Conselho Federal de Medicina (CFM)
Conselhos instruem médicos sobre as novas regras de prescrição e vendas dos antibióticos
Os Conselhos de Medicina querem ampliar a divulgação das novas regras de prescrição e vendas dos antibióticos entre os médicos brasileiros. O Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhará a todos os médicos inscritos nos CRMs um comunicado pela internet com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em vigor desde o dia 28 de novembro. A regra vale para o uso e o comércio de 93 tipos de substâncias antimicrobianas que compõem todos os antibióticos registrados no Brasil, como amoxicilina, azitromicina, cefalexina e sulfametoxazol, algumas das mais vendidas no país.
Segundo o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, os Conselhos de Medicina estão voltados para a divulgação e orientação dos profissionais. “É necessário adaptação às novas regras tanto do médico, quanto das empresas. Os Conselhos passarão todas as informações e conta também com o apoio das agências de saúde”, disse.
Sai licença para início de ferrovia na Bahia
MINERAÇÃO
Saiu a licença ambiental para a construção do trecho Ilhéus-Caetité, na Bahia, um dos três da ferrovia Oeste-Leste, obra que faz parte do PAC. Neste trecho em específico, a ferrovialigará a mina de ferro da Bahia Mineração em Caetité a um porto em Ilhéus. O início das obras deverá contar com a presença do presidente Lula, que marcou viagem a Ilhéus no dia 9. Ao todo, a Bahia Mineração, do grupo ENRC, do Casaquistão, deve investir US$ 3 bilhões em seu projeto de minério de ferro.
—
Nota publicada nesta quarta-feira, 1º de dezembro, na coluna de Clayton Netz (O Estado de São Paulo)
Conheça novos nomes cotados para o ministério de Dilma
Governador do Rio afirmou que Sérgio Côrtes será ministro da Saúde
Destino de Paulo Bernardo deve ser Comunicações ou Previdência.
A um mês de a presidente eleita Dilma Rousseff tomar posse, novos nomes surgiram nesta terça (30) como cotados para compor a equipe ministerial.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que o secretário de Saúde do estado, Sérgio Côrtes, foi convidado pela presidente a assumir o Ministério da Saúde.
Cabral disse que o convite foi aceito por Côrtes e já anunciou o nome de quem substituirá o secretário no cargo. O acerto foi feito durante uma reunião de mais de três horas entre o governador e Dilma, na noite de segunda (29), em Brasília.
Nesta tarde, após uma reunião de Dilma com o vice-presidente eleito, Michel Temer, e o presidente do Senado, José Sarney, ambos do PMDB, uma fonte ligada ao gabinete de transição afirmou ao G1 que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, do PT, deve assumir o Ministério das Comunicações ou o da Previdência Social.
* VEJA NOMES CONFIRMADOS E COTADOS PARA O MINISTÉRIO DO NOVO GOVERNO
FICC Patrocina Exposição Fotográfica de Emerson na Galeria Walter Moreira
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania está realizando a exposição “Itabuna por Emerson”, na galeria Walter Moreira, na Praça Olinto Leoni, na qual foram reunidas as principais fotos históricas do acervo do conhecido fotógrafo sobre a cidade e, entre elas, as da inauguração da Ponte Governador Goes Calmon, ligando o centro de Itabuna ao bairro da Conceição, Praça Adami, a estação ferroviária, o Jardim da Prefeitura e antiga Rua da Areia.
A exposição “Itabuna por Emerson” faz parte das comemorações do Ano do Centenário de Itabuna. Foi inaugurada no dia 29 e será encerrada no dia 12 de dezembro. Para Cyro de Mattos, presidente das FICC, “trata-se de uma maravilhosa viagem ao passado de nossa cidade, conhecendo-a através de 25 fotos que integram o acervo precioso desse competente e dedicado fotógrafo, que direcionou quase toda sua vida para gravar a paisagem humana, ruas e pontos principais de Itabuna, ao longo de muitos e muitos anos”.
A apresentação da exposição é assinada pelo presidente da FICC, que faz um relato da vida de Emerson e destaca as qualidades de seu perfil fotográfico. Diz Cyro de Mattos o seguinte:
Uma Vida Gravando a Vida na Foto
PORQUE “ELE” GOSTA DE ILHÉUS
Brincando de repórter entrevistei um cidadão sobre o que Ele mais gostava em Ilhéus e ouví do mesmo coisas surpreendentes; que para nós são fatos inadimissíveis.
Por que o senhor veio morar em Ilhéus?
– Em 1º lugar pelas belezas naturais;
O que mais lhe deixa feliz aqui nessa cidade?
– A vida tranquila;
Tranquila em que sentido?
JÁ NÃO SE FAZ MAIS ÍNDIO COMO ANTIGAMENTE
Cinco índios Terena se perderam ontem à tarde, 19/11/2010, em uma área do Exército do município de Miranda, onde entraram clandestinamente para catar guavira, fruta típica da região que revendem em Campo Grande e nas estradas. Para ser resgatados, 8 horas após entrar na mata, eles pediram socorro via celular.
O grupo ficou na área militar das 9h até às 17h, quando foi resgatado por quatro policiais militares, dois deles da PMA (Polícia Militar Ambiental) e um oficial do Exército.
Segundo as informações da Polícia Militar, o grupo era formado por dois homens e três mulheres, e foi levado até a área de instrução Betione por um taxista. A área militar fica a 20km da cidade.
Por volta das 14h, sem encontrar a saída, um dos índios usou o celular para acionar a Polícia.
Presos são liberados da cadeia de Buerarema por conta de insalubridade e superlotação
Todos foram soltos; presos ainda aguardavam julgamento
Todos os presos que estavam detidos na cadeia pública de Buerarema, a 450 km de Salvador, foram liberados nesta terça-feira (30), depois que o local foi interditado por não ter condições mínimas de higiene e estar superlotado. As informações são da TV Bahia.
A liberação foi feita pelo juiz Antônio Hygino, da comarca de Buerarema, que acusa a Secretaria de Segurança Pública do estado de descaso. Segundo ele, o pedido de transferência dos presos para outra prisão foi feita há um mês e não houve resposta. Os 20 presos soltos, a maioria respondendo por homicídio e tráfico, ainda aguardavam julgamento.
O juiz estabeleceu que os presos devem se apresentar a ele a cada 30 dias e não devem deixar a cidade. O pedido da liberação dos presos foi feita pelo Ministério Público. A cadeia pública passará por uma reforma que deve custar R$ 80 mil. O valor será custeado pelas prefeituras de Buerarema, Juassari e São José da Vitória – a cadeia também atende a estes dois municípios.
Redação CORREIO DA BAHIA
Deputados aprovam emendas para novos aeroportos na Bahia
A Comissão Mista do Orçamento do Congresso aprovou nesta terça-feira (30), entre as emendas de bancada apresentadas pelos parlamentares baianos, recursos para a construção de dois novos aeroportos no interior baiano. Foram assegurados R$60 milhões para a construção do aeroporto de Barreiras, na região Oeste, e outros R$50 milhões para o de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. As duas emendas foram articuladas pelo deputado ACM Neto (DEM) com a coordenadora da bancada baiana, a deputada e senadora eleita Lídice da Mata. O democrata lembrou que, no caso da obra em Conquista, já estão assegurados para este ano R$40 milhões, fruto de uma emenda individual do senador ACM Júnior (DEM).
“São obras importantes para o desenvolvimento da infraestrutura baiana em regiões estratégicas e que podem ajudar o estado, se forem encaradas com prioridade pelos governos federal e estadual, a recuperar a sua economia, que está em queda em relação a outras unidades da Federação”, salientou ACM Neto. As emendas agora precisam ser aprovadas em plenário na sessão conjunta da Câmara e do Senado.
—
Alexandre Reis
O DEVER DE SABER
Até prova em contrário, todo cidadão deve ser respeitado nos seus direitos e deveres. Pensam alguns que por estar investido em um cargo público, tem todo poder do mundo para fazer o que bem entender.
Se alguém pensa assim, está redondamente enganado.
O trabalho que é realizado pela imprensa, pelas polícias federal, militar, civil e pelo Ministério Público, é de uma importância vital para todo cidadão brasileiro.
Como cidadão, não posso exercer poder de polícia, nem poder de justiça, para acusar formalmente ou até prender quem fizer coisas erradas, tipo corrupção, gatunagem com os recursos públicos e demais iniciativas nojentas com a gestão pública, seja federal, estadual ou municipal, para isso existem os órgãos competentes e indicados para o caso.
Secretário da Saúde não descarta mutirão para combater a dengue
Ao considerar que o momento é crítico, o secretário da Saúde de Ilhéus, Jorge Arouca, não descartou a realização de mutirões com a participação de toda a sociedade organizada de Ilhéus para reduzir os níveis de infestação da dengue no município. Ainda durante a entrevista coletiva concedida à imprensa regional, nesta terça-feira (30), no auditório da Justiça Federal, o secretário ressaltou que em Ilhéus, as condições climáticas e geográficas são totalmente favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Diante desse risco de uma epidemia, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, vem articulando com a secretaria da Saúde do Estado a realização de ações de combate à dengue, que vão desde o trabalho de conscientização da população, até a prospecção dos focos em toda a cidade. “O secretário Jorge Solla se surpreendeu com os índices alarmantes e está envidando esforços no sentido de eliminar a maioria dos criadouros e tranquilizar a população. Além disso, também nos garantiu que até o dia 10 de dezembro teremos nossa equipe de agentes de endemias reforçada em mais 50 pessoas”, informou.
Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho Ampliado da Dengue da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), Elisabete França, este ano, a Bahia registrou 53 mil casos de dengue, com 34 óbitos, sendo um deles em Ilhéus (bairro do Malhado). De acordo com a coordenadora, esses índices fizeram com que 45 municípios baianos fossem tratados como prioridades pelo Governo do Estado para a realização de uma nova metodologia, dentre eles Ilhéus. “Estamos em estado de alerta, mas com a colaboração da sociedade vamos diminuir esses índices para níveis aceitáveis”, finalizou.
Câmara Municipal de Ilhéus
Última audiência pública do Orçamento 2011 foi realizada em Ilhéus
Encerrando o ciclo de audiências públicas que discutiram com a população a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2011, foi realizada ontem, 29/12, no Centro Comunitário Católico, bairro Nossa Senhora da Vitória. A última audiência, como as demais, ouviu as demandas da população local.
A lei orçamentária anual fixa todas as despesas que o governo municipal pretende fazer ao longo de 2011 e prevê as receitas para custear esses gastos. O valor total do projeto de lei orçamentária para 2011 é de R$ 289.344.611,28 (Duzentos e oitenta e nove milhões, trezentos e quarenta e quatro mil, seiscentos e onze reais e vinte e oito centavos).
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Etapa do Projeto de mobilização social contra a dengue é realizada em Ilhéus
Saúde realiza atividades pelo Dia Mundial de luta contra a Aids.
População de Ilhéus recebeu diversos atendimentos no Projeto Viva Bem
Em Ilhéus, novos salva-vidas receberão treinamento nos dias 7, 8 e 9 de dezembro
Blog da Câmara de Turismo da Costa do Cacau já está disponível na Internet
Organização do Torneio de Pesca doa peixes para entidades beneficentes


































































