:: ‘Notícias’
Deputada Ângela Sousa participa de encontro do PSD em Brasília
A deputada estadual Ângela Sousa participou nesta quarta-feira (27), em Brasília, do encontro da executiva estadual do Partido Social Democrático (PSD) onde foi discutido, dentre outros assuntos, o apoio à sucessão presidencial em 2014. Durante o encontro, liderado pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, e pelo vice-governador da Bahia, Otto Alencar, ficou confirmado o entendimento de que será uma tendência natural do partido apoiar a reeleição de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. O condicionamento estaria apenas na continuidade de um bom governo. Contudo, foi destaque na reunião o entusiasmo e confiança em relação ao resto do mandato da chefa da nação.

Para a deputada Ângela Sousa, o encontro serviu para confirmar mais uma vez a união e a unidade do partido nas discussões políticas, onde de forma democrática foi reafirmado o apoio à presidente Dilma Rousseff. A deputada citou ainda o crescimento do PSD na Bahia, principalmente nos municípios do interior, onde foram eleitos diversos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Ela informou que a proposta é realizar encontros regionais do partido na Bahia, garantindo a união dos filiados nas decisões sobre os caminhos a seguir nas eleições de 2014 no estado.
Além de Ângela Sousa, participaram também do encontro os vereadores Alan Sanches, Ivana Bastos, Maria Luísa Láudano e Temóteo Brito. A reunião do PSD contou ainda com a presença dos deputados federais Edson Pimenta, Fernando Torres e Paulo Magalhães, e do vereador de Salvador, Duda Sanches, que lidera o partido na Câmara Municipal. Aproveitando a viagem a Brasília para participar do encontro do PSD, a deputada Ângela Sousa também se reuniu com deputados federais para tratar de convênios, obras e serviços beneficiando os mais diversos municípios da Bahia.
Inauguração da Arena Fonte Nova será em 7 de Abril com um BA VI
A inauguração da Arena Fonte Nova está confirmada para 7 de abril, com um BA x VI, válido pelo Campeonato Baiano. O clássico, que será precedido por um evento festivo, marcará a realização da primeira partida oficial na Arena. O Governo do Estado, juntamente com a concessionária da Arena Fonte Nova, por zelo e prudência, decidiram transferir o evento inaugural para a primeira semana de abril. “Hoje iniciamos o período de transição da fase de construção para a preparação para operação”, afirmou Frank Alcântara, presidente da Arena Fonte Nova em coletiva realizada esta quinta-feira (28).
Porta-voz do Governo na coletiva, o secretario de Comunicação ,Robinson Almeida, destacou que dos estádios que estão sendo preparados para a Copa 2014, a Arena Fonte será o primeiro a ser inaugurado entre aqueles que começaram a obra do zero. “Com um detalhe a mais: foi uma obra precedida por demolição”. Participaram também da coletiva, os secretários Nilton Vasconcelos (Trabalho e Esporte) e Ney Campello (Secopa).
Prefeitura de Ilhéus paga salário de fevereiro nesta sexta-feira
A Prefeitura de Ilhéus fará o pagamento do salário dos servidores públicos municipais, referente ao mês de fevereiro, nesta sexta-feira, dia 1º, incluindo saúde, educação. Com isso, o governo municipal cumpre o compromisso de priorizar o pagamento em dia, valorizando todo o funcionalismo público.
O secretário de Administração, Ricardo Machado, informa que o governo municipal continua realizando estudos no sentido de fixar o calendário de pagamento do funcionalismo. “Esses estudos já se encontram bastante avançados e será mais uma ação da Prefeitura de Ilhéus para valorizar seus servidores”, comenta o secretário.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 28.02.2013
Hoje e dia de circo abre programação de março
Hoje é dia de circo é a atração que vai abrir a programação de março do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), que traz ainda música, cinema, exposição fotográfica e literatura. O pocket show do Grupo Teatro/Circo Maktub será nesta sexta-feira (1º) às 18h30min e no sábado (02) às 17 horas, na Casa dos Artistas de Ilhéus. O espetáculo traz os principais personagens do universo circense na figura do palhaço, resolvendo desafios, cada um a seu modo. Texto e direção de Fábio Nascimento. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5.
O Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus mantém a parceria com o curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz. As projeções dos vídeos dos acadêmicos acontecem no Cineclube Équio Reis, todas as terças-feiras às 19 horas. No dia 05, será exibido o documentário “A Contrapartida”, de Mariana Ferreira. E, às 19 horas do dia 19, acontecerá a Mostra Mondrongo Filmes, com obras produzidas ou apoiadas pelo Núcleo do TPI. A entrada é franca.
Mais de oito mil turistas visitaram Ilhéus em apenas dois dias
Três navios transatlânticos, com mais de oito mil turistas a bordo, atracaram ontem e hoje, dias 27 e 28, no porto de Ilhéus, movimentando ainda mais o comércio e a economia da cidade. Os principais pontos turísticos e ruas do centro histórico ficaram lotados, a exemplo do Bar Vesúvio, Espaço Bataclan, Casa de Jorge Amado, Palácio Paranaguá, Igreja Matriz de São Jorge, Catedral de São Sebastião, todos eles referenciados nacional e internacionalmente através da obra do escritor Jorge Amado, “Gabriela”, “São Jorge dos Ilhéus” e “Terras do Sem Fim.”
Os visitantes desembarcaram nos navios MSC Orchestra, Splendour of the Seas e Grand Mistral. Eles procuraram também outros atrativos turísticos, como as praias do Sul, a estância hidromineral de Olivença, o Mercado de Artesanato e fazendas de cacau abertas à visitação. Os turistas demonstraram encantamento com a cidade, sempre curiosos com a história e o cenário descritos por Jorge Amado no romance “Gabriela, Cravo e Canela”, entre as décadas de 1920 e 1930.
Bahia lança programa da borracha com apoio da Ceplac
A Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), lança nesta segunda-feira, 4 de março, no município de Valença, com a presença do secretário Eduardo Salles, Programa de Desenvolvimento do Setor da Borracha Natural (Prodebon), que conta com a parceria de agentes da cadeia produtiva e apoio técnico da Ceplac.
O programa visa atingir a auto-suficiência do Estado da Bahia em borracha natural através do aumento da produção e melhoria da qualidade. Para tanto serão implantados 100.000 hectares de seringueira em sistemas agroflorestais entre os anos 2013 e 2031, com investimento previsto de R$ 1,6 bilhão, distribuídos nesse período, sendo R$ 250 milhões para o plantio de 25 mil hectares de seringueira em substituição a eritrina na modernização de plantios de cacau e R$ 1,35 bilhão para o plantio simultâneo de 75 mil ha de sistemas agroflorestais com seringueira, cacau ou outros cultivos.
Em Ilhéus, Polícia Federal investiga convênio celebrado pela gestão passada
Uma equipe da Polícia Federal compareceu na manhã desta quinta-feira, 28, às dependências da Prefeitura de Ilhéus, localizadas no centro da cidade, para cumprir mandado de busca e apreensão de documentos relativos ao convênio 352/2010, firmado pela gestão passada com o Ministério da Integração Nacional. Comandada pelo delegado Samuel Martins e acompanhada pelo secretário de Administração, Ricardo Machado, a operação atendeu determinação da juíza federal substituta, Karine Costa Carlos Rhen da Silva, em cumprimento a um pedido de investigação do Ministério Público Federal.
O inquérito apura possíveis irregularidades, como superfaturamento de preços e aplicação dos recursos federais em desconformidade com o projeto apresentado pelo governo passado ao Ministério da Integração Nacional. O referido convênio, que ficou em vigor de julho de 2010 a setembro de 2011, teve como objeto a execução de obras de reurbanização, contenção de encostas, recomposição de pavimentação e drenagem de canais e córregos em vários morros da cidade.
Novo coordenador da 13ª Ciretran tomou posse hoje, em Ilhéus
Contando com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, foi realizada nesta quinta-feira, 28, a solenidade de posse do novo coordenador da 13ª Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito – Paulo César Machado, órgão vinculado ao Detran – Departamento de Trânsito da Bahia. O município de Ilhéus possui atualmente uma frota cadastrada de mais de 41 mil veículos.

Prefeito Jabes Ribeiro na cerimônia de posse do novo coordenador da 13ª Ciretran – Foto Alfredo Filho – Secom.
O evento contou com a participação dos funcionários da Ciretran, do vereador Tarcísio Paixão, dos secretários municipais de Relações Institucionais, Jailson Nascimento, Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, Desenvolvimento Social, Jamil Ocké e Comunicação, Paixão Barbosa, além do chefe de Gabinete, Vítor Veiga, entre outros.
:: LEIA MAIS »
Governador pede apoio da presidente Dilma para solucionar grave problema na agricultura baiana
Prejuízo pode passar de 300 milhões de reais
Nesta safra, a Bahia passa por um momento difícil. Uma praga denominada Helicoverpa Zea, lagarta específica da cultura do milho, este ano avançou para outras culturas do Oeste, principalmente a soja e o algodão, chegando a dizimar algumas áreas e acarretando prejuízos incalculáveis para a socioeconomia local. Por conta desse problema, na semana passada, os produtores da região Oeste se reuniram no município de Luiz Eduardo Magalhães, para discutir alternativas para solucionar o problema.
Após a discussão, os produtores argumentaram ao secretário de Agricultura, Eduardo Salles, que a solução imediata é a aceleração no processo de registro dos produtos agroquímicos, uma vez que não existe nenhum produto desta natureza registrado especificamente no uso dessas culturas, para combater a lagarta. Por vias normais, o registro pode demorar anos para ser aceito, pois depende da aprovação do Ministério da Agricultura, do Ministério do Meio Ambiente, através do Ibama e do Ministério da Saúde, através da Anvisa.
CÂMARA MUNICIPAL DE ILHÉUS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
www.camaradeilheus.com.br
| Nº | 08 | Data: | 26.02.2013 |
| Início de legislatura e Câmara já recebe os primeiros projetos de lei |
| A Câmara Municipal de Ilhéus, na sessão desta terça-feira, (26 ) sob a presidência do vereador –Dr.Jó-, vem apresentado um bom índice de demonstração democrática e postura legislativa. Registro da presença dos 19 edis que iniciaram a sessão com temas interessantes e oportunos, tanto no pequeno quanto no grande expediente. O uso da palavra fora utilizada por todos os vereadores presentes, a exemplos do presidente da Câmara que, solidarizou-se com à greve dos vigilantes bancários e, ao mesmo tempo, com as crianças especiais quando do fechamento da escola na zona norte da cidade. Já o vereador, Ivo Evangelista, iniciou sua fala parabenizando a excepcional postura dos pares no tocante aos temas apresentados. E, aproveitando da oportunidade, externou sua preocupação com a falta de incrementação de políticas públicas no combate à violência.
De autoria do vereador professor Alzimário Belmonte, foi encaminhado à Mesa Diretora para os trâmites legais de dois projetos de lei, desta nova legislatura, com os números 001/2013 e 002/2013. O primeiro, dispõe sobre obrigatoriedade de afixação nas academias de ginásticas, nos centros esportivos e estabelecimentos comerciais de nutrição esportiva e produtos correlatos à atividade física, de carta com advertência sobre as consequências do uso de anabolizantes e dá outras providências. O segundo, institui a internação psiquiátrica compulsória e dá outras providências.
Ascom/CMI
|





























































