WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


outubro 2016
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  






:: out/2016

No GOTAS DE PAZ

Somos todos irmãos

Somos todos irmãos perante Deus esta é a única certeza que devemos ter, independente de que posição ocupamos na Terra e qual é a cor muito menos qual é a crença o Deus é um só, aquele que ampara, consola e ama indistintamente cada um de seus filhos.

Sejamos gratos pela oportunidade de estarmos reunidos para juntos nos ajudarmos uns aos outros e assim buscarmos o crescimento do espírito.

Somos todos irmãos e por isso devemos ter sempre em mente que cada um tem um jeito de ser e por tantas diferenças é que devemos trabalhar em nós a compreensão, tolerância, paciência e principalmente o amor, sim o amor aquele que tudo supera e tudo vence.

Ser compreensivo com aquele que passa por momentos difíceis é prova de que estamos no aprendizado desta grande família Universal que a cada dia nos ensina que sem o amor e a caridade nada pode ser feito.

Todos sem exceção precisamos uns dos outros e não atingiremos a evolução sozinhos, por isso a união de forças é extremamente importante para vivermos em harmonia uns com os outros.

Acolha seu irmão mais necessitado e verá o quanto pode fazer para melhorar tudo a sua volta, não se deixe levar pelo egoísmo distribua gentileza por onde passar, as maiores mudanças acontecem pelo exemplo.

Jamais despreze aquele que lhe pede ajuda, esta é a sua aula de crescimento e amadurecimento espiritual.

Lembre-se somos todos irmãos e nessa comunhão de amor e caridade para com o outro é que vamos buscar a verdadeira evolução das virtudes como a humildade, a caridade e o amor incondicional.

https://www.gotasdepaz.com.br/somos-todos-irmaos/

 

ILHÉUS / Loja Maçônica Elias Ocké

04 10 2016
ELEVAÇÃO GRAU 2 (COMPANHEIRO MAÇOM)
VENERÁVEL MESTRE:
AURELITO LORENS
COMPANHEIROS:
Dennys Figueiredo Fooppel dos Santos
Felipe Dias Salomão
Rodrigo dos Santos Nascimento.

OPUS DEI

Opus Dei facebook twitter youtube flickr
4 de Outubro de 2016
CARTAS PASTORAIS
Carta do Prelado (outubro 2016)
«Apresenta-se continuamente o tempo de nos abrirmos em leque, para servirmos a mais pessoas», escreve Dom Javier Echevarría na sua carta de outubro, recordando que no dia 2 se inicia um novo ano da história do Opus Dei.
NOTÍCIAS
Um Ano Mariano para celebrar, comemorar e reaprender com Nossa Senhora
A CNBB proclamou um Ano Nacional Mariano, de 12 de outubro de 2016 até o 11 de outubro de 2017, para comemorar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas Águas do Rio Paraíba do Sul.

Montada a cobertura do novo Ginásio de esportes do Banco da Vitória, em Ilhéus

Mais de 70% da obra de construção do ginásio de esportes do Banco da Vitória, bairro situado às margens da rodovia Jorge Amado (BR-415), em Ilhéus, está concluída. A empresa responsável já montou a cobertura da nova quadra. O secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Derneval Furtunato, salienta que o equipamento está sendo edificado com recursos próprios do Município de Ilhéus.

Banco da Vitória

Banco da Vitória

O ginásio de esportes do Banco da Vitória é construído no mesmo local onde, durante décadas, funcionou o Matadouro Municipal, à margem da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna). O engenheiro civil Hermano Fahning, superintendente de Obras da Prefeitura, acrescenta que, no momento, a obra se encontra na fase de preparação (base) do piso e de aplicação de revestimento dos vestiários.

Por sua vez, o secretário de Infraestrutura, Derneval Furtunato, reitera que o ginásio terá as mesmas especificações das quadras construídas conforme o modelo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo ele, além das quadras do Banco da Vitória e de Banco Central (já inaugurada), também se encontram em execução obras de espaços esportivos em nos distritos de Inema e Sambaituba, na Conquista, na vila São José, no Alto do Basílio e no bairro Teotônio Vilela.

Cada quadra conta com cobertura e arquibancadas. Além disso, também incluem vestiários feminino e masculino, depósitos, banheiros feminino e masculino, inclusive para portadores de necessidades especiais, e vários itens que reforçam a acessibilidade, como barras de apoio, rampas de acesso e sinalizações táteis e visuais.

Ilhéus sediou grande evento beneficente de MMA

Na última sexta-feira, 30 de setembro, a cidade de Ilhéus sediou o primeiro evento beneficente de luta e dança. O Samarica Fight, que aconteceu no espaço Samarica (antigo Restaurante Chinaê), na Avenida Lomanto Júnior, no Pontal, contou com promoção de aula de dança, show com DJ e exibição de lutas de Mixed Martial Arts (MMA).

Ilhéus sediou grande evento beneficente de MMA_foto Vitor Kruschewsky

Ilhéus sediou grande evento beneficente de MMA_foto Vitor Kruschewsky

Com lutas amadoras e participação de crianças de projetos sociais dos bairros Conquista, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória, o evento teve expressiva aceitação de público. Para participar do evento, cada pessoa doou dois kg de alimentos não perecíveis, que foram repassados à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) para distribuição a instituições assistenciais do município.

Durante o evento, houve três lutas profissionais, entre as quais, Juliano Lima venceu por finalização em 1º round o atleta Welber Ribeiro; Vitor Couto venceu por nocaute, no 2º round, Alisson Silvino e Danilo Bettanin nocauteou, no 1º round, o lutador Sidarta Almeida. De acordo com Danilo Farias, organizador do evento, “o Samarica Fight foi brilhante e nosso objetivo é que o evento entre para o calendário esportivo oficial do nosso município”. Para ele, a partir de eventos assim, é possível descobrir novos talentos no esporte.

C O N V I T E

convite-4

INSISTENTE PERSISTÊNCIA

Ontem, na rua, fui abordado por um leitor, um senhor muito simpático, na faixa dos 70. Ele me perguntou como é que consigo ser tão insistente em apontar problemas e reivindicar, há anos, soluções para determinadas demandas que sempre relato no R2CPRESS.
Expliquei que, realmente, me chateio e reclamo dos descasos absurdos que vejo em sucessivas e desastrosas gestões administrativas de Ilhéus, com ênfase em meu bairro. Problemas que poderiam ser resolvidos a contento, de maneira objetiva, sem complexidade nem custos elevados, mas não o são, e isso me causa a irritante sensação de que o dinheiro que pago de impostos e taxas está indo para uma lata de lixo.
Numa área urbana, próxima ao aeroporto do município e mais próxima ainda das praias do sul, tenho que conviver diariamente – no raio de apenas 100 metros – com buracos, lama, um lixão e uma creche inacabada e esquecida, à salvo apenas da praça antes abandonada, reformada recentemente em apenas 30 dias, após 30 anos de espera. Me mudar do local seria trair meus princípios e assinar um atestado de derrota e condescendência.
Complementei dizendo-lhe que, historicamente, o pobre não costuma reclamar e o rico prefere a discrição; pepinos, abacaxis e batatas quentes, sempre caem no colo da classe média. Acho que estou tão somente praticando um exercício de cidadania.
O simpático senhor saiu sorridente, espero que satisfeito com a minha resposta.

Nilson Pessoa

Bibliotecas promovem ações especiais em atenção ao Outubro Rosa

outubrorosaNeste mês as atenções estão voltadas para o Outubro Rosa, que tem como objetivo estimular a participação da população feminina no controle do câncer de mama, a partir de diagnóstico precoce. As bibliotecas administradas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) estão com programação especial, voltadas para o combate a conscientização e prevenção da doença com profissionais especializados.

A Biblioteca de Extensão terá uma ação itinerante, por meio da Biblioteca Móvel, que fará painel expositivo com informações sobre o que é o câncer de mama, diagnósticos, formas de prevenção e depoimentos de mulheres que já passaram pelo tratamento. O painel ficará disponível, nesta quarta-feira (5), das 9h às 16h, no Instituto Pestalozzi, em Ondina.

Já na sexta-fera (7), o painel ficará disponível no Instituto Central de Cidadania (ICEC), em Pernambués. E no Museu de Arte Moderna (MAM), na Avenida Contorno, no dia 9, domingo. O painel também estará na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) entre os dias 14 e 16 de outubro; em Dom Avelar dia 19; em Fazenda Coutos (21); e dia 26 em Periperi.

:: LEIA MAIS »

No GOTAS DE PAZ

A tristeza

A tristeza é um sentimento que toma conta sem pedir licença instala-se na alma sem prévio aviso.

Toma conta dos melhores sentimentos e pensamentos tornando-os obscuros nada se vê a frente senão um caminho cheio de dificuldades e pedras.

Quando a tristeza se estabelece é ela quem dita as regras e os caminhos, por isso a importância da atenção em ações e sentimentos cultivados durante a caminhada, se algo em algum momento não deu certo, tranquilize-se e veja que se não deu é porque tinha uma razão de ser, talvez não seria o momento adequado para acontecer.

A tristeza tira a capacidade de ver o lado bom da vida, do acordar e ter condições de respirar, do abrir os olhos e ver que tudo pode ser renovado, do acordar e mais uma vez contemplar as dádivas da natureza a presentear a todos com os cantos dos pássaros, com o vento, com o Sol e muito mais que pode ofertar.

Respire e inspire o dom da vida e perceba que Deus não deixou nada fora do lugar, as vezes as circunstâncias é que coloca todos à prova da força, coragem e perseverança.

Seja feliz, sorria o quanto puder, a alegria cura.

https://www.gotasdepaz.com.br/a-tristeza/

Luiz Castro em: DECOLORES

                      CIVISMO E A CIDADANIA

Extrair do jornal da Academia Campinense Maçônica de Letras esse texto que trata de um assunto bastante importante para nós brasileiro.

Ainda me lembro como se fosse hoje. Todos os dias, antes do início das aulas, após uma correria de alunos de um lado para o outro, filas se formavam, divididas por classes e séries escolares, rapidamente se agrupando para ouvir uma breve mensagem da direção da escola. Após, fazíamos uma prece, cantávamos o hino nacional e, só depois deste ritual, íamos assistir as aulas. A cena era comum no nosso dia a dia no Prédio Escolar General Osorio, mas, em outras escolas, aqui em Ilhéus e pelo Brasil a fora, a rotina não era diferente.
Hoje, quase três décadas depois, são poucos os jovens que sabem cantar o hino nacional.

Verificamos uma verdadeira perda do sentimento de civismo. Em especial, na nossa mais jovem população.

A sensação mais próxima de amor à Pátria que muitos jovens conhecem, é torcer pela seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo. E, ainda que envolvidos por esse efusivo momento de ufanismo brasileiro, no momento do hino nacional, ou se calam — porque não sabem cantar —, ou continuam a algazarra farrista sem sequer notar, quão menos respeitar, o Símbolo Nacional.

Até os fins dos anos oitenta, haviam matérias dedicadas à formação cívica e cidadã da população: Educação Moral e Cívica, no então Primeiro Grau, e Organização Social e Política Brasileira, no Segundo Grau. Sob o argumento de que eram, ou ao menos foram, ferramentas do regime ditatorial que havíamos passado, extirparam-nas dos currículos de nossos alunos. Mas nenhuma matéria foi inserida para suprir o vácuo que ficou em razão da extração dessas disciplinas.

É bem verdade que, em setembro do ano passado, a lei 12.031/09 criou uma nova obrigação para os estabelecimentos públicos e privados de Ensino Fundamental em todo o Brasil: dali para a frente passou-se a ser obrigatória a execução semanal do Hino Nacional.

Com certeza foi uma boa notícia, mas só isso não basta!

Precisamos de uma séria reforma na grade escolar de nossas crianças e adolescentes. É salutar que os jovens tenham matérias especificamente focadas no civismo e no sentimento de cidadania.

É necessário que conheçam, com maior profundidade, os símbolos de seu País e o significado de cada um deles.

E, sobre o País, também é preciso que conheçam a estrutura básica de funcionamento da máquina administrativa estatal. É preciso preparar o jovem para que saiba quais as competências da União, dos estados e dos municípios. Até porque, quando o cidadão sabe o que cada órgão de governo deve fazer, consegue avaliar e melhor cobrar o Poder Executivo e Poder Legislativo, que por ele mesmo foram eleitos.

Uma reforma cívica verdadeira também deve passar pela informação que concerne aos direitos do cidadão. Uma disciplina escolar, voltada para uma formação cidadã, deverá também preparar a pessoa para exercer os seus direitos. É difícil exercer um direito, se não conhecemos este direito.

Mas, quem tem direitos, também tem deveres. Não basta saber que posso isso ou que posso aquilo. É necessário ter a consciência de que também tenho deveres. O cidadão que conhece suas obrigações pode, e deve, ser cobrado quando deixa de cumpri-las.

Tudo isso pode até nos parecer óbvio. Mas o dia a dia tem nos mostrado que grande parte da população não tem acesso a informações que sedimentem esses indispensáveis elementos de civismo e cidadania.

Acreditamos que tais mudanças, se aplicadas, em médio prazo, formarão cidadãos melhores, mais conscientes e com melhor condição de voto. Como conseqüência disso, também teremos um País mais justo, mais digno e melhor administrado para atender os verdadeiros anseios e necessidades da população brasileira.

Colaboração de Luiz Castro

Bacharel Administração de Empresa

Teatro Municipal de Ilhéus recebe o renomado biólogo e aventureiro Richard Rasmussen

No próximo domingo, dia 09, às 16 horas, o Teatro Municipal de Ilhéus apresenta, pela primeira vez na Região Sul da Bahia, a palestra “Superando Seus Limites”, do renomado biólogo Richard Rasmussen, que se tornou nacionalmente conhecido ao apresentar o programa “Aventura Selvagem” no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). O aventureiro é considerado, por muitos admiradores, como “o cara mais destemido da televisão brasileira”, por enfrentar situações adversas e ter contato com animais selvagens.

Richard Rasmussen_foto divulgação

Richard Rasmussen_foto divulgação

Grande conhecedor do meio ambiente, o biólogo divide, durante a palestra, suas experiências de como liderar uma equipe, e aborda também a dinâmica de grupo que usa em seu modo de viver no limite, para passar a mensagem de que qualquer pessoa pode conseguir se superar, independente do que faz ou sonha em fazer na vida.

De acordo com a produtora do evento, a médica veterinária Camila Calheira, a atividade também visa incentivar um projeto futuro, para que sejam realizadas algumas expedições filmadas no Estado da Bahia, dando visibilidade ao turismo sustentável local. “Pretendemos produzir filmagens e realizar transmissões, como por exemplo, na área de Rio de Contas, a fim de divulgar locais da Bahia, por meio de uma emissora de televisão de rede nacional, promovendo o turismo no Estado”, destacou.

Superando Seus Limites é uma palestra motivacional para toda família. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Municipal de Ilhéus, no centro da cidade, e na Clínica Veterinária Deavet, na Avenida Nossa Sra. Aparecida, 782, bairro São Francisco, zona sul. Os valores da entrada são de R$ 30,00 (meia) e R$ 60,00 (inteira). Os participantes do evento receberão certificados.

Violonista premiado se apresenta com a Orquestra Sinfônica da Bahia

O italiano Giulio Tampalini se apresenta com a OSBA, na Igreja de São Francisco

TAMPALINI

TAMPALINI

Considerado um dos mais conceituados e carismáticos violonistas clássicos da Europa, o italiano Giulio Tampalini é o convidado especial da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), em um concerto sob a regência do maestro Carlos Prazeres, curador artístico da OSBA, nesta quarta-feira (5), na Igreja de São Francisco, no Terreiro de Jesus. Além de Tampalini, que vem a Salvador numa cortesia do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, o concerto terá também como solistas Carlos Prazeres (oboé) e Ana Zanata (violino). A entrada é gratuita.

O programa da noite promete grandes momentos: do espanhol Joaquín Rodrigo (1901-1999), o famoso Concierto de Aranjuez e Fantasia para un Gentilhombre (solos de Giulio Tampalini); do maestro e compositor brasileiro Armando Prazeres (1934-1999), Improviso para Cordas, e do italiano Ennio Morricone (1928), Gabriel’s Oboe, da trilha sonora do filme “A Missão”, do diretor Roland Joffé.

Vale destacar que uma das obras mais executadas em todo o mundo, o Concierto de Aranjuez foi composto em Paris, em 1939, na Segunda Guerra, pelo músico espanhol Joaquín Rodrigo (1901-1999), um dos compositores que mais popularizaram o violão na música clássica do século XX. A obra foi criada para descrever os belos jardins do Palácio Real de Aranjuez, em Madri, uma das seculares residências do Rei da Espanha.

Giulio Tampalini, 45 anos, venceu o Prêmio de Arte e Cultura 2014 (Milão, Itália), e diversos prêmios em competições internacionais. Um virtuose no violão clássico, já gravou mais de 25 CDs e DVDs e realizou quase 2 mil concertos em todo o mundo, apresentando-se como solista junto a importantes orquestras e também conjuntos de câmara. É professor no Adria Conservatório de Música, na Itália e ministra concorridos masterclasses, em países da Europa.

A OSBA é um corpo artístico do Teatro Castro Alves mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Seu atual curador artístico e regente titular é o maestro Carlos Prazeres. Criada em 1982, a OSBA consolidou-se como um dos mais conceituados conjuntos sinfônicos brasileiros. Na sua vasta trajetória, destacam-se apresentações com grandes estrelas do canto lírico, como Luciano Pavarotti e Montserrat Caballé; companhias de dança como os balés russos Kirov e Bolshoi, além de músicos de nível internacional, a exemplo de Jaques Morelenbaum, Arthur Moreira Lima, Nelson Freire, Maria João Pires, Cristina Ortiz, Ray Lema e Hélène Grimaud, entre outros.

SERVIÇO:
ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA (OSBA) – Concerto
Solistas: Giulio Tampalini (violão); Carlos Prazeres (oboé) e Ana Zanata (violino).
Local: Igreja de São Francisco, no Terreiro de Jesus – Centro Histórico
Data: 05 de outubro, quarta-feira
Horário: 18h
ENTRADA GRATUITA





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia