WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

ILHÉUS / SDS promove palestra sobre medidas socioeducativas para adolescentes

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) promoveu na última quinta-feira, 21, na sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), uma palestra sobre medidas socioeducativas para os adolescentes que cumprem este tipo de sentença por determinação da Vara da Infância e do Ministério Público. A atividade foi ministrada pelo secretário Jamil Ocké, pela diretora do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), em Ilhéus, Sayonara Machado, e pelo empresário Rômulo Nunes.

Secretaria de Desenvolvimento Social promove palestra sobre medidas socioeducativas para adolescentes - Foto Luciane Nascimento - Secom Ilhéus.

Secretaria de Desenvolvimento Social promove palestra sobre medidas socioeducativas para adolescentes – Foto Luciane Nascimento – Secom Ilhéus.


A palestra teve por objetivo informar os jovens sobre a necessidade da formação profissional como instrumento de cidadania. Saynora Machado falou para os adolescentes sobre a importância da organização dos documentos sempre atualizados, e do cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (SINE) para a conquista da primeira ocupação. Já o empresário Nunes, estimulou os jovens a nunca desistirem dos sonhos e buscarem motivação para realizá-los. “Vocês devem priorizar todas as oportunidades que lhes forem oferecidas”, comentou.
:: LEIA MAIS »

Seminário motivacional recepciona calouros na Faculdade de Ilhéus

Os novos alunos dos cursos de Direito, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Ilhéus vão participar, neste sábado, dia 23, de um seminário motivacional no contexto das escolhas profissionais, através do ensino de graduação. O evento será realizado durante a tarde, no auditório Professora Adélia Melo, na sede própria da instituição.

A recepção aos calouros teve início na última segunda-feira, com a mensagem de boas vindas dada nas salas de aula, com a participação dos respectivos coordenadores dos cursos e da psicopedagoga Nara Sandes Dórea. Neste sábado, durante o seminário, haverá uma apresentação com a professora e filósofa Maria Luiza Heine. Em seguida, haverá apresentação dos responsáveis por cada setor da Instituição, com o objetivo de facilitação a aproximação dos alunos, e uma palestra sobre Motivação com o professor Amarildo José Morettt, no sentido de mostrar ao aluno que, se ele quer realmente ter sucesso na vida profissional, o diploma só não basta. É preciso ir além. Precisa aprender a ler, aprender a estudar, aprender a aprender”, destaca o professor.

Trote – O Seminário Motivacional será encerrado com o Trote Solidário, que envolverá todos os alunos na campanha de doação de alimentos que serão entregues a instituição filantrópica da cidade. A doação simbolizará a inscrição do aluno no evento. “Visamos, com este ato, despertar nos alunos o exercício da cidadania e o senso de responsabilidade social”, justificou a psicopedagoga Nara Sandes Dórea.

COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES TEMÁTICAS DA CÂMARA DE ILHÉUS, FOI DEFINIDA NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (20)

Na sessão ordinária realizada na última quarta-feira (20), sob a presidência do vereador Josevaldo Viana( Dr.Jó), com a presença de todos os edis e plenário bastante concorrido, a Câmara Municipal de Ilhéus elegeu os integrantes das comissões temáticas da casa. A relação final, segue abaixo, com os seguintes vereadores:
A )- Comissão de Transporte: Profº Gurita, Gilmar Sodré e Aldemir Almeida.
B )- Comissão de Ética e Decoro Parlamentar: James, Fábio Magal e Rafael Benevides.
C )- Comissão de Turismo: Gilmar , Roque e Rafael Benevides.
D )- Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final: Profº Gurita, Raimundo do Basílio e Tarcísio Paixão – ( único vereador do grupo de oposição ao governo municipal, que aceitou participar da composição).
E )- Comissão de Direitos do Consumidor: Luiz Carlos, Gilmar Sodré e Roque.
F )- Comissão de Orçamento, Finanças, Obras e Serviços Públicos: Nerival, Tarcísio e James.
G )- Comissão de Defesa do Meio Ambiente: Aldemir Almeida, Raimundo do Basílio e Luiz Carlos (Escuta ).
H ) – Comissão de Agricultura, Pesca, Industria, e Comércio: Nerival, Luiz Carlos(Escuta) e Ivo Evangelista.
I ) – Comissão de Direitos Humanos: Profº Gurita, Rafael Benevides e Ivo Evangelista.
J )- Comissão de Educação e Cultura: Roque, Nerival e Tarcísio.
L )- Comissão de Saúde: Roque, Aldemir Almeida e Raimundo do Basílio.

A Mesa Diretora numa inquestionável demonstração de que atuará em absoluto princípio democrático, aceitou a determinação do grupo de oposição à bancada de sustentação ao governo municipal pela não participação na composição das comissões temáticas.


ai/cmi

Nota de esclarecimento

A Secretaria do Planejamento da Bahia esclarece que as notas da coluna Raio Laser, no jornal Tribuna da Bahia, intituladas “Proposta” e “Consultoria”, e publicada nesta sexta-feira (22), cometem alguns equívocos:

“A proposta teria, entretanto, adormecido na Secretaria de Planejamento sem que ninguém lhe desse ouvido. A existência de uma segunda proposta, com as mesmas características, mas de valor infinitamente mais baixo (…)”.

“A tensão aumentou depois que vazou a informação de que uma proposta de consultoria com as mesmas características foi apresentada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no valor de R$ 7 milhões, considerado pelo mercado mais razoável para executar o projeto”.

A Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), instituições que conduziam o processo de escolha da consultoria, contestam a informação de que tenham contactado e recebido da Fundação Getúlio Vargas (FGV) uma proposta de consultoria para a Ponte Salvador-Itaparica, que integra o projeto do Sistema Viário Oeste (SVO). Também desconhecem o valor apresentado.

:: LEIA MAIS »

Seduc participa de primeira reunião do ProInfância

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), participou, na manhã desta sexta-feira, 22, na Faculdade de Ilhéus, da primeira reunião técnica do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), que contou com representantes de mais 21 municípios do sul e extremo sul baiano.

Reunião do Proinfância - Foto Alfredo Filho - Secom.

Reunião do Proinfância – Foto Alfredo Filho – Secom.

O ProInfância é fruto da cooperação técnica entre o Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Faculdade de Educação (Faced), e corresponde a um programa de assistência financeira aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. O objetivo é garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil públicas.

:: LEIA MAIS »

São bons …

personallizy_gabriel

Prefeito de Ilhéus terá agenda intensa em Salvador

O prefeito Jabes Ribeiro vai cumprir, desta sexta-feira, dia 22, até a próxima terça-feira, dia 26, uma intensa agenda de contatos e reuniões em Salvador, tendo como foco diversos assuntos de interesse do município de Ilhéus, a exemplo do encontro que manterá com a direção do Derba, para debater, acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, e do Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, questões relativas à implantação da segunda ponte Ilhéus-Pontal, especialmente no que diz respeito aos acessos e da compatibilização do entorno do equipamento com as vias de tráfego da cidade.

Mas a agenda do prefeito já começa na tarde desta sexta-feira, dia 22, com a participação na reunião do Conselho Político do Governo do Estado que ele integra. Na segunda-feira, Jabes terá uma nova reunião no Tribunal de Contas dos Municípios para conversar com os conselheiros a respeito da situação da administração municipal e, em seguida, terá uma audiência na Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Na terça-feira, além do encontro no Derba, o prefeito vai se reunir com a direção da Embasa, quando tratará das obras do projeto de saneamento básico da Bacia do Pontal e também das dívidas contraídas com o órgão pela gestão municipal passada.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 22.02.2013

2º Grito Rock de Ilhéus será no próximo dia 02

O Coletivo Chocolate Groove faz os ajustes finais para a segunda edição do Grito Rock de Ilhéus. O festival acontecerá no dia 02 de março, a partir das 22 horas, no Vagão, em Olivença. Estão confirmados as bandas regionais Dr. Imbira, Mendigos Blues, Plano Inclinado e Infected Minds. Ainda tem Nute, grupo de Alagoinhas. A iniciativa será aberta ao público, reunindo outras modalidades artísticas, como audiovisual, dança e eletrônica. Além do entretenimento, serão abordadas questões sociais e ambientais.

Grito Rock Ilhéus 2013.jpg Grito Rock Ilhéus 2013

Grito Rock Ilhéus 2013

O primeiro Grito Rock Ilhéus aconteceu em 10 de março de 2012, no mesmo local que a edição 2013. Na ocasião, um público de aproximadamente 600 pessoas conferiu os shows das bandas grapiúnas Dr. Imbira, Mendigos Blues, Infected Minds e Mortifera, além da carioca Eden Bordel. Neste ano, os organizadores pretendem superar o sucesso anterior, assegurando qualidade de som e segurança.

Para um dos coordenadores do evento, Elielton Cabeça, o Grito Rock Ilhéus pretende ser incluído no calendário de eventos do município. “A intenção é que seja uma realização contínua, a fim de dar maior visibilidade à produção artística autoral e independente”, explica.

ILHÉUS / Prefeito destaca atuação dos motoristas profissionais

Prefeito Jabes Ribeiro participou da Solenidade, Motorista Top de Ouro Aguia Branca - Foto Alfredo Filho - Secom.

Prefeito Jabes Ribeiro participou da Solenidade, Motorista Top de Ouro Aguia Branca – Foto Alfredo Filho – Secom.

Ao participar da solenidade de premiação do Motorista Top Ouro, realizada pela Viação Águia Branca, em Ilhéus, na noite de quinta-feira, 21, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância do trabalho dos motoristas profissionais para a integração e o desenvolvimento da região e do País. Ele manifestou a satisfação de participar do evento e disse sobre a familiaridade que mantém com a categoria pelo fato de seu pai, o motorista José Ribeiro, falecido aos 90 anos, ter atuado na profissão durante toda a vida como trabalhador.

O prefeito aproveitou a oportunidade para homenagear as famílias dos motoristas, que, segundo ele, exercem papel fundamental no dia a dia desses profissionais. “Quero aqui dar uma palavra especial às esposas e filhos presentes, que contribuem de forma especial para que esses motoristas sejam reconhecidos pelos serviços prestados à comunidade”, ressaltou.

Jabes também enfatizou o trabalho desenvolvido pelo grupo Águia Branca, em todo o país, com presença em diversos segmentos dos transportes. Ele saudou o representante da diretoria nacional da empresa no evento, coronel Klinger Sobreira, que há 30 anos atua no setor, e é considerado o criador do prêmio.

O Top Ouro destina-se a homenagear os motoristas que se destacaram no exercício de suas atividades, no ano de 2012, obedecendo aos critérios técnicos e de qualidade que norteiam o trabalho da Águia Branca em benefício de passageiros e clientes. Na solenidade realizada em Ilhéus, 45 profissionais receberam distintivos e certificados. O evento contou ainda com a presença do gerente da empresa na Bahia, Deomar Assunção, do gerente regional Gilmar de Abreu, de Nilton Cunha, do Núcleo Operacional de Salvador, e do grupo teatral Salto Alto.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 22.02.2013

I Congresso Nacional de Direito acontece em Ilhéus, dias 8 e 9

O I Congresso Nacional de Direito será realizado, nos próximos dias 8 e 9 de março, no Centro de Convenções de Ilhéus, com a participação de renomados juristas do País. A palestra de abertura será feita pelo professor e ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, às 14 horas, que abordará o tema “O Projeto do Código Penal”. As inscrições para o evento podem ser realizadas na Faculdade de Ilhéus, das 8 às 12 horas e das 18h30min às 22 horas, na loja de conveniência do Posto Dois de Julho, e na sede da Terceira Via Formaturas e Eventos, em Itabuna.

Na Faculdade de Ilhéus, as inscrições são feitas por estudantes do 9º semestre de Direito, que organizam o evento

Na Faculdade de Ilhéus, as inscrições são feitas por estudantes do 9º semestre de Direito, que organizam o evento

Também no dia 8, o promotor de Justiça e psicólogo Inocêncio Carvalho de Santana falará sobre o tema “(Im) Possibilidade Jurídica da Aplicação da Suspensão Condicional do Processo nos Casos de Violência Doméstica”, seguido de exposição do professor e escritor Erick Vidigal que abordará “Tutelas de Urgência no Processo Civil”.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS / Secretaria de Saúde promove ações de combate a dengue

Todos contra a dengue - Ministério da SaúdeApós a realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), a secretaria de Saúde de Ilhéus está desenvolvendo uma série de ações do programa de combate a dengue. O Lira, realizado na primeira semana deste mês, revelou um índice de infestação de 15,9%, o que indica situação de risco. Nesse sentido, a secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, comentou que a partir de outubro do ano passado, quando foi feito o último levantamento, nada foi operado para combater o vírus, pois os profissionais do setor não tinham material para trabalhar.

“Para a realização do Lira, agora, disponibilizamos o material adequado, carros, fichas e todo o suporte necessário para atender as necessidades dos agentes”, afirmou Ledívia. A partir do resultado obtido, a secretaria intensificou a supervisão direta e indireta do trabalho de campo, que envolve a participação de 120 agentes comunitários de endemias, e o atendimento às denuncias da população nas zonas Norte, Sul, Oeste e Centro da cidade.

Segundo Patrícia Dickie, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a equipe está fazendo também o bloqueio de transmissão com máquina costal (pulverização) para os imóveis com notificação de dengue, mutirões quinzenais de conscientização e faxinaço nas localidades com alto índice de infestação, aos sábados, e implantação da equipe de monitoramento em pontos estratégicos como cemitérios, construções, sucatas, entre outros.

:: LEIA MAIS »

Cadastramento para eleição do Conselho de Cultura encerra quinta-feira, 28

Os interessados em concorrer às eleições das câmaras temáticas do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus têm até a próxima quinta-feira, 28, para preencher o cadastro, iniciado no último dia 20. O processo pode ser realizado na seda da Fundação Cultural de Ilhéus, na Casa de Cultura Jorge Amado, no período das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas, ou pela internet: http://conselhodeculturadeilheus.blogspot.com.br/p/cadastramento-das-camaras.html.

Após o cadastramento, será realizada a delimitação dos candidatos por câmaras temáticas, entre os dias 1º e 10 de março. Em seguida, haverá a análise dos cadastros, para verificar se o candidato atende às especificidades da câmara a qual ele concorre (entre os dias 11 e 14/03). O pretendente que tiver sua inscrição indeferida tem os dias 15 e 16/03 para entrar com recurso, e no dia 17/03 será publicada a lista dos cadastrados.

As eleições para as câmaras temáticas vão ocorrer entre os dias 18 a 25 de março. A análise dos cadastrados é feita pela diretoria do Conselho, composta pelo Presidente Mestre Nei (representante da cultura Afro) e o Secretário Geral, André Rosa. Já a eleição da diretoria do Conselho Municipal de Cultura será realizada no dia 30 de março.

O Conselho Municipal de Cultura foi reestruturado através da lei 3.539, de 31 de março de 2011, constituído por vinte membros. Entre esses, 10 são representantes da sociedade civil e 10 representam os órgãos municipais. Os primeiros compõem as câmaras temáticas (teatro, música, dança, artes visuais, audiovisual, cultura popular, cultura indígena, cultura afro, patrimônio cultural e literatura), já os conselheiros do poder público são indicados pelos responsáveis dos setores representativos (Fundação Cultural, Secretarias de Turismo, Educação, Planejamento, Meio Ambiente, Fazenda, Desenvolvimento Social, Saúde, Gabinete do Prefeito e Diretor de Esportes).

 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 22.02.2013





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia