:: ‘Notícias’
Rosana Braga em: VOCÊ OUVE OS SINAIS QUE A VIDA MANDA?
Lembre-se de uma situação bem desagradável que já aconteceu com você! Talvez uma traição num relacionamento, uma mentira descoberta, uma briga grave ou algo assim. Agora, sem abusar do lugar de vítima, tente retroceder esse acontecimento na memória, como se fosse um filme que pudesse ser rebobinado em câmera lenta.
A ideia é que você perceba que antes do “caldo entornar” ou “da porca torcer o rabo” ou do pior ter acontecido, alguns sinais foram dados. Se você reparar bem, nada acontece da noite para o dia, ou do nada, como muitos preferem acreditar. Além disso, tudo o que faz parte da nossa história, sempre inclui a nossa participação, de uma forma ou de outra. Ou seja, nunca somos somente passivos. Há algo de nós que está ativo em qualquer circunstância e que precisa ser considerado se quisermos aprender alguma coisa. Nem que seja como não cometer o mesmo erro infinitas vezes.
O fato é que a vida sempre nos manda dicas, sinais, avisos sobre estarmos ou não estarmos no caminho certo. Mas, geralmente, ignoramos, não estamos atentos. Simplesmente insistimos no mesmo, no cômodo, no conhecido. E quando dá errado, imediatamente vestimos a carapuça de vítimas. Vítimas do outro, da injustiça do mundo, do raio que o parta. Nunca vítimas de nós mesmos, das armadilhas que nós mesmos armamos contra nossa chance de ser feliz.
Jabes destaca parcerias como uma das estratégias do seu governo
Consideradas fundamentais para auxiliar o processo de reorganização dos serviços públicos e da recondução da cidade ao caminho do desenvolvimento socioeconômico, as parcerias institucionais encontram-se presentes em praticamente todos os setores da administração municipal. Uma das primeiras medidas emergenciais do governo para a execução de um amplo mutirão de limpeza, responsável pela remoção de milhares de metros cúbicos de lixo e entulho, contou com a participação de diversas empresas, como a Bahia Mineração (Bamin), HP Terraplenagem, Atlântica Ambiental e Poupa de Frutas Sabiá, entre outras.
Ainda no bojo de atuação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o objetivo de viabilizar uma grande Operação Tapa-Buracos nos diversos logradouros da zona urbana de Ilhéus, uma importante parceria vem sendo delineada com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). De acordo com informações do secretário Isaac Albagli, a intervenção terá início logo após a regularização das pendências da Prefeitura deixadas pela gestão anterior junto ao órgão estadual. “Apesar disso, é importante lembrar que já realizamos uma primeira rodada de serviços de tapa-buracos nas principais avenidas da cidade, em parceria com a Bamin e em caráter emergencial”, ressalta, acrescentando que “a formação de parcerias é uma medida fundamental para que o governo consiga superar a crise, garantindo a promoção dos serviços públicos à população.”
Turismo
68ª CIPM APREENDE DROGAS NO ALTO DO COQUEIRO
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
68ª CIPM APREENDE DROGAS NO ALTO DO COQUEIRO
No dia 02/03/2013, por volta das 17h30min, policiais militares do PETO/6811, com apoio das demais guarnições da 68ª CIPM, efetuaram diligência no Alto do Coqueiro/Malhado após denúncia anônima sobre tráfico de drogas existente em uma residência localizada na Rua São Mateus, naquela localidade. No interior da residência de nº 615, foram encontrados cerca de 13(treze) papelotes de maconha(35 gramas); 41(quarenta e um) papelotes de crack(10gramas); 01(um) tablete de maconha prensada, pesando cerca de 168 gramas; 08(oito) aparelhos de telefone celular; 01(um) canivete; R$ 1.493,00(um mil quatrocentos e noventa e três reais) em cédula e R$ 27,80(vinte e sete reais e oitenta centavos) em moeda; 01(um) colar com medalhão de prata; 03(três) relógios; 02(duas) pulseiras; 01(um) fio de prata com 01 aliança; 02(duas) motocicletas com chave (01 HONDA CG TITAN 150, vermelha, placa NYJ 5797/Ilhéus-BA e 01 HONDA CG 125 TITAN, azul, placa DNH 4578/Campinas-SP); vários saquinhos para embalar drogas e 01 rolo de papel alumínio. No local reside MÁZIO FELIX DA SILVA, 18 anos, que estava em companhia de UELLINGTON SILVA DE SOUZA, 21 anos e o menor J S M, 16 anos, os conduzidos foram apresentados na 7ª COOPIN, onde foram adotadas as medidas legais; sendo lavrado Auto de Prisão em Flagrante em desfavor de UELLINGTON DA SILVA e MÁZIO FELIX DA SILVA.
O Comando da 68ª CIPM continua contando com o apoio da sociedade, através de denúncias, através do e-mail: denuncia68pm@hotmail.com.
Setor Juventude da Diocese de Ilhéus, se Reúne Para Tratar Sobre a JMJ Rio 2013.
Neste sábado dia 02 de março, às 09h00 da manha, a Organização do Setor Juventude da Diocese de Ilhéus, se reuniu no Salão da igreja Matriz São Jorge, no Zonal Centro Sul. Iniciou-se o Encontro com um brve momento de Oração e logo em seguida foram colocados os assuntos em Pauta sobre a JMJ Rio2013 e principalmente a presença de um Padre para Assessorar o Setor, sem querer desmerecer a presença do Padre Gerisvaldo que veio da Cidade de Ituberá, BA para colaborar com a Reunião.
Quanto a JMJ definiu-se que, caso alguém tenha vontade de ir, deverá entrar em contato com Távila Aparecida da Paróquia Santíssima Trindade no Teotônio Vilela! Ver contato no Link Abaixo: (http://www.diocesedeilheusba.com/products/aten%C3%A7%C3%A3o%2c-muita-aten%C3%A7%C3%A3o-juventude-ilhense%2c-a-jmj-rio2013-vem-ai!!!/)
Ficou acertado ainda um encontro com o Bispo Diocesano, Dom Mauro Montagnoli, para definir as questões finais sobre a Semana Missionária que será realizada antes da JMJ Rio2013, quando a Diocese receberá 2.000 peregrinos para a realização deste Evento. Encerrou-se com a Oração e a Benção do Padre Gerisvaldo.
A próxima Reunião do Setor será no dia 16 de março às 14h00, possivelmente no Salão da Catedral!!
—
Por Paulo Costa.
Agrissênior Notícias – Nº 417 – 06 de março de 2013
Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
Prefeitura de Itabuna

Problemas graves na estrutura ameaçam feira do São Caetano
Faxinaço prepara Itabunão para o Campeonato Amado e 2ª Divisão do Baiano
Rui Costa garante a prefeito de Itabuna início da duplicação da Itabuna-Ilhéus já no primeiro semestre
PREFEITURA REMARCA DATAS PARA SELEÇÃO DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Mutirão da Prefeitura no Daniel Gomes elimina focos de dengue
Modificações no trânsito em Ilhéus
A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), promoverá alterações no trânsito nos sentidos Zona Sul – Centro e Centro – Zona Sul, a partir da próxima terça-feira, 05. A via direita da avenida Lomanto Júnior, no sentido Zona Sul – Centro será destinada, exclusivamente, ao tráfego da frota de transporte coletivo e táxis. A medida também vale para as vans escolares.
Inicialmente, os motoristas terão um período para adaptação às novas regras. Agentes de trânsito estarão em toda extensão do trecho, auxiliando e coordenando o tráfego. O objetivo dessa mudança é dar maior fluidez ao trânsito, evitando ou reduzindo os congestionamentos.
O titular da Sedur, Isaac Albagli, diz que a medida beneficiará aos condutores, já que os veículos poderão trafegar em uma velocidade mais próxima do limite estipulado para aquela via. As principais mudanças ocorrerão nos sentidos Zona Sul – Centro, Centro – Zona Sul, na Rua Vereador José Adry, conhecida como Pimenta de Cima, e nas ruas Ana Nery e Joana Angélica, onde está localizada a delegacia do Ministério do Trabalho.
Sentido Zona Sul – Centro – Visando proporcionar maior fluidez ao trânsito, a entrada para Sapetinga, Jardim Pontal e o aeroporto, para os motoristas que estiverem trafegando pela Av. Lomanto Júnior, no sentido Zona Sul/Centro, se dará, apenas, pela Rua Coronel Pessoa (esquina do Pontal Praia Hotel), onde será criado uma faixa de espera para os veículos que farão conversão à esquerda. Serão proibidas todas as outras conversões à esquerda, nesse sentido, pelas ruas Eustáquio Bastos, Travessa Bon fim e Avenida Sapetinga. Nesta última, o tempo do semáforo que era utilizado para permitir o acesso à Sapetinga será adicionado ao tempo do fluxo principal, contribuindo para fluir o tráfego.
Rua José Adry (Pimenta de Cima) – Será proibida a alternativa de conversão à esquerda, no sentido Zona Sul/Centro, pela Rua Vereador José Adry (Pimenta de Cima), para não prejudicar o fluxo do trânsito, e também a conversão à direita para quem sai por essa rua em direção à Praça Cairu. Nesse caso os motoristas terão como opção a Av. Belmonte/7 de Setembro.
Rua Ana Nery – Outra modificação importante é a reabertura da Rua Ana Nery, hoje fechada por prismas (blocos de concreto), como único acesso permitido ao largo adjacente ao Terminal Urbano João Mangabeira, onde se localiza uma escola e um hospital de médio porte. Para ter acesso a essa via, os veículos entrarão pela Rua Joana Angélica (esquina do Ministério do Trabalho) em direção ao Terminal. Com essa medida, o tempo do semáforo para o cruzamento dos carros em direção ao Terminal Urbano será o mesmo utilizado para a passagem dos pedestres, diminuindo assim o tempo total. Os motoristas que retornam do Terminal Urbano e querem ir para a Praça Cairú deverão utilizar a Rua 7 de setembro. A conversão à esquerda saindo da Rua Ana Nery no sentido Praça Cairú ficará proibida.
Centro – Zona Sul – A principal mudança que ocorrerá nesse sentido, será a proibição do acesso de veículos na subida da ladeira que dá acesso à ponte Lomanto Júnior pela Avenida Princesa Isabel nos horários de pico. Essa medida visa priorizar o fluxo principal que é constantemente interrompido pelo conflito de veículos naquele local.
Semáforos – Uma das primeiras medidas adotadas pela Sedur como tentativa de melhorar a mobilidade urbana foi desativar alguns semáforos no eixo Pontal-Centro. Com a alteração no trânsito da Avenida Lomanto Júnior, alguns deles voltarão a operar normalmente: o que dá acesso ao Bairro Sapetinga, e os que estão instalados nas proximidades da Ceplac e o do SAC, no centro da cidade.
Videomonitoramento – No início da popular Rua das Oficinas, cabeceira da Ponte Lomanto Júnior, sentido Zona Sul/Centro, será instalada uma câmera de vídeomonitoramento para inibir as famosas “roubadinhas” dos veículos que saem da Ponte e descem pela Avenida Princesa Isabel.
Campanhas educativas – Também serão iniciadas campanhas educativas que visam auxiliar aos condutores e conscientizá-los, a fim de diminuir o congestionamento e priorizar o transporte público. O incentivo ao uso do transporte coletivo foi enfatizado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, que vê nesse tipo de transporte uma alternativa para diminuir a quantidade de automóveis na pista. “Cada �?nibus transporta em média 60 pessoas, que equivale a cerca de 40 veículos. Por isso, o transporte coletivo precisa ser priorizado para maior flui dez no tráfego”.
A adoção de todas essas medidas vai trazer benefícios diretos aos usuários do transporte coletivos e ocupantes de veículos leves que chegarão ao seu destino mais rápido, além de estimular a população a usar o sistema público de transporte. “Quem ganha é a população, que poderá agilizar seu cotidiano. Além disso, utilizando o transporte coletivo colaboramos também para preservar o meio ambiente”, pondera Valério Bomfim, superintendente interino da Sutran. As campanhas serão desenvolvidas no decorrer do ano e divulgadas pelos meios de comunicação. Os agentes de trânsitos estão aptos à orientar aos cidadãos.
As modificações no trecho Zona sul/Centro, considerado o mais problemático em horários de pico, é uma das ações desenvolvidas pela Sutran para diminuir o tempo de espera no trânsito, sendo que outras ações serão implantadas posteriormente, com o mesmo objetivo. Durante os primeiros 15 dias de implantação do sistema, será realizada uma avaliação das modificações para introdução de possíveis ajustes.
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
QUEDAS PREVISTAS
A queda na ocupação hoteleira de Salvador já era prevista, e vai aumentar ainda mais após a Copa do Mundo. O número de hotéis inaugurados nos últimos anos e a inaugurar até 2014 passa de duas dezenas. Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis de Salvador, Sílvio Pessoa, após a Copa do Mundo, muitos hotéis ficarão vazios. Somente para este ano, está prevista a inauguração de mais 10 hotéis na Grande Salvador. Fenômeno semelhante aconteceu com Porto Seguro, cuja ocupação caiu pelo excesso de hotéis; e está acontecendo com Itararé, que teve uma ascensão rápida demais; e agora começa a sentir sua realidade. Ilhéus também teve sua época áurea nos anos 80, quando chegou a ter 140 pousadas, muitas das quais ou fecharam ou amargam hoje baixas ocupações.
ALELUIA ILHÉUS
Ilhéus vai espichar seu verão, com as comemorações do “Aleluia Ilhéus”, previsto para os dias 23 e 24 de março, na Semana Santa. O evento, criado pela Secretaria Municipal de Turismo com apoio do Sebrae, vai abranger várias atividades artísticas, culturais, gastronômicas, artesanatos, exposições além de shows musicais e religiosos. O secretário Alcides Kruschewski esclarece que não se trata de uma micareta, mas um misto de arte, cultura, religião e agricultura familiar, com ênfase para o cacau e o chocolate. Será necessária a inclusão dos atos religiosos, que acontecerão no mesmo período, como a Procissão do Senhor Morto, que atrai milhares de fiéis. O Domingo de Páscoa será também o dia dos ovos e coelhos de chocolate.
CADÊ A PONTE?
Prefeitura de Itabuna
Convite Sessão Especial
Ilhéus (BA), 27 de fevereiro de 2013.
OFICIO Nº. 011/2013
À
R2CPRESS
N E S T A
Prezado Senhor,
Estamos convidando Vossa Senhoria para participar da Sessão Especial que será realizada no dia 06 de março do corrente ano (quarta-feira) às 16: 00 horas, no Plenário desta Casa Legislativa. Com a finalidade de discutimos sobre a INDÚSTRIA DO TURISMO NA CIDADE DE ILHÈUS E REGIÃO, conforme Requerimento de Nº. 002/2013 proposição do Vereador Alzimário Belmonte Vieira.
Na oportunidade renovamos protesto de estima e apreço.
Cordialmente,
JOSEVALDO VIANA MACHADO
Presidente
Prorrogada situação de emergência do município de Ilhéus
O Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, através do decreto Nº 035/2013, prorroga a situação de emergência do município por mais 30 dias, a partir desta sexta-feira, 1º de março. Conforme a publicação do decreto, a prorrogação foi necessária porque persiste a situação de crise no município que originou o decreto Nº 001, publicado em 02/01/2013, com o mesmo objetivo. A prorrogação foi necessária também, porque os titulares da gestão anterior não prestaram até o momento parte das informações nem entregaram todos os documentos necessários para dá continuidade às atividades de administração do município, conforme determina a Resolução Nº 1311/2012 do Tribunal de Contas do Município (TCM), impedindo, desse modo, a normalização nas operações contábeis e financeiras.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 01.03.2013
Trânsito da Avenida Ubaitaba em Ilhéus será modificado no final de semana
O tráfego de veículos na Avenida Ubaitaba, localizada no bairro do Malhado, será modificado pela Prefeitura de Ilhéus neste final de semana, dias 3 e 4, fluindo em mão única no sentido Parque Infantil-Avenida Itabuna, das 7 às 17 horas no sábado e das 7 às 13 horas no domingo. A iniciativa faz parte da Operação Mão Única, criada pela Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Agentes de trânsito participam da operação na Avenida Ubaitaba, orientando os motoristas sobre as mudanças de tráfego e normas de trânsito. Segundo o superintendente Valério Bomfim, a Operação Mão Única, que será executada em fase de teste, visa melhorar o fluxo de veículos e de pedestres no local, sobretudo nas proximidades da Central de Abastecimento do Malhado, onde o número de pessoas e veículos multiplica nos finais de semana.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 01.03.2013




























































