:: ‘Notícias’
Novos nutricionistas formados na Faculdade de Ilhéus
Centenas de convidados prestigiaram a cerimônia de colação de grau de 19 bacharéis em Nutrição formados pela Faculdade de Ilhéus, no último sábado, dia 16. Presidida pelo diretor geral da instituição, professor Almir Milanesi, a solenidade aconteceu no auditório Professora Adélia Melo, no campus da própria Faculdade, localizado no bairro São Francisco, zona sul da cidade.
A cerimônia de formatura contou com as presenças do empresário Daury Frisso, representante do Cesupi (Centro de Ensino Superior de Ilhéus), da diretora acadêmica, Sandra Milanesi, da professora Adriana Lopes, coordenadora do curso e patronesse da turma, da professora e paraninfa Juliana Argolo, além do professor Marcelo Cordeiro, amigo da turma, e de Grasiela Greise dos Santos Souza, que deu nome à turma de formandos.
SANTAS CASAS ASFIXIADAS
A despeito do imenso problema social que causará e do caos que provocará no Sistema Único de Saúde (SUS), um eventual colapso das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos decorrente de dificuldades financeiras crescentes não surpreenderá quem acompanha a situação da saúde pública no País. Trata-se de um problema antigo, de causas perfeitamente diagnosticadas, e que se agrava a cada dia, mas para o qual as autoridades responsáveis – em boa parte por comodismo – não deram e continuam a não dar a atenção que merece. O preço que o País terá de pagar, caso os problemas se agravem a ponto de a situação se tornar insustentável num futuro próximo, certamente será maior do que o custo de uma solução racional, que ainda é possível adotar.
A Constituição estabeleceu que a saúde é um direito fundamental do cidadão e, para garanti-lo, sem dispor de estrutura própria suficiente para isso, o Estado brasileiro estabeleceu o que deveria ser uma parceria com as instituições filantrópicas. Estas responderam bem à proposta de parceria e, por isso, sua presença nas operações do SUS é cada vez maior.
Em 2004, por exemplo, os hospitais públicos respondiam por 41,4% das internações pelo SUS, os hospitais privados sem fins lucrativos (Santas Casas e instituições filantrópicas), por 39,9% e os privados lucrativos, por 18,7%. Por causa da remuneração inadequada dos serviços, os hospitais particulares reduziram sua participação para 10,2% do total das internações em 2011, de acordo com dados do Ministério da Saúde utilizados no relatório da subcomissão especial da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que discutiu o problema. Em contrapartida, aumentou a participação dos hospitais públicos e dos privados não lucrativos, para, respectivamente, 45,0% e 44,8%.
Vistoria de táxi começa na segunda-feira em Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), inicia na próxima segunda-feira, 25, a vistoria anual dos veículos que exploram o serviço de táxi no município. A vistoria será realizada na sede do órgão, situada na Avenida Governador Roberto Santos, nº 86 (próximo à Rota), das 8 às 12 e das 14 às 16 horas, até o dia 8 de março.
Conforme edital divulgado pela Sutran, dia 14 último, os proprietários de táxi interessados deverão abrir processo no setor de protocolo da Prefeitura, localizado no Anexo administrativo, na rua Santos Dumont, centro da cidade, contendo cópias dos documentos do veículo e do alvará de circulação.
São exigidas também cópias (do proprietário e do auxiliar) do cartão de identificação, carteira nacional de habilitação, título de eleitor e comprovante de residência atualizado, além de duas fotos 3 x 4 recentes, antecedentes criminais federal, certidão negativa da Justiça Estadual, curso de relações humanas, legislação de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros e inscrição como autônomo no INSS.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 19.02.2013
ILHÉUS / Prefeitura inicia coleta semanal de lixo na zona rural
José Víctor Pessoa declarou que “o governo passado não se preocupou em recolher o lixo nos últimos seis meses nestes locais e, por isso, ocorreu um amontoado de detritos. E para evitar que isso não se transformasse em lixões, a atual gestão fez sua parte e retirou inúmeras caçambas de imundície”.
Segundo ele, mesmo diante da carência de máquinas e outros equipamentos, “desde a segunda-feira, dia 18, colocamos em ação a coleta semanal de lixo, em forma de rodízio. Já iniciamos pelos povoados de Carobeira, São João, Pedro Vidal, Aritaguá e Sambaituba. A meta do governo é evitar o acúmulo de detritos.”
Estradas Vicinais – O gerente de Ações Regionais disse que a prefeitura já iniciou o serviço de patrolamento na malha viária rural que liga o povoado de Aritaguá às localidades de Sambaituba, Urucutuca, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras e Fazenda Santa Rita, até chegar à rodovia Ilhéus-Uruçuca. O objetivo, segundo José Víctor Pessoa, é melhorar os pontos críticos desta e de outras estradas vicinais do município.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 19.02.2013
P A R A B É N S !!!
Walter Santos o REPÓRTER DA SAÚDE completa hoje 58 anos de idade e 30 de Hospital Luiz Viana Filho.
Walter Santos é um dos destaques da Rádio Santa Cruz informando a movimentação de entrada e saída de pacientes naquele hospital.
É um profissional dedicado e um ÁS na comunicação diária.
Daqui enviamos nossos parabéns com votos de mais sucesso.
Rabat & Banda.
Receita divulga regras do IRPF 2013
A Receita Federal do Brasil divulgou nesta terça-feira, 19, no Diário Oficial da União as regras para Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 (relativo ao ano de 2012). As informações devem ser enviadas entre 1º de março e 30 de abril.
Deve declarar os contribuintes que:
1- Recebeu rendimentos tributáveis superior a R$ 24.556,65;
2- Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte, superior a R$ 40.000,00;
3- Obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas de valores;
4- Em caso de atividade rural:
– Obteve receita bruta superior a R$ 122.783,25;
– Pretenda compensar, no ano de 2012 ou depois, prejuízos de anos anteriores ou de 2012 mesmo;
5- Teve, em 31 de dezembro, posse ou propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor superior a R$ 300.000,00;
6- Passou a morar no Brasil em qualquer mês e continuava até 31 de dezembro;
7- Optou pela isenção do IR do ganho de capital na venda de imóveis residenciais, por ter aplicado o dinheiro na compra de outro imóvel residencial, em até 180 dias a partir venda do imóvel original;
Está dispensado de declarar:
Comissões farão propostas contra crise e para racionalizar gestão de Ilhéus
Numa reunião do prefeito Jabes Ribeiro com representantes do Sinsepi (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus), do Sindiacs (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde) e da APPI-APLB Sindicato, na tarde desta segunda-feira, dia 18, foram formalizadas as comissões mistas que discutirão alternativas para resolver os impasses dos salários não pagos pela gestão anterior e também apresentar propostas que ajudem a racionalizar as despesas com a gestão de pessoal na administração municipal. Foram constituídas três comissões: uma para a área da Educação, outra para a área da Saúde e outra para as demais secretarias e órgãos municipais.
No encontro, o prefeito Jabes Ribeiro fez uma síntese da difícil situação financeira em que o município se encontra e garantiu aos representantes sindicais que a administração está completamente aberta a quaisquer sugestões que visem a melhoria da gestão e redução das despesas. Uma vez que, devido ao estado caótico encontrado, muita coisa ainda precisa ser feita para o cumprimento do seu objetivo maior, que é reorganizar Ilhéus. O prefeito observou que está trabalhando com a preocupação de não tirar empregos, mas salientou ser absolutamente necessário que as despesas com a folha de pagamentos seja adequada ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A primeira reunião das comissões, compostas por representantes dos sindicatos e da Prefeitura, já acontece nesta terça-feira, dia 19, na sede da Secretaria de Educação. Na quarta-feira, dia 20, acontece a reunião inicial das demais secretarias, enquanto a da Saúde tem o primeiro encontro previsto para a quinta-feira, dia 21. Os grupos têm um prazo máximo de 90 dias para a apresentação de suas conclusões e propostas.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
18-02-13
Gestão escolar é tema da Jornada Pedagógica da Prefeitura de Ilhéus
Diretores, supervisores, coordenadores e professores participaram hoje, dia 18, da abertura da Jornada Pedagógica, promovida pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal da Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), da secretária de Educação, Marlúcia Rocha, e das diretoras administrativa, Elza Ramos, e pedagógica, Ana Serafim, da pasta.
A Jornada ocorre até a próxima quarta-feira, 20, e será desenvolvida, durante este período, a programação pedagógica para este ano levito de 2013.
Prefeitura de Itabuna

Prefeitura doa coberturas de tanques para combater mosquito da dengue
Settran garante rigor no combate ao transporte escolar irregular
Seminário de Planejamento reunirá educadores itabunenses
Itabuna: Secretário garante apoio às entidades afro que atuam na área social
Prefeitura convoca reunião preparatória para Conferência das Cidades
Morre médico agredido durante assalto no Carnaval
Testemunhas contaram que o médico reagiu ao assalto e foi agredido com murros e pontapés pelos criminosos
Morreu, na noite deste domingo (17), o médico Márcio Espínola Ramos agredido durante um assalto no sábado (9) de Carnaval, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ele sofreu traumatismo craniano e chegou a ser submetido a três cirurgias na cabeça, mas não resistiu após ficar uma semana em coma.O médico e um amigo haviam acabado de sair de um camarote em Ondina. Eles teriam ido até o Rio Vermelho procurar um táxi quando foram abordados por dois assaltantes.
Testemunhas contaram que o médico reagiu ao assalto e foi agredido com murros e pontapés pelos criminosos. O amigo teve o cordão de ouro roubado. Os assaltantes fugiram após o assalto.
O médico foi internado no Hospital Geral do Estado (HGE) e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Izabel, onde morreu no final da noite deste domingo (!7).
O corpo de Márcio Espínola deve ser levado para Juazeiro, cidade natal do médico, onde deve ser sepultado ainda nesta segunda (18). Ele era filho do ex-prefeito do município Rivadázio Espínola.
O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, decretou luto oficial de três dias. “O município se manifesta em tom de reconhecimento e homenagens, pelos relevantes serviços prestados à população de Juazeiro no exercício da medicina, pelo respeito aos seus pacientes, amigos e como um cidadão que se preocupava com o desenvolvimento de sua cidade”, disse em nota.
—
Da Redação
Atualizado às 7h14
CORREIO DA BAHIA
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/morre-medico-agredido-durante-tentativa-de-assalto-no-carnaval/































































