WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Sarau das Mulheres reuniu mais de 20 artistas em Ilhéus

Poesia, música, dança e demais performances artísticas marcaram o I Sarau das Mulheres, realizado na noite da última sexta-feira (08), em Ilhéus. O evento atraiu a atenção do público, que lotou a porta da Casa dos Artistas a fim de prestigiar as apresentações de mais de 20 artistas regionais. Para marcar o dia internacional da mulher, a iniciativa provocou reflexão sobre a utilização da arte como forma de expressão e luta da classe feminina.

Fotos: Felipe de Paula e Karoline Vital.

Fotos: Felipe de Paula e Karoline Vital.


Com flores, perucas e lingeries compondo a decoração, o foco principal do Sarau das Mulheres foi o protagonismo feminino, distanciando-se das homenagens já incorporadas pelo setor comercial. O palco foi rodeado por um varal, que recebeu diferentes peças femininas à medida que os artistas se apresentavam.

Além do entretenimento, houve ainda espaço para protesto contra a violência sofrida pelas mulheres. As atividades foram transmitidas ao vivo via internet pelo coletivo de poesia “Outra Primavera”. O evento foi organizado de forma colaborativa por produtores e artistas regionais e contou também com apoio do Teatro Popular de Ilhéus.

Programação da semana

:: LEIA MAIS »

Aleluia Ilhéus Festival é a nova opção de turismo cultural para o feriado da Semana Santa

Além de dinamizar as alternativas de lazer para a população, o ‘Aleluia Ilhéus Festival’ está sendo formatado como produto capaz de atrair anualmente um grande número de visitantes, oriundos de várias partes da Bahia e do Brasil, para consolidar o município como destino turístico, no feriado da Semana Santa. A primeira edição do evento, promovido pela Prefeitura Municipal e a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), vai ocorrer nos próximos dias 28 (Quinta-feira Santa) a 31 deste mês de março (Domingo de Páscoa), na Avenida Soares Lopes, com diversas manifestações culturais, como dança, música, teatro, literatura, gastronomia, artes plásticas e apresentações circenses, além de estandes de negócios e produtos agrícolas.

Ilhéus

O evento tem o apoio de diversos órgãos e entidades da área pública e da iniciativa privada, a exemplo do governo do Estado (através da Secretaria Estadual de Turismo, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Desenbahia, Bahiagás, Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária), do Sebrae, da Ceplac, Instituto Cabruca e Instituto Nossa Ilhéus.

As atrações musicais do ‘Ilhéus Aleluia Festival’, que se apresentarão em um palco montado no Centro Histórico, numa área entre o mar e a tradicional Praça Dom Eduardo (onde ficam os famosos Bar Vesúvio, a Catedral de São Sebastião e próximo à Casa de Cultura Jorge Amado), conta com alguns dos principais nomes da cena artística nacional, incluindo ícones da música religiosa, como o padre Fábio de Mello, e da música popular, a exemplo do grupo Roupa Nova.

Nos dois primeiros dias, as atrações musicais terão um apelo mais religioso. Na noite da Quinta-feira Santa, haverá a apresentação do padre Fábio de Mello; já na Sexta-feira da Paixão, 29, o público vai conferir a apresentação da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos e de outros grupos de música orquestrada. Nos dois dias, o horário das apresentações será compatibilizado com a programação da Diocese de Ilhéus, que está comemorando este ano o seu Centenário de fundação. No sábado, dia 30, e no domingo, dia 31, as noites serão repletas de atrações musicais, tendo como destaques o Roupa Nova (sábado) e o grupo O Teatro Mágico (domingo).

O presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lessa, afirma que com o evento, o município estará dando um passo significativo para aumentar o fluxo de visitantes durante a Semana Santa, maximizando, também, as alternativas de cultura e lazer. “É fundamental consolidarmos este evento com o objetivo de reforçar a imagem de Ilhéus como destino durante a Semana Santa. Pensando nisso, teremos, já em 2014, uma grande encenação da Paixão de Cristo”, garante o presidente da Atil.

Abertura e estandes 

:: LEIA MAIS »

Dobradinha ilheense no Brasileiro Master de Surf

Foi realizado nesse final de semana 09 e 10 março na Praia de Stella Mares em Salvador, a 2ª Etapa do Circuito Brasileiro e Seletiva para o Mundial Master de Surf que será realizado no Equador nos dias 6 a 14 de abril na praia de Montanhita.

master

Dobradinha ilheense no pódio e nas vagas para o Mundial, com os surfistas Jojó de Olivença (bi-campeão brasileiro de surf profissional e ex-Top mundial) conquistando o título da categoria Kahuna (45 anos) e Marcelo Alves conquistando o titulo da categoria Gran Master (41 anos).

A equipe ilheense, contou ainda com a participação dos atletas Cristiano Carvalho, Bruno Sena e Gabriel Macedo atualmente em 3º no ranking categoria Kahuna e atual técnico da Confederação brasileira, que estará acompanhando a equipe no Mundial.

Segue abaixo os resultados da etapa e a equipe que representará o Brasil:

:: LEIA MAIS »

Prorrogado prazo para cadastramento de entidades que atendem usuários de substâncias psicoativas

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), prorrogou para a próxima quinta-feira, 14/03, o prazo para o cadastramento de instituições de acolhimento e reabilitação de usuários de substâncias psicoativas. Com a ação, a prefeitura informa-se sobre o quantitativo das entidades que atuam no atendimento a esses cidadãos bem como toma conhecimento das ações desenvolvidas por cada instituição. Interessados devem procurar o psicólogo Carlos Araújo na sede da instituição, localizada na Rua Mário Alfredo s/n, Avenida Itabuna, das 08:00h às 12:0h. É necessário comparecer com documentos de identificação da instituição e do seu representante.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 11.03.2013

Setre e Ceapler discutem doenças ocupacionais e formas de prevenção

As formas de luta para combater e enfrentar as doenças ocupacionais serão debatidas, quarta-feira (13), a partir das 8h30, no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) por técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Centro de Estudo, Prevenção e Apoio aos Portadores de LER/DORT (Ceapler).

O debate, na sede do MPT, no Corredor da Vitória, com apoio da Agenda Bahia do Trabalho Decente, é uma iniciativa de conscientização dos trabalhadores e da sociedade, na luta contra esta grave doença ocupacional que, a partir de 1990, com o advento das novas tecnologias ganhou contornos de uma epidemia mundial.

O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. Geralmente, ela é causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema músculo-esquelético.

O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER que inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinites e bursite.

Estudos dão conta que o grande aumento no diagnóstico da doença ocorreu nos últimos anos e a partir da metade dos anos 80, os números de casos cresceram de maneira assustadora no Brasil. Segundo dados disponíveis, elas respondem por 80% dos diagnósticos que resultaram em concessão de auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez pela previdência social.

Ascom/Setre

11.03.2013

Projeto obriga supermercados a destacar validade dos produtos

Deputada Ângela

Já está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia o projeto de lei de autoria da deputada estadual Ângela Sousa (PSD) que obriga os hipermercados e estabelecimentos similares a divulgarem a validade dos alimentos postos em promoção em suas empresas. De acordo com a proposta, as mercadorias cujo prazo de validade for menor que 30 dias, deverão ser expostas com cartaz advertindo para este exíguo prazo. Alem disso, o aviso deverá conter dimensão igual ao empregado para o anúncio da oferta.

A deputada estadual Ângela Sousa explica que o objetivo é proteger os incautos consumidores dos produtos das promoções sem a devida divulgação da data de validade em destaque. “Com a implantação da data de validade em destaque, sendo obrigatório para essa divulgação o mesmo tamanho e tipo de texto, com certeza trará maior facilidade de visualização para idosos, deficientes visais e crianças. Assim estarmos evitando a compra de produtos com prazo ínfimo para o consumo”, justificou a deputada.

A iniciativa tem como ponto de partida as inúmeras reclamações, por parte dos clientes, nos órgãos de defesa do consumidor. De acordo com Ângela Sousa, o objetivo não é trazer dificuldades e muito mesmo problemas para os proprietários de hipermercados e estabelecimentos similares, mas sim garantir mais informações, saúde assegurar os direitos dos consumidores. De acordo com o projeto, o descumprimento desta lei acarretará ao infrator as penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.


AI/DEP.

Prefeitura de Itabuna

INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DAS SECRETARIAS DA EDUCAÇÃO E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ESTÃO MANTIDAS

A Prefeitura de Itabuna informa que estão mantidas as inscrições para o processo seletivo simplificado 002/2013, que objetiva a contratação temporária de profissionais para as Secretarias de Saúde e de Assistência Social, considerando que o Excelentíssimo Juiz de Direito Ulysses Maynard Salgado, plantonista da 1ª Vara da Fazenda Pública, concedeu apenas em parte a liminar requerida pelo Ministério Público, não incluindo na sua decisão a suspensão da referida seleção.

Todos os interessados podem comparecer nesta segunda e na terça-feira, à Vila Olímpica, munidos de currículo e da documentação exigida pelo edital publicado no Diário Oficial do Município (http://www.itabuna.ba.io.org.br/diarioOficial) e no site da prefeitura (www.itabuna.ba.gov.br).

Quanto à seleção para a Secretaria da Educação, que teve as suas etapas classificatórias encerradas na semana passada, a Prefeitura informa que, cumprindo a liminar expedida pelo Dr.  Ulysses Maynard Salgado, suspende a etapa da contratação, prevista para esta segunda-feira (11) e para terça-feira (12).

A Procuradoria-Geral do Município já está providenciando a defesa do Município neste caso, de modo a garantir, no menor prazo possível, a finalização do processo relativo à contratação temporária para a Secretaria da Educação, evitando prejuízo ao funcionamento da Rede Municipal de Ensino, pelo que a Prefeitura de Itabuna solicita aos aprovados que aguardem novas informações.

Itabuna, 10 e março de 2013.

Departamento de Comunicação Social

Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O

por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

ALELÚIA ILHÉUS FESTIVAL

      Confirmadas algumas atrações do Aleluia Ilhéus Festival, evento que acontecerá nos próximos dias 28 a 31 deste mês de março. Promovido pela Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal de Turismo e a Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL),   o evento já tem confirmadas como atrações, o Padre Fábio de Melo (dia 28); Filarmônica Capitania dos Ilhéus (dia 29); Roupa Nova, dia 30, e Teatro Mágico, no dia 31, começando sempre às 20 horas no palco armado ao lado da Catedral. Contará ainda com várias manifestações culturais, como a dança, teatro, música, culinária, literatura, exposição de artes plásticas, além de estandes de negócios e produtos agrícolas. O circuito do Festival foi delimitado entre a Praça Dom Eduardo, onde estará o palco para shows, e a Praça Rui Barbosa, com dois mil metros quadrados de área coberta. A Academia de Letras de Ilhéus, montará um espaço denominado Literarte, onde exaltará a literatura regional. O Chocolate Caseiro estará com sua tradicional casinha enfeitada para o evento; e com muitos ovos de Páscoa.

ACADEMIA DE LETRAS

       A Academia de Letras de Ilhéus reabre festivamente seus trabalhos literários, no próximo dia 14 de março (quinta-feira), Dia da Poesia e aniversário de Castro Alves. As comemorações começarão com uma visita ao busto do Poeta, às 18 horas, na Praça Castro Alves, onde possivelmente alguém recitará um dos imortais poemas do Poeta dos Escravos. Em seguida, na sede da ALI, na rua Antônio Lavigne de Lemos, centro, haverá a reabertura dos trabalhos, e a posse da nova Diretoria, eleita para o biênio 2013/2014. A nova Diretoria terá na Presidência o professor, advogado e acadêmico Josevandro Nascimento; nas primeira e segunda vice-presidências, André Rosa e Baísa Nora, respectivamente. Compõem ainda a Diretoria a ser empossada, os acadêmicos Pawlo Cidade, Neusa Nascimento, Maria Schaun, Maria Luiza Heine, Gerson dos Anjos, Dorival Freitas, Ruy Póvoas, Neide Silveira e Vercil Rodrigues.

SEMANA DA POESIA

:: LEIA MAIS »

FAÇAM JUSTIÇA <> SOCORRAM ILHÉUS E DESTRUAM SUAS MEZELAS

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

Prefeitura de Itabuna.

PM diz que 30 mil pessoas participam da Lavagem do Beco

A Polícia Militar estima que cerca de 30 mil pessoas estejam no circuito da Lavagem do Beco do Fuxico neste momento. Segundo o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, coronel Lemos, esse número deve aumentar a partir da entrada da principal atração da noite, a banda Armandinho, Dodô e Osmar.

Fotos: Pedro Augusto e Gabriel de Oliveira

Fotos: Pedro Augusto e Gabriel de Oliveira


O comandante da PM avalia que até agora a festa como tranquila, sem incidentes e num clima de bastante harmonia e paz. No meio da multidão idosos, adultos e crianças se misturaram no Beco Fuxico para ver a passagem das baianas. As pessoas desceram a Rua Adolfo Leite em direção à Avenida do Cinquentenário ao som de tambores e atabaques cânticos afro, sendo molhados pelas baianas com água de cheiro e pétalas de rosa com pedidos paz e amor para a festa.
A foliã Michelle Moreira residente no Góes Calmon não abre mão do banho de cheiro. “Acho lindo esse ritual e espero que a festa continue bonita como foi até agora”, disse. Já Joana Alves de Souza moradora no bairro de Fátima afirma que gosta muito desse ritual das baianas e do banho de cheiro. Para ela tudo na festa está irradiando alegria. Maria Aparecida Soares veio do bairro Conceição e disse que nunca perdeu uma Lavagem do Beco, mas que este ano a festa surpreendeu pela organização, animação das pessoas e pelo clima de paz.

Tombamento do ABC da Noite abre a Lavagem do Beco do Fuxico

Fotos: Gabriel de Oliveira e Pedro Augusto.

Fotos: Gabriel de Oliveira e Pedro Augusto.

Muita alegria e emoção marcaram o tombamento do bar ABC da Noite por volta da uma e meia da tarde deste sábado, 9, abrindo oficialmente a Lavagem do Beco do Fuxico, no centro de Itabuna. A solenidade foi iniciada pelo secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, que falou da alegria e do momento histórico para a cidade e pelo decreto assinado pelo prefeito Claudevane Leite.
“Depois de vermos ir ao chão, o Castelinho, o Colégio Divina Providência, o imóvel do espólio de Gutemberg Amazonas e a antiga agência do Banco no Brasil, o prefeito Vane Leite achou por bem assinar o decreto de tombamento do ABC da Noite para preservar o imóvel histórico na cidade”, disse o secretário Joé Humberto, reforçando a determinação do prefeito de preservar elementos arquitetônicos, culturais e históricos, materiais e imateriais da cultura grapiúna.
Emocionado, o comerciante Alencar Pereira, o “Cabôco” Alencar, transferiu a homenagem para a população e disse que o reconhecimento da Prefeitura foi recebido com humildade, já que o grupo social presente era formado por amigos e frequentadores do tradicional boteco, aonde comercializa diariamente, entre as 11h30min e 13 horas e 17h30min e 19 horas, batidas com sabores de frutas regionais e essências como gengibre.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Augusto Júnior, agradeceu a parceria com a empresa Bahiagás, presidida pelo economista Davidson Magalhães. A empresa estatal é responsável pela contratação da banda Armandinho, Dodô e Osmar, a principal atração da festa mais tradicional de Itabuna, que também foi homenageada pela Prefeitura pelos 70 anos de criação da guitarra baiana com uma placa entregue ao músico Aroldo Macedo. A banda se apresentará neste sábado, a partir das 22 horas, na Praça Adami.
”Sem a parceria de empresas públicas e privadas não seria possível ao Município realizar a festa, principalmente pelas dificuldades encontradas e a escassez de recursos públicos”, explicou Wenceslau. O vice-prefeito disse ainda que não se pode confundir tombamento do prédio com a demolição de imóveis fazendo contraponto com a realidade vivida até o ano passado quando imóveis de valor histórico foram derrubados para dar lugar a empreendimentos. “Esse tombamento é para memória, resgate e conservação da história”, concluiu.
Para o jornalista Daniel Thame, presidente Academia de Letras, Artes, Música, Biritas, Inutilidades, Quimeras e Etc. (Alambique), a Prefeitura de Itabuna está de parabéns, porque Itabuna é uma cidade onde tombar significava derrubar. “Temos vários prédios históricos que foram derrubados e, quando a Prefeitura toma uma iniciativa dessas de preservar um patrimônio histórico da cidade, temos que elogiar e destacar”, observou. O artista plástico Renart anunciou que pretende fazer a doação da placa de tombamento em homenagem à data.
O tombamento do ABC da Noite foi prestigiado pelos secretários de Esportes e Recreação, Evans Maxwel, e de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Cleide Sousa, presidente da FICC Roberto José da Silva, do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, do tenente coronel PM Serpa, deputado federal Geraldo Simões, vereadores Jairo Araújo, Ronaldo Geraldo e Joilson Rosa, dentre outras personalidades culturais e politicas da região. O evento reuniu mais de duas centenas de pessoas que se confraternizaram com o caboclo Alencar.
_____________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social

Conab pode incluir cacau na política de preço mínimo

O secretário executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), José Carlos Vaz, afirmou nesta sexta-feira (8), em Brasília, o ministério é favorável à inclusão do cacau na Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e garantiu que vai defender a proposta junto ao Conselho Ministerial, que deverá encaminhar o assunto ao Conselho Monetário Nacional (CMN), a quem caberá criar a PGPM do cacau. Ele disse ainda que a Conab vai estudar a comercialização do cacau atrás da Política de Aquisição de Alimentos (PAA), sinalizando ainda com a possibilidade da Conab realizar a estimativa de safra do cacau, em conjunto com a Ceplac. O diretor da Conab, Sílvio Porto, também mostrou-se favorável ao cacau na PGPM, e relatou que na semana passada o governador Jaques Wagner havia ligado para o Ministro, apresentando essa demanda.

Esses foram alguns do encaminhamento feitos pelo secretário executivo do Mapa no encerramento da reunião realizada na sede do Mapa, com a presença de todas as instituições representativas da cacauicultura. “Foi a reunião mais produtiva na história do cacau no Mapa”, disse o secretário estadual da Agricultura (Seagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), acrescentando que no encontro foram debatidos os assuntos mais relevantes da cultura do cacau.

:: LEIA MAIS »

Empreendimento traz prejuízos e danos à saúde na Rua da Paz, CSU e Rua do cano

Boa Tarde!

Prezado comunicador, viemos a esta renomada representante da comunicação de nossa região, expor a situação a qual nós, moradores da Rua da Paz, CSU e Rua do Cano estamos passando, e pedir encarecidamente a divulgação e se possível apoio.

Há algum tempo foi iniciado na Rua da Paz no CSU-Centro Social Urbano, um empreendimento denominado Loteamento Parque das Mangueiras, de propriedade do Sr. Antônio Viana, para execução deste empreendimento o mesmo precisa retirar um morro com centenas (senão milhares) de metros cúbicos de barro* e cascalho* (chamaremos a partir daqui de material*).

Primeiro deve-se levar em consideração que nesta localidade é uma rua prioritamente de residências e que consequentemente há muitas crianças e idosos.

Os problemas para os moradores iniciam na retirada desse material, a partir daí podemos citar diversas dificuldades/problemas/perigos aos quais ficamos expostos:

  • Caminhões passando em alta velocidade;
  • Eletro-Eletrônicos, Eletrodomésticos sendo danificados devido a enorme quantidade de poeira, já houve morador que jogou revoltado tvs na rua;
  • Crianças, Idosos e Adultos, ficando doentes devido a exposição forçada a poeira, já houve caso de criança ficar internada devido a bronquite, provocada pela poeira; Renites e Alergias estão se tornando frequentes.
  • Paredes, Janelas, Portas, Interiores das casas  (moveis em geral) ficam carregadas de poeira, e se limpar, 30 minutos depois, ta tudo sujo novamente;
  • Estender roupas no varal, só é permitido a noite, do contrario, é pôr e ter que lavar tudo de novo;
  • Mulheres e crianças que em sua maioria ficam em casa durante o dia, são obrigadas a ficar com portas e janelas fechadas o tempo todo, isso não quer dizer que estão protegidos, apenas evitando uma maior exposição.

Em vários momentos, muitos moradores já tentaram sensibilizar o proprietário Sr. Antônio Viana sobre as mazelas que seu empreendimento tem trazido, porém o mesmo é relutante e  áspero, para não citar outras palavras.

Prova dessa resistência do proprietário é a existência de um caminho alternativo que os caminhões e máquinas poderiam estar fazendo, porém como este caminho é alguns metros mais distante, o que diminuiria seu LUCRO, o mesmo se recusa a utilizar.

Nós Moradores fazemos essa denuncia e aproveitamos pedir como cidadãos e queremos ter nossos direitos respeitados, pedir aos órgãos públicos, que com certeza tem pessoas competentes e sérias que levam seu trabalho de igual modo à serio, pelo amor de Deus tomem uma providência, venham visitar esse empreendimento.

As pessoas hoje em dia não mais tão ignorantes (no sentido de ter acesso a informação), sabemos que para esse tipo de empreendimento é OBRIGATÓRIO documentos como: LICENÇA AMBIENTAL, PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, entre outros, e nesses documentos que estariam as Ações obrigatórias por parte do empreendimento para eliminar/reduzir os problemas causados para os moradores.

Desde já agradecemos a atenção desprendida, e contamos com seu apoio.

Atenciosamente,

Moradores da Rua da Paz, CSU e Rua do Cano.

Ilhéus, 08 de março de 2013.

ESPAÇO ABERTO PARA OS CITADOS – QUERENDO – SE MANIFESTAR.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia