WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

A 68ª CIPM HOMENAGEIA AS POLICIAIS FEMININAS E CIVIS NO INTERNACIONAL DA MULHER

Na manhã do dia 08 de março de 2013, foi realizado na sede da 68ª CIPM, Av. Soares Lopes-Centro/Ilhéus, um belíssimo café da manhã, com intuito de homenagear as policiais femininas desta Companhia de Polícia Militar, no dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença do Maj PM José Diógenes Câmara Alves e sua esposa Joane, a esposa do Cap Pm Hossanah, Sub comandante da Unidade, Srª Yara, além das policiais da companhia.

68ª CIPM

68ª CIPM


Na oportunidade, houve apresentação da história da data comemorativa, através da leitura de textos alusivos e dinâmica de grupo, enfatizando a importância da mulher policial militar na Corporação e na sociedade, além de entregas de rosas às homenageadas.

Diocese de Ilhéus

Diocese de Ilhéus Programa Terceira Semana Social Diocesana

Aconteceu neste sábado, 09 de março, Mais uma Reunião do Conselho de Leigos e Leigas da Diocese de Ilhéus (CONDILI), que contou mais uma vez com a presença de Leigos e Leigas representantes das Paróquias Diocesanas, Religiosos e também com o Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli. Tivemos como assessor deste encontro uma pessoa que tão brilhantemente nos colocou a respeito do Tema: Estado Para Que e Para Quem? O senhor Paulo Demeter.

Diocese de Ilhéus

Diocese de Ilhéus

Desta vez, realizamos o Encontro preparatório para a Terceira Semana Social Diocesana que vai acontecer nos dias 27 e 28 de abril de 2013, dentro do Projeto com a Quinta Semana Social Nacional. Este evento em nossa Diocese também faz parte da Programação do Primeiro Centenário da nossa Diocese de Ilhéus.

O Encontro terminou com uma Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Dom Mauro Montagnoli, que ao final agradeceu a presença de todos.

Caso deseje ver mais imagens,  e tenha Facebook

Facebook: da Diocese de Ilhéus – Cem Anos http://www.facebook.com/media/set/?set=a.321142521342441.1073741826.100003400876257&type=1

Paulo Costa

Agência Câmara

Proposta regulamenta profissão de músico

Arquivo/Brizza Cavalcante
Ademir Camilo
Projeto do deputado Ademir Camilo classifica os músicos como acadêmicos, técnicos e práticos

O Projeto de Lei 4915/12, do deputado Ademir Camilo (PSD-MG), regulamenta a profissão de músico. Pela proposta, esses profissionais serão classificados como acadêmicos, técnicos e práticos, e, para exercer a função, será exigida certificação do sindicado da categoria.

O texto considera músicos os acadêmicos os diplomados por instituições de ensino de nível superior, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação; são técnicos profissionais que comprovarem formação em conservatórios de música ou em cursos ministrados por músicos acadêmicos, com duração mínima de 360 horas. Já os profissionais práticos exploram a música, sem conhecimento teórico comprovado, com o intuito laboral.

Jornada

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
Prefeitura ouve reivindicações de trabalhadores do Matadouro interditado pela Justiça
Prefeitura de Itabuna prorroga até amanhã prazo de recolhimento do ISS
Programa de saúde garante remédio gratuito para pacientes
Prefeitura notificou 170 obras irregulares no bimestre em Itabuna

:: LEIA MAIS »

NEPSI / NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO A SAÚDE.

A ACADEMIA LÍDER em parceira com o NEPSI – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO A SAÚDE, realizou no último Sábado (09) a 1ª FEIRA DA SAÚDE, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento teve ínicio às 07:00hs com a realização de uma Caminhada pelo Eixo Principal do Bairro Hernani Sá, local do evento. Logo após nos stands montados ao lado da Academia Líder, foram oferecidos diversos serviços à população como: aferição de pressão, medição de glicemia, acompanhamento de Nutricionistas, palestras educativas com profissionais do SAMU, Agente de Combate a Endemias, Psicólogos, etc.

NEPSI _ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO A SAÚDE

O evento contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, SAMU, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Social, MEDISUL, Vereador Fábio Magal, Dr. Francisco Sampaio, UNIMED, GAPA-Bahia, TV Santa Cruz, Sacolão do Pontal, Mercadinho Nenem, entre outros.


ASCOM – NEPSI / NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO A SAÚDE.

Seap discute ­­desenvolvimento agropesqueiro com representantes da classe

A criação de planos municipais de Assistência Técnica Rural e do Desenvolvimento Agropesqueiro bem como a composição do Conselho Municipal de Agricultura e Pesca, foi discutida na manhã desta segunda-feira, 11, no auditório do Sebrae. O encontro, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Seap), contou com a participação do titular da pasta, Sebastião Vivas, de agricultores e representantes da classe, além de técnicos do órgão.

Reunião da Secretaria de Agricultura e Pesca com representantes de classe no Sebrae - Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus).

Reunião da Secretaria de Agricultura e Pesca com representantes de classe no Sebrae – Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus).


Conforme Vivas, a reunião desta segunda-feira dá continuidade ao trabalho iniciando nesta gestão. “Nos encontros anteriores representantes de diversas entidades sediadas na região elaboraram planos conjuntos de ação que agora serão formalizados”, destacou. A próxima reunião está marcada para dia 18, na sede do Sebrae, quando será definida a composição dos grupos temáticos para traçar as metas e delimitações dos planos municipais de desenvolvimento para os setores de agricultura e pesca.

Ao fazer um balanço da reunião, Sebastião Vivas ressaltou que “este foi mais um passo importante da Seap, em firmar parcerias que venham a somar com os interesses da comunidade de Ilhéus”. Segundo o secretário, órgãos e instituições como a Ceplac, Sebrae, Adab, EBDA, Bahiapesca, Ibama, Institutos Nossa Ilhéus e Cabruca, Coofasulba e o Sindicato Rural Patronal já contribuem para o desenvolvimento do município.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 11.03.2013

ATIL e Prefeitura de Ilhéus realizam evento inédito na Semana Santa

Feito para família, com os sabores da terra do cacau, o Aleluia Ilhéus Festival veio incrementar um qualificado calendário turístico da cidade. As tradições da semana santa estarão presentes, como o chocolate e o pescado, aquecendo a economia e estimulando o turismo local.

ALELEUIA ROUPA NOVA E PADRE

O festival acontece de 28 a 31 de março e é organizado pela ATIL (Associação de turismo de Ilhéus), Prefeitura Municipal de Ilhéus e SEBRAE, num grande investimento coletivo, “Esse evento revela um potencial diversificado sem que o município precise bancar as despesas para realização, pois as parcerias garantem o necessário para a infraestrutura e as atrações, cabendo a prefeitura e ao governo serviços, como limpeza, fiscalização, segurança e espaço público”, assegura Alcides Kruschewsky, secretário municipal de turismo.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS / CLUBE DO SAMBA

Mais uma tarde memorável neste domingo no Espaço Cultural Joãozinho Alfaiate.
Com lotação completa, a alegria tomou conta da galera.
Completando as homenagens prestadas ao mestre Joãozinho Alfaiate, o cantor Ivo & Cia ficou encarregado de contagiar a todos com seu vasto repertório.
Como sempre as presenças ilustres de Lito Vieira e Itasussy.
De parabéns mais uma vez o grande amigo IVAN, que tem feito um trabalho de continuidade da obra do eterno Joãozinho Alfaiate.
Se o Vascão tivesse sido campeão, a tarde teria sido completíssima, mais infelizmente…

clube do samba 30

ZÉCARLOS JUNIOR

CDL DE ILHÉUS FIRMA PARCERIAS EM BENEFÍCIO DO COMÉRCIO

Com uma série de visitas agendadas a empresas que atuam em Ilhéus, nos mais variados segmentos, a diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas vem trabalhando para não só renovar como também firmar novas parcerias na cidade. A ideia é promover ações que venham beneficiar comerciantes e comerciários, e, sobretudo, a economia da cidade. “Estamos assumindo a presidência da CDL com enormes desafios pela frente, mas também com muito otimismo. A diretoria está trabalhando incansavelmente para concretizar inicialmente o projeto da Campanha Tríplice, referente aos dias das Mães, dos Namorados e São João. Já contamos com apoios importantes como o do SEBRAE e do Sincomércio, além de empresas privadas que já sinalizaram positivamente. Temos a certeza que contaremos também com o apoio do poder público, que sempre entendeu a importância das ações desenvolvidas pela CDL” explicou o presidente, Paulo Ganem.

Faculdade de Ilhéus_CDL.

Faculdade de Ilhéus_CDL.

Além da realização da Campanha Tríplice, a CDL tem como uma das metas iniciais, a conquista de novos associados e a fidelização dos já existentes. “Queremos aumentar o portfólio de benefícios e convênios, para que o associado veja a real importância de ser membro da CDL, seja com descontos em planos de saúde e odontológicos ou em cursos, como o de inglês, o universitário e até oferecendo cursos de qualificação gratuitos específicos para determinado público alvo, sempre com foco no comércio”, reforçou Paulo.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS / Prefeitura realiza serviços nas ruas Luzitânia e Café

O coordenador de Limpeza Urbana Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus (Sedur), César Benevides, informa que a partir desta terça-feira, 12, serão realizados serviços de varrição, capinagem, dentre outros, nas ruas Luzitânia e Café, na região central da cidade, atendendo a solicitação dos moradores. Com relação à iluminação pública, ele afirmou que equipes da Sedur vão avaliar, também nesta terça-feira, a situação das lâmpadas, dos “braços” dos postes, dos reatores e das fotocélulas para fazer as intervenções necessárias à melhoria da prestação do serviço à população.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus prossegue nesta terça-feira, 12, com o serviço de rotina de limpeza em diversas ruas e avenidas do município.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 11.03.2013

Bahia Pesca prepara repovoamento de caranguejos

O Puçá – Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-Uçá -, realizado pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), está na fase final de produção de mais um lote de caranguejos para repovoamento dos mangues baianos. No laboratório da empresa, na Fazenda Oruabo, em Santo Amaro da Purificação, cerca de 1,5 milhão de larvas da espécie já estão em tanques com temperatura e salinidade da água monitoradas para diminuir a mortandade das larvas.

A próxima etapa no desenvolvimento dos animais é a sua metamorfose em megalopas – caranguejos na segunda fase de crescimento, medindo apenas meio centímetro. “Esta é uma fase crucial. A mortandade é muito alta durante esta metamorfose e a média de sobrevivência é de 25% a 35% dos indivíduos”, explica a tecnóloga em aqüicultura, responsável pelo Laboratório de Larvicultura de Caranguejo-uçá da Bahia Pesca, Eliane Hollunder, acrescentando que, assim que estiverem formadas, as megalopas serão soltas nos mangues de Santo Amaro da Purificação.

Passo-a-passo

O processo de produção dos caranguejos em cativeiro começa com a captura, por parte de pescadores e marisqueiras, de fêmeas ovadas (grávidas) da espécie. Estes indivíduos são colhidos preferencialmente no mesmo habitat em que as megalopas serão distribuídas no futuro. “As 115 fêmeas que temos hoje foram capturadas nos manguezais de Acupe, em Santo Amaro”, conta Eliane Hollunder.

Os animais são alimentados com peixe e camarão até a eclosão dos ovos. É neste momento que “nasce”, em forma de larva, a iguaria tão apreciada por baianos e turistas. As larvas então são colocadas em tanques onde se alimentam de microalgas e microcrustáceos e vão se desenvolvendo até atingirem o estado de megalopas.


Ascom/Bahia Pesca
Secretaria da Agricultura,Pecuária, Irrigação,Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri)
Assessoria de Imprensa

Secretaria já colocou em funcionamento 17 unidades de Saúde

Mesmo com todas as dificuldades encontradas no setor, herdadas da administração anterior, a secretaria municipal de Saúde de Ilhéus já conseguiu colocar em funcionamento 17 unidades de saúde, garantindo atendimento médico à população. As equipes de atenção básica estão distribuídas entre as zonas sul, centro, norte e oeste da cidade.

Unidade Básica de Saúde em Olivença - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus

Unidade Básica de Saúde em Olivença – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus


Conforme informação da diretora de Atenção à Saúde, Gleiciane Birschner, na zona sul estão funcionando o Centro Avançado de Saúde (URBIS), as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) I e II do bairro Nelson Costa, os PSFs I e II do Nossa Senhora da Vitória e a Unidade de Saúde de Olivença.

Na zona central, o atendimento médico é possível na unidade de saúde Almiro Vinhais, na Avenida Princesa Isabel, na Policlínica Halil Medauar, no bairro da Conquista, e no Centro de Atenção Especializada (CAE III), localizado na Avenida Canavieiras, na sede do antigo Sesp.

Na zona norte, encontram-se em funcionamento as unidades de saúde Sarah Kubitschek, no Malhado, do Centro Social Urbano (CSU), na Barra, e dos bairros São Miguel e do Iguape. Na zona oeste, o atendimento médico pode ser feito nas Unidades de Saúde da Família I, II e II do bairro Teotônio Vilela, e no PSF II do Salobrinho.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 11.03.2013





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia