WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Ilhéus poderá gerir o aterro sanitário da cidade

Depois de 17 anos, o Município de Ilhéus poderá gerir o Aterro Sanitário de Itariri, situado na rodovia BA-262, que liga a cidade a Uruçuca. Isso é o que foi abordado em reunião na quinta-feira, 9, entre o prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, o vice e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), José Nazal Soub, e o diretor de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais Urbanas, órgão ligado à secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, Fabio Lucena.

Ilhéus poderá gerir o aterro sanitário da cidade. foto Clodoaldo Ribeiro

O acordo visa restabelecer a gerência do processo, já que não é competência da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) administrar o espaço, como vem ocorrendo atualmente. O órgão estadual pode financiar e construir, mas não pode gerir o aterro sanitário, como vinha sendo feito, para Ilhéus e Uruçuca, desde o ano 2000. Com o ajuste, o Município de Ilhéus ficará responsável pela gestão, cujo aval também já foi dado pela cidade de Uruçuca. A capacidade do local abriga normalmente a arrecadação de lixo dos dois municípios.

Nas próximas semanas, será desenvolvido um cronograma com todas as obrigações necessárias para se oficializar a transferência regular e formal da responsabilidade pela gestão do espaço. Para tanto, o Estado da Bahia conduzirá o assunto de forma legal, com a devida assistência do Ministério Público, para a correta chancela da cessão. Até a conclusão do processo a gestão continua sendo feita pela Conder, através da empresa Montanha.

Também estiveram presentes ao encontro os secretários municipais de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), Hermano Fahning e o de Agricultura, Pesca e Interior (Seap), Angelito Dias. Na oportunidade, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Soub, afirmou que existe a possibilidade de se estabelecer uma parceria público-privada (PPP), com a publicação de edital, com termos ajustados e acordados entre os entes. “Vamos manter uma agenda constante, em um curto prazo, para que a gente tenha rapidamente essa decisão”, afirmou Nazal.

Lixo em Ilhéus – Hoje, a cidade arrecada cerca de 130 toneladas de lixo, dia, no período de baixa estação, enquanto no verão se registra uma média entre 180 e 200 toneladas, dia, de resíduos sólidos.

URSULINA, A VELHA EMPODERADA

O Virgulino, nas suas aprontações no Nordeste, passou por Aribicé, lugarejo próximo ao Cumbi, hoje Euclides da Cunha, aqui na Bahia. Muitos moradores fugiram mas a voluntariosa matriarca Ursulina Rehem resolveu ficar e desafiar o temido bandido. Ora que ele entra casa adentro e os cangaceiros vão direto ao quarto das filhas, onde estava um baú com o exoval já pronto, de uma das meninas que logo ia se casar. E lá se foram casa afora, levando o baú da noiva. Na sala, o temido Lampião se aproxima da corajosa sertaneja e vai direto na sua direção, querendo pegar no brinco da heroína. Com firmeza, esta reage sem dar para trás ou piscar os olhos. Põe o indicador junto ao nariz do cabra e lhe diz:

“Ora o Senhor se arrespeite, ô cabrunco! Já pegou o enxoval da minha filha e anda vem querer pegar na minha orelha? Ora se arrespeite, hôme!”

Quem viu a cena contou que o rei do cangaço se encolheu, levantando os ombros, dobrando os joelhos e dando três passos na marcha à ré, rindo gostoso da coragem da Urulina, mãe de Eloína Rehem da Silva, de Julita Dantas, mãe de Teófilo, navô das minhas filhas. Saiu de casa gargalhando, satisfeito.

Guilherme Albagli de Almeida

Agende sua PAZ INTERIOR para este sábado (11)

AGRISSÊNIOR NOTÍCIAS – Nº 611 – 14 DE MARÇO DE 2017

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.

No GOTAS DE PAZ

Fazer o Bem

“Quando alguém lhe der um galho de espinhos, ao invés de se zangar
e jogá-lo fora, plante-o no jardim de sua vida e cultive com muito carinho.
Porém, quando nascerem as rosas, não se esqueça de mandar uma para esse alguém, afinal, foi ele quem lhe mandou a muda…
Quando alguém lhe der um ponta-pé, ao invés de ficar com raiva e revidar o golpe, de um sorriso a esse alguém e lembre-se de que você ficou um passo à frente na caminhada da vida…
Quando alguém lhe cuspir no rosto, não queira fazer da vingança a sua resposta, porém lembre-se de que um pouco de água e sabão lhe deixarão a face mais limpa que antes enquanto quem lhe cuspiu desperdiçou um pouco de saliva, o que atuaria beneficamente em sua digestão…
Quando, por fim, disserem todo o mal de você, buscando tirar a sua paz, pare… respire fundo… conte mentalmente até três… e distribua um enorme sorriso, consciente de que fez todo o esforço que lhe foi possível para, com sua ação na caminhada, fazer o mundo melhor…”
Afinal, quanto mais ganharia a humanidade se, ao invés de ódios, distribuísse sorrisos?”

www.gotasdepaz.com.br

Circuito Baiano de Judô acontece neste sábado no CPJ

A primeira etapa do Circuito Baiano de judô de 2017 acontece neste sábado, dia 11, a partir das 08h, no Centro Pan-Americano de Judô, no município de Lauro de Freitas. O torneio servirá como seletiva para o Campeonato Brasileiro Regional III, em abril. O evento é organizado pela Federação Baiana de Judô (Febaju) e terá o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do trabalho, Emprego e Esporte (Setre).

Campeonato Brasieiro de JudôRegiãoIII

A competição reúne os melhores judocas do estado, a partir da categoria sub 13. Segundo o regulamento da competição, nas classes sub 13 e sub 15, serão classificados os campeões e mais quatro atletas por classe (duas equipes masculinas e duas femininas). Nas categorias sub 18 e sub 21, apenas campeões e vice-campeões. Já na classificação sênior, os atletas inscritos estarão aptos para integrar a lista de atletas da segunda etapa do Brasileiro Regional.

Os judocas selecionados garantem o direito de ir para a próxima etapa da competição, que serão realizados nos dias 8 e 9 de abril, na cidade de Vitória, no Espirito Santo.

Algumas do dia

Começa amanhã (10) pagamento das contas inativas do FGTS

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (10) o pagamento das contas inativas do FGTS para trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Mais de 4,8 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir de março. Cerca de 1,65 milhão de trabalhadores (34%) receberão automaticamente o crédito em suas contas na CAIXA no dia 10 de março. Mais de 1,2 milhão (25%) poderá sacar utilizando Cartão Cidadão no autoatendimento, lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui. Os demais trabalhadores deverão sacar seus recursos nas agências da CAIXA.

                                                                                                  LEIA MAIS

Enem 2017 será realizado em dois domingos de novembro

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quinta-feira (9), em coletiva de imprensa, as mudanças previstas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. As medidas são resultado do amplo debate do MEC com a sociedade, por meio da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano. A partir de agora, o Enem – que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas – passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.

                                                                                                     LEIA MAIS

Safra de grãos deve superar 222 milhões de toneladas

A safra 2016/17 de grãos deve chegar a 222,9 milhões de toneladas, um aumento de 19,5% em relação a anterior, na qual foram produzidas 186,6 milhões de toneladas. O levantamento é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foi divulgado na manhã desta quinta-feira (9). Segundo a companhia, a expectativa de crescimento deve-se à recuperação da produtividade média das culturas, agora livres da influência das más condições climáticas da safra passada.

                                                                                                  LEIA MAIS

 Paraíba e Rio Grande do Norte aderem ao Criança Feliz

A adesão do Rio Grande do Norte e da Paraíba ao programa Criança Feliz foi formalizada nesta quarta-feira (8) pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que visitou os dois estados. A iniciativa visa promover o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

                                                                                                  LEIA MAIS

 Mais de 60% das instituições de ensino superior recebem nota acima do satisfatório

A maioria das instituições de educação superior do País recebeu nota acima do satisfatório nos indicadores de qualidade da educação superior de 2015. De um total de 2.109 instituições, a maior parte (67%) obteve a pontuação 3, numa escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Um dos componentes deste indicador é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

                                                                                                  LEIA MAIS

PA da Zona Sul de Ilhéus agora também terá atendimento pediátrico toda quinta-feira

PA da Zona Sul de Ilhéus agora também terá atendimento pediátrico toda quinta-feira – Foto Secom.

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus informa que será disponibilizado atendimento médico pediátrico, às quintas-feiras, no Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, localizado na Rua 2, à margem da BA-001, rodovia Ilhéus-Canavieiras. Segundo a gerente Técnica e de Planejamento da Sesau, um dos objetivos da medida é desafogar as unidades hospitalares do município.

O PA da Zona Sul funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O equipamento conta com recepção, ambiente climatizado (ar condicionado em todas as áreas), salas de curativos e de pequenas cirurgias, leitos de observação e consultórios médicos. “Além de oferecer plantão médico diário com clínica geral de urgência, no PA da Zona Sul, o prefeito Mário Alexandre, preocupado em melhorar ainda mais o atendimento à população, decidiu implantar na unidade a nova especialidade, através da pediatra Cláudia Veloso”, destacou Sonilda Mello.

Ainda de acordo com Sonilda Mello, no PA da Zona Sul os pacientes são medicados e podem ficar até 12 horas em observação, sob os cuidados de médicos e enfermeiros. “Vale ressaltar que a população da zona sul, que tem cerca de 60 mil habitantes, está sendo coberta atualmente pelo serviço e atende pessoas de todos os bairros de Ilhéus”, reforçou.

Suporte do Samu – A gerente Técnica da Sesau lembrou que caso haja necessidade de transferência, o PA da Zona Sul conta com ambulância de plantão que faz o suporte avançado (UTI Móvel) e transporta pacientes para os hospitais de Ilhéus. Segundo ela, o espaço também é referência para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para onde podem ser levados pacientes com quadros clínicos agravados e pequenos traumas para atendimento.

Ilhéus discute sobre o projeto da Vila Gastronômica no Banco da Vitória

O secretário estadual de Turismo, José Alves, acompanhado do superintendente de Serviços Turísticos, Jorge Ávila, recebeu no dia 7, o secretário de Turismo de Ilhéus, Roberto Lobão, em audiência na sede do órgão em Salvador, localizado na Avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Caminho das Árvores. Entre os assuntos discutidos na reunião, o importante projeto da Vila Gastronômica, a ser instalada no bairro do Banco da Vitória, localizada na Rodovia BA-253, conhecida como Rodovia Jorge Amado, que liga os municípios de Ilhéus e Itabuna.

O projeto original, apresentado em 2015, recebeu emendas da senadora baiana, Lídice da Mata, que solicitou a prorrogação do prazo a fim de assegurar que os recursos não retornassem ao Ministério do Turismo. Com isso, está sendo atualizada a planilha de investimento, que acompanha o projeto da Vila Gastronômica, para que a secretaria estadual de Turismo, inicie o processo de licitação que escolherá a empresa responsável pela execução da obra.

Na oportunidade, Alves confirmou que a secretaria estadual irá implantar o projeto da Estrada do Cacau e do Chocolate, que consiste em um roteiro turístico na estrada BA-262, com extensão de cerca de 40 km, que liga os municípios de Ilhéus e Uruçuca. O passeio prevê a visita de turistas e moradores a fazendas de cacau, fábricas de produção de chocolate, Parque Histórico do Rio do Braço, dentre outros atrativos naturais e históricos da região. Ele aproveitou ainda para pedir mais participação dos parceiros municipais com o envio de representantes de empresas, entidades e associações da região sul da Bahia para congressos, feiras e convenções internacionais que promovem a Bahia como destino turístico.

Em reunião do Pacto pela Vida, Rui destaca importância do diálogo entre poderes

Realizada nesta quinta-feira (9), em Vitória da Conquista, a segunda reunião itinerante do Pacto Pela Vida (PPV) contou com a participação do governador Rui Costa e demais autoridades. “Nós resolvemos, a partir de 2017, iniciar esta caravana da paz, caravana da vida, buscando aproximar a direção das nossas instituições de segurança pública. O diálogo entre os poderes também é muito importante. Devemos sempre nos colocar no lugar do outro. O mérito do nosso trabalho é entender que a construção da sociedade se dá de forma coletiva, e não de cima para baixo”, destacou.

Fotos Mateus Pereira / GOVBA

Rui ressaltou que o acordo entre as instituições públicas da Bahia tem o objetivo de planejar ações e alcançar a redução dos indicadores de violência. “Cada um na sua cadeira, aqueles que têm a função do policiamento, aqueles que têm a função de julgar, o legislativo, cada um na sua posição, sugerindo, alinhando e corrigindo rumos. O objetivo é corrigir rumos e reduzir distâncias. A ideia é falar menos e ouvir mais”.

O Pacto Pela Vida, programa estadual que também conta com iniciativas de prevenção social para a população vulnerável, passou a contar com reuniões regionais em 2017. A primeira, nesse modelo, ocorreu em Feira de Santana, no mês passado. Para o governador, o objetivo dos encontros não é apenas ouvir queixas ou elogios. “Queremos ouvir o que precisa ser melhorado e, de preferência, já com uma solução para o problema. Se não houver soluções sugeridas aqui, haveremos de encontrar posteriormente essas soluções”. A importância do diálogo também foi destacada por Rui Costa.

Inaugurações e entregas

Pela tarde, ainda em Vitória da Conquista, o governador Rui Costa vai inaugurar as novas sedes das 77ª e 78ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) e o novo Departamento de Polícia Militar da 92ª CIPM. Ele também entrega 23 viaturas para a PM e dez para a Polícia Civil. Os veículos serão distribuídos para cidades da região.

Rui anuncia R$ 4,5 milhões para apoio ao esporte baiano em 2017

O Diário Oficial do Estado publica nesta, quinta-feira (9), decreto do governador Rui Costa que destina R$ 4,5 milhões para o Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia, o FazAtleta. O anúncio da liberação desse recurso foi feito pelo governador Rui Costa por meio do seu perfil oficial no Twitter (@costa_rui) na tarde desta quarta (8). “A Bahia fez história nas Olimpíadas 2016 e mal podemos esperar o que vem em 2020. Nosso governo está destinando R$ 4,5 milhões para o #FazAtleta para que o esporte siga transformando a vida dos baianos”, disse Rui na rede social.

O FazAtleta é destinado a atletas, equipes ranqueadas e eventos que fazem parte do calendário das federações e/ou confederações que se enquadram na categoria de Esporte Amador, Olímpico e Paraolímpico. O apoio aos atletas e paratletas inclui, entre outros, o pagamento de despesas em viagens, aluguel de equipamento esportivo, contratação de seguro de vida, aquisição de material esportivo, além de recebimento de bolsa-auxílio para o atleta que se dedique exclusivamente à prática do esporte e remuneração para o técnico que o acompanha.

O programa opera sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Entre os anos de 2007 e 2016, o FazAtleta investiu, por meio de incentivo fiscal, R$ 35,3 milhões em 973 projetos de incentivo ao esporte amador, atendendo 648 atletas, 323 eventos e dois projetos de construção de equipamentos esportivos.

Inovação no cacau da Mata Atlântica

Eduardo Athayde*

Eduardo Athayde

Quando o WWI-Worldwatch Institute, na virada do milênio, publicou  internacionalmente estudo sobre a mata atlântica da região cacaueira da Bahia, batizando-a de “Floresta de Chocolate”, única no mundo, onde a matéria prima do chocolate é produzida com recordes de biodiversidade no planeta, registrado pelo Jardim Botânico de Nova Iorque, a prefeitura nova-iorquina iniciava o levantamento de cada uma das suas 683.113 arvores.

Hoje, os cidadãos de Nova Iorque conhecem o valor econômico individual das suas árvores, sabem que cada uma reduz a temperatura sob sua copa em cinco graus centigrados, joga no ar 150 mil litros de água por ano e produzem serviços anuais avaliados em US$111 bilhões [tree-map.nycgovparks.org]; um padrão que está sendo seguido por várias cidades do mundo que plantam florestas urbanas visando a melhoria do ar, do clima local e da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Com a força das redes sociais o mundo parece ter ficado pequeno e a biodiversa Mata Atlântica, antes pouco percebida (ainda não valorada), vem recebendo influencia direta dessas inovações. O Centro de Inovação do Cacau (CIC), por exemplo, que será inaugurado esta semana na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, é a parte concreta do projeto do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, idealizado conjuntamente pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Ceplac, Uesc, Secti, Instituto Arapiaú e outras instituições.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia