WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Secretário de Ilhéus eleito presidente do Fórum Regional de Gestores de Agricultura

Sebastião Vivas, secretário de Agricultura e Pesca. Foto Gidelzo Silva.

Sebastião Vivas, secretário de Agricultura e Pesca. Foto Gidelzo Silva.

O secretário de Agricultura e Pesca de Ilhéus, Sebastião Vivas, foi eleito, por unanimidade, presidente do Fórum Regional de Gestores de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico. A entidade tem a missão de congregar os dirigentes municipais que atuam nos campos da agricultura e do desenvolvimento econômico, sugerir a criação de políticas públicas para a área, propor e executar projetos coletivos, além de estimular a geração de idéias e a troca de informações. A eleição aconteceu na manhã da última quarta-feira (13), no auditório Altamirando Marques, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O mandato será de um ano, podendo haver reeleição. As reuniões ordinárias serão mensais.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 15.03.2013

Deputada garante que centro cirúrgico do Hospital de Ibicaraí será implantado

“O centro cirúrgico do Hospital de Ibicaraí será realidade e para isso estaremos mais uma vez cobrando ao governo ao Estado da Bahia, ao secretário de Saúde Jorge Solla, ao secretário de Infraestrutura Otto Alencar e ao governador Jaques Wagner, para mostrar o quanto esse equipamento é fundamental para garantir mais saúde aos moradores do município e de cidades vizinhas”. O anúncio foi feito pela deputada estadual Ângela Sousa (PSD) na noite desta quinta-feira (14), em Ibicaraí, durante a solenidade de inauguração das obras de pavimentação asfáltica da rua Acelino Prudente de Moraes, no bairro Duque de Caxias, e também da iluminação na BR 415, no trecho que vai do bairro Duque de Caxias, na entrada da cidade, até o bairro Sempre Viva.

Ângela_Ibicaraí_Centro Cirúrgico. Foto: Cristiano Cruz

Ângela_Ibicaraí_Centro Cirúrgico. Foto: Cristiano Cruz


Participaram da solenidade de inauguração o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, os deputados estaduais Ângela Sousa e Rosemberg Pinto, o deputado federal Geraldo Simões, além de prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores e secretários de diversos municípios da região. Durante a solenidade, Otto Alencar anunciou a realização de obras nos mais diversos municípios do Sul da Bahia, incluindo a reestruturação da pavimentação asfáltica do trecho Itabuna-Ferradas, a duplicação da estrada Ilhéus-Itabuna, a melhoria do acesso para o município de Barro Preto, a construção do muro do aeroporto de Canavieiras e a construção da ponte Centro-Pontal, em Ilhéus, cuja ordem de serviço deverá ser assinada nos próximos 40 dias.

:: LEIA MAIS »

SESC vai construir centro de lazer em Ilhéus

A Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio) vai construir uma sede do Serviço Social do Comércio (SESC), no litoral norte do município de Ilhéus. A decisão sobre o projeto da obra foi comunicada ao prefeito Jabes Ribeiro pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (Sindicom) e conselheiro do SESC, Antonio Costa, durante reunião no Gabinete do Palácio Paranaguá.

Jabes diz que investimento vai beneficiar toda a população  - Foto Alfredo Filho - Secom.

Jabes diz que investimento vai beneficiar toda a população – Foto Alfredo Filho – Secom.


Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro subscreveu um documento, assinado também por outras lideranças políticas e empresariais locais, que reivindica a reinclusão no projeto da área de hospedagem, conforme a proposta original. E manifestou grande satisfação com a notícia sobre o investimento, que vai beneficiar diretamente os trabalhadores do comércio de Ilhéus e região.

Segundo o presidente do Sindicom, Antonio Costa, a unidade do Sesc-Ilhéus contará com piscinas adulto e infantil, escola para crianças, academia de ginástica, quadras esportivas, biblioteca, entre outros equipamentos, visando a promoção de lazer e cultura destinada aos comerciários. Após a construção da unidade, os comerciários, com carteira assinada, poderão se cadastrar para uso social do SESC.

O encontro contou com as presenças do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo Ganem, e do presidente da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Nilton Cruz. O representante da Fecomércio, Antonio Costa, informou que a assinatura da escritura do terreno adquirido ocorreu na última quarta-feira, após um ano e meio de negociação com os antigos proprietários da área.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 15.03.2013

Reunião Camara Setorial do Cacau hoje em Ilhéus

Amigos, bom dia

Hoje sexta-feira, acontece a reunião da Câmara Setorial do Cacau às 14:00 horas no Sindicato Rural de Ilhéus.
O encontro contará com a presença do Secretario de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, e entre os temas debatidos estão a inclusão do cacau no Programa Nacional de Preço Minimo da Conab

Daniel Thame

Prefeitura de Itabuna

Fotos: Gabriel de Oliveira e Wilson Oliveira.

Fotos: Gabriel de Oliveira e Wilson Oliveira.


Prefeito agradece à PM apoio na Lavagem do Beco do Fuxico
Palestra ensinou gestantes a lidar com a ansiedade
Itabuna planeja ações para chegada de empreendimentos do Porto Sul
Settran divulga queda no número de acidentes de trânsito em Itabuna
Inscrições para subcomissão técnica de publicidade terminam amanhã
Prefeitura prossegue retirada propaganda irregular das ruas

:: LEIA MAIS »

Prefeito discute com líderes empresariais a reorganização do comércio de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, iniciou nesta quinta-feira, 14, um processo de discussão sobre propostas de reorganização e revitalização do comércio central da cidade com as principais lideranças empresariais locais. Participaram do encontro, realizado no gabinete do Palácio Paranaguá, os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação Comercial de Ilhéus (ACI) e do Sindicato do Comércio (Sindicom), respectivamente, Paulo Ganem, Nilton Cruz e Antonio Costa, além do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau), Antônio Vieira.

Prefeito Jabes Ribeiro em audiência com representantes da CDL e Sindicom - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus.

Prefeito Jabes Ribeiro em audiência com representantes da CDL e Sindicom – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.


As lideranças do comércio manifestaram ao prefeito a necessidade de uma intervenção imediata visando a organização do comércio no centro de Ilhéus, onde tem ocorrido permanentemente ocupações irregulares em diversos pontos. Por sua vez, Jabes Ribeiro afirmou que um compromisso fundamental de seu governo é organizar a cidade e que a situação do comércio merece uma atenção especial.

:: LEIA MAIS »

Armazém do antigo porto de Ilhéus será transformado em espaço cultural

A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau), vai promover uma ampla vistoria técnica no armazém do antigo Porto de Ilhéus, que fica ao lado do terminal pesqueiro. A proposta é transformar o prédio, desativado desde o início dos anos 70, num espaço capaz de abrigar equipamentos destinados a produções culturais variadas. A autorização para o início do projeto foi dada ao prefeito Jabes Ribeiro pelo presidente da Companhia das Docas do Estado (Codeba), José Muniz Rebouças.

Armazém da Codeba - Foto Gidelzo Silva - Secom-Ilhéus.

Armazém da Codeba – Foto Gidelzo Silva – Secom-Ilhéus.


Inicialmente denominado de Porto das Artes, o projeto conceitual deverá abrigar o funcionamento de um centro de artesanato, de áreas voltadas para exposições e de um Memorial da Cultura Negra. “Sem dúvida alguma, este será mais um importante espaço voltado para a produção cultural do município. Além de infinitas possibilidades, como uma casa de exposições e uma bela alternativa de palco para o Teatro Municipal de Ilhéus, o Porto das Artes servirá para criarmos um centro de referência e historiografia da cultura afro-brasileira”, comenta o presidente da Fundação Cultural (Fundaci), Paulo Atto.

:: LEIA MAIS »

Legião da Boa Vontade (LBV)

LBV comemora 56 anos de atuação em Itabuna

 Durante a comemoração, a Instituição entregará kits de material pedagógico a criança e adolescentes atendidos.

No próximo dia 22 de março, a Legião da Boa Vontade (LBV), celebrará 56 anos de atuação em Itabuna, completados em 20 de fevereiro do decorrente ano. A festividade, que acontecerá às14 horas no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, contará com a presença de amigos, parceiros, colaboradores e atendidos.

Durante a programação, serão realizadas diversas apresentações culturais com as crianças e os adolescentes beneficiados pelos programas socioeducacionais da LBV.

No evento serão distribuídos centenas de kits de material pedagógico para os meninos e meninas atendidos pelos programas LBV — Criança: Futuro no Presente! e Espaço de Convivência, dentro da campanha Criança Nota 10 — sem Educação não há Futuro!.

Na oportunidade a Entidade homenageará amigos, parceiros e colaboradores com o Certificado de Mérito em Solidariedade, como forma de agradecimento pelo apoio prestado ao longo dos seus 56 anos.

L B V

L B V

56 anos em prol da Solidariedade

Em Itabuna a LBV atua desde 20 de fevereiro de 1957, com programas e projetos socioeducacionais voltados às comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social. A instituição ajuda a proporcionar uma melhor qualidade de vida para crianças, jovens e idosos e a resgatar seus valores éticos morais e espirituais e a elevar-lhes a autoestima.

Esse trabalho é realizado graças à ajuda do povo e a parceria com os diversos setores da sociedade, de forma que sejam propiciadas oportunidades para que todo cidadão possa colaborar para o progresso de sua comunidade.

O Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Gileno Amado, 135 — Caixa D’Água. Para outras informações, ligue: (73) 3212-6242.

 

Gestores de Ilhéus, Itabuna e do Estado discutem projeto de duplicação da BR-415

O prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro, e o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, acompanhado de secretários dos respectivos municípios, discutiram com técnicos do governo estadual e da Hydros Engenharia aspectos referentes ao projeto de duplicação da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna. Foram analisados a elaboração do termo de cooperação técnica e o plano de gestão urbanística da área onde será implantado o empreendimento, além da ocupação do solo entre as prefeituras dos municípios de Ilhéus e de Itabuna.

Discussão sobre duplicação da BR 415 - Foto Alfredo Filho - Secom (13)

Discussão sobre duplicação da BR 415 – Foto Alfredo Filho – Secom (13)


Na ocasião, Jabes Ribeiro questionou ainda as medidas que serão adotadas para garantir a qualidade urbanística e ambiental previstas no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) para a duplicação da rodovia. O prefeito ponderou também questões ligadas sobre o acesso ao transporte urbano aos bairros de Salobrinho e Banco da Vitória e à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

:: LEIA MAIS »

HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE ILHÉUS, AS OBRAS COMEÇARAM

HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE ILHÉUS, AS OBRAS COMEÇARAM

O que já foi divulgado como promessa, agora torna-se realidade. Está sendo iniciada a obra de implantação do novo HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE ILHÉUS, o local escolhido  é o prédio onde funcionava a saudosa Maternidade Santa Isabel, no bairro da Cidade Nova.

O novo Hospital, contará com 197 leitos em sua fase inicial, e ainda um anexo será construído para aumentar a capacidade funcional do aglomerado. Sendo um Hospital de Referência, todos os procedimentos médicos e ambulatoriais estarão a disposição da população Ilheense e de outras cidades.

Esta primeira etapa deverá ser concluída em um prazo de 90 dias. A geração de empregos está de volta a cidade, na manhã desta quinta(14), uma fila já estava sendo formada por profissionais da construção civil em busca de uma vaga de trabalho no novo empreendimento.

Em sua segunda etapa, profissionais da área de saúde serão contratados, como: Médicos, enfermeiros, técnicos, etc.

O Grupo responsável pela implantação do novo Hospital de Referência de Ilhéus, está muito otimista e confiante em prestar um excelente serviço a toda a população.

Fotos e matéria no Blog SÓ EM ILHÉUS do repórter COUTINHO NETO.

Decreto institui Unidade Gestora para Praça do Esporte e da Cultura

Através do decreto 036/2013, o prefeito Jabes Ribeiro, instituiu uma unidade gestora para coordenar as ações necessárias ao pleno e adequado funcionamento da Praça dos Esportes e da Cultura, que está em fase de construção, no bairro Nossa Senhora da Vitória. A Unidade Gestora Local (UGL) deverá promover eventos e atividades socioculturais e esportivas na praça e desenvolver um plano de ação voltado para mobilização social contínua da comunidade. Alem disso, deve acompanhar todas as etapas de construção do equipamento.

Área da Praça dos Esportes e da Cultura - Secom Ilhéus.

Área da Praça dos Esportes e da Cultura – Secom Ilhéus.

A obra teve início no último mês de fevereiro, e resulta do convênio firmado entre a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e o governo Federal, através do Ministério da Cultura. Com uma área de 3.000 m,², o equipamento de interação social terá dois edifícios multiuso, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

No espaço, serão promovidos programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

Membro da UGL

:: LEIA MAIS »

FACULDADE DE ILHÉUS

Novos enfermeiros foram graduados em Ilhéus

 

Faculdade de Ilhéus

Faculdade de Ilhéus

Vinte e nove bacharéis em Enfermagem foram graduados pela Faculdade de Ilhéus durante solenidade de colação de grau realizada no último sábado, 9, às 19 horas, no auditório Professora Adélia Melo, na sede própria da instituição. A cerimônia foi presidida pelo diretor geral da Faculdade Almir Milanesi.

Esta é a segunda turma de formandos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, que completou 10 anos de atuação no município. O reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC) se deu imediatamente após a colação de grau da primeira turma de bacharéis, em setembro do ano passado, com conceito quatro de avaliação, numa escala de um a cinco.

A solenidade contou com as presenças da diretora acadêmica da Faculdade, Sandra Milanesi, da representante do Cesupi, Fátima Milanez Frisso, do coordenador do curso de Enfermagem, patrono e paraninfo da turma “Enfermagem Vale a Vida”, professor Robson Vidal de Andrade, do Amigo da Turma, enfermeiro Josenilton dos Anjos Santos, e do secretário acadêmico, Paulo César Castro Xavier. A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, também este presente.

A formanda Gilmara Castro Esteves foi a oradora da turma. O juramento foi conduzido por Igor Nascimento Soares. Durante a etapa de atribuição de grau, foram mestres de cerimônias os formandos Flávio Alves Soledade e a Joana Bastos de Souza.

Durante seu pronunciamento, o diretor Almir Milanesi agradeceu o empenho dos estudantes e professores, e afirmou que “o nosso curso de graduação mantém firme o ideal de contribuir para o ensino de enfermagem baseado na ética e no profissionalismo, desenvolvendo a formação holística do enfermeiro, capacitando-o para o exercício das suas habilidades no ambiente de preservação e manutenção da vida.”





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia