WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








ILHÉUS / CARNAVAL DO HERNANI SÁ (ZONA SUL)

ILHÉUS / BANCO DA VITÓRIA PEDE SOCORRO

TVE já realizou mais de 45 horas de transmissão no Carnaval

A TVE Bahia já transmitiu mais de 45 horas, em alta definição, da maior festa de rua do planeta. Além da transmissão completa do Campo Grande e entradas do circuito Barra-Ondina, a emissora é a única que transmite ao vivo os shows do Largo do Pelourinho. Há ainda mochilink no Palco do Rock, na Barra e no carnaval dos bairros.

Bankoma_Foto_Sergio_Isensee_Irdeb

Mais de 200 profissionais estão envolvidos na transmissão da emissora baiana que mais dedica espaço na programação ao Carnaval. Além das câmeras, um drone e uma grua são utilizados para enviar ao telespectador todas as emoções da festa. O Carnaval da Bahia é exibido para 21 estados brasileiros por meio da Rede Pública de Televisão, que tem na TV Brasil a principal fornecedora de conteúdo, atingindo um público de 100 milhões de pessoas.

“Este ano fizemos uma transmissão muito comentada e valorizada pelas pessoas. E foi para isso que trabalhamos: para surpreender as pessoas e mostrar toda essa diversidade do Carnaval da Bahia. Inclusive, não só no Campo Grande, Pelourinho e Barra-Ondina, mas também exibimos conteúdos de cidades do interior do estado, como Porto Seguro, onde a festa é muito forte, e aquelas de tamanho médio e pequenos”, explica o diretor-geral do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves. Até as 2h de Quarta-feira de Cinzas (1º), a emissora vai completar 60 horas de transmissão.

Segundo o diretor-geral, essa foi a maior transmissão, não apenas em função da quantidade de horas, mas principalmente pela diversidade. “Esse foi o reconhecimento que a gente ouviu das pessoas nas ruas, de artistas e de pessoas de todo mundo que acompanharam a transmissão pela internet e pelas emissoras parceiras da TVE, que exibiram esse conteúdo. Estamos muito satisfeitos e tenho certeza que foi mais uma transmissão que marcou a história da TV pública aqui da Bahia”.

Todo o conteúdo está disponível também no site O Canal do Carnaval (www.ocanaldocarnaval.com.br) e pelo Facebook.com/tvebahia. Em 2017, a TVE homenageia os 50 anos do Tropicalismo a partir do trabalho do artista plástico J. Cunha, escolhido para assinar a identidade visual da emissora durante a folia. Cunha desenhou, por mais de duas décadas, as estampas dos exuberantes tecidos usados por homens, mulheres e crianças do bloco afro Ilê Aiyê, um dos mais importantes no resgate da tradição afro-brasileira.

“Mão de obra tem que ser nossa”, afirma Rui em negociação com chineses no Carnaval

As empresas chinesas que estão em negociação com o Governo do Estado para investir em projetos estruturantes, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul, terão que utilizar mão de obra local durante a construção dos equipamentos. Foi o que o governador Rui Costa reafirmou à comitiva de executivos chineses durante a apresentação do Carnaval da Bahia ao grupo, na noite de segunda-feira (27), no circuito Dodô (Barra-Ondina). “No início da nossa conversa, já tinha dito a eles que o modelo utilizado na África, com 100% de aproveitamento da mão de obra chinesa, não nos interessa”, disse Rui.

Foto Pedro MoraesGOVBA

Para o governador, “eles podem até trazer especialistas, porque têm tecnologia e conhecimento quem podem servir de aprendizado para nossos engenheiros e técnicos, mas a maior parte da mão de obra tem que ser nossa”. Rui também informou que os empresários chineses estão convictos de participar da licitação da Fiol, que o governo federal prevê lançar edital, “no mais tardar em julho deste ano”, para o trecho de Caetité até Ilhéus, e depois, do restante, até a divisa da Bahia. “Até o fim deste ano, teremos o início das obras da Fiol e do porto”.
O governador informou ainda que estão agendadas reuniões no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, inclusive para discutir a construção da ponte Salvador-Itaparica, projeto em estudo aprofundado pelos chineses. No próximo mês haverá encontro com os sócios da Bahia Mineração (Bamin), com os quais os chineses querem firmar parceria, “para bater o martelo sobre o Porto Su”.
Rui enfatizou que ao visitar a Bahia nos últimos dias, na área de instalação da Fiol e do porto, a comitiva confirmou o que o Governo do Estado tem informado. “Não brincamos com a informação. É preciso ser rígido. Estamos um processo de aproximação, onde se ganha mutuamente porque não se trata de doação e de filantropia. Eles são hoje grandes empresas, com recursos do governo e do banco estatal, que têm interesse que as empresas façam negócios no exterior. Eles querem investir no Brasil e, por toda a interlocução, têm decisão de fazer negócios na Bahia”.
O Governo do Estado tem o metrô de Salvador a seu favor para obter a confiança dos chineses.  “Mobilidade que deu certo e é referência no Brasil. Isso está nos empoderando, capacitando para ganhar confiança no mercado e atrair muita gente. Por isso, a licitação do VLT tem muito interesse. Solidificamos uma imagem pública de um estado organizado e sério”, completou.

No GOTAS DE PAZ

EXEMPLO QUE ENSINA

O ser humano ainda não aprendeu que só palavras não ensinam. Um exemplo fala mais que mil palavras. Há pessoas que têm sempre um belo discurso a fazer para os outros. Pregam o que os outros devem fazer, como se comportar, como agir para com o próximo e tantas outras coisas mais. O grande problema é que geralmente essas pessoas não fazem aquilo que pregam. A boca diz uma coisa e as mãos fazem outra. Não podemos nos esquecer de que os exemplos é que pesam. De nada vale pregar palavras de ânimo, de incentivo e de confiança aos outros se diante da mínima dificuldade nos entregarmos ao desespero e à falta de fé. Podemos até dizer palavras edificantes aos outros, mas temos de agir de acordo com o que dizemos. Caso contrário, poderemos cair no descrédito dos outros e talvez destruir o pouco de esperança que havia em alguns. O exemplo é tudo. Portanto, cuidemos para agirmos de acordo com o que pregamos.

www.gotasdepaz.com.br

O CARNAVAL DA BAHIA

Com Wagner e João Leão, Rui almoça com chineses em Ondina

Os empresários chineses que estão na Bahia desde o dia 23, percorrendo áreas do interior baiano interessados em projetos para investimento, almoçaram com o governador Rui Costa no Palácio de Ondina, nesta segunda-feira (27), acompanhados do vice-governador João Leão e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner.

By Manu Dias GOVBA

Na ocasião, o governador destacou a importância da visita para a Bahia. “Estamos concretizando agora, em pleno Carnaval baiano, nosso plano de atrair grandes investimentos para projetos importantes do estado, que vão mudar completamente o perfil do nosso desenvolvimento econômico”, afirmou Rui. “E ainda aproveitamos para divulgar o nosso Carnaval, a maior festa de rua do planeta, capaz de atrair mais turistas orientais”.
O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, representantes do Banco de Desenvolvimento da China no Brasil e das construtoras China Railway Engineering (Group Crec 10) e China Communications Construction Company (CCCC) participaram do encontro.
O grupo de executivos chineses já percorreu milhares de quilômetros de carro para avaliar as potencialidades de investimento na Bahia. Eles visitaram a fábrica de leite Leitíssimo, em Jaborandi, passaram por Correntina, onde conheceram a fazenda Universo Verde, gerida por um grupo chinês, e seguiram às margens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no trecho entre São Félix e Bom Jesus da Lapa, empreendimento que despertou o interesse de grupos chineses.
De lá, passaram por Caetité, Guanambi, Jequié e, por fim, Ilhéus, onde será construído o Porto Sul, destinado a escoar produtos como minério e grãos do oeste baiano. O porto é um dos projetos que o governo baiano apresentou aos executivos chineses, em março do ano passado, quando Rui esteve na China.
A comitiva também conheceu o projeto da ponte Salvador-Itaparica, um empreendimento importante para o desenvolvimento do baixo-sul. O grupo seguiu até Valença, no sul baiano, e retornou a Salvador pelo sistema Ferry-boat, para conhecer o trajeto da Ponte Salvador-Itaparica. Ainda nesta segunda (27), os empresários vão conhecer o Carnaval de Salvador com o governador, que acompanhará os executivos no circuito Dodô (Barra-Ondina).

Luiz Castro em: DECOLORES

MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Nada tenho  que queixar de toda minha infância e adolescência. Tudo foi maravilhoso. Na infância  procurei participar de tudo: Estudei no General Osório na época que a Diretora era a Professora Nilza Vivas, usava farda onde a calça era de cor azul e a camisa era de cor branca com a inscrição EGO (Escola General Osório). Porém, os alunos de outros colégios  diziam que o nome  era Escola Gato Ousado, e daí existia a rivalidade terminando em porrada.  Joguei Baba de praia (cacareco), e tive time de futebol chamado “Carcará”.jogava baba de rua defendendo a Rua Fonte da Cruz contra a Baixa Fria,  joguei também gude com lasquinê, empinei pipa, enrolei pião, brinquei de soldado e ladrão, troquei figurinhas e gibis nas matinês nos cinemas, assisti filmes de Tarzan, cowboy e épicos romanos, dancei quadrilha junina, cantei na radio cultura, peguei carrego, vendi  laranja e rolete de cana no campo de futebol, fui ajudante de sapateiro, lavei sanitários dos outros e encerei as casas residenciais com cêra cachopa para brilhar bastante,  no intuito de ganhar um trocado para ir ao cinema e comprar guloseimas. Certo dia fui pescar com meus primos na ponte de cimento do porto antigo onde estava ancorado o navio Capela que estava embarcando cacau para o exterior. E como fiquei pescando próximo aos guindastes fui acometido de um acidente sendo lançado ao mar e por pouco não me afoguei graças a um estivador que estava próximo e conseguiu me salvar.

:: LEIA MAIS »

Que tenhamos uma EXCELENTE semana

ILHÉUS / CARNAVAL ZONA SUL

No GOTAS DE PAZ

APRENDENDO A PERDOAR

O perdão é sentimento libertador. Quem perdoa se livra de um peso morto. Aquele que sabe perdoar torna-se livre e sente leveza na alma. Por outro lado, aqueles que não perdoam e ainda se vangloriam dessa atitude, carregam um peso na alma que só tende a aumentar a cada dia. Todos nós erramos e precisamos de perdão. Alguns por orgulho não pedem perdão e também não perdoam. Não sabem que estão causando mal a si mesmos. O perdão abre os caminhos para nós, pois desanuvia. Perdoar sim, mas sem orgulho. Pedir perdão e perdoar é atitude da alma nobre de sentimentos. Aquele que tem humildade para pedir perdão e sabe perdoar sem humilhar o outro a quem perdoa demonstra maturidade e evolução espiritual. Esse já aprendeu e já está em processo evolutivo a grandes passos. Não se prenda à mágoa e ressentimentos. Ame e perdoe infinitamente como nos ensinou nosso Mestre Jesus. Com certeza só terá razões para ter paz e alegria em sua vida. Quem perdoa liberta a si e ao outro. E assim poderá alçar altos voos, rumo à felicidade que nos aguarda em algum lugar no Universo.

 www.gotasdepaz .com.br

Agrissênior Notícias – Nº 609 – 28 de fevereiro de 2017

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia