WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Agência Câmara

Agressor poderá indenizar Previdência por benefícios pagos a mulher agredida

Dep. Amauri Teixeira (PT-BA)
Amauri Teixeira: proposta representará significativo avanço no combate aos atos de violência doméstica e familiar.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4381/12, do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que obriga o agressor a indenizar a Previdência Social por todos os benefícios pagos à mulher agredida, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, quando concedidos em decorrência de atos de violência doméstica e familiar. O projeto acrescenta artigo à Lei Maria da Penha (11.340/06).

O autor da proposta explica que, em muitos casos, a violência contra a mulher causa lesões ou sequelas na vítima e até mesmo morte. Essa realidade tem gerado a concessão de benefícios previdenciários de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, pagos pelos cofres públicos e custeados por toda a sociedade, a partir de suas contribuições à Seguridade Social.

Ações contra agressores

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS / Moradores do Minha Casa, Minha Vida são orientados sobre convivência em condomínio

Reuniões aconteceram no auditório da Ceplac - Foto Luciane Nascimento - Secom Ilhéus

Reuniões aconteceram no auditório da Ceplac – Foto Luciane Nascimento – Secom Ilhéus

Os moradores do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, de Ilhéus, participaram de diversas reuniões, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Caixa Econômica Federal e a empresa RVC Assessoria e Consultoria Ltda, nas quais foram contemplados com orientações e regras de convivência em condomínio. Todas as reuniões foram realizadas no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, localizado na Praça Cairu, s/n, Centro, Ilhéus.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
SEC define prioridades para a reforma de escolas em Itabuna
Itabuna volta a contar com parceria na Saúde
Prefeitura faz mutirão no Daniel Gomes sábado
Prefeitura fez limpeza emergencial do canal do Novo Jaçanã
NOTA

:: LEIA MAIS »

Ilhéus discutirá resultados da aprendizagem durante a Jornada Pedagógica 2013

Professora Adélia Melo - Foto Renata Smith

Professora Adélia Melo – Foto Renata Smith

A professora Adélia Carvalho de Melo, diretora do Colégio Vitória, fará a palestra de abertura da jornada pedagógica da rede municipal de ensino de Ilhéus, na próxima segunda-feira, dia 18. Considerada uma referência na área da educação no município, a educadora falará sobre “A gestão com responsabilização pelos resultados da aprendizagem”, a partir das 8 horas, no auditório da Faculdade de Ilhéus, localizada na zona sul da cidade.

A secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha, informou que o objetivo do evento, que vai do dia 18 ao dia 20 (quarta-feira), é discutir com gestores das unidades educacionais da rede municipal questões específicas da educação, voltadas para o desenvolvimento dos alunos.

Nos dias 19 e 20, os professores participarão de atividades de planejamento que acontecem nas próprias escolas, com ênfase para o cronograma de trabalho do ano letivo 2013. A abertura contará com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), vereadores, secretários e assessores municipais, dentre outras autoridades.


Secretaria de Comunicação de Ilhéus
13.02.2013.

Um Grapiúna em Frankfurt

                       por Cyro de Mattos

Para quem não sabe, grapiúna é  palavra de origem indígena. Usada pelos índios do Sul da Bahia, no início da conquista da terra, significava pequena ave preta que vive às margens do rio.  Os meninos de minha cidade chamavam essa ave de “viuvinha” porque tinha o pequeno corpo  coberto de penas pretas. Mas há quem ache que grapiúna tem sua origem na expressão  “igarapé-una”, que quer dizer riacho preto. Este  pequeno curso d’água era muito encontrado antigamente nas fazendas de cacau e nas matas do Sul da Bahia.

Perdendo a vogal inicial, grapiúna passou a significar os que vieram para o Sul da Bahia no período do desbravamento e povoamento. Grapiúna assim diz respeito a uma civilização forjada por homens simples. Com o machado e o facão na bainha foram derrubando  as matas, penetrando a selva hostil, fundando vilas e pequenas cidades. Com o passar dos anos estabeleceram uma civilização com sua forma singular de vida, proveniente da implantação da  lavoura do cacau por léguas e léguas de terras férteis.

Eu nasci neste chão grapiúna, cresci respirando o cheiro do cacau, correndo com os outros meninos nas manhãs e tardes desse  mundo, que trago dentro de mim e amo.

Meu livro Vinte poemas do rio e outros poemas foi traduzido para  o alemão por  Curt Meyer-Clason. A editora Projekte-Verlag, de Halle,  reservou-me espaço para em seu stand participar de uma tarde de autógrafos na Feira do Livro de Frankfurt. O país  que seria homenageado na Feira do Livro de Frankfurt em 2010  era a Argentina. Confiando em meu inglês que dava para o gasto corriqueiro, permitindo que eu não passasse fome, tomei ânimo e fui participar da Feira do Livro de Frankfurt, considerada como o maior encontro mundial no setor editorial.

:: LEIA MAIS »

Milhares de pessoas visitaram Ilhéus no feriadão de carnaval

Ilhéus_Movimento

Ilhéus_Movimento

Mesmo sem realizar a tradicional festa oficial de carnaval, em virtude da grave crise financeira encontrada pela atual administração, Ilhéus recebeu milhares de turistas no período de feriadão momesco, que lotaram as praias, bares, restaurantes, hotéis e pousadas da cidade. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, cerca de 30 mil visitantes passaram pelo município no período de 9 a 12 de fevereiro. Nos maiores hotéis da cidade, a taxa de ocupação chegou a 100 por cento.

:: LEIA MAIS »

68ª CIPM APREENDE ARMA DE FOGO E DROGAS NO ALTO DA CASCALHEIRA.

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL

68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

 

68ªCIPM_CASCALHEIRA

68ªCIPM_CASCALHEIRA

No dia 13/02/2013, por volta das 09h00, através de denúncia anônima, policiais militares do PETO/6811 e a VTR 6801, efetuaram incursão no Alto da Cascalheira, bairro da Conquista, onde localizou e prendeu em flagrante o indivíduo: José Carlos Santos do Nascimento, vulgo (Carlinhos), 28 anos, natural de Sergipe SE e em seu poder fora apreendido 5,426 Kg de maconha, uma pistola calibre .40, com carregador contendo 11 cartuchos intactos, 01 medidor de energia elétrica e R$ 75,50 reais em espécie. O acusado e todo material apreendido fora  apresentados junto a 7ª COORPIN, onde foram adotadas as medidas legais. O Comando da 68ª CIPM, conta  com o apoio da sociedade, que também podem participar com denuncias, através do e-mail: denuncia68pm@hotmail.com.

Prefeitura de Ilhéus continua cadastramento no Bolsa Família

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, permanece com o processo de cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões dos beneficiários do Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Os interessados devem se dirigir à sede da secretaria, localizada na Rua Mário Alfredo, s/n, centro, sempre de segunda a sexta-feira, no período das 7 às 15 horas.

O Bolsa Família atende hoje, em Ilhéus, 21.764 famílias, com transferência de renda para cadastrados com renda per capita inferior a R$ 70 por mês. Na secretaria, são atendidas diariamente cerca de 120 famílias da zona urbana e 60 da zona rural. O coordenador do programa em Ilhéus, Fernando Reis, alerta que as famílias devem estar com os documentos exigidos para a aquisição do benefício em dia, caso contrário o cadastro pode ser bloqueado ou não se realizar.

Segundo ele, algumas dessas irregularidades são encontradas em subdeclaração de renda familiar, quando o valor declarado pelo beneficiário é inferior ou incompatível com a renda identificada em outros registros do Governo Federal. Outro motivo de incoerência encontrado nessas informações é a manutenção de beneficiários falecidos na base de dados do CadÚnico.


Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 13.02.2013

Projeto Vida Saudável encerrado em Ilhéus

Os diretores da Unimed Ilhéus, Eduardo Patury, Anísio Carvalho e Antonio Carlos Rabat, entre os fundadores do Projeto Vida Saudável, o gatroenterologista Adalberto Figueiredo (à dir.) e Carlos Moinhos (à esq. )

Os diretores da Unimed Ilhéus, Eduardo Patury, Anísio Carvalho e Antonio Carlos Rabat, entre os fundadores do Projeto Vida Saudável, o gatroenterologista Adalberto Figueiredo (à dir.) e Carlos Moinhos (à esq. )

Com o apoio da Faculdade de Ilhéus, a 13ª edição do Projeto Vida Saudável, promovido pela Unimed Ilhéus, foi encerrado no último dia 06, durante solenidade realizada no estande montado na Avenida Soares Lopes. O evento contou com a presença do presidente da Unimed Ilhéus, Antonio Carlos Rabat, do diretor administrativo-financeiro, Anísio Alves de Carvalho, e do superintendente, Eduardo Patury, do chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Vitor Veiga, representando o prefeito Jabes Ribeiro, da deputada estadual Ângela Sousa, do coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, Robson Vidal, representando o diretor geral, Almir Milanesi, o pres. do Rotary Club Jorge Amado, Trajano Lavigne, profissionais de imprensa, empresários, médicos e o público de modo geral.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna

Vane fala das ações emergenciais e garante que canais serão limpos

Vane em entrevista no Alerta Total

Vane em entrevista no Alerta Total

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, disse nesta segunda-feira, em entrevista à TV Cabrália, que a Prefeitura vai fazer a limpeza de todos os canais de macrodrenagem da cidade dando continuidade aos serviços que se iniciaram pelo canal do Bairro São Caetano. Vane fez um balanço das ações emergenciais adotadas em decorrência das fortes chuvas do final de semana e das ações que a administração vem executando desde o início, que priorizaram a coleta de lixo e entulhos, a recuperação da iluminação pública e dos serviços de Saúde.
O prefeito concedeu entrevista à repórter Silmara Souza no programa Alerta Total, quando informou que abrirá licitação para a contratação de empresa para fazer a limpeza de todos os canais. Vane lembrou que se não fossem os serviços executados no São Caetano teriam sido graves as consequências do transbordamento do principal canal do bairro, na noite de sexta-feira, que atingiu a baixada das ruas São José, Monte Alto, Castro Alves e São Paulo, obrigando a remoção pelos moradores de móveis para andares superiores ou residências de vizinhos e parentes.

:: LEIA MAIS »

ITABUNA / Prefeitura faz a limpeza do canal do Novo Jaçanã neste domingo

Por determinação do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur começou hoje,10, a limpeza do canal do Novo Jaçanã. O prefeito atendeu apelo dos moradores de uma parte do bairro, já que o rompimento de uma barragem, situada em área particular, com as chuvas que caíram sobre a cidade há dias, causou alagamento de algumas casas no entorno do canal de macrodrenagem, carreando lixo e muita sujeira para o interior das residências.

Limpeza do Canal Novo Jaçanã1 - Foto Ricardo Mascarenhas.

Limpeza do Canal Novo Jaçanã1 – Foto Ricardo Mascarenhas.

Após receber a reclamação dos moradores da área atingida, o prefeito Vane acionou o titular da Sedur, engenheiro Marcos Monteiro, determinando providências urgentes no local. “O prefeito me determinou as providências, o que fizemos imediatamente mobilizando uma escavadeira hidráulica para limpeza do canal e facilitar o escoamento da água e da lama represadas pela sujeira”, afirmou o secretário.

:: LEIA MAIS »

Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O

por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

COLÔNIA DE FÉRIAS

       Um sonho de 19 anos dos ilheenses, principalmente comerciantes e comerciários, a Colônia de Férias do SESC, poderá ser construída ainda neste ano. Desde o tempo em que Nelson Daiha era o presidente da entidade, isto em 1994, que existe essa promessa, da construção de uma Colônia de Férias e do Hotel-Escola, do SENAC. Sem conseguir um terreno dos vários prefeitos que governaram Ilhéus durante todo esse tempo, o SESC resolveu bancar também o terreno, que já está sendo negociado na Praia do Norte, numa área de praia com mais de 50 mil metros quadrados. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus, Antônio Costa, tem sido um grande batalhador pela obra desde aquela época, e como o SESC está pensando em fazer no local, apenas uma Área de Lazer, Costa pretende elaborar um Documento, assinado pelo prefeito e presidente das entidades representativas das áreas de Comércio, Turismo e afins, solicitando à Presidência da Federação do Comércio, Serviços e Turismo, que a obra seja de fato uma Colônia de Férias e Hotel-Escola, com salas de aula, cursos para Camareiras e Garçons, salão de convenções, apartamentos e suítes, conforme estava previsto nos idos de 1994.

SENAI

       Além da Colônia de Férias do SESC, Ilhéus ganhará mais uma  grande obra, representada por uma unidade do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, órgão ligado ao Sistema FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia. A nova unidade, será construída na rodovia Ilhéus-Itabuna, numa área de quase 100 hectares, onde serão implantados novos centros de tecnologia e de formação profissional, numa área construída de 4 mil metros quadrados. Desde 1987 o SENAI está presente em Ilhéus, quando inaugurou outras unidades do Sistema FIEB, o Centro de Formação Profissional Ignácio Tosta Filho, no Iguape, onde funcionam o SESI (Serviço Social da Indústria) e o IEL  (Instituto Euvaldo Lodi). Os novos centros de tecnologia e de formação profissional, atenderão aos municípios de Região Sul e Sudoeste do estado. É Ilhéus crescendo…Que bom!

PAVILHÃO DE FEIRAS

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia