WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Espaço do Leitor’

UM OLHAR SOBRE A CIDADE e algo mais

Olhar: fitar os olhos ou a vista em; mirar, contemplar.
Olhar de cara; encarar.
Isto e mais algumas citações é o que nos mostra o grande Aurélio.
Nessa confusão toda, nesse disse-me-disse, nos causos que se comenta nas esquinas, na proposta dos vereadores contrários ao Gestor Público, que querem por que querem execrá-lo do Palacete Paranaguá, aqui no meu paradisíaco cantinho, fico a imaginar o quanto há de verdade ou de presepada nessa briga de foice, que não é no escuro.
Fico também pensando sobre o olhar dos senhores secretários municipais sobre a nossa querida e mal amada cidade de São Jorge dos Ilhéus.
O que passa na cabeça desses servidores públicos ao andar, ao passear, ao freqüentar os locais, ao conversar com os amigos?

:: LEIA MAIS »

Alfredo Amorim em: “DESTAQUES”.

Perpétua Marques

No dia 21 de agosto de 1943 nasceu em Poções (Ba), Perpétua Chagas Marques, filha de José Nonato Marques (Cavalariano) e de D. Doralice Chagas Marques (do lar).
Em 1948, por motivos da profissão de seu pai mudou-se para Jacarecí, também na Bahia, e finalmente, em 1953 para a Rua Manoel Vitorino, 161 em Ilhéus depois indo morar na Praça. J. J. Seabra onde hoje se encontra a escola da 1ª Igreja Batista. Perpétua estudou na Escola Santa Cecília da Prof. Uzuleica Silva, no Colégio General Osório e depois no Ginásio Municipal onde foi fazer o curso de magistério.
Solteira, loira de olhos azuis, Perpetua adorava a vida, ser fotografada, ir ao cinema, à praia, dançar e falar inglês.
Tinha oito irmãos: Divaldo (Falecido), Rita, Doracy, Darcy (falecida), Arnon, Umberto e Adêmia. Era sobrinha do Sr. Synésio Celestino Chagas, grande comerciante e agricultor em Ilhéus.
Perpétua ainda não era formada mas já ensinava na Escola Municipal do Banco da Vitória quando, infelizmente, por obra do destino, no dia 17 de maio de 1961, quando voltava das aulas no Banco da Vitória, aconteceu o trágico acidente que lhe tirou a vida, perto do minador às margens da estrada, no Banco da Vitória a Kombi em que viajava acidentou-se, pegando fogo e Perpétua, presa às ferragens, morreu carbonizada.
Em sua homenagem a Prefeitura de Ilhéus deu o nome de Perpétua Marques à escola que funciona ao lado do Instituto Municipal de Ensino (I. M. E.).

Pesca predatória

Recebi um email perguntando o pq da não publicação de alguma coisa com esse título aí de cima.
Devolvi o email perguntando sobre a matéria que não vi por aqui.
Olha só o detalhe:
Não foi encontrado o destinatário/cobrador. O email voltou. E o cara ainda pergunta se sou a favor da pesca predatóra (por conta da não publicação).

Cobrador de postagem que se esconde atrás de email inexistente é, como diria Pirréo”, UM POUCO F…

BIG BRODE – Ate quando?

De: Mohammad
Assunto: BIG BRODE – Ate quando?

Corpo da mensagem:
02/02/2011 – 07h02
Ivan Finotti: “BBB”, Toninho Cerezo e as bananas
Ivan Fnotti
DE SÃO PAULO
Escrevo esse texto do alto da minha ignorância: nunca assisti a nenhum episódio de “BBB”. O pessoal da Ilustrada achou isso curioso e me escalou para uma leve olhada na noite desta terça. Como se eu fosse um ET que acaba de aterrissar na Terra. Mais precisamente que acaba de aterrissar na frente de uma televisão sintonizada na Globo.
Começa às 22h16, o programa é pontual. O primeiro abacaxi aparece logo na apresentação, quando colocam dois participantes se degladiando como se estivessem em um videogame de luta. Efeitos especiais dignos dos filmes dos Trapalhões nos anos 70 imitam raios saindo das mãos dos infelizes. Sei que o programa elimina gente de vez em quando. Esses dois são as estrelas de hoje.

:: LEIA MAIS »

Alfredo Amorim em: “10TAQUES”.

Transcrito do jornal Diário da Tarde de 21 de agosto de 1942

Comendador Firmino Alves

O QUE ITABUNA DEVE AOS SERGIPANOS

Recordando uma entrevista concedida a imprensa pelo saudoso Firmino Alves.
A elevação da antiga tabocas a categoria de cidade em 21.08.1910.

Sobre a fundação da cidade de Itabuna fato que hoje se comemora, o Comendador Firmino Alves, quando em vida, concedeu uma entrevista a um órgão da imprensa, narrando os primórdios do que hoje é uma das maiores e mais florescentes cidades do sul da Bahia.

Começou o entrevistado dizendo que tivera notícias da existência daquelas terras quando menino, pelo seu avô José Severino de Oliveira, que viajava para a vila de Abadia e só então soubera da grande quantidade de terrenos incultos que havia pelo sul baiano.

Contava 14 anos de idade, tendo seu pai adquirido pôr compra aos caboclos, habitantes naquele tempo na região, algum terreno. Vieram juntos ele e o pai , começando a trabalhar nas duas margens do rio, hoje chamado cachoeira, quando o verdadeiro nome é Itabuna, nome que mais tarde ele deu a cidade.

:: LEIA MAIS »

Jorge Cajueiro em: O BRASIL DAS CONTRADIÇÕES E DECEPÇÕES

Todos os anos o Brasil tem encontro marcado com a tragédia. É a chuva de Santa Catarina que deixa milhares de desabrigados, é a do litoral de Angra dos Reis que soterra pousadas e uma infinidade de casas, é a da região serrana fluminense que destrói cidades lindíssimas e arrasa com sua estrutura. Somente esta última deixou quase mil mortos.

Mas enquanto achamos que a natureza foi perversa conosco precisamos lembrar que outras partes do mundo também sofrem com os reversos da natureza. Foi o furacão Katrina que varreu Nova Orleans, depois o tsunami lá no oriente que massacrou o oriente, mais tarde o terremoto que praticamente tirou o Haiti do mapa, recentemente outro terremoto que abalou as estruturas do Chile e recentemente a enchente que inundou cerca de 60% do território da Austrália. Mas, apesar de tragédias tão marcantes quanto às nossas, algumas até de maiores proporções, as conseqüências são outras e certamente menos danosas à população.

:: LEIA MAIS »

SERVIÇOS – CARTÓRIOS – ILHÉUS

De: Carlos Santiago
Assunto:

Corpo da mensagem:
PeloamordeDeus….Alguém tome providencias com relação ao cartório de Ilhéus!!!!!!!!! Concordando com nosso amigo Jonildo, é uma verdadeira via crucis autenticar, reconhecer firma ou título público naquela instituição!!!Pagamos em 2010 1 trilhão e setecentos bilhões de reais em impostos(pasmem, é isso mesmo!) e vivemos esse perrengue quando precisamos de um simples serviço público????????? NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS FOI ASSIM!!!!! Boa parte da dinheirama foi para propaganda afirmando que o país está uma maravilha!!! Dessa forma? Aquele prédio é para nos servir, mas parece que estamos pedindo favor a ele…só servimos enquanto eleitores? Cadê o governo do PT? A Bahia está melhor mesmo? Não nos façam de idiotas…!!!


Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1

PURA EXPRESSÃO DA PALAVRA

O fato aconteceu e, deu pano pra manga!

De antemão, antes de chegarmos aos finalmente, deixo claro minha preferência pela neutralidade a cometer injustiça posicionando-me a favor de uma das partes.

Ademais apesar de configurar-se num conflito, não merecia o rigor do enquadramento como crime, na pura expressão da palavra, pelo menos jamais caberá analogia com os delitos cometidos por nossas autoridades e políticos.

:: LEIA MAIS »

Archimedes Marques em: O flagrante do descaso nas delegacias do Brasil

A matéria principal do programa Fantástico da rede globo apresentada ontem, dia 30/01/2011, mostrou uma segurança publica que o povo brasileiro abomina e apesar de apresentar o caos absoluto ocorrido principalmente nas delegacias do Estado do Maranhão, atingiu em cheio todas as demais policias, aumentando ainda o conceito negativo que a população tem a respeito das nossas instituições.
Uma das situações mais chocante e estarrecedora foi a apresentação de presos “enjaulados” na delegacia de Bacabal, ao relento, em bom período noturno tomando forte chuva. Olhando de perto, aquele xadrez mais parece uma jaula de um animal irracional e feroz, como se o detento estivesse em um zoológico. A “jaula” não tem água, não tem banheiro, não tem teto, não tem nada, só grade por toda parte no chão de cimento. Uma situação nunca vista nos tempos atuais. Parecendo até com os meios de torturas aplicados no tempo medieval.
Para a reportagem os presos contaram que o sofrimento de tomar banho de chuva durou a noite toda. “Agorinha, eu rezei para não chover mais. Se cair outra chuva aqui, Ave Maria, nós estamos mortos”, contou um dos presos.

:: LEIA MAIS »

A Coluna do Jonildo

Iniqua
A situação dos cartórios, na Bahia expõe claramente a realidade do poder judiciário no estado. O maior problema do poder judiciário nos cartórios extrajudiciais é o abandono do governo.
Em Ilhéus, por exemplo, a população tem que chegar aos cartórios à noite para poderem ser atendidos no dia seguinte.
Falta pessoal, equipamentos, respeito aos servidores, respeito ao contribuinte e cidadão pagador da estúpida incompetência.
Na porta dos cartórios, nas filas, vale tudo é terra de ninguém. Aliás, o retrato do estado e do país.

Pode?
O radialista Vila Nova, no programa “O Tabuleiro”, (Conquista FM 105.9), abriu a boca: A nova agência do Banco do Brasil, situada dentro da agencia do Calçadão Paranaguá não tem o “habits” da Prefeitura. Segundo o radialista o que existe é o alvará para a reforma no prédio da atual agencia.
Bem, numa cidade em que o Banco arrebenta a calçada publica para colocar uma do seu agrado ou para colocar uma grade impedindo o fluxo normal de pesdrestrea, tudo é possível, inclusive, atender mal aos seus clientes.

Mendacium

:: LEIA MAIS »

CAMAROTE 171

Primeiramente, devemos esclarecer que Ilhéus nunca assistiu a um “Show” de qualquer banda de Axé ou forró que seja. Assistimos sim a apresentações musicais. Show ou Espetáculo, me perdoem, mas é outra coisa muito distante do que nos é oferecido.

A última apresentação musical a que o ilheense fora vítima, ocorreu no sábado último, no CAMAROTE apelidado de 171.

O absurdo inicia-se pela imposição do uso de uma camisa recheada de propaganda dos patrocinadores. Se fosse só isso, dava para relevar. Mas as camisas eram muito feias! À primeira vista percebe-se facilmente que de posse de um machado e uma foice se cortariam vestes muito melhores.

Calma, tem mais problema!

:: LEIA MAIS »

Enem

…………………………………………
Assunto: Enem

Corpo da mensagem:
Eu conseguir a nota exigida no enem para a certificação de ensino medio mas quero saber onde em ilheus eu posso pegar esse certificado e eu estou de acordo o exigido, na nota e na idade, alem de ainda n ter concluido, vou fazer o terceiro ano agora. e se eu conseguir esse certificado a uesc por ex aceita? si nao for viavel eu termino meu terceiro esse ano agora e tento no proximo na uesc.

Por favor nao divulga meu email e meu nome.
grato


Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia