:: ‘Notícias’
Sindicacau dá inicio campanha salarial
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca (Sindicacau), deu início à uma Campanha Salarial, envolvendo mais de mil trabalhadores. No dia 24 de maio o Sindicacau esteve reunido com a Delfi Cacau Brasil localizada em Itabuna onde a empresa propos um reajuste salarial e no Piso Salarial repor a inflação do periodo e uma Participação de Lucros e resultados no valor de R$ 3.500,00 para todos os trabalhadores,o sindicato tera a segunda rodada de negociação no dia 19 de junho de 2012.
De acordo com o presidente do Sindicacau, Luiz Fernandes Ferreira Andrade, as principais reivindicações apresentadas foram o reajuste salarial em 15%, ticket alimentação no valor de R$ 622,00, participação nos lucros e resultados, melhoria no plano odontológico e revisão do plano de cargos e salários. Ele explica que a data base de reajuste da categoria é o mês de junho e que o Sindicacau espera o início das negociações com as empresas de Barry Callebaut,Cargill Agricola S/A e Joanes Industrial localizadas em Ilhéus .
Audiências públicas do Porto Sul começam nesta segunda-feira
Teodorico Majestade inicia turnê em assentamentos sulbaianos
O assentamento agrário de Canaã II será o primeiro de 22 localidades a receber a turnê de Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. A comédia será encenada a partir das 14 horas deste domingo (27), na comunidade de Canavieiras. A apresentação integra o projeto do Teatro Popular de Ilhéus contemplado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), através do Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro. A iniciativa circulará também por assentamentos de reforma agrária do INCRA em Ilhéus, Itacaré, Una e Santa Luzia.
O projeto do Teatro Popular de Ilhéus não ficará restrito à encenação da peça, que mostra o lado cômico da corrupção e a responsabilidade do povo em eleger e fiscalizar os políticos. O grupo também ministrará oficinas sobre o processo criativo de Teodorico Majestade, literatura de cordel e xilogravura. Para crianças até 10 anos, haverá exibição de filmes infantis. “Será uma troca de experiências, ampliando o diálogo entre o urbano e o rural. Falaremos e aprenderemos muito sobre mobilização social”, explica o diretor Romualdo Lisboa.
A preparação para a turnê começou na primeira quinzena de abril, com visitas aos assentamentos agrários. A pré-produção incluiu reuniões com líderes comunitários de Canavieiras, Una e Santa Luzia, na sede da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Canavieiras, e na Casa dos Artistas, em Ilhéus, com assentados de Ilhéus e Itacaré. “O pessoal foi receptivo e demonstrou envolvimento com o projeto, que é tratar de coisa séria, apesar de a peça ser uma comédia”, disse o produtor, Rogério Matos.
O projeto Teodorico – Circulação em Territórios de Assentamentos de Reforma Agrária do INCRA segue no mês de junho em Campinhos e Pinga-Pinga (02), São José (03), Nova Vitória (07), Cosme Muniz (14), Ipiranga (16), João Amazonas (17) e Josefa Vitória (23). Ao final da iniciativa, deverá ser alcançado um público total de até mil famílias. A turnê conta ainda com apoio da Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, e Coopercentrosul.
Acompanhe o projeto no blog – teodoricomajestade.blogspot.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO PORTO SUL TERÃO COBERTURA ON LINE
As audiências públicas para a apresentação do processo de licenciamento ambiental do projeto Porto Sul em seis cidades da Região Cacaueira, que estão na área de influência do empreendimento, terão cobertura on-line
Uma equipe fará a cobertura em tempo real das seis audiências, disponibilizando os conteúdos através do site www.portosul.ba.gov.br. Ao final dos encontros, o material consolidado será distribuído aos veículos de comunicação de todo o estado da Bahia.
As novas audiências, organizadas a partir de um entendimento entre o Governo da Bahia, responsável pela implantação do Porto Sul, que terá ainda um terminal privado da Bahia Mineração, e Ibama, acontecerão de 28 de maio a 2 de junho em Uruçuca, Itacaré, Itabuna, Itajuipe, Coaraci e Barro Preto.
FRANCISCO PAULO NO BANCO DOS RÉUS
Em: 25/05/2012 às 09:22 – Por: Ricardo Ribeiro
Esta sexta-feira (25) é um dia que foi bastante esperado pela família e amigos da ex-funcionária da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eliane Oliveira, barbaramente assassinada no dia 24 de janeiro de 2010. Dois anos e quatro meses após o crime, o acusado Francisco Paulo Lins da Silva (foto), que vivia com a vítima, está sentado no banco dos réus. O júri acontece no Fórum Ruy Barbosa, em Itabuna.
Eliane foi morta pelo “companheiro” na residência do casal, no bairro Pontalzinho e seu corpo ensanguentado foi encontrado pelo prórprio filho. Francisco Paulo fugiu, mas acabou sendo identificado e preso meses depois em uma cidade do interior do Maranhão. Ele também é acusado de ter matado outras mulheres, nos estados de São Paulo e Goiás.
Antes do julgamento, a família e outras pessoas que conviviam com Eliane fizeram um protesto, pedindo que a justiça estabeleça pena máxima para o autor do homicídio. A manifestação também cobra o julgamento dos autores de outros dois assassinatos cometidos em Itabuna, que tiveram como vítimas a professora Rayluciene Castro Nery e a garota de programa Camila Vieira Santos.
ITABUNA NOTÍCIAS
http://www.itabunanoticias.com.br/
Embasa Informa
Serviços de manutenção param ETA Centro nesta sexta-feira (25)
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa desde as 4 horas desta sexta-feira (25 de maio) foi interrompido o fornecimento de água em alguns bairros da cidade de Ilhéus: Centro, Malhado, Cidade Nova, Conquista, Pacheco, Altos do Outeiro e São Sebastião, Princesa Isabel, Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Salobrinho e Altos do Basílio, do Coqueiro e Esperança, além dos bairros adjacentes.
A paralisação é necessária para a realização de serviços de manutenção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, responsável pelo abastecimento de todas essas áreas. O fornecimento de água será retomado à meia-noite desta sexta-feira e gradualmente regularizado em 24 horas. A Embasa pede a compreensão de todos e reafirma o compromisso de servir cada vez melhor à comunidade.
“Água, responsabilidade de todos. Sabendo usar, não vai faltar.”
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Itabuna (USI)
(73) 3214.4932
Escritório Local (EL) de Ilhéus
(73) 3234.7250
25.5.2012
ARRAIÁ DO CDL – São João 100TENÁRIO.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus tem a honra de convida-lo a participar do grande lançamento do ARRAIÁ DO CDL – São João 100TENÁRIO.O evento divulgará a Campanha Junina que visa proporcionar maior atratividade para o comércio local durante todo o mês de Junho, contanto com sorteios de prêmios, concursos culturais, atrações musicais, barracas de comidas e bebidas típicas além de apresentações das tradicionais quadrilhas da cidade.
Data: 25/05/12 – Sexta -feira
Hora: das 14:00h ás 20:00h
Local: Praça J.J. Seabra (Praça da Prefeitura)
Programação
- Cia da Dança
- Casamento na Roça
- Quadrilha Dinossauros
- Apresentação da Campanha
- Banda de forró- ao vivo

Daniel Neto é premiado no 5o Festival de Sanfoneiros
Acompanhado pelos músicos Saulo Tacio (zabumba) e Roberto Santos (triângulo), o sanfoneiro comoveu a platéia ao interpretar O Andarilho e A Morte do Vaqueiro, ambas composições de Luiz Gonzaga, o grande homenageado do festival promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Artes (Cuca).
Nesta edição, dos 33 sanfoneiros classificados para segunda etapa realizada presencialmente, oito foram selecionados para a categoria de até 8 baixos e mais oito acima de 8 baixos e se apresentaram na grande final, iniciada por volta das 19h30 da última quarta-feira (23) e que só acabou na madrugada desta quinta-feira. Cerca de 1,2 mil pessoas lotaram as dependências do Auditório Central da Uefs para prestigiar os sanfoneiros e as diversas atrações convidadas pelo Cuca.
No final, o sanfoneiro e presidente do júri, Targino Gondim, tocou e cantou a canção “Esperando na Janela”, parceria com Gilberto Gil. O evento contou também com as apresentações do forrozeiro Timbaúba, do sanfoneiro Baio do Acordeon, vencedor da primeira edição do Festival de Sanfoneiros, em 2008, e do grupo Viola de Arame.
Daniel Gomes Neto é natural de Ilhéus, onde aprendeu a tocar violão com seu pai, participou do projeto Seis e Meia e tocou em diversos bares da cidade. Em 2009 viajou pelo Brasil, Bolívia e Chile, realizando pesquisas musicais e intercâmbio cultural, tocando com o grupo Los Campestres em praças e ruas das cidades por onde passou. Atualmente está concluindo o curso de graduação em Composição da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e se apresenta em peças teatrais e shows, tocando acordeon, escaleta e violão.
Feira de Santana, 24/05/12.
Texto: Flávia Maciel
(71) 8712 2712
(75) 9152 5362
Ângela Sousa comemora aceleração de obras da FIOL e anúncio de novo aeroporto em Ilhéus

Após recepcionar o secretário da casa civil do governo da Bahia, Rui Costa, no aeroporto de Ilhéus, a deputada estadual Ângela Sousa, acompanhada por autoridades do IBAMA, representantes da VALEC e outros parlamentares, seguiu para o centro de convenções de Ilhéus. O secretário Rui Costa agradeceu a deputada do PSD e pré- candidata á prefeita de Ilhéus pelos esforços empreendidos a favor do povo ilheense. Ângela recebeu elogios e foi cumprimentada por diversos prefeitos e vereadores da Bahia, além se ser classificada como uma deputada que possui uma atuação destacada na assembleia legislativa por parlamentares como Ivana Bastos e autoridades como o próprio secretário Rui Costa.
Ao lado de Ângela Sousa e de outras autoridades, Rui Costa apresentou o novo arranjo institucional do empreendimento porto sul, e explicou que as poucas pendências ambientais que restam estão sendo solucionada para dar aceleração às obras da tão sonhada ferrovia de integração Oeste- leste (FIOL). Além disso, Rui Costa comemorou o fato da aceleração da construção da FIOL viabilizar o início das obras do porto sul, e possibilitar a atração de novos empreendimentos para Ilhéus, além do reforço da infraestrutura do município.
A deputada Ângela Sousa foi fortemente aplaudida após seu discurso, em que destacou a importância da FIOL e do porto sul para imprimir dinamismo á economia de Ilhéus, que hoje sofre com o desemprego e a falta de oportunidades. Outra grande notícia foi o anúncio do governo de que enviará uma comissão técnica a Ilhéus para viabilizar a construção do novo aeroporto, que terá porte internacional e funcionará na área situada atrás da Ceplac, na estrada que liga Ilhéus a Itabuna.
Ângela Sousa festejou as excelentes notícias, e o secretário da casa civil, Rui Costa, agradeceu a deputada por sua colaboração, reconhecendo a incansável luta da parlamentar a favor dos interesses da sociedade ilheense.
Festival de sanfoneiros.
Para participar da final, os candidatos concorreram a três etapas. Após as duas etapas anteriores foram selecionados 8 sanfoneiros com instrumento de 8 baixos e 8 sanfoneiros com instrumentos acima de 8 baixos.
O sanfoneiro ilheense Daniel Gomes Neto, concorreu na categoria com a sua sanfona de 120 baixos e foi classificado em 2º lugar, executando duas canções de Luís Gonzaga, que foi homenageado no festival. Além do segundo lugar, Daniel Gomes Neto foi também agraciado com o título Destaque Especial do Festival, honraria concedida pelo júri técnico, este composto por maestros, compositores, cantores e estudiosos dos ritmos nordestinos. Além desses prêmios, Daniel recebeu o prêmio de Melhor Sanfoneiro, através do júri popular.
Daniel Gomes Neto é natural de Ilhéus e já participou de vários eventos musicais nesta cidade como show com Luís Cardoso na Casa dos Artistas, Show com Flávia Neto, também na Casa dos Artistas, Apresentações no Projeto Seis e Meia, Show Bossa Eternamente Nova com Flávia Neto e Edu Neto e Navegando na MPB com Flávia Neto e Edu Neto.
Atualmente, Daniel reside em Salvador e está em fase de conclusão do curso de Composição na Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Saúde formaliza acordo com hospitais conveniados ao SUS
O acordo, já autorizado pelo prefeito Newton Lima, prevê uma contrapartida por parte da Secretaria da Saúde na realização de alguns procedimentos pelo SUS, oferecendo um valor diferenciado do que o praticado pela tabela do Sistema Único de Saúde. Essa ação deverá influenciar na manutenção do contínuo funcionamento desses estabelecimentos de saúde, a fim de ampliar a oferta de atendimento para casos de emergência na cidade, concentrada frequentemente no Hospital Geral Luís Viana Filho.
Com esse acordo, Ilhéus passa a contar com o atendimento de emergência pelo SUS nos hospitais Coci (referência nos casos de ortopedia), Hospital de Ilhéus (referência para pediatria) e o hospital Vidamedi, além do Hospital São José, que já vinha realizando seus atendimentos normalmente, e do Hospital Geral. Apesar do fornecimento desses subsídios a gestão administrativa e financeira das emergências desses hospitais continua sendo de responsabilidade dos próprios, e não da Secretaria da Saúde.
O secretario da Saúde do Município, Ronaldo Lavigne, avaliou positivamente a ação e disse que a abertura das emergências dos hospitais privados para atendimento ao SUS só tem a contribuir para a saúde da cidade, melhorando a qualidade do serviço oferecido a população. O secretario disse, ainda, que a equipe da secretaria continua empenhada em realizar um bom trabalho, o que deverá se converter em melhorias para o atendimento da saúde em Ilhéus.





























































