WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Ângela Sousa discute com Estado mais segurança para Canavieiras

Preocupada com altos índices de violência registrados nos últimos meses em Canavieiras, o que vem assustando a comunidade e trazendo sérios prejuízos para o turismo local, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD), juntamente com o vereador Nilton Silva do Nascimento (PSD), o secretário municipal de Bem Estar Social, Edmo Nascimento, e o secretário municipal do Interior, Eriston Jesus, se reuniu com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, para solicitar mais segurança para o município. A deputada explicou que o índice de violência nas cidades do interior tem aumentado consideravelmente, daí a necessidade de uma ação maior para garantir mais segurança aos moradores e turistas.

Dep. Ângela

Dep. Ângela


De acordo com vereador Nilton do Nascimento, de Canavieiras, a população tem enfrentado sérios problemas com a falta de segurança no município, além do aumento de casos de homicídios. Ele ressaltou que os comerciantes estão sendo assaltados com grande frequencia e isso tem prejudicado toda a economia da região. Os secretários Edmo Nascimento e Eriston Jesus afirmaram que o efetivo e as viaturas policiais são insuficientes para atender a demanda do município e pediram para o secretário de Segurança Pública o aumento do policiamento no local. Já a deputada Ângela Sousa ressaltou que o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, tem investido na compra de novas viaturas e na formação de novos policiais, mas é preciso dar uma atenção maior aos municípios do interior, a exemplo de Canavieiras, que era uma cidade pacata, mas que nos últimos meses vem sendo afetada pelos altos índices de violência.
:: LEIA MAIS »

Só tem um jeito de fazer valer a pena!

Por Rosana Braga

Penso que qualquer coisa que nos propomos a fazer precisa valer algo de bom. Precisa servir para algum crescimento, alguma evolução, mínima que seja. Assim, de atitude em atitude, de escolha em escolha, vamos desenhando a pessoa que de fato desejamos ser!

Felizmente, muitas leituras, músicas, conversas e até filmes terminam servindo para fortalecer essa minha crença e mostrar que realmente “é preciso saber viver”. Quando assisti “O Poder Além da Vida” pela primeira vez, fiquei encantada com a forma que esta mensagem é transmitida no filme. Baseado numa história verídica, o roteiro conta sobre um ginasta em crise existencial que encontra um amigo, uma espécie de mestre, com quem aprende lições fundamentais para seu amadurecimento.

E numa das melhores cenas, o mestre diz ao rapaz algo mais ou menos assim: se quer fazer a sua vida valer a pena, precisa aprender a responder três perguntas e vivenciar essas respostas. São elas:

– Onde você está? AQUI!

– Que horas são? AGORA!

– Quem é você? ESTE MOMENTO!

Quando você está vivendo, seja qual for a situação, estando de fato “aqui”, “agora” e sendo inteiramente “este momento”, é impossível não valer a pena, simplesmente porque você estará conectado com a única existência real – o presente!

Eckhart Tolle, autor do livro “O Poder do Agora” também dissertou de forma incrível e imperdível sobre como fazer sua vida valer a pena. E eu, seguindo minha linha de estudos e trabalho, escrevi o “FAÇA O AMOR VALER A PENA”, na tentativa de nos relembrar o quanto temos sofrido por razões inventadas, por dificuldades desnecessárias e, assim, impedido nossa própria felicidade e a de outras pessoas.

:: LEIA MAIS »

Diretores da APPI/APLB participam de curso sobre Saúde do Trabalhador

A APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, realizou nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Canavieiras, o curso de formação de 26 diretores sindicais, representantes das cidades de Ilhéus, Una, Uruçuca, Itacaré e Canavieiras, com o objetivo de enfrentar o desafio de promover ações concretas nos locais de trabalho que modifiquem as condições de serviço e a vida dos trabalhadores em educação. O curso foi ministrado pela coordenadora nacional da Rede Vida Viva, Mara Lira, que veio à região para realizar a capacitação dos monitores.

Curso

Curso


Durante a formação foi construído um plano de implementação nas cinco cidades sob a jurisdição da Delegacia Sindical Costa do Cacau e no mês de maio desse ano será realizada a segunda etapa do curso, buscando capacitar os dirigentes sindicais para a discussão do adoecimento no local de trabalho. Como metodologia do curso foram realizadas palestras, dinâmicas em grupos, relatos sobre os problemas do adoecimento e as realidades em cada uma das cinco cidades.

A presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, informou que cursos de formação dessa natureza são fundamentais para fornecer informações sobre a legislação a respeito da saúde do trabalhador, os problemas do adoecimento no local de trabalho e ainda orientar sobre de que forma os líderes sindicais devem atuar para impedir os riscos, os abusos e garantir a vida, os direitos e a integridade física dos trabalhadores.

ASCOM – APPI-APLB/Sindicato – Delegacia Sindical Costa do Cacau

A seca não acabou

A seca não acabou! É o que alerta o secretário estadual da Agricultura e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, em sucessivos ofícios à presidente Dilma Rousseff, aos ministros da Integração, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e à presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), demonstrando o quadro preocupante dos reflexos causados pela longa estiagem. “Podemos comparar esta seca a um tremendo terremoto, cujas conseqüências serão sentidas pelo menos nos próximos dez anos, ou mais”, afirma Salles.

Entre as medidas urgentes que o presidente do Conseagri tem reivindicado ao governo federal estão a prorrogação do Programa de “Venda Balcão” de milho subsidiado pela Conab, cujo prazo para encerramento expira no próximo dia 28; prorrogação das dívidas de custeio e investimentos a vencer em 2013,  e a prorrogação para até 31 de dezembro deste ano das vigências das linhas de crédito emergencial instituídas para produtores rurais afetados pela seca na área de abrangência da Sudene e pelas enchentes na região Norte, com acréscimo de  R$ 1 bilhão aos recursos disponibilizados. O secretário explica que essas linhas de crédito são fundamentais e indispensáveis nesse momento em que os pastos e os rebanhos precisam ser recuperados.

Além desses itens, o Conseagri reitera ao governo federal solicitações para a implantação do PAC Semiárido; criação urgente de um programa de doação de milho para os pequenos ovinocaprinocultores do Nordeste brasileiro, e a utilização do sistema de cabotagem, via Porto de Paranaguá, para facilitar o transporte de grandes quantidades de milho para as capitais do Nordeste.

Eduardo Salles explica que “a situação não está pior graças ao prestígio do governador Jaques Wagner junto ao governo federal, e à união das bancadas da Bahia na Câmara e no Senado, o que tem viabilizado recursos e ações emergenciais e estruturantes destinadas a amenizar os efeitos da seca”.

 

Ascom Seagri 

24 de fevereiro de 2013

Josalto Alves

ENCONTRO DOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS NA DIOCESE DE ILHÉUS 2013.

Este evento em comunhão com as comemorações do Centenário da Diocese der Diocese de Ilhéus, aconteceu hoje, dia 23 de fevereiro de 2013 na Casa de Retiro Nossa Senhora do Carmo no Banco da Vitória em Ilhéus-Bahia. Contou com praticamente, um representante de cada Ordem Religiosa, existente em nossa Diocese.

ENCONTRO DOS RELIGIOSOS(AS) da Diocese de Ilhéus

ENCONTRO DOS RELIGIOSOS(AS) da Diocese de Ilhéus

No início foi feita uma apresentação das Ordens Religiosas, em seguida tivemos um breve intervalo e no retorno o nosso Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli, nos fez um breve relato sobre a Campanha da Fraternidade 2013, em seguida aconteceu a Eleição  para o CRB A Conferencia dos Religiosos(as) do Brasil), onde foi eleita a nova Diretoria. a nível Diocesano e para encerrarmos com chave de ouro, tivemos uma Celebração Eucarística, com o intuito de agradecermos a Deus pelo maravilhoso encontro que tivemos e em seguida um momento de confraternização com todos os presentes.

Se você tiver um perfil no Face book e quiser ver mais imagens, basta clicar no link abaixo!!

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.314864965303530.70183.100003400876257&type=1

 Por Paulo Costa

Maria Regina Canhos Vicentin em: O papa coragem

“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16, 18).

Assumo publicamente que desde o início simpatizei com o papa Bento XVI e que, de 2005 (quando assumiu o papado) até 2013 (quando anunciou sua renúncia), essa admiração só aumentou. Que homem corajoso! Que amor profundo pela Igreja! Meus cumprimentos Joseph Ratzinger pela humildade e agudo discernimento em relação aos sussurros inefáveis do Espírito Santo em meio a balburdia que tomou conta do Vaticano. Coragem de ser o cordeiro de Deus moderno, sacrificando-se para expiar os pecados de um corpo eclesial dividido, assombrado pela hipocrisia religiosa, individualismos, vaidades, desavenças por espaço, prestígio e poder. Haja fôlego para conviver com tantos complôs, corrupção e intrigas; tanta sujeira na Igreja.

Já no início de seu papado, Bento XVI pediu: “Rezai por mim, para que eu não fuja, por receio, diante dos lobos”. E ele não fugiu! Retirou o véu negro que encobria os padres pedófilos e, se os mesmos não foram punidos com maior rigor, tal se deu somente porque muitas decisões do papa foram ignoradas num flagrante desrespeito à sua autoridade. Em reportagem de Léo Gerchmann, do jornal Zero Hora (Porto Alegre – RS), o teólogo Érico Hammes cogitou até a possibilidade de alguns discursos do papa “terem sido manipulados com a introdução de palavras indevidas”.

:: LEIA MAIS »

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, no uso de suas atribuições legais, convoca todos os diretores para a próxima reunião ordinária mensal, que acontece no próximo dia 27 de fevereiro/2013 (4ª feira), às 15h, pontualmente, no auditório da Academia de Letras, situado à Rua Antonio Lavigne de Lemos, NR. 39, centro da cidade de Ilhéus, com a seguinte pauta:

a) Esplanação das últimas atividades e ações,
b) Código de ética,
c) ACT e repercussão,
d) Atribuições individuais e coletivas,
e) Suspensão de associado,
f) Projetos concretos,
g) O que ocorrer

Ilhéus-Ba, 21 de fev de 2013.

DINO ROCHA
Secretário Geral

* Todos os associados não diretores que estiverem com suas obrigações sindicais em dia, terão acesso, voz e vez. Se assim desejarem.

PETO DA 69ª CIPM PRENDE HOMICIDA

PETO 69 NELSON COSTA HOMICIDANesta ultima sexta-feira dia (22) por volta das 18 horas, a Guarnição da VTR 6901 da 69ª CIPM, conduziu do Bairro Nelson Costa para Delegacia de Polícia, Tiago De Jesus Sena de 21 anos.
O mesmo efetuou 06 disparos de arma de fogo contra Willian Almeida Rocha, 21 anos, que veio a óbito no local do fato. O homicídio ocorreu na Avenida Lotus do mesmo Bairro. Segundo o autor, a vitima era irmão de um elemento conhecido por “Doguinha”, que a cerca de três meses atrás assassinou o seu irmão, sendo este o motivo do crime.
Com o acusado foi encontrado 01 revolver Taurus calibre 38, de numeração: 485471, com 06 cartuchos deflagrados. A ação rápida da Polícia Militar foi fundamental para a prisão do acusado.

Agrissênior Notícias – Nº 416 – 27 de fevereiro de 2013

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).

Inscrições abertas para o Curso de Fotografia para iniciantes

Estão abertas as inscrições para o Curso de Fotografia para iniciantes, ministrado pela comunicóloga e especialista em Audiovisual pela UESC, Tacila Mendes. O Curso é direcionado para quem nunca teve uma iniciação em fotografia e está em busca de um olhar mais apurado. Além de fazer fotos mais bonitas, o participante se tornará apto a explorar mais os recursos de sua câmera compacta.

As aulas acontecerão nos dias 07 e 08 de março (das 19h00 às 21h30) e dia 09 (manhã), na Fundação Cultural de Ilhéus. O investimento é de R$ 65,00.

O conteúdo do curso é abrange: O que é fotografia?; Breve história da fotografia; Conhecendo sua câmera (elementos e recursos); Estética da fotografia – Regras de composição; Erros a serem evitados; Modos de operação da câmera; Explorando os recursos da câmera (como funcionam os pré-programas); Quando usar o flash; As “horas mágicas” – melhores luzes do dia; Pontos de foco; Treinamento do olhar fotográfico; Aulas prática para treinamento do olhar fotográfico; Análise e avaliação das fotos produzidas.

Os alunos recebem apostila em CD e certificado. É necessário que o aluno leva sua câmera. Para mais informações, acesse o site: www.maonamaquina.com

Anivesário do Dilazenze

Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze

Fundado em 22-02-86

 INFORMATIVO

O grupo DILAZENZE está comemorando 27 anos de existência no dia 22 de fevereiro e como parte das comemorações estará realizando uma serie de atividades neste final de semana em sua sede social no alto da conquista. A programação inclui a inauguração da biblioteca comunitária “Ponto de Leitura Mamêto Mucalê” contemplada pelo edital Mais Cultura de Pontos de Leitura da Fundação Pedro Calmon, apresentações artística do corpo de balé afro do grupo, show musical com as bandas Dilazenze e Entropia alem de vários convidados entre eles o poeta Gustavo Felicíssimo e o cantor Claudio vieira com o afro-samba. Finalizando a festa o bloco afro Dilazenze realizará um cortejo afro pelas ruas do bairro da conquista e logo após o desfile será servido o tradicional amalá para os foliões.

PROGRAMAÇÃO:

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
Acolhida a alunos e familiares marcará início do ano letivo em Itabuna
Carros de som serão vistoriados pela prefeitura em março
Prefeitura começa a pagar salários de fevereiro
Secretário reforça pedido de apoio à Sesab para melhoria da Saúde

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia