:: ‘Notícias’
Agência Câmara Notícias
Comissão da MP dos Portos ouve trabalhadores portuários nesta semana
A comissão mista que analisa a Medida Provisória 595/12 (MP dos Portos) inicia nesta semana uma série de debates para ouvir todos os segmentos ligados ao assunto. O primeiro será nesta terça-feira (5), às 14h30, com os representantes de federações e sindicatos de trabalhadores portuários.
Os trabalhadores são contra o texto da MP. Eles discordam do tipo de contratação de empregados que poderá ser feita pelos terminais privados e temem o esvaziamento dos terminais públicos. Após ameaças de paralisação, o governo cedeu e decidiu não realizar licitações com base na MP até o dia 15 de março – até lá, será tentado um acordo.
Os convidados desta terça-feira são:
– o presidente da Federação Nacional dos Estivadores, Wilton Ferreira Barreto;
– o presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Lirio Guterra;
– o presidente da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, Nas Atividades Portuárias, Mário Teixeira; e
– o coordenador nacional da Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa) do Ministério Público do Trabalho, Maurício Coentro Pais de Melo.
Na quarta-feira (6), também às 14h30, outras federações de trabalhadores serão ouvidas. Foram convidados:
– o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Agenciamento Marítimo, Aquaviário e Operadores Portuários (Fetaport, Francisco José Nogueira;
– o presidente do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro, Sérgio Magalhães Giannetto; e
– o presidente da Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo, José Adilson Pereira.
As audiências públicas serão realizadas no Plenário 6, na Ala Nilo Coelho, no Senado.
Íntegra da proposta:
Prefeitura de Itabuna
Prosseguem testes de tráfego na Avenida Ubaitaba
Considerada positiva pelos agentes de trânsito da Prefeitura de Ilhéus, a Operação Mão Única realizada em fase de teste no último final de semana na Avenida Ubaitaba, bairro do Malhado, será repetida sábado, 9 e domingo, 10, com sentido inverso ao experimentado até agora pela Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Desta vez, a Sutran modificará o trânsito no sentido Avenida Itabuna-Parque Infantil, das 7 às 17 horas no sábado e das 7 às 13 horas no domingo.

Segundo o superintendente Valério Bomfim, os motoristas que trafegarem pelo local no sentido norte-centro, no final de semana, não poderão utilizar a Avenida Ubaitaba e terão como opção a Av. Antônio Carlos Magalhães, Rua Severino Vieira e Av. Lindolfo Collor. Ele explica que a operação destina-se à melhoria o fluxo de veículos e de pedestres nas proximidades da Central de Abastecimento do Malhado, onde o número de pessoas e veículos multiplica nos finais de semana.
Valério Bomfim destaca que os ônibus que trafegam pelo Alto do Basílio, Rua da Horta e Avenida Esperança manterão suas rotas habituais. Após a fase de testes, a Sutran analisa a possibilidade de manter as alterações em todos os dias da semana na Avenida Ubaitaba. Também foram realizadas alterações no tráfego de veículos em outras vias da cidade, como a Avenida Lomanto Júnior no Pontal e ruas Ana Nery e Joana Angélica, onde está localizada a delegacia do Ministério do Trabalho.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
04.03.13
Fotos: Gidelzo Silva.
Sedur realiza limpeza das praias em Ilhéus
A secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Prefeitura de Ilhéus iniciou, no último sábado, dia 2, uma operação de limpeza das praias da cidade. O serviço de retirada do lixo começou na praia do Marciano, bairro do Malhado, na zona norte, onde foram recolhidas cerca de três toneladas de material orgânico (baronesas, cocos, entre outros), além de garrafas pets, copos e outros materiais plásticos.

O trabalho de limpeza foi iniciado, nesta segunda-feira, dia 4, na praia da Avenida Soares Lopes, no centro da cidade. Segundo informação de César Benevides, da coordenação do serviço de limpeza pública da Sedur, o lixo da paria é recolhido durante a semana pelos trabalhadores da secretaria, e a retirada da praia acontece aos sábados, com a utilização da frota mecânica.
Benevides adiantou que na próxima semana a limpeza será realizada na Praia do Sul e, em seguida, nas praias do Norte. Ele ressaltou ainda a importância da colaboração efetiva da comunidade, no sentido de evitar jogar lixo ao longo das praias, que são um atrativo turístico fundamental para o município. Por outro lado, comentou que se ocorrerem novas chuvas e as baronesas novamente invadirem as praias de Ilhéus, novo investimento terá que ser feito na área da limpeza.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
04.03.13
Fotos: Alfredo Filho.
Iniciadas alterações no trânsito da zona sul
Com o objetivo de proporcionar uma maior fluidez no trânsito, visando melhorar o tráfego de veículos, uma série de alterações nas principais ruas e avenidas do Pontal e no centro da cidade, foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 4, pela Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), órgão vinculado à secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A adoção das medidas, enfatiza o secretário Isaac Albagli, trará benefícios diretos aos condutores de veículos leves e aos usuários do transporte coletivo que terão a oportunidade de chegar aos seus destinos de forma mais rápida e tranquila.
Uma das principais mudanças realizadas está na Avenida Lomanto Júnior, a principal do Pontal, no sentido Zona Sul – Centro, cuja via direita passa a ser destinada, exclusivamente, ao tráfego da frota de transporte coletivo, táxis e vans escolares. O teste de tráfego ocorreu na manhã desta segunda-feira, sem maiores problemas, e o trânsito escoou normalmente. “É importante dizer que, inicialmente, os motoristas terão um período para adaptação às novas regras”, adianta Isaac Albagli. Segundo ele, agentes de trânsito estão em toda extensão do trecho, nos horários de rush, auxiliando e coordenando o tráfego com a finalidade de evitar ou de, pelo menos, reduzir os frequentes congestionamentos.
As demais mudanças ocorrerão nos sentidos Zona Sul – Centro, Centro – Zona Sul, na Rua Vereador José Adry, conhecida como Pimenta de Cima, e nas ruas Ana Nery e Joana Angélica, onde está localizada a delegacia do Ministério do Trabalho.
Sentido Zona Sul – Centro
Protesto cacauicultores
Cacauicultores baianos propõem fechar o comércio em protesto
Sacos de cacau serão queimados em protesto
Aleluia Ilhéus Festival contará com diversas manifestações culturais
O Aleluia Ilhéus Festival, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Turismo e a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), contará com várias manifestações culturais, a exemplo da dança, música, teatro, culinária, artes plásticas e literatura, além de estandes de negócios e produtos agrícolas. O evento será realizado no período de 28 a 31 deste mês de março, durante o feriado da Semana Santa, na Avenida Soares Lopes, sem nenhum recurso dos cofres municipais.
Os patrocinadores do evento são o governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e Bahiatursa, Sebrae, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Desenbahia, Ceplac, Bahiagás, Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Instituto Cabruca e Instituto Nossa Ilhéus.
O circuito do evento foi delimitado entre a Praça Dom Eduardo, onde será montado o palco para os shows, e as imediações da Praça Rui Barbosa, incluindo cerca de dois mil metros de área coberta. “Para maior segurança das pessoas que prestigiarem o evento, o circuito será fechado e contará com revistas eletrônicas por meio da utilização de detectores de metal”, explica o secretário de turismo, Alcides Kruschewsky, informando que a segurança da população será garantida por agentes das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, além de segurança privada.
De acordo com Kruschewsky, para o palco que será montado ao lado da Catedral de São Sebastião, já estão confirmadas várias atrações, sempre a partir das 20 horas: Padre Fábio de Melo, no dia 28; Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, com o maestro Letto Nicolau, no dia 29, em horário a ser compatibilizado com a programação da Diocese de Ilhéus; Roupa Nova, no dia 30 e O Teatro Mágico, no dia 31.
Estandes
Cadeia do cacau no sul da Bahia busca valorização do produto nacional
Entidades, produtores e sociedade civil pedem medidas do governo para restabelecer a autossuficiência do País na produção e reduzir as importações
São Paulo, 4 de fevereiro de 2013 – Um movimento que deve reunir representantes de vários setores da comunidade do sul da Bahia realizará nesta terça-feira (5 de março), em Ilhéus, a partir das 9 horas, uma manifestação em frente à entrada do Porto do Malhado.
A iniciativa – que conta com a participação de mais de 30 entidades, entre elas, associações do cacau, membros da sociedade civil, prefeituras e produtores, entre outras – pretende chamar atenção de autoridades e do governo para uma situação delicada que vem ocorrendo no mercado cacaueiro brasileiro: a alta importação do produto de outros países por parte da indústria em detrimento do produto nacional.
“Tal conjuntura afeta fortemente a região, não apenas do ponto de vista socieconômico como também ambiental”, enfatiza Águido Muniz, presidente do Instituto Pensar Cacau (IPC), organização participante do movimento. “Queremos que o governo atente para a necessidade de criar condições que equilibrem a relação entre a produção e a indústria, com especial atenção para as questões que tratem, inclusive, do risco ambiental que a região e o País estão correndo”.
Cenário
Cineclube e música marcam semana na Casa dos Artistas
Estilos musicais variados estão presentes nesta semana. Na quarta-feira, o DJ Jef Rodriguez, da banda OQuadro, discoteca sua seleção musical no Transeunte, às 17 horas. Na tarde seguinte, Jean-Marie Olive apresenta o show Realejo de Paris, às 18 horas. O músico e cantor francês executa clássicos no instrumento que aprendeu a tocar com seu avô. As atrações são gratuitas e acontecem em frente à Casa dos Artistas. Já no dia 09, duas bandas independentes se apresentam no Sábado Sim. Às 20 horas, terá o cult rock de Enttropia e o grunge de Infected Minds. Ingressos a R$10 e R$5.
Ainda nesta semana, será aberta a exposição fotográfica Quarta que Dança. A partir de quarta-feira (06), o público poderá conferir 30 imagens registradas por João Milet Meirelles e Tiago Lima, que mostram cenas da contemporânea dança baiana. Os trabalhos foram produzidos em 2011, através de projeto da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Documentário irá retratar a história do colégio General Osório
Bahia amplia oferta de serviços de saúde com 572 novos médicos
Mais 572 médicos que vão atender em áreas de vulnerabilidade social e na zona rural da Bahia iniciaram as atividades nesta segunda-feira (4), em evento realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Além da capital, esses profissionais ampliam a oferta de serviços de saúde em mais 162 municípios baianos. Os selecionados fazem parte da segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com os governos estadual e municipais.
“O programa é bem-vindo porque ajuda no aumento da oferta de médicos, principalmente no interior do estado. Além de melhorar a saúde pública nos municípios, o programa também ajuda na formação médica”, avaliou o governador Jaques Wagner.
—
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Maria Regina Canhos Vicentin em: Família
A vivência e o amadurecimento por vezes nos levam a questionar aquilo que tínhamos como certo. Graças a Deus, sou uma pessoa flexível e aberta ao novo; caso contrário, jamais poderia vir a me beneficiar com o que a vida pode me ensinar. Tenho mudado o meu conceito de família. Por muitos anos acreditei que a família deveria ser composta por pai, mãe, filhos, avós, tios, primos… Hoje não penso mais assim! Percebi que existem os componentes consanguíneo e afetivo, e que nem sempre eles coincidem na mesma pessoa. Além disso, outra coisa que descobri é que o componente afetivo costuma ser muito mais precioso e importante que o da consanguinidade.
É comum encontrarmos famílias onde imperam desavenças, desrespeito, humilhações, violência… Crianças criadas como se fossem um problema a ser resolvido. Cônjuges suportando-se mutuamente num casamento de aparência. Pais coagidos diante da tirania de seus adolescentes. Tudo isso existe e se perpetua em nome da manutenção da “família”. Resultados advêm obviamente: pessoas traumatizadas, depressivas, descrentes, amedrontadas… Tudo em prol da conservação de uma situação vista como a mais favorável, satisfatória, religiosa e socialmente adequada.




























































