:: ‘Notícias’
Projeto ‘Ilhéus Aleluia Festival’ conta com o apoio do Sebrae
Como parceiro do evento, o Sebrae se responsabilizou pelo patrocínio e elaboração do projeto, que envolver a integração de várias modalidades artísticas, além de gastronomia e eventos de caráter religioso. A coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueredo, destaca que a ideia é reunir múltiplas linguagens, de acordo com as potencialidades do município e as demandas da sociedade. Os principais aspectos do projeto foram apresentados durante uma reunião, realizada na sede do Sebrae, em Ilhéus, com a presença de secretários municipais e representantes das entidades parcerias.
Nossa finalidade é estimular o turismo cultural, com repercussão na economia de modo geral, além de integrar as entidades envolvidas no setor, afirma Alcides Kruschewsky. “Estamos organizando o evento de forma criativa, já que o Município, no momento, não tem condições de arcar com essas despesas, reunindo órgãos públicos, associações e entidades não governamentais, que acreditam na cidade e contribuem de forma positiva com ideias e ações voltadas para o desenvolvimento integrado de Ilhéus.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 15.02.2013
Faculdade de Ilhéus gradua, sábado, a segunda turma do curso de Nutrição
O diretor geral da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, presidirá, neste sábado, dia 16, a solenidade de colação de grau da segunda turma de formandos do curso de Nutrição, a ser realizada no auditório Professora Adélia Melo, localizado na sede da instituição. A cerimônia contará com as presenças de Daury Frisso, representando o Cesupi – Centro de Ensino Superior de Ilhéus (entidade mantenedora), de Sandra Milanesi, diretora Acadêmica, e da professora Adriana Cruz Lopes, coordenadora do curso e patronesse da turma.
Participarão da formatura 19 alunos que concluíram o curso de Nutrição, cuja oradora da turma será a formanda Kamila Adélia de Almeida Azevedo. O curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus é o único oferecido no município, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.
Prefeitura de Itabuna

Inauguração da Sala do Empreendedor
Caixa não disponibiliza senha e atrasa recadastramento do Bolsa Família
Educação reúne coordenadores pedagógicos e gestores escolares
Vane relata à Câmara esforço para vencer dificuldades da prefeitura
Marquise falha e Prefeitura faz limpeza emergencial na cidade
Prefeitura paga 1/3 de férias da Educação. Dinheiro já está na conta
Secretaria começa a reativar postos de saúde em Ilhéus
A Secretaria de Saúde de Ilhéus iniciou a reativação dos postos de saúde no município, visando normalizar o atendimento à população, especialmente aos mais carentes. A secretária Ledívia Espinheira disse que já nesta próxima semana estarão funcionando os postos médicos da Urbis, do Teotônio Vilela, do Centro Social Urbano da Barra e do Sarah Kubitscheky, no Malhado. Ela ainda informou que a Policlínica Halil Medauar, localizada no bairro da Conquista, também está prestando atendimento médico especializado à comunidade.
Ledívia Espinheira observa que a situação na saúde municipal é complexa, em virtude do quadro caótico que encontrou na secretaria. “O município, como um todo, encontra-se em grande dificuldade. No caso da saúde, entendemos a queixa da população, pois gostaríamos de dar resposta mais imediata aos problemas, mas pedimos paciência porque estamos reestruturando toda a nossa rede de atendimento”, afirmou.
DADOS APAGADOS
Wagner defende Porto Sul para uma Bahia mais competitiva
Governador Jaques Wagner diz que o processo de licenciamento do Porto Sul é referência em todo o país
O governador da Bahia, Jaques Wagner, disse que o processo de liberação da licença prévia (LP) do Porto Sul, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em novembro de 2012, mostrou o equilíbrio como ponto fundamental e tornou-se referência.
Para Wagner, a democracia permitiu que o processo fosse mais maduro, resultando na concessão da LP. “Não tivemos medo de rever posições. O equilíbrio foi a palavra. Nós dialogamos com todos os envolvidos e tomamos a decisão, em benefício de uma Bahia mais competitiva”, disse o governador à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), durante mensagem de abertura dos trabalhos, nesta sexta-feira (15).
Ele disse ainda que o Porto Sul, interligado à Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), vai se transformar numa realidade logística sem precedentes neste estado.
O discurso durou mais de uma hora e teve como uma das ênfases o elo entre desenvolvimento e sustentabilidade, “que abrirá novas possibilidades econômicas para a Bahia”. O governador prometeu continuar a atrair investidores, sem demonizar a questão ambiental.
—
Camila Peres
Assessora de imprensa
Prefeitura de Ilhéus prepara escolas para início do ano letivo
Uma força-tarefa está sendo organizada pela Prefeitura de Ilhéus com o objetivo de acelerar a execução de pequenos reparos na rede municipal de ensino, visando oferecer unidades escolares mais adequadas a alunos, professores e servidores. A secretária de Educação, Marlúcia Rocha, confirma o início do ano letivo no próximo dia 21, logo após a realização da Jornada Pedagógica.
Segundo ela, o ano letivo seguirá o calendário normal, salvo nas escolas que apresentam problemas estruturais graves e que, por isso, demandam reformas mais amplas, a exemplo da Escola de Ribeira das Pedras. Entre as unidades que passarão por pequenos ajustes físicos, estão as creches municipais do Iguape e Dom Eduardo, as escolas Pinóquio, Perpétua Marques, Pontal e Avenida Princesa Isabel, além do Instituto Municipal de Ensino (IME) do centro.
Deputada reinicia trabalhos legislativos defendendo mais projetos para o interior
Os trabalhos legislativos da ALBA foram reabertos pelo governador Jaques Wagner, que apresentou as ações que estão sendo realizadas pelo governo baiano e as perspectivas para os próximos anos. Após passar a tropa em revista, Wagner disse que espera continuar com a retomada das economias da Europa e dos Estados Unidos e com o crescimento econômico da China, mas é preciso fazer o dever de casa. “Mantivemos o número de empregos e isso é fundamental para o povo. Continuaremos o processo de inclusão social, de investimentos públicos muito forte na Bahia”, complementou o governador.
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DENILSON MELO
O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, lamenta profundamente a morte de Denilson Silva Melo, presidente da ONG Oficina da Cidadania e funcionário da Empresa Municipal de Águas e Saneamento – EMASA.
Vane manifesta condolências à família, em especial suas duas filhas, Yasmine e Esther, rogando a Deus que as conforte.
—
www.itabuna.ba.gov.br
PREFEITURA DE ITABUNA
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Temporada de navios ainda traz milhares de visitantes para Ilhéus
Ainda é grande o número de turistas que chegam a Ilhéus nos cruzeiros marítimos da temporada 2012-2013. Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo, a expectativa é que 150 mil pessoas desembarquem no Porto do Malhado até 20 de março, quando encerra a temporada. Até lá, estão previstas oito paradas de navios, o próximo no dia 27 deste mês, com seis mil pessoas a bordo.
Os visitantes vêem atraídos pelas belas paisagens e embalados pelos ícones da literatura jorgeamadiana espalhados pela cidade. Os destinos mais procurados são o centro histórico, o quarteirão Jorge Amado, onde a cidade preservou a casa do escritor, o teatro municipal e o bar Vesúvio, o Bataclan, o mercado de artesanato e as igrejas. Outros locais de interesse dos turistas são as praias e cabanas ilheenses, as fazendas de cacau e o Balneário Tororomba, em Olivença.
Alcides Kruschewsky, secretário de Turismo de Ilhéus, diz que o receptivo dos navios precisa ser trabalhado de forma profissional e em parceria com diversos segmentos do setor turístico. “A falta de recursos não permitiu a realização do receptivo nesta temporada, mas esta é uma lacuna que não permitiremos que se repita”, enfatiza.
O secretário destacou, também, a importância das paradas de navios para a cidade. “O governo municipal e o setor turístico não pouparão esforços para buscar soluções junto aos governos Federal e Estadual para que as companhias marítimas garantam as paradas dos navios no porto de Ilhéus nas próximas temporadas. O Prefeito, Jabes Ribeiro, já está comprometido nesse sentido”.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 15.03.2013
Paróquia Santa Rita Celebra 10 anos de Falecimento de Dom Valfredo Tepe.
por Paulo Costa
Com a participação de representantes que fazem parte das Quatro Comunidades (São Frei Galvão, Comunidade São José, Abrigo São Vicente e Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia), pertencentes a Paróquia Santa Rita o Padre Evandro celebrou nesta quinta-feira,14 de fevereiro, às 19h00, na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia a Celebração Eucarística para lembrar a passagem dos 10 anos de falecimento do Bispo Emérito de Ilhéus Dom Valfredo Tepe, que Pastoreou esta Diocese no de 1971 até 1995, e faleceu no dia 14 de fevereiro de 2003.

Dom Tepe
Padre Evandro durante a sua Homilia deixou bem claro o Amor que Dom Tepe tinha pela Igreja de Cristo e lembrou em vários momentos que o mesmo sempre esteve a serviço do Reino de Deus enquanto esteve aqui conosco. Para encerrar este momento de louvor e agradecimento a Deus por este Bispo tão querido, lembrou-nos ainda que em vida, Dom Tepe disse que gostaria de estar perto de Deus Orando por todos nós.
Ao Final da celebração, conversando com uma pessoa, ela se recordava que quando as pessoas iam conversar, mesmo que fossem se confessar com Dom era na realidade uma conversa e numa demonstração de Carinho, todos inclusive os Padres o tratavam por Pai.
Ainda das Comunidades presente, ainda estiveram: Coroinhas, Ministros Extraordinários da Eucaristia e Equipes de Liturgia e do Dízimo. A Coordenadora da Pastoral Familiar Paroquial (Leopoldina Rita) convidou a todos para a Reunião nesta segunda-feira,18 e o Padre Evandro passou para nós alguns avisos falando inclusive sobre a Caminhada Penitencial que desta vez não terá o toque do sino, pois quem quer dormir não qeur ser acordado.
Outras Imagens para quem tem Facebook – Clique Aqui
Aulas na Rede Municipal de Ilhéus começam no dia 21
As aulas na rede municipal de ensino de Ilhéus começam no próximo dia 21, logo após a realização da Jornada Pedagógica que vai reunir gestores das unidades escolares. Conforme informação da secretária de Educação, Marlúcia Rocha, o ano letivo seguirá o calendário normal, salvo nas escolas que apresentam problemas físicos sérios e precisam de reforma, a exemplo do povoado de Ribeira das Pedras.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 33 unidades escolares na sede urbana, 13 escolas nucleadas na zona rural, além de cinco conveniadas. A secretária observa que, nesse momento, “nosso maior desafio é dar conta de acompanhar as unidades escolares do campo, devido à distância entre elas.”
Após os primeiros 40 dias à frente da secretaria de Educação, a professora Marlúcia Rocha afirma que há muito trabalho pela frente e resume as dificuldades enfrentadas no setor, cujas escolas estão com suas infraestruturas bastante sucateadas e o aprendizado comprometido com um Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) baixíssimo.
A secretária cita ainda algumas irregularidades detectadas no setor, como diretores sem a graduação adequada na gestão de escolas de séries iniciais, o que contraria a lei, além de remoções de professores em estágio probatório, desvios de função, entre outras. “Enfim, nesse primeiro momento, a ideia é mesmo “arrumar a casa”, fazer as reformas emergenciais para que as crianças, professores e o corpo técnico tenham condições de trabalho, além de nos adequarmos às leis que norteiam o ensino municipal”, acrescenta Marlúcia.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 14.03.2013
Câmara de Ilhéus
A Mesa Diretora da Câmara Municipal, sob a presidência do Dr. JOSEVALDO VIANA MACHADO, preocupada com os últimos acontecimentos ocorridos em Santa Maria/SC, onde vidas humanas foram ceifadas, em virtude de não se ter levado em consideração a questão segurança e pensando em atentar para a segurança dos funcionários e visitantes da Câmara, firma uma importante parceria com a empresa STOP FIRE EXTINTORES, no sentido desta, realizar treinamento de combate a incêndio aos funcionários e pessoas interessada sem custos aos participantes.
Local- Plenário da Câmara
Dia – 18/02/2013
Horário- Às 15h.
—
ASCOM/
MA. DRT- 1949
































































