WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








José Adervan – foi o homem fica sua história

Walmir Rosário*

Walmir Rosario / Foto by Waldir Gomes

Em 3 de março próximo José Adervan completaria 75 anos de existência, 66 deles vividos em Itabuna – sem levar em conta o período que passou em Salvador e Alagoinhas. A intenção dos amigos e família era elaborar uma edição especial do Jornal Agora para homenageá-lo, mas como ainda não conseguiram tornar a vida perene, nos deixou antes disso.

Lutou contra a enfermidade até não poder mais. E não poderia ser diferente para quem passou toda a vida superando obstáculos, sempre com a naturalidade que lhe era peculiar. Se as coisas estavam difíceis, aí era que ele apostava num salto mais alto. Contava que aprendeu isso com sua mãe, obstinada, como toda sergipana, em tornar vencer as dificuldades.

E Adervan, o mais baiano – grapiúna – dos sergipanos, costumava lembrar do dia em que chegou a Itabuna, numa data qualquer de 1951, em cima de um “pau-de-arara”, fugindo da terrível seca. Aos nove anos, o menino se deslumbrou quando o caminhão parou no terreno baldio onde hoje é o Fórum Ruy Barbosa, e resolveu fazer um reconhecimento daquela que seria a cidade do seu coração.

Mais do que sergipano de Boquim, passou a ser itabunense e cidadão da região cacaueira, título dado e passado pela população do Sul da Bahia, como reconhecimento dos seus feitos. Era um obstinado pelo desenvolvimento regional e travou uma luta constante na defesa da nossa economia, pelo cumprimento das promessas dos políticos, e pela garantia básica de direitos assegurados em nossa Constituição, como educação, saúde e cidadania.

:: LEIA MAIS »

FAMÍLIA ARGOLO

TIA NADJA E SEUS PRIMOS NA PRAÇA RUI BARBOSA EM 1973

FA

Nadja Argolo



By Heraldo Faskomy

AGRISSÊNIOR NOTÍCIAS Nº 610 – 07 março_2017

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.

No GOTAS DE PAZ

OMISSÃO E COMODISMO

Infelizmente há pessoas que jamais se envolvem em quaisquer situações, onde possam ser solicitadas para prestar alguma ajuda. Fingem não ver a dor e o sofrimento alheio. Agem como se não fizessem parte do todo. São pessoas que preferem fingir e continuar no comodismo.  Esquecem-se de que somos todos filhos de Deus, nosso Criador, e que dependemos uns dos outros. Hoje é um amigo, um parente ou mesmo um estranho que passa por grave situação, mas nada impede que amanhã sejamos nós os protagonistas de alguma história triste. Com certeza não gostaríamos que todos nos ignorassem ou mesmo fingissem não ver nossa dor. Por isso, não sejamos omissos diante da dor do próximo. Façamos o que for possível a nós. Prestemos todo o auxílio que pudermos. Não sejamos acomodados, fingindo não ver,  para que amanhã nossa consciência não venha a nos cobrar pela falta de amor e solidariedade ao próximo. Lembremo-nos: Deus conta com cada um de nós na jornada da vida, para que nos ajudemos uns aos outros, pois enquanto houver um irmão nosso necessitado de auxílio, não seremos verdadeiramente felizes.

https://www.gotasdepaz.com.br/omissao-e-comodismo/

ALGUMAS DO DIA

Produção do pré-sal foi recorde em janeiro

A produção do pré-sal foi recorde em janeiro deste ano, totalizando aproximadamente 1,588 milhão de barris de óleo por dia. O dado supera o número de dezembro de 2016, quando foi produzido, em média, 1,571 milhão de barris de óleo por dia. A produção, oriunda de 73 poços, foi de aproximadamente 1,276 milhão de barris de petróleo por dia e 49,5 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente, aumento de 1,1% em relação ao mês anterior. A produção do pré-sal correspondeu a 47% do total do Brasil.

LEIA MAIS

Febre Amarela: Espírito Santo receberá mais 1 milhão de doses extras da vacina

O Espírito Santo vai receber mais um milhão de doses de vacinas contra a febre amarela. Até o início da próxima semana, 500 mil unidades devem ser entregues. Após a chegada do quantitativo, o Ministério da Saúde terá encaminhado ao Espírito Santo 3,6 milhões de doses da vacina. O estado já atingiu uma cobertura vacinal de 73% para a febre amarela, o que representa mais de 1,1 milhão de doses aplicadas, em 60 municípios, entre janeiro e fevereiro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2), durante visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao Espírito Santo.

LEIA MAIS

 

Força Aérea transporta cestas básicas para BR 163

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou, nesta quarta-feira (1º), o transporte de três mil cestas básicas para socorrer cerca de 4 mil pessoas que estão ilhadas às margens da BR 163, principal via de acesso ao estado do Pará. Há mais de uma semana, fortes chuvas resultaram em um grande atoleiro na rodovia, entre os municípios de Trairão e Novo Progresso, o que provoca um congestionamento e impede a passagem de veículos. As cestas básicas saíram de Manaus até Itaituba (PA) em aeronave C-130 Hércules. De lá, o Exército realiza o apoio logístico para a distribuição dos mantimentos.

LEIA MAIS

Espécies da Amazônia serão monitoradas por sensores em árvores

Uma rede de sensores, com microfones e câmeras, será instalada sob a copa das árvores, no interior da floresta amazônica, para coletar informações sobre o comportamento das espécies e transmitir, via satélite e em tempo real, para pesquisadores. Até março de 2018, 10 sensores serão instalados em diferentes pontos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no interior da Amazônia. A nova tecnologia, que faz parte do projeto Providence, além de monitorar a biodiversidade local, vai reduzir a presença humana e os custos das expedições de campo.

LEIA MAIS

Força Nacional inicia parceria com PM em Aracaju

Ao todo, 50 policiais da Força Nacional destinados para execução do Plano Nacional de Segurança em Aracaju (SE) já estão na capital para atuar em parceria com a Polícia Militar local. O objetivo é combate à criminalidade no bairro Santa Maria e localidades da zona norte da cidade. A tropa será empregada em operações de bloqueios, abordagens e ações de rotina preventiva para a segurança da população.

LEIA MAIS

Ilhéus discute elaboração do Plano de Saneamento Básico para o Município

Na tarde desta quarta-feira, 1º de março, aconteceu, na sede da Prefeitura de Ilhéus, no bairro da Conquista, uma reunião para discutira parceria entre o município e a Fundação Educacional de Caratinga (Funec) visando a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O encontro contou com as presenças do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, dos secretários de Infraestrutura e de Serviços Urbanos, Hermano Fahning e Jorge Cunha, entre outros.

Palestra sobre saneamento básico foto Marcelo Silveira

O Plano de Saneamento Básico é uma exigência legal que o município precisa elaborar para ter acesso aos recursos federais e estaduais na área de saneamento e urbanização. Para isso, é necessário que o mesmo seja aprovado em forma de projeto de lei, na Câmara Municipal, até 31 de dezembro deste ano. No entanto, para a preparação do plano deve ser promovido um diálogo com a comunidade, no sentido de atender às necessidades prioritárias da população. A partir daí, a equipe técnica irá desenvolver projeções pontuando a temporalidade e importância de cada ação.

O plano consiste em elaborar um diagnóstico e um prognóstico com ações de saneamento básico, inclusive com quantificação e estimativa de custos do município, em prazos imediato, curto, médio e longo, nos quatros eixos principais, que inclui o abastecimento d’água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e acoleta e destinação de resíduos sólidos.

Na ocasião, os professores da Universidade de Viçosa, que compõem a equipe da (Funec), Leopoldo Charmelo (doutor em Solos e Nutrição de Plantas) e Marcos Magalhães (doutor em Engenharia Agrícola), apresentaram as fases de elaboração o plano, pontuando as mobilizações sociais que devem ser feitas, os produtos que deverão ser atendidos em cada etapa, as audiências públicas exigidas e os dados que precisam ser levantados.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, o município precisa atender a essa demanda e estar com as metas previstas para os próximos 20 anos, com avaliações a cada quatro anos, além de acompanhar o andamento de todo o processo. “O primeiro passo agora é buscar junto com o Governo do Estado uma relação de parceria com o objetivo de conseguir recursos para a elaboração do plano”, ressalta Nazal.

Luiz Castro em: DECOLORES

A Secretária Eletrônica de Deus

Como seria se Jesus resolvesse instalar uma secretaria eletrônica no céu?
Imagine se você começasse a orar e ouvisse a seguinte mensagem:
– Obrigado por ter ligado para a Casa de meu Pai.Por favor, selecione uma das opções:
Petições; aperte a tecla “1”.
Ações de graça; aperte “2”.
Reclamações; aperte “3”.
Qualquer outro assunto; aperte “4”.
Imagine se Deus lançasse mão daquela tão conhecida desculpa:
– Neste momento, todos os nossos anjos estão ocupados, atendendo a outros clientes.
Por favor, mantenha-se na linha em atitude de oração.
A sua ligação será atendida na hora em que foi recebida.
Ou Talvez a secretaria oferecesse as seguintes opções:
Querendo falar com Gabriel pressione “5”.
Com Miguel, pressione “6”.
Qualquer outro anjo “7”
Se quiser que o rei Davi lhe cante um salmo, pressione “8”.
Querendo reservar um aposento na Casa de meu Pai, pressione as teclas J-O-A-O, em seguida 3-1-6.
Se deseja fazer perguntas bobas sobre dinossauros, a idade da Terra, ou a exata localização da Arca de Noé, por favor, espere chegar ate o céu.
O pior seria se a maquina lhe desse a seguinte advertência:
· · Nosso computador avisa que você já ligou dentro das ultimas 24 horas.
Por favor, desligue e deixa a linha aberta para outra pessoa que também queira orar.
Ou então:
· · O nosso escritório está fechado para o fim-de-semana. Por favor, tente na segunda-feira.
Graças a Deus porque não acontece isso.
Graças a Deus porque você pode clamar para Deus quantas vezes quiser.
Graças a Deus porque, em união com Jesus e pro meio de Jesus, a linha nunca estará ocupada.
Graças a Deus porque ele sempre atende imediatamente.
Graças a Deus porque ele atende pessoalmente e nos conhece por nome.
Graças a Deus porque ele sabe quais são as nossas necessidades, mesmo antes que se complete a ligação.
Graças a Deus porque tudo e tão simples: somente precisamos ligar para ele em oração.
Não se esqueça, sempre haverá quem atenda.
Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.  Jr 29:13

(Autor desconhecido) – Texto extraído da Revista Rainha do Céu)


Colaboração de Luiz Castro

Bacharel Administração de Empresa

 

 

 

                                 A Secretária Eletrônica de Deus

Como seria se Jesus resolvesse instalar uma secretaria eletrônica no céu?
Imagine se você começasse a orar e ouvisse a seguinte mensagem:
– Obrigado por ter ligado para a Casa de meu Pai.Por favor, selecione uma das opções:
Petições; aperte a tecla “1”.
Ações de graça; aperte “2”.
Reclamações; aperte “3”.
Qualquer outro assunto; aperte “4”.
Imagine se Deus lançasse mão daquela tão conhecida desculpa:
– Neste momento, todos os nossos anjos estão ocupados, atendendo a outros clientes.
Por favor, mantenha-se na linha em atitude de oração.
A sua ligação será atendida na hora em que foi recebida.
Ou Talvez a secretaria oferecesse as seguintes opções:
Querendo falar com Gabriel pressione “5”.
Com Miguel, pressione “6”.
Qualquer outro anjo “7”
Se quiser que o rei Davi lhe cante um salmo, pressione “8”.
Querendo reservar um aposento na Casa de meu Pai, pressione as teclas J-O-A-O, em seguida 3-1-6.
Se deseja fazer perguntas bobas sobre dinossauros, a idade da Terra, ou a exata localização da Arca de Noé, por favor, espere chegar ate o céu.
O pior seria se a maquina lhe desse a seguinte advertência:
· · Nosso computador avisa que você já ligou dentro das ultimas 24 horas.
Por favor, desligue e deixa a linha aberta para outra pessoa que também queira orar.
Ou então:
· · O nosso escritório está fechado para o fim-de-semana. Por favor, tente na segunda-feira.
Graças a Deus porque não acontece isso.
Graças a Deus porque você pode clamar para Deus quantas vezes quiser.
Graças a Deus porque, em união com Jesus e pro meio de Jesus, a linha nunca estará ocupada.
Graças a Deus porque ele sempre atende imediatamente.
Graças a Deus porque ele atende pessoalmente e nos conhece por nome.
Graças a Deus porque ele sabe quais são as nossas necessidades, mesmo antes que se complete a ligação.
Graças a Deus porque tudo e tão simples: somente precisamos ligar para ele em oração.
Não se esqueça, sempre haverá quem atenda.
Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.  Jr 29:13

(Autor desconhecido)

 

Luiz Castro

Participante do MCC

 

 

 

Já ligou? Não deixe pra meio dia porque pode ficar sem. VIU?

REFLEXÕES SOBRE O MUNICÍPIO DE ILHÉUS.

POR JOSÉ ALBERTO MAIA

Prefeitura de Ilhéus adota turno único

Prefeitura de Ilhéus adota turno único

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou o Decreto nº 040, já publicado no jornal oficial eletrônico, que institui um turno único para o expediente externo do serviço público municipal, no período das 12 às 18 horas. A medida adotada pelo prefeito, que vigora a partir desta quinta-feira, 2 de março, leva em conta a necessidade de contenção de gastos e de eficiência administrativa, mas não se aplica às atividades consideradas essenciais.

Conforme o decreto, são consideradas atividades essenciais os serviços nas áreas de iluminação pública, saúde, educação e limpeza urbana, que manterão seu funcionamento normal sem qualquer alteração. O turno único, das 12 às 18 horas, funcionará de segunda a sexta-feira. Há uma ressalva no caso do turno único na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), que será mantido no período das 7 às 13 horas.

O decreto municipal considera que a adoção do turno único já foi comprovada como uma excelente medida para o equilíbrio entre receitas e despesas, com geração de economia considerável no tocante aos gastos com energia elétrica, telefone, transporte, material de expediente, combustíveis e outras despesas variáveis.

Economia – Segundo o secretário de Administração, Bento José Lima Neto, a adoção do turno único se faz necessária também para adequar as cargas horárias diferenciadas entre servidores. Além de não causar prejuízos ao bom atendimento e funcionamento dos serviços municipais, a medida possibilita a redução de despesas, inclusive na folha de pagamento. Bento explica que somente no caso de vale-transporte, a economia é de R$ 94 mil reais ao mês.

Ele acrescenta que com o turno único serão eliminadas as horas extras, que constituem outro fator de economia. Nesse caso, está sendo elaborado um decreto exclusivo que regulamentará as horas extras. “A ideia é planejar. Quando houver necessidade de hora extra, terá que ter autorização prévia”, afirma o secretário de Administração. Ele adianta que no caso da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seagri), há solicitação para o expediente no turno das 7 às 13 horas, considerando o atendimento aos agricultores, que geralmente se deslocam da zona rural para a zona urbana no período da manhã.

A MALEDICÊNCIA

MARÇO LARANJA

ML

A ONG ENAULTINHO ROCHA e o Grupo Doadores por Amor de Salvador lançam a campanha Março Laranja, mês de conscientização de Doação de Medula Óssea.

ML

ML

Abertura oficial dia 4 de março no Jardim de Alá em Salvador. Porém o presidente da ONG, com sua representante no recôncavo bahiano a Sra. Tia Adriana, promoveram o início em Santo Antônio de Jesus um dia de entrevistas mas rádios dá cidade chamando o poder municipal e demais órgãos da cidade para o apoio e adesão ao projeto que já conta com a participação do colégio Santo Antônio um verdadeiro parceiro dá causa Medula .





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia