WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Embasa inicia instalação de sistema de bombeamento para garantir segurança hídrica da RMS

Com o objetivo de garantir a segurança hídrica em Salvador e Região Metropolitana, um sistema de bombeamento está sendo instalado pela Embasa para fazer a reversão do lago de Santa Helena para o rio Jacumirim, que abastece a barragem de Joanes II, um dos principais mananciais que abastecem a região. Foram investidos R$ 2.5 milhões na aquisição dos equipamentos que possibilitarão o acréscimo de quatro mil litros por segundo (l/s) no volume de água do rio.

DIVULGAÇÃO EMBASA 01

As obras no lago de Santa Helena, situado entre as cidades de Dias D’Ávila e Mata de São João, tiveram início na segunda-feira (6) e a previsão é de que o sistema entre em funcionamento ainda esse mês. A barragem de Joanes II, que faz parte do sistema integrado de abastecimento de água da região metropolitana de Salvador, está com nível abaixo do esperado para essa época do ano em consequência da estiagem prolongada que atinge a região.

DIVULGAÇÃO EMBASA 02

De acordo com dados do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Bahia vive a pior seca dos últimos 50 anos. A estiagem que atinge o estado está reduzindo o nível dos mananciais utilizados para o abastecimento humano em diversas áreas, incluindo a Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Estamos investindo para garantir a segurança hídrica da RMS, mas diante do baixo índice pluviométrico dos últimos quatro anos, agravado nos últimos meses, é importante que a população economize água, preservando o recurso disponível. Também vamos intensificar a campanha de incentivo ao uso racional da água, que fazemos anualmente com a finalidade de conscientizar a população”, alerta o presidente da Embasa, Rogério Cedraz.

DIVULGAÇÃO EMBASA 03


Mais ações do Estado

:: LEIA MAIS »

No GOTAS DE PAZ

DISCUSSÕES INÚTEIS

Aprendamos a não perder tempo com discussões inúteis. Pode ser que tenhamos razão naquilo que tentamos passar para alguém, mas se essa pessoa não compreende, ou se recusa a compreender determinado assunto é inútil tentar fazê-la entender. Há pessoas que só veem aquilo que querem e não aceitam uma ideia ou pensamento contrário ao seu. Quando queremos a todo custo impor nossas razões e ideias ao outro e este não aceita gastamos energia inutilmente. Ocorre um desgaste enorme e improdutivo. Por isso, deixemos que o tempo se encarregue de mostrar ao outro a verdade. Não podemos duvidar de que a verdade é soberana e dura para sempre, enquanto o que é falso ou ilusório em algum momento se desfaz por si só. Deixemos que o tempo se encarregue de ensinar a verdade àqueles que querem ter razão sempre, e que descubram o equivoco que viveram até então.

www.gotasdepaz.com.br

Volta às aulas na Escola de Dança da Funceb

A instituição, que conta com 1.200 alunos, iniciou o ano letivo para os alunos do Curso Preparatório. Cursos Livres retomam à noite

01 DSC

Na tarde desta segunda-feira (06.03), foi dada a largada para mais um semestre letivo para os alunos do Curso Preparatório, curso para crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos. O clima foi de muita descontração. As aulas dos Cursos Livres serão retomadas no turno noturno.

Para os professor Clênio Magalhães, mineiro de Governador Valadares, e morando há 10 anos em Salvador, ensinar na Escola de Dança da Funceb o deixa com muita ansiedade: “Tenho uma expectativa muito grande em começar o ano letivo, porque me preparei muito, espero aprender muito com essa experiência”, complementa.

Entre os alunos, a expectativa era de muita tensão e vontade de aprender. Para a aluna Fabiana Silva, de 14 anos, no segundo ano da Turma de Ballét Clássico, a tendência é evoluir: “No ano passado, foi meu primeiro ano, deu pra aprender muita coisa, agora neste ano, quero evoluir mais e mais”.

Segundo a vice-diretora da Escola de Dança da Funceb, Virgínia Costa, a cada ano a procura pelos cursos está aumentando, devido ao grande nome que a Escola de Dança da Funceb tem na cidade de Salvador e no Estado da Bahia. A programação de boas-vindas para os alunos segue este semana.

O curso – O Curso Preparatório pode ser considerado como atividade complementar à escola formal, consolidando uma educação integral. Seu currículo contempla diversas modalidades de dança, desde Danças Populares, Afro e Moderna, passando pelo Ballet Clássico e Capoeira e é voltado para crianças e adolescentes.

Sobre a Escola de Dança – Fundada em 1984 e instituída como a primeira escola pública do gênero no norte e nordeste do Brasil, a Escola de Dança da FUNCEB atua na iniciação, formação técnica e qualificação em dança. Conveniada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a Escola mantém suas atividades alinhadas às políticas dos ministérios da Cultura e da Educação, reconhecendo as artes e a cultura em geral como medidas fundamentais e enriquecedoras para a vida social e a educação. A instituição atende uma média anual de aproximadamente 1.200 alunos, entre crianças, jovens e adultos.

Texto: Oséias Alves

Foto: Tomaz Neto

Luiz Castro em: DECOLORES

DOUTOR  GALO

Aos doze anos de idade  comecei trabalhar no comércio na firma A LAMPADA DO CASTOR na função de Office boy, ou seja continuo, estafeta, menino de recado , que limpa  sanitário, faz compras, enfim,  faz de tudo.

Diante desta experiência fui aprendendo a ser gente, ganhando meu dinheirinho,  crescendo profissionalmente a cada dia. Em seguida minha mãe me matriculou no curso de datilografia na Escola Técnica do Comércio, sendo o instrutor o saudoso Professor Manoel Nogueira. Lembro-me que no dia do exame final chegou da Capital do Estado uma comissão examinadora, além dos professores Leopoldo Campos Monteiro, Helio Melo , Bráulio, Helena Argolo e Clotildes Amaral. O resultado foi divulgado horas depois com entrega de diploma. Foi uma verdadeira vitória a sensação foi a mesma quando passei no vestibular na Fespi em 1975.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus faz auditoria na lista do ‘Minha Casa Minha Vida’ do Teotônio Vilela e Rio Cachoeira

A Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está realizando auditoria nos dossiês dos possíveis beneficiários do “Programa Minha, Minha Vida”, dos conjuntos Residencial Rio Cachoeira, situado no Banco da Vitória, e Habitacional Vilela, localizado no bairro Teotônio Vilela. A medida visa apurar as diversas denúncias de irregularidades recebidas pelo setor de Habitação da SDS.

No início da gestão, o prefeito Mário Alexandre ordenou que os dossiês já enviados para a Caixa Econômica Federal passassem por uma auditoria de toda documentação. De acordo com o coordenador do setor de Habitação da secretaria, Welder Santos, a equipe está trabalhando de forma célere e analisando todos os dossiês com base nos critérios de avaliação do Ministério das Cidades. “Quem tem o perfil e se enquadra nos critérios continuará na lista”, afirmou.

Após auditoria, a lista será publicada no Diário Oficial do Município, disponível para acesso no site oficial da prefeitura de Ilhéus, através do endereço eletrônico www.ilheus.ba.gov.br. Os possíveis beneficiários, quando convocados, deverão comparecer ao setor de Habitação para comprovar sua situação, sob pena de exclusão da lista.

Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, disse que a intenção da secretaria é ter um diagnóstico preciso de todos os dossiês em 30 dias, já que as obras estão 95% concluídas. “Os critérios para diagnóstico são a pesquisa imobiliária a partir da inscrição do IPTU, o perfil socioeconômico, a vulnerabilidade social e visita técnica. Os beneficiários que se enquadram no perfil continuarão dentro do programa”, acrescentou.

A SDS informa ainda que os conjuntos habitacionais Sol e Mar I e II, no Couto, localizado no trecho darodovia BA-251, entre a zona sul de Ilhéus e o município de Buerarema, também estão sendo auditados. Construtora e moradores relataram denúncias que diversos beneficiários não tomaram posse e estão sendo realizadas vendas e aluguéis de apartamentos de pessoas contempladas, mas que se encontram fora do perfil exigido pelo programa.

Regras do programa – De acordo com a Lei 11.977/2009, não se admite transferência de imóveis entre pessoas sem a respectiva quitação. Os apartamentos também não podem ser alugados, vendidos ou repassados para terceiros de qualquer outra maneira. Para denunciar, procure o setor de habitação da secretaria de Desenvolvimento Social, situada na Rua Mário Alfredo, S/N, bairro Conquista, ou entre em contato com a Ouvidoria da Caixa Econômica Federal, através do telefone 0800 725 7474.

Março Laranja

 Mês da Conscientização da doação de Medula

Março Laranja – Mês da Conscientização da doação de Medula Foi no Jardim de Alá em Salvador onde marcamos o evento realizado pelo grupo Doadores por Amor sobre a liderança de Ciça Moraes e ONG Enaultinho Rocha participando e representado por seu presidente Enault Freitas Filho e a Voluntária Jacque Portella. Depoimentos de Transplantados, doador Francisco Mendes e a mãe de Farley, de Ciça Moraes, Enault Freitas, a mãe de Gustavo e tantos outros que demonstraram e demonstram um grande amor pela causa. Realizamos um café da manhã com música, mural de pacientes curados, falecidos, pacientes que esperam o seu doador e o pedido de todos para que os Doadores de Jaysi Vasconcelos de Caruaru – Pernambuco e o de Lara do RS,sensibilizem-se, abra o coração pelo amor a vida e respondam ao chamado do REDOME e salve essas duas meninas!! Enault Freitas Filho – Presidente da ONG Enaultinho Rocha.
QUE DEUS NOS ABENÇOE !

Enault Freitas Filho
Presidente da ONG Enaultinho Rocha

Audiência Pública debate projeto que institui valor máximo para pagamento de RPV’s em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, através da Procuradoria Geral (Proger), realiza nesta terça-feira, 7 de março, às 9 horas, audiência pública para apresentação e debate sobre anteprojeto de lei que institui valor máximo para as Requisições de Pequeno Valor (RPV’s), que são requisições para pagamento de sentenças judiciais transitadas em julgado. A reunião acontece na sede da Prefeitura, no bairro da Conquista.

O procurador geral Fabiano Rezende explica que o Município de Ilhéus não possui legislação própria que regulamente o pagamento de RPV’s e que, por esse motivo, está propondo o anteprojeto de lei. A audiência pública deve contar com a participação dos vereadores, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sindicatos representativos dos servidores públicos municipais, outras entidades da sociedade civil organizada e a imprensa.

Rezende afirma que a Proger baseia a proposta de acordo com o parágrafo quarto do artigo 100 da Constituição Federal, que faculta às entidades de direito público legislar sobre as RPV’s “segundo a diferente capacidade econômica”. Considerando o fato de o município de Ilhéus figurar entre os maiores devedores trabalhistas da Bahia e do País, o anteprojeto de lei local fixa como teto para os RPV’s o valor correspondente ao maior benefício pago pelo INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social.

Comissão – Nesse contexto, o prefeito Mário Alexandre criou a Comissão Interdisciplinar de Avaliação e Revisão dos Precatórios e RPV’s Trabalhistas (Ciarp), presidida pelo Procurador Geral, Fabiano Resende, que está realizando o levantamento dos precatórios e RPV’s existentes no Município. Além disso, vai avaliar os processos de constituição dessas dívidas, identificar possíveis erros no procedimento de formação e, se for o caso, revisar as requisições para correção de valores.

Além do Procurador Geral, a CIARP é composta pelo secretário municipal de Fazenda, Elifaz Anunciação (Subcoordenador), pelo assessor da Proger, Gustavo Aurélio Niella (1º secretário); chefe de Setor da Secretaria de Saúde, Uziel Pires Santos (2º Secretário); o assessor jurídico, Michel Mendonça Ribeiro; e o Chefe do Setor de Recursos Humanos, Antônio Rodrigo Viana Ramos.

Inesquecível !!!!

07 IMAGENS ROTATIVAS

SEJA DOADOR. SALVE VIDAS!!!

QUE TENHAMOS UMA ÓTIMA SEMANA

Odailson Lelis Aranha / Crime ambiental

Hoje, ao chegar no ponto da pescaria em frente ao Parque de Exposição, encontrei uma tartaruga medindo aproximadamente um metro e vinte de comprimento e 95 centímetros de largura. Infelizmente já estava sem vida com uma corda de rede de pesca presa pela cabeça e nadadeira.

PEQUENO / TARTARUGA


Fiz contato com a Polícia Ambiental e fiquei sabendo que a instituição não realiza mais o procedimento de encaminhar espécies marinhas mortas para à UESC. Falei com o Coordenador do CCZ e fui orientado em enterrar o animal.
Enterrei a tartaruga com uma dor no coração ao ver uma linda espécie, que por diversos anos fez sua trajetória ao seu lugar de origem, morta por uma irresponsabilidade e falta de consciência ambiental
Pena!

Bahia Sem Fogo combate incêndio em reserva natural em Rio de Contas

Os trabalhos de combate a um incêndio que atinge a Reserva Natural Serra das Almas, na Chapada Diamantina, desde a manhã de sexta-feira (3), continuam. Até o momento, foram lançados cerca de 20 homens, entre bombeiros militares e brigadistas, em pontos de maior relevância operacional. Onze bombeiros do município de Jequié foram integrados à equipe em Rio de Contas, na manhã deste domingo (5), e auxilia a ação de combate no local.

Desde a sexta, uma aeronave do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), atua em apoio utilizando o equipamento aéreo com Bambi Bucket, espécie de bolsa que transporta água para auxiliar no combate.

Na manhã deste domingo, o secretário Geraldo Reis autorizou a contratação de mais uma aeronave e deslocamento de mais três viaturas com tração 4×4 para viabilizar o acesso terrestre dos bombeiros e brigadistas aos pontos de incêndio. Os veículos serão enviados de Vitória da Conquista (sudoeste) e Seabra (Chapada).

O Corpo de Bombeiros e a Brigada Gaviões da Chapada, que atuam no combate ao incêndio em Rio de Contas, estão em trabalho constante no local, assim como a aeronave com Bambi Bucket, uma vez que a equipe dispõe do suporte de um caminhão de abastecimento de combustível. A prefeitura do município de Rio de Contas também atua em parceria, com suporte logístico aos combatentes e mobilização de efetivo de brigadas próximas.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia