro é uma política de estado. A presidenta Dilma Rousseff  lançou um conjunto de medidas para garantir a melhoria na qualidade de produtos e serviços e incentivar o desenvolvimento das relações de consumo.

Chamado Plano Nacional de Consumo e Cidadania, esse conjunto de decisões terá, para seu acompanhamento e fiscalização do cumprimento das determinações, uma Câmara Nacional de Relações de Consumo integrada pelos ministros da Justiça, da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, do Planejamento e da Casa Civil da Presidência da República.

A primeira missão dessa câmara é, em 30 dias, criar uma relação de produtos essenciais ao consumidor. Qualquer problema verificado pelo consumidor em produtos incluídos nessa lista, desde que estejam na garantia, terá que ser solucionado imediatamente pelo fornecedor.

Observatório Nacional 

:: LEIA MAIS »

Juiz anula dívidas de cacauicultor

Entendendo que os produtores de cacau Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida e Carlos Alberto Araújo Almeida foram vítimas do “Plano de Recuperação da Lavoura Cacaueira da Bahia” criado pela Ceplac foi falho e ineficiente, o juiz de Direito Frederico Augusto de Oliveira, julgou Parcialmente procedentes o pedido de anulação das dívidas.

De acordo com a sentença o Juiz julgou “insubsistentes os títulos de crédito e inválidas as dívidas oriundas dos negócios jurídicos descritos na exordial, pelo que determino que o Banco do Brasil S/A se abstenha de negativar os nomes (dos proprietários) nos órgãos de proteção ao crédito ou retire qualquer negativação levada a efeito, bem como de promover a cobrança judicial ou extrajudicial das dívidas.” declarou.

A dívida inicial do produtor era de R$171.535,97 e estava sendo cobrado pelo Banco o valor de R$424.901,15. Em entrevista por telefone ao Mercado do Cacau, o produtor Carlos Alberto afirmou que o Banco ainda pode recorrer, mas está feliz com este primeiro resultado. “Tivemos (Carlos e Ana Elisa) muito problema com declaração de Imposto de Renda por estamos negativos e pelo valor da dívida e ganhar esta causa renovou o nosso ânimo”, afirmou.

O advogado Rogério Brandão que deu entrada na causa salientou que, o juiz anulou a dívida em todas as esferas, incluindo o PESA. “É muito importante frisar que o juiz anulou as etapas I, II, III e IV do Programa de Recuperação incluindo o PESA, portanto o produtor está isento de todas as dívidas relacionadas aos contratos do Plano de Recuperação”, informou o advogado.

Ainda conforme o advogado aproximadamente 10 produtores que recorreram à Justiça tiveram suas causas julgadas favoráveis no âmbito Estadual e Federal. O cacauicultor Carlos Alberto finalizou, sugerindo que todos os produtores procurem o judiciário, “pois foram vítimas de plano mal elaborado e ineficiente”.

Fonte: Mercado do Cacau





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia