:: ‘Notícias’
Prefeitura de Itabuna

Prefeito de Itabuna reserva um dia da semana para receber população
Itabuna: Vistoria no Transporte Escolar começa segunda-feira
Tudo pronto para implantação do Cidade Digital em Itabuna
Curso de capacitação em RH qualificou servidores da Prefeitura
Prefeito abre sessão inaugural da Câmara e viaja para audiência com Wagner
Projeto Qualicultura capacita setores da economia criativa em Ilhéus
Criado pelo Governo do Estado para fortalecer e desenvolver os diversos setores da economia criativa, o Projeto Qualicultura será realizado em Ilhéus, entre os dias 20 e 23 deste mês. Com apoio da Fundação Cultural (Fundaci), serão oferecidos os módulos sobre Financiamento Cultural, nos dias 20 e 21, e Gestão Cultural, nos dias 22 e 23, ambos no auditório Sosígenes Costa, localizado na sede da Fundaci.
O Qualicultura promove, gratuitamente, oficinas e cursos para artistas, gestores e produtores culturais, empreendedores criativos, profissionais liberais e entidades diversas, que atuam nas áreas de música, gastronomia, design, cultura digital, publicidade, artes cênicas, artes visuais, artesanato, mercado editorial, TV e rádio, arquitetura e jogos eletrônicos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),
O presidente da Fundaci, Paulo Atto, considera o projeto um instrumento que atende à capacitação dos agentes, artistas e produtores culturais de Ilhéus. “Esta é uma das principais diretrizes da gestão municipal”, ressalva. Em reunião com dirigentes do Sebrae, realizada em Salvador, Paulo Atto reivindicou a realização de novos cursos de qualificação, incluindo toda a economia criativa de Ilhéus, da qual a cultura é um dos principais componentes.
As pré-inscrições devem ser realizadas pela internet, através do site projeto.qualicultura@ba.sebrae.com.br. Os interessados deverão informar os nomes dos participantes e das instituições representadas (se for o caso), e-mail e telefone para contato.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 14.03.2013
Câmara de Ilhéus
O presidente da Mesa Diretora da Câmara de Ilhéus, Dr.JOSEVALDO VIANA MACHADO, dará início, a partir das 16 horas, desta terça-feira ( 19), aos trabalhos legislativos de 2013, com pronunciamento focado na transparência, honestidade e respeito ao povo ilheense. Irá, doravante, se dedicar junto aos seus pares, numa luta constante pelo fortalecimento da instituição de defesa do cidadão. A sessão de abertura dos trabalhos vai contar com a participação do prefeito JABES SOUZA RIBEIRO e do vice CARLOS MACHADO DE A.FILHO (CACÁ COLCHÕES). Cabe ao prefeito JABES RIBEIRO, fazer a leitura da mensagem trazendo aspectos de sua administração.
O presidente Dr. JOSEVALDO VIANA MACHADO, salientou que, para a sessão ordinária que abre os trabalhos do legislativo ilheense foram convidadas diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas. Familiares de vereadores, sindicalistas, imprensa em geral, secretários e outros assessores da administração municipal também foram convidados para à solenidade que será realizada no Plenário Gilberto Fialho.
A ilustre bancada do legislativo, composta dos vereadores Josevaldo Viana Machado, Fábio Ferreira Menezes, Ivo Evangelista dos Santos, Rafael Albuquerque Benevides, Aldemir Santos Almeida, Alisson Ramos Mendonça, Alzimário Belmonte Vieira, Cosme Araújo Santos, Gildeon Farias dos Santos, Gilmar Chaves Sodré, James Costa, José Raimundo L.Bomfim, Luiz Carlos dos Santos, Lukas Pinheiro Paiva, Nerival Nascimento Reis, Roland Lavigne do Nascimento, Roque Eduardo Cavalcante de Matos, Tarcísio Santos Paixão e Valmir Freitas, acompanha a solenidade de abertura dos trabalhos.
—
ai/cmi
TPI retoma programação após liberação de alvará
O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) retoma a programação de fevereiro após a Prefeitura liberar o alvará de funcionamento. Até então, o grupo que administra a Casa dos Artistas respeitava o Decreto Municipal 025/2013, que suspende a permissão para casas de shows da cidade. O retorno das atividades artísticas será neste sábado (16), às 20 horas com o espetáculo de palhaçaria Homens ajudam homens?, do Grupo de Teatro e Circo Maktub. A peça é livre para todos os públicos e as entradas custam R$ 10 e R$5.
A programação de fevereiro segue na próxima semana com o Cineclube Équio Reis, organizado pelo Núcleo de Produção Audiovisual do TPI. Na terça-feira (19), a partir das 19 horas, serão projetados curtas-metragens de Georges Méliès, na porta da Casa dos Artistas. Os filmes de curta duração foram produzidos entre 1898 e 1909 pelo precursor dos efeitos especiais cinematográficos, trazendo encantamento, magia e histórias fantásticas. Em caso de mau tempo, as projeções acontecerão gratuitamente no interior do espaço cultural.
Outras atividades seguem na Casa dos Artistas de Ilhéus. A exposição das telas do artista plástico Arthur Campello continua em cartaz e com entrada franca. Ainda há vagas para os cursos de bateria e percussão, dança criativa para crianças e adolescentes, aulas de dança afro-brasileira e oficina de canto popular. As inscrições são feitas das 14 às 18 horas e, para mais detalhes, os interessados podem ligar para (73) 4102-0580.
Prefeitura faz obra de recuperação da Rua Barão do Rio Branco
A Prefeitura de Ilhéus está realizando nesta quinta-feira, dia 14, obra de recuperação da drenagem e tapa buracos na Rua Barão do Rio Branco, no Pontal, através da secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Além disso, a equipe da secretaria faz também a varrição, limpeza e pintura do meio fio no local.
A Rua Barão de Rio Branco possui grande fluxo de veículos e estava praticamente interditada desde a administração passada. Após a recuperação da drenagem e da pavimentação, aquela artéria voltará a ser uma alternativa de tráfego no sentido Pontal-Centro, em virtude da necessidade de recomposição da drenagem da Rua 13 de Maio, que será executada também pela equipe da Sedur.
Drenagem – Diversos problemas têm ocorrido na rede de drenagem naquela região do bairro do Pontal. No último sábado, dia 9, houve o afundamento da pavimentação na confluência da Avenida Lomanto Júnior com a Rua 13 de Maio, causando a formação de um grande buraco.
Avisada do problema, a equipe de plantão da secretaria de Desenvolvimento Urbano foi ao local e isolou o buraco para evitar acidentes. Com isso, o tráfego de veículos foi desviado pela Rua Coronel Pessoa no sentido Pontal-Praias do Sul. Na segunda-feira, a secretaria providenciou tampar o buraco e o tráfego retomou o fluxo normal. Agora, a Sedur vai agir visando a recomposição da pavimentação no local.
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 14.03.2013
O contador é um profissional estratégico, e não um maquiador de balanço
*Luiz Fernando Nóbrega
O profissional da contabilidade vem se firmando cada vez mais como um parceiro imprescindível na gestão das empresas. Todo o trabalho intelectual e estratégico na decisão de escolher qual o regime tributário mais adequado para o perfil da empresa e entender todas as portarias, resoluções e instruções normativas que são publicadas, quase que diariamente, requer a orientação de um profissional antenado com o cipoal legislativo brasileiro, capaz de enlouquecer qualquer executivo, brasileiro ou estrangeiro.
Aquele profissional conhecido por preencher e pagar guias de recolhimento de impostos não existe mais. Tanto o contador como o técnico em contabilidade estão assumindo, cada vez mais, posições estratégicas dentro de uma companhia. É da responsabilidade destes uma parte crucial da gestão e da saúde de uma empresa. Um bacharel em Ciências Contábeis atua em diversas áreas, como auditoria, perícia judicial ou extrajudicial e controladoria. Também pode trabalhar, assim como o técnico, na elaboração de orçamento financeiro, consultoria e assessoramento fiscal-tributário, custos e planejamento gerencial, análise das demonstrações contábeis, em avaliações de bens patrimoniais, entre outras. O profissional da contabilidade é, também, fundamental em assuntos como constituição, incorporação, cisão, fusão ou liquidação de empresas.
ILHÉUS / Trabalhadores em educação decidiram não iniciar o ano letivo sem negociação
Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (14), no auditório do IME-Centro, os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus decidiram, por unanimidade, que não iniciarão o ano letivo de 2013 caso não seja apresentada pelo governo municipal uma proposta de negociação satisfatória do pagamento dos salários do mês de dezembro. A presidente da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, Enilda Mendonça, explicou que o secretário de Administração da Prefeitura de Ilhéus, Ricardo Machado, foi informado por diversas vezes sobre a deliberação da categoria na assembleia anterior com relação ao indicativo de paralisação caso não fosse apresentada uma proposta de negociação. No entanto, até o início da assembleia o governo municipal não teria apresentado qualquer proposta de negociação.
ILHÉUS / Prefeitura e CAR beneficiam 80 famílias com construção de banheiros residenciais
Oitenta famílias das comunidades de Nova Ilhéus e Aritaguá estão sendo beneficiadas com a construção de banheiros em suas residências. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A previsão é que mais 160 famílias das comunidades de Japu/Serrado, Inema, Banco Central e Carobeira também sejam beneficiadas.

A ação faz parte do Vida Melhor, programa de inclusão socioprodutiva do Governo do Estado, que oferece assistência técnica, fomento das atividades da agricultura familiar e promoção de empreendimentos populares rurais para famílias em situação de pobreza. Os banheiros estão sendo equipados com pia, vaso sanitário, chuveiro, tanque reservatório de 500 litros e fossa séptica. Além disso, o cômodo ganha revestimento em azulejo, o que facilita a limpeza diária do local.
OPUS DEI
TESTEMUNHOS
Cuidar das pessoas: o trabalho da Administração
Brigitte Irwin faz parte do pessoal de Thornycroft Hall Conference Center na Inglaterra. Ela nos explica o que é necessário para que os hóspedes sejam bem atendidos, e reflete também sobre o significado mais profundo do seu trabalho. [+]
DO PRELADO
Ao fazer-se homem, o Filho de Deus assumiu uma natureza humana perfeita. Nesta carta, o Prelado convida-nos a conhecer, a relacionar-nos e a amar a Santíssima Humanidade de Jesus Cristo durante a sua vida pública, seguindo os relatos evangélicos. [+]
D. Javier Echevarría agradece a Bento XVI “seu rico e fecundo Magistério, e também seu exemplo humilde e generoso de serviço à Igreja e ao mundo”. [+]
NOTÍCIAS
“Já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino”, disse Bento XVI no seu discurso desta manhã. Publicamos a declaração realizada durante o consistório. [+]
No início da Quaresma, Bento XVI meditou sobre as tentações de Jesus no deserto. Na sua penúltima audiência explicou também os motivos pelos quais renuncia ao ministério petrino. [+]
Um resumo do número 54 de Romana, boletim da Prelazia do Opus Dei, publicado recentemente. [+]
Crer na caridade suscita caridade
«Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele» (1 Jo 4, 16) [+]
Deputada discute ampliação do Programa de Habitação Rural nos municípios baianos
Implantar e ampliar o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para que possa beneficiar os mais diversos municípios baianos, garantindo aos produtores rurais casas mais dignas e uma melhor qualidade de vida. Esse é o objetivo da deputada estadual Ângela Sousa (PSD) que vem discutindo com gestores municipais e representantes de entidades organizadoras formas de levar o PNHR para os municípios da Bahia. Esta semana a deputada Ângela Sousa discutiu o projeto com a prefeita de Una, Diane Rusciolelli (PSD), buscando formas de beneficiar os produtores rurais do município. A deputada também estará se reunindo com representantes dos municípios e entidades de Ilhéus, Iguaí, Ibicuí, Canavieiras, Itabuna, Uruçuca, Vereda e várias outras cidades visando a implantação do programa.
Paróquia Santa Rita de Cássia
A Paróquia Santa Rita de Cássia irá realizar uma celebração, às 19 horas, para homenagear um dos Principais Bispos da Diocese de Ilhéus pela passagem dos seus 10 anos: Dom Valfredo Tepe.
Para aquele que provavelmente não conhece a história, Dom Valfredo Tepe foi o Bispo Diocesano de Ilhéus durante os anos de 1971 até 1995, vindo a falecer no dia 14 de fevereiro de 2003. Portanto o nosso Pároco, o Padre Evandro quer juntamente com todos os paroquianos e demais convidados prestar uma justa homenagem a este tão querido Bispo que esteve conosco e foi Bispo Emerito da Diocese de Ilhéus durante aproximadamente 08 anos.
—
Paulo Costa





























































