:: ‘Notícias’
Realizada em Ilhéus a Assembleia do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas – CONDILI
Foi realizada na noite de ontem (9), a Assembleia do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas. O encontro ocorreu às 19h00 na Catedral Diocesana de Ilhéus. Esteve presente o Bispo Diocesano, Dom Mauro Montagnoli, Padres e representantes dos leigos (as) da Diocese.

O objetivo da Assembleia foi tratar da tomada de posse da Presidência do CONDILI eleita em dezembro de 2012 e também das atividades do ano do centenário (Semana Social Diocesana e celebração do centenário dos leigos e leigas). Também foram escolhidos 04 grupos de trabalho, para a realização destes objetivos, são eles: Estrutura; Comunicação; Formação e Finanças
Começou o encontro com Dom Mauro nos comunicando a respeito da responsabilidade dos leigos(as) em relação a igreja e não ficar a espera que o Padre ou Bispo tomem as devidas providências, entre outras palavras, o leigo(a) hoje tem que ser muito mais ação do que “esperança”, ficar na espera de que tudo aconteça em volta de si.
Encerramos fazendo a nossa oração, pedindo para que Deus nos abençoe e nos dê forças para darmos continuidade a este trabalho, para o serviço do Reino de Deus. O próximo encontro ficou agendado para o dia 16 de janeiro.
Fontes: Site da CNBBNE3 e
Paulo Costa
Responsável pelo Site da Diocese de Ilhéus
Ler mais: http://www.diocesedeilheusba.com/products/realizada-em-ilheus-a-assembleia-do-conselho-diocesano-de-leigos-e-leigas-condili/
Ilhéus terá 19 novos cursos de formação profissional
Com o objetivo de promover a capacitação profissional e a geração de emprego e renda, serão abertos em Ilhéus, já neste primeiro semestre de 2013, 19 novos cursos gratuitos de formação profissional, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal. A realização dos cursos foi assegurada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e, de acordo com o titular da pasta, Jamil Ocké, as inscrições serão iniciadas em fevereiro, com as atividades didáticas começando em março, na sede do Instituto Federal da Bahia – IFBa, localizado na rodovia Ilhéus–Itabuna.
Serão oferecidos cursos de Auxiliar Administrativo, Fotógrafo, Desenhista de Topografia, Inglês Básico e Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, Agente de Alimentação Escolar, Vendedor, Camareira em Meios de Hospedagem, Operador de Computador, Condutor Ambiental Local, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Desenhista de Construção Civil, entre outros. Serão disponibilizadas 1.450 vagas.
O Pronatec tem como finalidade aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica para a população, oferecendo cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Produção Industrial, Infraestrutura, Desenvolvimento Educacional e Social, Turismo, Hospitalidade e Lazer, sem custo para o aluno. A exigência mínima de escolaridade para a inscrição é o ensino fundamental incompleto. Além disso, é necessário apresentar o Número de Identificação Social no caso dos cidadãos inscritos nos programas sociais do governo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, a urgência para a realização desses cursos profissionalizantes vem do propósito do prefeito Jabes Ribeiro em incentivar as oportunidades de geração de emprego e renda para a comunidade, através da qualificação de mão de obra visando os novos projetos a que serem implantados na cidade. Segundo ele, “o Complexo Intermodal, o setor turístico e outros empreendimentos precisarão de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.”
Fundação vistoria equipamentos culturais de Ilhéus para revitalização
A Prefeitura de Ilhéus, a partir da sua Fundação Cultural (Fundaci), iniciou, nesta semana, a vistoria técnica dos equipamentos culturais do município. O objetivo é estabelecer o processo de revitalização dos prédios públicos que guardam a historia, as tradições e o acervo cultural da terra da Gabriela. Nesta sexta-feira, 11, o presidente da Fundaci, Paulo Atto, terá reuniões, em Salvador, no Instituto de Proteção Artístico e Cultural (IPAC) e na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) para tratar de questões pertinentes à revitalização.
Na manhã desta quinta-feira, 10, a fundação finalizou as vistorias do Teatro Municipal e da Casa de Cultura Jorge Amado, iniciadas na quarta-feira, 09. Os laudos técnicos, com a conclusão dos especialistas sobre a situação dos dois prédios, devem ser concluídos na próxima segunda-feira, 14. Participaram da ação os titulares e técnicos da Fundaci, das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semau) e da Guarda Municipal.
Arquivo público – O primeiro dos equipamentos vistoriados foi o Arquivo Público, na última terça-feira, 08. De acordo com o laudo, é necessária a interdição do prédio, que será totalmente cercado com tapumes e terá uma ronda permanente dos agentes da Guarda Municipal de Ilhéus, para evitar depredações. Para preservar o acervo, os documentos do Arquivo serão transferidos para um local adequado, e a fundação irá realizar estudo para elaboração de projeto de revitalização do espaço.
Segundo Paulo Atto, não há possibilidades de deixar o Arquivo Público de Ilhéus em funcionamento, por conta do seu estado físico. “O local se encontra em um estado muito grande de degradação, há riscos das paredes caírem, o piso ceder e até de incêndios”, constatou o presidente. “Não há condições nenhuma de utilização”, afirmou.
Outros equipamentos, como o Centro Cultural de Olivença, a galeria de artes José Pinto, o Cine Fernando Leite e o Auditório Sosígenes Costa ainda serão vistoriados. A Prefeitura do Ilhéus também pretende reativar o Águia da Cultural – um ônibus equipado com livros e elementos culturais que circulava na zona rural do município.
“Nos últimos anos, tivemos nossos equipamentos culturais e de socialização totalmente abandonados e estamos empenhados em solucionar todas essas questões e devolver a Ilhéus uma vida cultural mais vibrante”, atesta Paulo Atto. “Com este objetivo será estabelecida uma política de ocupação e animação dos equipamentos culturais pertencentes à Prefeitura”, afirma o presidente da Fundaci
Editora Mondrongo comemora aniversário com cinco novos livros
O Teatro Popular de Ilhéus comemora o primeiro aniversário de sua editora, a Mondrongo Livros. A solenidade acontece neste sábado (12), às 18 horas, na Casa dos Artistas, quando serão lançadas cinco novas publicações de gêneros variados, com poesia, novelas e contos. A comemoração reunirá autores e leitores para discutir o cenário literário regional e como a editora vem colaborando para dar ainda mais espaço aos autores sulbaianos.
Para marcar o primeiro ano de existência da Mondrongo, serão lançadas as seguintes obras de dois autores baianos consagrados: Essa esquiva e dilacerada fauna (contos), de Jorge de Souza Araujo; Um rio nos olhos (poesia), de Aleilton Fonseca, em edição bilíngue português/francês, já lançada na França e Canadá. O espaço para os novos escritores está garantido com as aguardadas O chão & a nuvem (poesia), de Heitor Brasileiro Filho e O sangue que corre nas veias (contos), de Rodrigo Melo (Caetitu). Outra novidade será O túmulo agonizante, de Ramon de Freitas Ribeiro, que traz duas novelas de terror, estilo inusitado para a região.
Até o momento, a Mondrongo já publicou 22 livros. Sua estreia aconteceu com os textos para teatro das peças Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito e O Inspetor Geral, de Romualdo Lisboa. No ano em que o Teatro Popular de Ilhéus completa 18 anos de existência, a comemoração dos êxitos de sua editora marca a vocação do grupo para o estímulo de diferentes modalidades artísticas na região, não restringindo sua atuação às artes cênicas.
Para o coordenador de literatura do Teatro Popular de Ilhéus, Gustavo Felicíssimo, a intenção é que a editora se transforme em referência para a literatura sulbaiana e para o haikai na Bahia, forma poética de origem japonesa que valoriza a concisão. Felicíssimo, que teve um de seus ensaios premiados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O estudo será publicado juntamente a obras de haikaístas de destaque no estado, como Piligra, George Pellegrini, Carlos Verçosa e Jorginho da Hora. “Também temos a pretensão de começar a recuperar a obra de importantes escritores já falecidos”, complementa o escritor.
Prefeitura de Itabuna
População de Ilhéus já sente efeitos do mutirão emergencial de serviços

“Mesmo com apenas uma semana de trabalho, as mudanças em Ilhéus são visíveis e animadoras. Segundo o relato de alguns dos meus passageiros, a cidade já está mais leve, limpa e organizada”. A declaração é do taxista Nilson Nascimento, de 52 anos, que trabalha na praça J. J. Seabra, centro de Ilhéus, há cerca 12 anos. A exemplo de boa parte da população, Nílson também está sentindo os efeitos positivos das primeiras medidas emergenciais adotadas pelo governo municipal, como, por exemplo, o mutirão de serviços, que já promoveu a retirada de seis mil metros cúbicos de lixo e entulho das ruas e avenidas da cidade.
Além das áreas centrais, como as avenidas Dois de Julho e Soares Lopes, o mutirão emergencial já está atendendo a praticamente todos os pontos de Ilhéus, incluindo as zonas sul e norte. Entre os serviços prestados, destacam-se a varrição, capinagem, roçagem, retirada de entulhos e raspagem e pintura de meios-fios. “Chegamos ao município na manhã desta quarta-feira. Mas já pudemos observar que a cidade está limpa”, diz o turista Giordano Simplício, de 28 anos, que, ao lado de Márcia Aguiar, de 21, e Helen Vale, de 22 anos, saíram do Acre para fazer um tour por vários estados do país.
MAIS NOVIDADE SOBRE RECADASTRAMENTO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS
Djalma Oliveira
Jornal Extra
09/01/2013
O Ministério do Planejamento dará início, entre março e abril deste ano, ao recadastramento de cerca de 700 mil servidores aposentados e pensionistas. A atualização dos dados do funcionalismo vem sendo cogitada pelo governo desde 2009, mas nunca foi colocada em prática.
A convocação será feita de acordo com o mês de aniversário do servidor. A tendência é que os funcionários tenham que se apresentar no banco em que recebem o pagamento, mas isso ainda não está decidido. Caso o titular ou o pensionista não compareça no mês do aniversário, ele terá mais 30 dias para atualizar seus dados. Se faltar à segunda chamada, terá o benefício suspenso, e o pagamento será regularizado, com direito aos atrasados, após a atualização das informações cadastrais.
O procedimento não é novidade para os servidores de alguns órgãos, como os ministérios da Saúde e da Fazenda. Eles já se recadastram anualmente. No entanto, o censo não é adotado por todo o serviço público federal e, a partir de agora, as ações neste sentido ficarão concentradas no Planejamento.
Caso o funcionário não possa se recadastrar pessoalmente, poderá fazê-lo por meio de um procurador ou representante legal. A portaria que regulamenta o censo, publicada nesta terça-feira, também prevê a realização de visitas domiciliares para quem tem impossibilidade de locomoção.
Rezende
AFC/ILHÉUS
Prefeitura traça plano de ação para recuperar a zona rural de Ilhéus
José Victor Pessoa informa que serão realizados mutirões de limpeza nos distritos, vilas e povoados e elaborado um diagnóstico das prioridades de moradores e de lideranças comunitárias. Ele ressalta que, apesar da crise financeira encontrada pela nova gestão, a meta é atender as demandas de cada localidade rural.
Uma vistoria da frota mecânica identificou a destruição do patrimônio da prefeitura. As três pás carregadeiras necessitam de reposição de peças e mão-de-obra especializada para rodar; o caminhão-caçamba está quebrado; o trator (esteira) parado, a máquina retroescavadeira sem pneus e o rolo-compactador abandonado numa escola do bairro Nossa Senhora da Vitória.
Archimedes Marques em: Desarmar o povo é dar segurança aos marginais
Vivemos em um país em que muitas vezes os valores se invertem e, nessa espécie de guerra urbana e social contra a violência diária, contra a marginalidade que cresce assustadoramente, contra a criminalidade que aumenta gradativamente a todo tempo em todo lugar, comprova-se que o Estado protetor mostra-se ineficiente para debelar tão afligente problemática e por isso teima em produzir programas emergentes que surgem e insurgem sem atingir os seus reais objetivos. Um deles, pelo menos até agora, ao invés de proteger a sociedade deu maior segurança aos bandidos, ou seja, inverteu os seus valores.
O projeto desarmamento estudado e executado pelo Governo Federal desde 2003, contra a vontade popular, demonstra ser no âmago do seu curso uma ação derrotada e inócua que age infrutuosamente na tentativa de reduzir a criminalidade no país e deixa cada vez mais a população órfã de proteção.
Enquanto a população brasileira foi literalmente desarmada por conta do Estatuto do Desarmamento, a bandidagem está cada vez mais armada. Enquanto foi tolhido o direito do cidadão de se defender do bandido com a proibição de sequer possuir uma arma de fogo em sua própria casa sem passar por extrema burocracia, o bandido por sua vez, facilmente consegue armas até mesmo com alto poder de fogo, para se defender da Polícia, atacar o povo e ferir a ordem do país.
É fato presente que o chamado crime organizado, pernicioso organismo que alimenta o tráfico de drogas, criminosos perigosos e contumazes, quadrilhas de assaltantes, consegue transitar e abastecer a marginalidade com armamento privativo das forças armadas, tais como: Metralhadoras, fuzis, bazucas, morteiros, granadas, ou mesmo outras mais usadas a exemplo das escopetas, pistolas e revolveres. Essas armas provindas de diversas nacionalidades ingressam pelas nossas gigantescas e mal guarnecidas fronteiras e chegam às mãos dos bandidos de maneira inexplicável.
Seagri discute prioridades para 2013
Todos os diretores e presidentes das empresas vinculadas à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura, (Bahia Pesca, EBDA, Adab e CDA), e os superintendentes da Seagri, estarão reunidos nesta quinta-feira (10) durante todo o dia com o secretário Eduardo Salles, no Hotel Catussaba, para analisar as dificuldades encontradas no ano passado e eleger as prioridades para 2013.
Enfatizando a gestão, o secretário vai discutir com sua equipe as ações voltadas para o fortalecimento da agropecuária, destacando as iniciativas para estruturar o semiárido para a convivência com a seca.
—
Ascom Seagri – 9 de janeiro de 2013
Josalto Alves – DRT-BA 931
Prefeito de Ilhéus consegue desbloqueio de recursos e a renegociação dos precatórios no TJ
O município de Ilhéus já está colhendo os frutos da nova administração. Após negociação com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Mário Alberto Simões Hirs, o prefeito Jabes Ribeiro conseguiu o desbloqueio dos recursos municipais e a renegociação dos precatórios da justiça comum. “Isso representa um ganho significativo para a cidade, afinal estamos conseguindo reverter um quadro drástico em que encontramos a cidade”, comemora o prefeito.
Prefeitura convoca servidores para recadastramento
A Prefeitura Municipal de Ilhéus convoca os servidores municipais para o processo de recadastramento, com o objetivo de regulamentação da folha de pagamento. Deverão se recadastrar todos os servidores ativos e inativos, efetivos comissionados, temporários e terceirizados, além dos licenciados com ou sem remuneração da administração direta e indireta, bem como os que se encontram à disposição de outros órgãos, no âmbito da prefeitura.
O recadastramento é obrigatório. Aqueles que não o efetivarem terão os vencimentos suspensos, e só receberão 30 dias após se apresentarem à prefeitura. O processo vai ocorrer entre os dias 14/01 a 08/02, no Setor de Recadastramento, localizado no Anexo Único da Prefeitura, no horário das 8h30 às 18 horas, seguindo o cronograma estabelecido a partir das iniciais do nome.
Desse modo, os servidores que tiverem as letras de ‘A’ a ‘E’ nas iniciais deverão efetuar o recadastramento entre os próximos dias 14 e 18; aqueles cujos nomes iniciam com as letras de ‘F’ a ‘J’, devem se dirigir ao setor entre os dias 21 e 25 desde mês; o recadastramento para os servidores que têm nas iniciais letras de ‘L’ a ‘M’ ocorrerá no período de 28/01 a 01/02. Por fim, aqueles cujos nomes iniciam com as letras de ‘N’ a ‘Z’ têm entre os dias 04 e 08/02 para se recadastrarem.
Para efetivar o processo, é preciso ter em mãos as cópias e originais do Registro Geral, CPF, comprovante de residência, uma foto 3X4 recente, a Carteira de trabalho, o Título de Eleitor e o documento de todos os dependentes. Em caso de doença grave, impossibilidade de locomoção ou ausência do domicílio, devidamente comprovada, o servidor poderá realizar o recadastramento por procuração, no prazo máximo de 30 dias, a partir da data estipulada para a inicial do seu nome. Caso necessário, o servidor poderá agendar o recadastramento com o setor.
Programação do recadastramento






























































