:: ‘Notícias’
Limpeza do canal do São Caetano agrada moradores e comerciantes da área
Moradores de ruas adjacentes ao canal de macrodrenagem do São Caetano se disseram satisfeitos com o inicio dos serviços de limpeza e dragagem mecânica do canal iniciadas na sexta-feira, 11, pelo trecho inicial no bairro Pedro Jerônimo. Os trabalhos prosseguem durante o final de semana, tendo sido intensificados com a inclusão de mais uma escavadeira hidráulica, totalizando duas máquinas que atuam de cada um dos lados do canal.

A dona de casa Ligia Andrade, 36 anos, moradora há 26 anos da Rua José Bonifácio, disse que foi uma felicidade saber que, finalmente, o poder público se sensibilizou com a situação de abandono do canal. “Do jeito que estava não podia continuar. Era odor insuportável, além dos riscos de doenças a que estávamos expostos pelas nuvens de insetos e a presença de animais peçonhentos, ratos e outros bichos. Isto aqui esteve muitos anos sem uma limpeza sequer”, bradou a moradora.
Prova de vida a partir de março
Servidores inativos da União e anistiados terão de ir a bancos para recadastramento
POR Aline Salgado
Rio – Os 710 mil aposentados e pensionistas da União e anistiados políticos civis e seus dependentes terão de comprovar, a partir de março, que estão vivos para continuar recebendo seus vencimentos. O novo modelo de recadastramento do funcionalismo inativo federal será de acordo com mês de aniversário e diretamente nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
Segundo a Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento e Gestão, a partir de fevereiro os inativos receberão cartas na residência informando sobre o novo processo de recadastramento. Já no mês de seu aniversário, cada servidor receberá um novo informativo, lembrando da necessidade de fazer a prova de vida no prazo máximo de 30 dias.
A secretária Adjunta de Gestão Pública da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Marilene Ferrari Lucas, explica que, antes, o funcionário precisava ir ao setor de Recursos Humanos da sua autarquia. Agora, ele deve apenas se apresentar a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa.
Continue lendo no O DIA clicando AQUI.
Polícia Civil da Bahia anuncia concurso e oferece 600 vagas
As inscrições do concurso público para preenchimento de 600 vagas do quadro da Polícia Civil da Bahia começam no dia 29 de janeiro. Serão 100 vagas para delegado, 100 para escrivão e 400 para investigador. O concurso será realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).
As inscrições serão abertas no link do Cespe (www.cespe.unb.br) que será disponibilizado no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publica no Diário Oficial deste fim de semana o edital de abertura do concurso. A taxa de inscrição para o cargo de delegado é no valor de R$ 150.
Para as demais funções, a taxa custará R$ 120. Para concorrer a uma vaga de delegado, o candidato deve ser diplomado em direito. Para escrivão e investigador, é preciso ter diploma de conclusão de curso de nível superior. Os candidatos a investigador, além disso, devem ter carteira nacional de habilitação (CNH) válida, categoria B, no mínimo. As inscrições serão encerradas no dia 19 de fevereiro.
A remuneração para delegado em início de carreira pode chegar a R$ 9.155,28, incluindo vencimento básico, gratificação de atividade jurídica (GAJ) e vantagens relativas à jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Já para os cargos de escrivão e investigador a remuneração inicial, formada por vencimento, gratificação de atividade de Polícia Judiciária (GAPJ) e vantagens para 40 horas, chega a R$ 2.665,91. A jornada mínima para as carreiras é de 30 horas. As provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório, serão realizadas em Salvador, Barreiras, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista.
Fase eliminatória – O edital prevê ainda, sob responsabilidade do Cespe, mais três etapas eliminatórias: teste de aptidão física, exame biomédico e exame psicotécnico, além da avaliação de títulos, de caráter classificatório. Já a investigação social e de conduta pessoal, eliminatória, será feita pela Polícia Civil e pela Saeb.
Com este concurso, o Estado avança na renovação do quadro de pessoal via concurso público. Desde 2007, a atual gestão já contratou mais de 28 mil novos servidores públicos, com prioridade para as áreas diretamente voltadas para o desenvolvimento das políticas públicas de Saúde, Segurança e Educação.
—
No A TARDE ON LINE
http://atarde.uol.com.br/concursos/materias/1477815
Diocese de Ilhéus Inicia Festejos em Louvor a São Sebastião
Por Paulo Costa
Com a presença do Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, deu início ontem, 11 de janeiro de 2013, os Festejos em Louvor ao Padroeiro da Catedral e dos Estivadores na Cidade de Ilhéus. Esta Celebração teve ainda a presença e como Concelebrante , o Pároco da Paróquia São Jorge e Vigário Geral, o Padre Edinilson Vivas e também comunidades presentes; O Apostolado da Oração e o Grupo da Maioridade. Além dessas pessoas tivemos a presença de um Frade , o Frei Giovanni Messias.

Participaram ainda, Coroinhas, Ministros da Liturgia e Eucaristia. Durante a sua Homilia, o Bispo Diocesano de Ilhéus, destacou a importância de participarmos dos novenários em preparação ao dia festivo em louvor aos padroeiros; também nos passou um pouco da História sobre a vida de São Sebastião.
Ele nos lembrou da importância deste festa, mas deixou bem claro que São Sebastião aqui em Ilhéus é Padroeiro da Catedral, dos Estivadores e não da Diocese de Ilhéus, que tem como Padroeiros: São Jorge e Nossa Senhora das Vitórias.
O Tema Central para todas e também as Três festas em louvor ao Padroeiro São Sebastião é este: Jubileu da Diocese de Ilhéus, Cem Anos de História e Luz da Fé no Deus Uno e Trino.
Porém temos as festas das Paróquias de Barra do Rocha e Maraú, que são padroeiros também das Cidades pertencentes a Diocese de Ilhéus e lá são também os mesmos temas e subtemas, pois estamos no Ano Celebrativo em comemoração ao Primeiro Centenário da nossa Diocese.
Prefeitura de Itabuna
Veículo é multado por descartar lixo em via pública de Ilhéus
Além do mutirão de limpeza, que deixou a cidade mais organizada, a Prefeitura de Ilhéus toma agora medidas de austeridade para assegurar o bem estar e saúde dos moradores e turistas. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) multou às 22 horas da quinta-feira,10, um veiculo Strada, cor prata, com placa policial de Ilhéus, flagrado descartando lixo em espaço público.
A infração foi registrada na segunda travessa da Avenida Ubaitaba, zona norte da cidade. O veículo foi multado com base nos artigos 231 e 245 do Código Nacional de Trânsito. Segundo o titular da Sedur, Isaac Albagli, a prefeitura vai atuar continuamente para manter a ordem na cidade, assegurando melhor qualidade de vida aos cidadãos.
Na próxima semana, a Sedur vai intensificar a fiscalização em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Saúde através da Vigilância Sanitária. Além disso, a prefeitura dará início a uma ação educativa, informando os horários de circulação dos caminhões compactadores do serviço de limpeza pública.
Ilhéus dá mais um passo para regionalizar o Samu
Ledívia Espinheira pediu o empenho de todos para que o processo de regionalização do Samu continue evoluindo e, assim, possa beneficiar milhares de munícipes. “Para isso, nos colocamos mais uma vez a inteira disposição de vocês, seja através de visitas técnicas ou de qualquer outra orientação”, enfatizou. Durante o encontro, a secretária reforçou também o compromisso prioritário do governo municipal com a reativação da rede básica, o combate à dengue e a ampliação do atendimento de emergência.
O coordenador geral do Samu de Ilhéus, o médico Walbert Silveira, pontuou algumas informações aos assessores e secretários de Saúde dos municípios envolvidos. Silveira lembrou que praticamente, toda a documentação necessária das cidades que compõem a microrregião encontra-se concluída. “Resta, agora, a parte física, como, por exemplo, a construção das bases”, alertou. O coordenador também que a gestão do Samu é tripartite: o Ministério da Saúde arca com 50% dos custos, os estados com 30% e os municípios com os 20% restantes. Ele esclareceu ainda que as unidades avançadas contam com médicos, enfermeiros e condutor enquanto que as unidades básicas são compostas por condutor e técnico em enfermagem.
Decisão sobre Carnaval de Ilhéus sai na próxima semana
A decisão sobre a realização ou não do Carnaval em Ilhéus será anunciada na próxima semana pelo prefeito Jabes Ribeiro, após a análise de todas as alternativas apresentadas até agora em torno do tema. Numa reunião com o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, na noite da quinta-feira, dia 10, foram debatidas algumas opções, levando-se em conta, sempre, a importância da festa para os ilheenses, mas também as dificuldades financeiras que a administração enfrenta neste momento e que, como reafirmou o prefeito, impedem qualquer investimento do tesouro municipal na organização do evento.
Preocupado com o processo de reorganização do município, Jabes Ribeiro relatou para o secretário a situação em que encontrou a administração, salientando a inexistência de qualquer volume de recursos financeiros para a organização do Carnaval. Domingos Leonelli mostrou-se disposto a apoiar o que for considerado melhor para a Prefeitura e para a comunidade de Ilhéus, reconhecendo os problemas existentes e a importância de se dar atenção total, neste momento, ao trabalho de soerguimento do município em todas suas instâncias.
Devido a importância da festa, porém, o prefeito optou por analisar exaustivamente diversas opções, num processo que contará com a participação do seu secretariado. “Nós tomaremos a decisão que for considerada a melhor, dentro das circunstâncias especiais que estamos atravessando”.
Tudo pronto para a Puxada do Mastro de São Sebastião
A Prefeitura do Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Turismo, está com todo o esquema montado para a realização da tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, que começa nesta sexta-feira, 11, e vai até o próximo domingo 13, em Olivença.
Em parceria com o setor privado e com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a prefeitura vai oferecer os serviços de organização do trânsito, assistência médica, inclusive o Samu, limpeza urbana e segurança pública. A festividade contará ainda com os serviços de salva-vidas, guardas municipais e dos fiscais de postura.
A animação musical ficará por conta de atrações locais, a exemplo do grupo de arrocha, Top Gan, que se apresentará, sem cobrança de cachê, na noite do sábado, 12, no palco, montado na Praça Claudio Magalhães (na Praça da Igreja).
Tradição – O ponto alto do evento é durante o domingo, momento em que os populares trazem da mata o mastro que é puxado até a igreja de Nossa Senhora da Escada para erguer a imagem de São Sebastião.
A festa teve origem no início do século XVIII, reunindo elementos da religiosidade indígena e católicos, e ocorre sempre no segundo domingo do mês de janeiro. O principal símbolo da festividade, o mastro, é utilizado pela Igreja Católica para sustentar bandeiras de santos em frente aos templos, mas também fazia parte dos rituais de consagração do espaço de sociedades arcaicas e dos ritos mágicos e brincadeiras de vários grupos indígenas brasileiros.
Produção de mudas de cacau na Bahia será intensificada
Potencializar a capacidade de produção de mudas e fortalecer a assistência técnica aos produtores foram alguns dos pontos discutidos durante a reunião do Conselho do Instituto Biofábrica de Cacau (IBC), que contou com a participação do diretor geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Helinton Rocha. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), na manhã da última quarta-feira (9).
O secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que participou da reunião, explicou que o evento teve o objetivo de organizar as ações para intensificar a atuação do IBC. “Pontuamos as atividades que deram certo até agora, aquelas que não foram bem sucedidas e o que precisamos melhorar”, disse.
O presidente do IBC, Henrique Almeida, destacou que na produção de mudas “Avançamos bastante no último ano, mas ainda precisamos produzir mais, pois temos uma demanda de 15 milhões de mudas, somente por parte da agricultura familiar, sendo que a previsão anual de produção é de 1 milhão e 100 mudas”.





































![SÃO SEBASTI~]AO 01](http://www.r2cpress.com.br/v1/wp-content/uploads/SÃO-SEBASTIAO-01.jpg)

![SÃO SEBASTI~]AO 03](http://www.r2cpress.com.br/v1/wp-content/uploads/SÃO-SEBASTIAO-03.jpg)

























