:: ‘Notícias’
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Secretaria de Comunicação Social
ENTREVISTA COLETIVA
Convidamos o(a) ilustre profissional de imprensa para participar da Entrevista Coletiva que será concedida pelo Exmo. Sr. Prefeito do Município de Ilhéus, Jabes Ribeiro, com a finalidade de anunciar a decisão sobre o Carnaval 2013 e informar últimos dados a respeito da situação financeira do Município.
Contamos com sua presença.
Data: 15 de Janeiro de 2013 (terça-feira)
Local: Salão Nobre do Palácio Paranaguá
Horário: 15h00min
Prefeitura de Itabuna
ILHÉUS / Tradição e alegria se misturaram na puxada do Mastro de São Sebastião
Descendentes dos Tupinambás, católicos e turistas reuniram-se no último domingo, 13, para celebrarem a tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, no Balneário de Olivença, em Ilhéus. Apesar da chuva, os participantes do evento cumpriram todo o ritual. No inicio da manhã, os puxadores e machadores reuniram-se na Praça da Igreja de Nossa Senhora da Escada, para se alimentarem e seguiram para a mata em busca do tronco que será erguido no próximo dia 20, para ostentar a bandeira de São Sebastião.
As praias e bares de Olivença ficaram lotadas até às 17 horas, quando os puxadores chegaram da mata em cortejo. Os fortes ventos, que agitavam a maré, não impediram que os homens passassem pelo mar trazendo o tronco, que foi levado até a Praça da Igreja em meio a cantigas próprias da festa. Durante o percurso, moradores e turistas, retiravam lascas das madeiras que, segundo a tradição, dá sorte e até atrai marido.
ITABUNA / ADIAMENTO DE COLETIVA DE IMPRENSA
Fica adiada para quarta-feira, 16, às 10 horas, a entrevista coletiva do prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, para falar da situação da Emasa e das medidas saneadoras adotadas e a adotar para que a empresa preste serviço de qualidade à população. A entrevista será no Gabinete do Prefeito, contando com a participação do presidente da Emasa, Ricardo Campos Pereira, e foi transferida por motivo de viagem do mesmo a Salvador.
CDL de Ilhéus encerra campanha natalina com entrega de prêmios
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus entregou na tarde de sexta-feira, dia 11, os prêmios aos ganhadores da campanha natalina de 2012. O carro zero quilômetro saiu para Rodrigo Rodrigues, morador do bairro do Iguape, e as motos foram para Tatiana Silva, da Ponta da Tulha, e Patrícia Lins Soares, da avenida Princesa Isabel. Já a terceira moto foi sorteada entre os lojistas que aderiram à campanha. A contemplada foi a “Art & Coco”.

A solenidade aconteceu na praça Cairu, com a presença de diversas autoridades locais, entre elas, o vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado. Na sua opinião, a campanha realizada pela CDL, ao lado de outras entidades e patrocinadores, foi muito positiva. “Mas considero necessário um maior envolvimento dos empresários com a instituição, para a revitalização do comércio local”, afirmou.
Por sua vez, a presidente da CDL, Nadja Argolo, assegurou que “a campanha deste ano foi um sucesso, diante da boa aceitação dos lojistas associados. Foi um trabalho arrojado e coroado de êxito. Vale lembrar que o consumidor ilheense foi sempre receptivo com as nossas campanhas. Contemplamos ainda 100 consumidores com prêmios variados”, acrescentou.
—
Secretaria de Comunicação Social de Ilhéus (Secom).
EB
Fotos: Gidelzo
Começa o recadastramento dos servidores municipais de Ilhéus
Atualizar os dados cadastrais e identificar a unidade administrativa em que o servidor se encontra efetivamente trabalhando são objetivos do recadastramento iniciado na manhã desta segunda-feira (14), no térreo do Anexo Único, da Prefeitura de Ilhéus. Programado para ocorrer das 8h30min às 18 horas, de segunda a sexta-feira, o recadastramento deverá ser feito por todos os servidores ativos e inativos, temporários e terceirizados, além dos licenciados com ou sem remuneração da administração direta e indireta, bem como os que se encontram à disposição de outros órgãos.
O primeiro dia do recadastramento dos servidores municipais de Ilhéus, uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito Jabes Ribeiro, visando à reorganização do serviço público em geral, foi bastante concorrido. Antes mesmo das 8h30min, dezenas de pessoas já buscavam o atendimento dos seis servidores designados pela secretaria municipal de Administração.
Vestibular da Faculdade de Ilhéus faz inscrições até o dia 23
A Faculdade de Ilhéus está oferecendo uma segunda chance no vestibular 2013.1 aos estudantes e profissionais interessados nos cursos de Enfermagem e Nutrição nos turnos da manhã e da noite, de Administração, Ciências Contábeis e Psicologia, no turno noturno, e de Direito no matutino. As inscrições ficam abertas até o dia 23 de janeiro, na secretaria da Faculdade ou pelo endereço eletrônico www.faculdadedeilheus.com.br.
As provas serão aplicadas no próximo dia 27 de janeiro, das 8 às 12 horas, na sede própria da Faculdade, na rodovia Ilhéus-Olivença, km 2,5, no bairro São Francisco. Com questões de múltipla escolha, o vestibular aborda conhecimentos nas áreas de Física, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Química, Biologia, História e Geografia, além da Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Redação. No caso da redação, três enunciados serão apresentados para que o candidato escolha e desenvolva o seu tema.
Na secretaria da Faculdade, as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Se o candidato não quiser se deslocar até a sede da instituição, na zona sul da cidade, poderá efetuar sua inscrição na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e também aos sábados, das 8 às 12 horas.
O valor da taxa de inscrição é de 50 reais, com direito a um exemplar do Manual do Candidato. Qualquer interessado pode solicitar visita às instalações da Faculdade, a fim de conhecer os laboratórios, biblioteca e outros departamentos, além da infra-estrutura de modo geral. O acesso ao local das provas será feito mediante a apresentação do canhoto da ficha de inscrição e do documento de identidade do candidato.
Maramata trabalha pela inclusão social
“É preciso fazer com que a comunidade abrace a Fundação novamente. Educação ambiental não trabalha com a exclusão. Dessa forma, até o vandalismo é amenizado”, lembra Fred. Para ele, o homem é agente modificador, e tratar sobre meio ambiente implica na ação social, razão pela qual surgiu o conceito de “Desenvolvimento Sustentável” e, em razão disso é que foi aberto um diálogo com pescadores, comerciantes e a comunidade em geral, com o intuito de ouvir sugestões e reivindicações.
O presidente anunciou que o Calendário Ecológico 2013 está sendo elaborado, e em breve será anunciado, mas adiantou que estará reintegrado o projeto social “Meninos Guerreiros”, que visa reunir garotos da comunidade para aulas de educação ambiental, nos diversos níveis, inclusive profissionalizante, com cursos de tratamento dos resíduos sólidos, jardinagem, entre outros. O evento “Canoagem Rumo ao Mato Virgem” também retornará ao calendário turístico de Ilhéus, contudo, com uma finalidade mais temática e significativa.
A responsabilidade científica é mais um dos objetivos da Maramata neste governo. O centro de pesquisa meteorológico, que até então se restringe à análise climática, implementará estudos referentes à emissão de dióxido de carbono (CO²), e a potencialidade da energia limpa.
Secretaria elabora diagnóstico sobre pesca e agricultura em Ilhéus
O titular da pasta, Sebastião Vivas, informa que o objetivo é identificar quantas colônias e empresários do setor da pesca, associações de agricultores e marisqueiras existem em Ilhéus, o que eles pensam e anseiam da secretaria, para que o município assine um termo de cooperação técnica.
A elaboração de estudos para nortear a implantação de uma unidade de produção de alevinos em cativeiro é uma ação prioritária da secretaria. Outro projeto é a implantação em Ilhéus do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para garantir a compra de produtos a preços justos de mercado e sua distribuição para entidades assistenciais. Consta ainda na pauta das metas a concepção do programa agroindústria coletiva e a instalação de tanques-redes em localidades rurais previamente cadastradas, com recursos do Ministério da Pesca.
Grave acidente
Esse buraco vai provocar um grave acidente.
Rua Bento Berilo, altura do nº 130. Fica em frente ao R2CPRESS.
Motoqueiros perdendo o controle da moto, carros com pneus sendo cortados, suspensão “castigada”.
Um motorista desavisado, motoqueiro principalmente, vai sofrer uma violenta queda e olhe lá se não morrer…
Está feito o alerta/aviso …
CARTA DE SALVADOR
Os Trabalhadores em Comunicações e Publicidade reunidos no Primeiro Congresso Internacional da CONTCOP, em Salvador, no Estado da Bahia, durante os dias 3 a 5 de janeiro de 2013, com a presença de representantes do continente americano, continente europeu e continente africano, discutiram e acordaram os seguintes textos que foram aprovados por seus respectivos grupos de categorias profissionais, contendo as manifestações e direcionamento a ser seguido para a democratização e socialização da comunicação mundial que visa a manutenção do estado de direito democrático na defesa dos direitos fundamentais do homem.
Considerando os temas em debates neste 1° Congresso Internacional da CONTCOP, e no mesmo diapasão a importância e relevância, dos impactos que tem ocasionado de forma negativa, as relações de trabalho, que sistematicamente se apresentam como contribuição a ampliação da vala abissal, que transforma o trabalhador, em algumas das vezes, em simples mercadoria, desfigurando-o da qualidade de ator da construção da riqueza da nação, o que afronta o slogan do governo federal” um pais rico é um pais sem pobreza”.
Razão pela qual os representantes dos trabalhadores do setor de telecomunicações, reunidos neste congresso, vem à presença da CONTCOP, requerer a renovação/ratificação de seus compromissos, compromissos estes que sempre estiveram aliados e irmanados com este segmento, para que suas diretrizes de lutas políticas se direcionem mais uma vez em prol dos trabalhadores deste segmento, nas propostas e objetivos a seguir:
-TECNOLOGIA E MERCADO DE TRABALHO
Considerando que o uso indiscriminado e avanço da tecnologia, tem se apresentado em nosso segmento como um agente de redução de direitos, que transforma de modo eficaz e desumano o trabalhador, desalojando-o de seus direitos trabalhistas e sociais ao transmutá-lo pessoa física para pessoa jurídica subordinada, cria não só uma segunda categoria de trabalhadores, bem como resulta em desigualdades.
-TERCEIRIZAÇÃO





























































