WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
Prefeitura faz cadastramento do Peti em Itabuna
Prefeitura envia para a reciclagem 48 toneladas de pneus
Prefeitura homenageia à Mulher no dia delas
Prefeitura incorpora mais compactadores à limpeza do lixo
Ação manda retirar nome de pessoas vivas de prédios públicos

:: LEIA MAIS »

NO MÊS DA MULHER A ILHEENSE JANE HILDA MOSTRA SUA ARTE EM PARIS, SÃO PAULO E ILHÉUS.

Jane Hilda Badaró

Jane Hilda Badaró


Em março – mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher- a artista plástica ilheense Jane Hilda Badaró participa de exposições coletivas nas cidades de Paris (FR), São Paulo(SP) e Ilhéus(BA). A primeira delas tem data de abertura marcada para 11 de março – data em que ela completa 51 anos-, e é a CONNEXION D’ART MONDIAL que acontece na GALERIA ART & EVENTS, em Paris- França, sob a curadoria de Heloiza de Aquino Azevedo, gestora da empresa de produção cultural Árvore do Saber. Esta é a segunda vez que Jane Hilda expõe trabalhos na capital francesa, visto que em outubro de 2012 participou do Salão de Arte Contemporânea no Carrousel do Louvre.
A partir do dia 14, telas suas integram a Exposição Coletiva “Homenagem a Mulher”, em importante espaço cultural paulistano, a Galeria Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, em São Paulo-SP, sob a curadoria de Maria dos Anjos de Oliveira. E no final do mês, durante a Semana Santa, de 28 a 31 , estará participando do Festival Ilhéus Aleluia, junto com outros artistas plásticos da cidade, numa promoção da Secretaria Municipal de Turismo. Ainda durante este mês, trabalhos seus – especialmente parte das telas que pintou em 2012 em homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado- também podem ser vistos no Restaurante e Casa de Cultura “ Casa de Sá Barreto”, no bairro do Jardim Savóia em Ilhéus.

Reunião / Comissão sobre inchaço em escolas da Rede Municipal

APPI discute em comissão sobre inchaço de turmas e excedência de professor

Preocupada com o excessivo número de alunos matriculados em algumas turmas das escolas da rede municipal de educação de Ilhéus, inchando as salas de aulas e provocando a excedência de professores em algumas unidades, a diretoria da APPI/APLB-Sindicato, Diretoria Sindical Costa do Cacau, propôs a criação de uma comissão para discutir e buscar soluções para esse problema. A comissão foi formada por representantes da APPI, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação.

A primeira reunião será realizada nesta quinta-feira (07), às 14 horas, na sede da Secretaria Municipal de Educação. Durante o encontro a presidente da APPI, Enilda Mendonça, estará apresentando uma série de casos de escolas em que foi matriculada uma quantidade de alunos acima do permitido e também superior a capacidade das unidades, comprometendo assim a qualidade do ensino. Esse inchaço em algumas turmas, segundo Enilda Mendonça, acabou provocando um grande numero de professores excedentes.

De acordo com Enilda Mendonça, é preciso que esses casos, tanto de superlotação nas turmas quanto da excedência de professores, sejam resolvidos o mais rápido possível, evitando prejuízos para o ensino na rede municipal. Ela também adiantou que discutirá na comissão sobre a situação precária de algumas escolas do município de Ilhéus, principalmente as da zona rural. Há casos de unidades que foram fechadas por absoluta falta de condições de funcionamento e isso acabou gerando a superlotação em escolas mais próximas. Esses casos, segundo a presidente da APPI, também precisam ser resolvidos de imediato.

Câmara de Ilhéus

ASSESSORIA DE IMPRENSA

www.camaradeilheus.com.br

Nº 10

Data 06/03/2013

Vereador Alzimário Belmonte.

Vereador Alzimário Belmonte.

Indústria do Turismo é debatida em Sessão Especial na Câmara Municipal de Ilhéus

A Câmara Municipal de Ilhéus, sob presidência do Vereador Josevaldo Viana (Dr.Jó), realiza nesta quarta ( 06 ), Sessão Especial para discutir junto à sociedade civil organizada à Industria do Turismo na cidade de Ilhéus e na região. Marcada para às l6 horas no Plenário Gilberto Fialho , a Sessão Especial tem como objetivo principal encontrar instrumentos que alavanquem o desenvolvimento turístico do município. A proposição foi feita pelo Vereador Alzimário Belmonte – PP, conforme requerimento de número 002/2013 constando na sua essência à seguinte justificativa: A nossa cidade tem um grande potencial turístico e que precisa ser discutido pelos diversos seguimentos da sociedade no sentido de construirmos políticas públicas concretas e efetivas, para que possamos fazer com que a nossa cidade venha se projetar no cenário nacional como um grande vetor do turismo e desenvolvimento econômico regional.

Na oportunidade foram convocados os secretários de Turismo e da Indústria e Comércio do município, Alcides Kruschewsky e Carlos Machado ( Cacá Colchões), respectivamente.

Para esta sessão, ainda, foram convidados representantes dos seguintes seguimentos: Atil , Associação Comercial de Ilhéus, CDL, Sindicato Rural, Sebrae, Associação dos Cabaneiros ,Superintendente da Infraero, Ateti, Comando da Polícia Militar, Comandante do Corpo de Bombeiros, Sindicato dos Radialistas, Sindtáxi, Diretores de Jornalismo das Tvs Sta. Cruz e Cabrália/ Record, Instituto Nossa Ilhéus, Imprensa em Geral e Copertur.

Médicos do Provab começam a atuar nesta quinta-feira em Ilhéus

A partir desta quinta-feira, dia 7, nove médicos do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, serão integrados ao Programa Saúde da Família (PSF), na rede de atenção básica de Ilhéus, com o objetivo de ampliar o atendimento à população. Os novos profissionais foram recepcionados na quarta-feira, dia 6, pela secretária de Saúde, Ledívia Espinheira.

PROVAB

PROVAB


O Provab visa estimular a atuação de médicos no Programa de Saúde da Família (PSF) em municípios de pequeno, médio e grande porte. Dos 19 profissionais selecionados para Ilhéus, dez se apresentaram, mas um deles desistiu do programa. Na próxima semana, o Ministério da Saúde deve indicar novos profissionais para o município. Dos nove que já começam a trabalhar, a maioria reside em Ilhéus.

:: LEIA MAIS »

Sebrae capacita empreendedores que vão trabalhar no Aleluia Ilhéus

Fundação Cultural de Ilhéus - Foto Alfredo Filho - Secom.

Fundação Cultural de Ilhéus – Foto Alfredo Filho – Secom.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, realiza quinta-feira, 7, a Oficina Sebrae de Economia Criativa, direcionada aos prestadores de serviços que irão participar do evento Aleluia Ilhéus, de 28 a 30 deste mês, na Avenida Soares Lopes. A iniciativa tem o objetivo de capacitar artesões, artistas e ambulantes da região que atuam nos setores de Arte e Cultura, Comércio Ambulante e Turismo.

Os cursos, gratuitos, serão ministrados pela Consultora do Sebrae, Ana Paula Oliveira, e pela gestora do projeto, Valdinéia Borges, e serão realizados na sede da Fundação Cultural de Ilhéus, localizada na rua Jorge Amado, centro. Pela manhã, das 8h30 até às 11h30, as oficinas serão destinadas aos artesões e negócios criativos e à tarde, no horário das 14 às 16 horas, o público-alvo serão os ambulantes da região.

Ana Paula informa que não será necessária inscrição prévia, mas os interessados deverão apresentar no início das oficinas documentos pessoais de identificação, RG e CPF ou o CNPJ. O Sebrae irá cadastrá-los, orientando aos que ainda trabalham na informalidade a adquirir a documentação de empreendedor individual. “As pessoas que participarem da oficina irão fazer um cadastro para se habilitarem a participar do Evento Aleluia Ilhéus. Por isso sua participação é fundamental”, ressalva.

A consultora ressalva que o objetivo é apresentar o evento Aleluia Ilhéus, que terá um espaço específico para os negócios integrantes dos setores criativos, a exemplo de artesanato, design, moda, entre outros. “O Sebrae irá fomentar a formalização como empreendedores individuais dos que ainda não estão formalizados e capacitá-los”, enfatiza.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 06.03.2013

DIOCESE DE ILHÉUS

CELEBRAÇÃO DIOCESANA PELA ELEIÇÃO DO NOVO PAPA NO CONCLAVE 2013

 

Diocese de Ilhéus

Diocese de Ilhéus

Aconteceu no dia 05 de março de 2013, às 18h00, na Catedral Diocesana São Sebastião em Ilhéus, com Presidência de sua Excelência Reverendíssima, o Bispo Diocesano e Concelebrada pelos Padres: Marcio Luciano; Valdeni da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Banco da Vitória e pelo Vigário Geral da Diocese e Pároco da Paróquia São Jorge, o Padre Ednilson Vivas.

Esta Celebração teve como principal objetivo rezar a Deus pedindo luzes sobre os Cardeais que estarão no Conclave para a eleição daquele que estará a frente do Rebanho de Cristo, em lugar do Papa Emérito Bento XVI

Em sua Homilia o Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli,  disse que: “Devemos continuar em oração pela escolha do novo Papa e que os Cardeais escolham aquele designado por Deus para conduzir a “Barca de Pedro” que devido aos problemas que enfrentamos hoje parece que vai afundar, mas temos a certeza de que não porque ela é sustentada pelo Espírito Santo. Precisamos todos estar unidos em oração”. Também, mais uma vez, nos lembrou o propósito desta Campanha da Fraternidade sobre a Juventude.

Participaram desta Celebração seminaristas da diocese, palotinos e da comunidade Novo Céu. A Catedral esteve lotada de fieis. A animação ficou por conta do Coral Dom Eduardo.

Caso queiram mais Imagens:

Face book da Diocese:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.419779684780977.1073741828.100002468486239&type=1

Por: Paulo Costa

ILHÉUS / Prefeitura muda horário do setor de Tributos para ampliar atendimento

Com o objetivo de melhorar o atendimento ao contribuinte, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) de Ilhéus alterou o horário de atendimento do Setor de Tributos, que agora passa a ser das 8h30min às 18 horas, sem intervalo para almoço. O gerente de Administração Tributária da Prefeitura de Ilhéus, Fernando Fernandes Filho, acrescenta que a mudança também serviu para ajustar o funcionamento do setor aos horários do expediente bancário.

SETOR DE TRIBUTOS - FOTO ALFREDO FILHO - SECOM.

SETOR DE TRIBUTOS – FOTO ALFREDO FILHO – SECOM.


Instalado no andar térreo do Palácio Paranaguá, sede oficial da administração municipal, centro da cidade, o Setor de Tributos atende cerca de 300 pessoas por dia. Além de informações sobre notas fiscais eletrônicas, também recebe pagamentos relativos ao Imposto Sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e Taxa de Licença Para Funcionamento (TLF).


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 06.03.2013

Ministro discutirá importação de cacau com a SEAGRI

O Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, após o manifesto feito pelos produtores baianos, convidou o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, para uma reunião, nesta sexta-feira, 08, onde serão discutidas ações para viabilizar a cultura do cacau.

PROTESTO

PROTESTO


Em entrevista, por telefone, ao Mercado do Cacau, Salles destacou que o manifesto dos produtores foi “um ato legítimo e democrático”, e que não tem dúvidas que chegou ao conhecimento do governo.

“Nós fomos convidados pelo Ministro e estamos levando alguns pleitos que, considero importantes para a cultura do cacau. Entre eles estão o maior rigor nas importações de amêndoas”, informou.

:: LEIA MAIS »

Educadores de Ilhéus têm acesso à graduação em Letras

A Secretaria de Educação de Ilhéus informa que se encontra aberta, até o dia 18 deste mês, a inscrição para o curso presencial de Letras/espanhol, destinado aos professores das redes públicas de ensino, em efetivo exercício da sala de aula. O curso é gratuito, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Para a pré-inscrição é só acessar o endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br.

Segundo a Uesc, o Programa Nacional de Formação de Professores, por meio da Plataforma Paulo Freire, pretende graduar nos cursos de primeira licenciatura profissionais que não possuem nível superior ou que possuam nível superior e exerçam a docência em outra área, com 2.800 horas e mais 400 horas de estágio. O objetivo é atender as demandas de profissionais de primeira licenciatura – professores sem formação inicial; curso de segunda licenciatura – para profissionais em desvio de função e curso de complementação pedagógica, para bacharéis.

Atualmente, a Plataforma Paulo Freire-Uesc oferece cursos de primeira licenciatura em Pedagogia e Educação Física, iniciados em dezembro de 2009; história e geografia, desde 2010 e licenciatura em Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia. A instituição dispõe, ainda, de licenciaturas em Filosofia, Física, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Química e Sociologia.

Processo seletivo – A pré-matrícula e avaliação não garantem a matrícula do professor. A sua realização depende de aprovação em processo seletivo definido pela instituição de ensino superior e do atendimento às regras do programa para a formação das turmas.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 06.03.2013

Sarau das Mulheres acontece nesta sexta-feira em Ilhéus

O protagonismo feminino no campo das artes será o principal eixo do primeiro Sarau das Mulheres, que acontecerá em Ilhéus nesta sexta-feira (08). A iniciativa começa às 19 horas, em frente à Casa dos Artistas. O evento contará com a participação de mais de 20 artistas que irão presentear o público com poesia, música, dança, conscientização e defesa dos direitos h            O Sarau das Mulheres pretende tirar o foco estritamente político e comercial do dia internacional da mulher. A iniciativa trará para discussão o uso da arte como forma de resistência e organização das mulheres, que ainda sofrem violência e discriminação cotidianamente.

A organização do Sarau das Mulheres acontece de maneira coletiva por produtores e artistas regionais. O evento também conta com o apoio do Teatro Popular de Ilhéus. As atividades serão transmitidas ao vivo via internet pelo coletivo de poesia “Outra Primavera”, no endereço: http://www.ustreamingtv.com/outraprimavera.

Feira Internacional do Livro

Crônica de  Cyro de Mattos

 Antes de embarcar para Frankfurt para participar da tarde de autógrafos do meu livro Zwanzig Gedichte von Rio und andere Gedichte, em português  quer dizer Vinte poemas do rio e outros poemas, traduzido por Curt Meyer Clason para a língua de Goethe, procurei me inteirar um pouco da cidade. Situada no estado de Hessen, é a quinta maior cidade do país, com cerca de 700 mil habitantes. Destruída durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade  foi reconstruída e se tornou em um dos maiores centros financeiros do mundo. O rio Meno com  524 quilômetros  de extensão,   a rede de  sessenta museus, a casa de Goethe, a Catedral de São Bartolomeu e a Igreja de São Paulo são alguns  pontos turísticos que a cidade oferece ao visitante.

A Feira do Livro de Frankfurt, em alemão Frankfurter Buchmesse, é o maior encontro mundial do setor editorial, sendo realizado desde 1949 em Frankfurt e atraindo anualmente mais de 7.000 expositores e 280.000 visitantes.
Durante a Feira  é entregue o Friedenspreis des Deutschen Buchhandels (em português: Prêmio da Paz do Comércio de Livro Alemão), um prêmio da paz alemão com repercussão internacional, e o Deutscher Jugendliteraturpreis, um prêmio tradicional destinado ao melhor livro de literatura infanto-juvenil alemã.
A Feira do Livro de Frankfurt, no ano de 2010,  realizou-se de 6 a 9 de outubro.  Foi no último dia que compareci ao stand de minha editora, a Projekte-Verlag, de Halle, às 15 horas, e autografei alguns exemplares de meu livro. Entre os presentes ao evento  estavam Carlos Frederico Graf, presidente do Centro de Cultura Brasileiro,  Doutor Dark  Antonio da Luz Costa, presidente das Federações dos Comércios da América do Sul, a empresária Antonia Dimitruka, o Professor Doutor Claudius Armbruster, da Universidade Zu Koln, e alguns funcionários da Fundação da Biblioteca Nacional. A  Fundação da Biblioteca Nacional marcava presença na Feira divulgando  autores brasileiros,  através de palestras e exposições de livro. Oferecia seu stand como espaço para o intercâmbio cultural e editorial.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia