:: ‘Notícias’
Tribunal estende cassação de liminares para reintegração de servidores
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Mário Alberto Simões Hirs, decidiu, em resposta a uma solicitação da Prefeitura de Ilhéus, estender os efeitos de sua decisão anterior, cassando liminar que determinava a reintegração de um funcionário concursado aos quadros da administração municipal, às demais liminares com o mesmo teor que tenham sido concedidas por juízes da primeira instância. Com isto fica mantida a decisão da Prefeitura, de considerar nulas as nomeações feitas pela gestão anterior que contrariaram normas da Lei de Responsabilidade Fiscal.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
06.03.2013
Itabuna / Primeiros caminhões compactadores alugados pela prefeitura já chegaram
Os dois primeiros caminhões compactadores alugados pela Prefeitura de Itabuna para fazer a coleta de lixo da cidade já estão operando. Durante toda noite, as duas equipes vão recolher o lixo nas áreas centrais da cidade, incluindo o Jardim Vitória, a Beira-Rio dos dois lados, Jardim do Ó e a Avenida do Cinquentenário, além de Pontalzinho, Castália e bairro de Fátima.
Segundo o secretário Marcos Monteiro, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano -Sedur, o serviço continuará sendo feito também pelas caçambas, até a meia-noite. “Dois caminhões compactadores correspondem a cinco caçambas. Com a chegada dos dois veículos, hoje, o serviço será agilizado e logo a população perceberá a diferença”, disse o titular da Sedur.
Marcos Monteiro elogiou a postura da população, que tem colaborado com a prefeitura neste momento. “Sabemos que há cobranças, mas percebemos que as pessoas entendem que a medida foi necessária, pois o serviço feito pela empresa anterior não era bom e ainda era muito caro”.
O secretário informa que mais três caminhões compactadores chegam nesta quarta-feira e serão imediatamente colocados em operação. “As equipes já estão prontas, é só os caminhões chegarem e começam a trabalhar”, garante o secretário.
_____________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Confraria “nasce” na pré-lavagem do Beco do Fuxico
Confraria “nasce” na pré-lavagem do Beco do Fuxico

Bebidas, tira-gostos e um bom bate-papo
Nesta sexta-feira (8), às 18 horas, será inaugurado o Bar Confraria, localizado na travessa Ithiel Xavier, no Alto Beco do Fuxico. A proposta da direção é proporcionar aos frequentadores um cardápio com uma carta de bebidas quentes bem variada – cachaças das melhores regiões produtoras do Brasil, entre outros destilados –, e tira-gostos com base na conhecida comida de boteco.
Para animar os foliões, José Sena promete muita música ao vivo, com animação do Grupo Amor a Dois, além do conjunto musical Aroldinho, Godó e Oscar, com um vasto e variado repertório. Promete José Sena, manter o Confraria como um reduto da boemia itabunense, servindo o melhor da gastronomia de boteco, consagrada em todo o Brasil, mas com um toque grapiúna.
QUARTA AUTORAL
Oi, gente!
Nesta quarta-feira, dia 06 de março de 2013, haverá Quarta Autoral, no Bar do Borrachinha (quase em frente ao Centro de Convenções de Ilhéus).
O Projeto tem início às 19h e encerramento às 21h.
Nesta quarta apresentaremos o músico, cantor e compositor Sérgio Nogueira, o poeta Heitor Brasileiro e o cordelista Gilton Thomé.
Estarão presentes os músicos Sérgio Di Ramos, Iuri Wense, Edu Neto, Ivan Rodrigues, e muitos outros convidados. Também foram convidados os poetas da cidade, entre eles Luh Oliveira e Geraldinho Lavigne.
Será uma noite de muitos encantos.
Apareçam e desfrutem.
EDU NETO
Deputada Ângela Sousa volta a cobrar reforma das centrais de abastecimento
Em 2008 a deputada apresentou a Indicação 16.659 solicitando a revitalização da Central de Abastecimento do Malhado. No documento Ângela Sousa explicou que a unidade é a maior feira livre de Ilhéus e nesse espaço são comercializados os gêneros alimentícios da agricultura familiar, gerando renda para centenas de famílias de pequenos produtores. No entanto, desde a sua inauguração, há mais de 30 anos, não foi feita nenhuma obra maior de ampliação e manutenção. A proposta, conforme consta na Indicação, é de que feira, uma vez revitalizada, seja não apenas um ponto de comércio, mas também um espaço que sirva como atrativo turístico, onde haja boa apresentação dos produtos típicos regionais e seja proporcionada a difusão de aspectos da cultura local.
A saúde em Itabuna é tema de audiência pública que será realizada pelo MP
Dando continuidade às ações do programa “O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos”, o MP promove nos dias 21 e 22 deste mês, das 8h às 18h, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Itabuna, uma audiência pública para debater o tema “A problemática da saúde em Itabuna nos seus diversos aspectos, tendo em vista os riscos iminentes de lesões graves aos direitos fundamentais da população”. A abertura será realizada às 8h pelo promotor de Justiça Clodoaldo Anunciação, que vai falar sobre a “Visão geral das problemáticas levadas ao conhecimento do Ministério Público por diversos setores da sociedade”. A situação da atenção básica, atendimento da população na média e alta complexidade, atendimento psiquiátrico em Itabuna e região e a situação da instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) serão alguns dos assuntos que estarão em pauta neste dia.
Já no dia 22, às 8h, será discutido o tema “Judicialização da Saúde (causas, efeitos, condução e consequências)”. A audiência será aberta à população. Os interessados em expor ideias, fatos ou sugestões deverão se cadastrar exclusivamente pelo email nely.silva@mp.ba.gov.br até o dia 15 deste mês, informando nome completo, RG, instituição à qual pertence o interessado, email de contato ou endereço completo, telefone e a temática que será abordada.
—
ASCOM
Ministério Público Estadual
O ano da contabilidade
por Antoninho Marmo Trevisan*
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lançou uma campanha muito oportuna para as empresas, a economia, o setor educacional e acadêmico e toda a sociedade. Trata-se do projeto 2013: Ano da Contabilidade no Brasil. Objetivo é informar sobre os serviços prestados pelos profissionais do setor e conscientizar sobre a sua importância para o desenvolvimento socioeconômico do País.
A grande missão da contabilidade, desde o seu grande difusor, o frei Luca Bartolomeo de Pacioli, que registrou o sistema das partidas dobradas pela primeira vez em livro, é estabelecer a figura da responsabilidade no trato da coisa pública e privada. Este elementar princípio, que ele descreveu em 1494, basicamente instituiu uma nova ordem econômica, que indicava ser impossível que uma pessoa pudesse aplicar um recurso sem ter a sua origem definida e calculada. Quando não se respeitam tais pressupostos, tende-se a montar orçamentos que não fecham, contas que não batem e empresas e países que quebram.
No Brasil, a contabilidade floresce e se posiciona como atividade cada vez mais relevante. Trata-se de fator decisivo para atribuir credibilidade aos setores público e privado, criando base importante de sustentação para nosso crescimento econômico. Por isso, é fundamental a formação de novos contadores altamente capacitados no plano técnico e conscientes de seu papel no processo de desenvolvimento nacional.
Bahia Pesca prepara ações emergenciais para açudes baianos
Para minimizar os impactos causados pela seca nos açudes baianos, a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), criou um plano de ação com medidas mitigadoras. As atividades visam evitar a mortandade de peixes, a exemplo do ocorrido no açude Itarandi no final de janeiro, quando chuvas torrenciais na região aliadas ao acúmulo de material orgânico pós seca, provocaram aumento na produção de gás carbônico no local, próximo ao município de Conceição do Coité. Todas as ações estão sendo articuladas com o Programa Vida Melhor, coordenado pela Casa Civil, e outras secretarias do Estado como a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, por meio da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR) e Secretaria do Meio Ambiente, através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Entre as medidas estabelecidas no plano de ação estão visitas técnicas para apurar possíveis problemas ocasionados pelo pós seca, monitoramento da qualidade da água e, caso necessário, elaboração de um projeto de esgotamento sanitário. “E, conforme orientação do Governo do Estado, as atividades serão desenvolvidas em conjunto com demais secretarias, prefeituras municipais e instituições ligadas ao setor, na tentativa de manter diálogo permanente entre parceiros e impactar positivamente a realidade das milhares de famílias que vivem da pesca e aquicultura em todo o território baiano”, enfatiza o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.
Prefeitura de Ilhéus
Prefeitura de Itabuna

Prefeitura convoca famílias inscritas no Minha Casa, Minha Vida
Prefeitura paga salário de fevereiro a professores e pessoal da Educação
Operação realizada por fiscais da prefeitura recolhe 67 anúncios irregulares
“Pit stop da dengue” alerta a população de Itabuna
Prefeito de Itabuna discute modernização administrativa com Fundação Getúlio Vargas
Prefeitura publica relação de aprovados na seleção da Educação
Prefeitura reabre seleção para a Saúde e Assistência Social
Começa nesta quinta (07) o Curso de Fotografia para iniciantes

Começa nesta quinta (07) o Curso de Fotografia para iniciantes ministrado pela comunicóloga e especialista em Audiovisual pela UESC, Tacila Mendes. O curso é direcionado para quem nunca teve uma iniciação em fotografia e está em busca de um olhar mais apurado. Além de fazer fotos mais bonitas, o participante se tornará apto a explorar mais os recursos de sua câmera compacta.
As aulas acontecerão nos dias 07 e 08 de março (das 19h00 às 21h30) e dia 09 (manhã), na Fundação Cultural de Ilhéus. O investimento é de R$ 65,00.
O conteúdo do curso é abrange: O que é fotografia?; Breve história da fotografia; Conhecendo sua câmera (elementos e recursos); Estética da fotografia – Regras de composição; Erros a serem evitados; Modos de operação da câmera; Explorando os recursos da câmera (como funcionam os pré-programas); Quando usar o flash; As “horas mágicas” – melhores luzes do dia; Pontos de foco; Treinamento do olhar fotográfico; Aulas prática para treinamento do olhar fotográfico; Análise e avaliação das fotos produzidas.
Os alunos recebem apostila em CD e certificado. É necessário que o aluno leva sua câmera. Para mais informações, acesse o site: www.maonamaquina.com
Att,
Ascom
ILHÉUS / Reunião no Ministério Público discute TAC para a saúde
Durante reunião realizada nesta segunda-feira, 4, na sede do Ministério Público Estadual, em Ilhéus, entre a secretaria municipal de Saúde e representantes da rede de prestadores de serviços, ficou acertada a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de lastrear uma consulta a ser apresentada ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a fim de viabilizar a forma de pagamento em atraso dos serviços de saúde credenciados e permitir um prazo para que as instituições hospitalares regularizem a documentação exigida pela legislação.
O encontro foi mediado pelo promotor público Pedro Nogueira Coelho, com a participação da secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, o procurador municipal Administrativo, Ítalo Assunção, dos vereadores Aldemir Almeida, Roque do Sesp, Raimundo Silva, Fábio Magal e Roland Lavigne, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yolando de Souza, entre outros. O TAC será assinado nesta terça-feira, 5, às 10 horas, na sede da secretaria de Saúde.
Ledívia Espinheira afirmou que a preocupação do governo municipal é realizar esforços para regularização da prestação de serviços à população “Para isso, é necessário que os hospitais, clínicas e laboratórios regularizem suas questões fiscais, inclusive para fazerem jus aos investimentos que serão feitos na saúde do município pelos governos estadual e federal”.
Na oportunidade, o promotor Pedro Coelho expressou a preocupação com a retomada do pleno acesso da população à saúde. Por sua vez, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yolando de Souza, lembrou que essas dificuldades não são novas e que para o colegiado, responsável pelo controle social do SUS, “é fundamental tirar o sistema de saúde da ilegalidade, para garantir o direito da população ao atendimento universal da saúde.”
—
Secretaria de Comunicação




























































