:: ‘Notícias’
Autorizado curso de Psicologia para a Faculdade de Ilhéus
O Ministério da Educação autorizou o funcionamento do curso de bacharelado em Psicologia na Faculdade de Ilhéus. O despacho de homologação da decisão do ministro Aloisio Mercadante Oliva foi publicado no Diário Oficial da União na edição desta segunda-feira, dia 28 de maio. O novo curso será implantado com a oferta de 100 vagas anuais.
Segundo o diretor da Faculdade de Ilhéus, professor Almir Milanesi, a autorização do curso de Psicologia significa mais uma vitória da instituição, cuja equipe de professores e funcionários tem se esforçado para oferecer um ensino superior de qualidade. “Desde o início do ano estávamos aguardando essa decisão do MEC e, por isso, tínhamos tomado providências na formação do corpo docente e reserva de infraestrutura para o funcionamento do curso”, afirmou.
Nesse sentido, Milanesi anunciou que, nos próximos dias, a instituição publicará edital visando a realização do exame vestibular 2012.2 para a seleção e preenchimento das primeiras vagas do curso de Psicologia, que se torna pioneiro no município de Ilhéus. Além desse novo curso, a Faculdade de Ilhéus mantém mais dois cursos da área de Saúde, que são o de Enfermagem e Nutrição.
10 Anos – Fundada em 2002, a Faculdade de Ilhéus comemora 10 anos de existência no próximo mês de outubro. Juntamente com os cursos da área de saúde, a instituição oferece também os bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Direito. Localizado na rodovia Ilhéus-Canavieiras, zona sul da cidade, o Centro de Ensino Superior de Ilhéus (Cesupi), entidade mantenedora, concluiu recentemente a construção do projeto da sede própria da Faculdade.
Com 50 salas de aula, o prédio abriga 12 laboratórios, biblioteca, elevador, lanchonete ampla, almoxarifado, depósitos, área de convivência de 700 m² e conjuntos de sanitários com torneiras automáticas e sensores de presença que controlam a iluminação. Além disso, possui um auditório com 597 m² e capacidade para 450 pessoas, dotado de camarim, palco modular e sala técnica de apoio à sonoplastia, projeção e iluminação, suporte de gerador próprio de energia e sistema wireless que permite conexão livre à internet. As salas de aula são dotadas de ar condicionado e piso em granito.
Ilhéus abre Circuito Bivolt de Surf e Bodyboarding 2012
Ilhéus sediou, no último final de semana, dias 26 e 27, na Praia do Sul, em frente à Cabana Céu e Mar, a etapa de abertura do Circuito Bivolt de Surf e Bodyboarding 2012, um evento realizado pela Agência Rip Star Idéias e Associação Ilheense de Surf, que contou com a participação de 110 atletas de diversos municípios do Sul da Bahia. Para a realização da etapa foi montada uma estrutura especial dotada de sonorização, palanque para os juízes e locução do evento, espaço vip para os atletas e um sistema informatizado onde as notas eram computadas simultaneamente e os surfistas podiam acompanhar os seus desempenhos em cada onda.
Representando a Prefeitura de Ilhéus, o secretário de Governo, Ednei Mendonça, destacou a importância do surf e do bodyboarding não somente como esporte, mas também atividade econômica, através das lojas, fábricas e espaços que são implantados na cidade, gerando centenas de empregos diretos e indiretos. Ednei Mendonça também avaliou que o esporte tem contribuído decisivamente para projetar o nome de Ilhéus a nível nacional e internacional, com atletas que vem se destacando em nível mundial, revelando a cada dia novos talentos ilheenses nessas modalidades.
A vereadora Professora Carmelita também participou do evento representando a Câmara Municipal de Ilhéus. Durante a entrega de troféus para os vencedores da categoria Open, ela destacou a importância do esporte como atividade que promove a inserção e a reintegração social. Ela garantiu que sempre incentivou a prática de esporte, a exemplo do surf e o bodyboarding como atividade optativa na disciplina de Educação Física nas escolas da rede municipal. O projeto já foi aprovado há vários anos pela Câmara de Vereadores, sancionado pelo Executivo Municipal e precisa agora ser implantado.
O grande campeão da etapa de abertura do Circuito Bivolt de Surf e Bodyboarding foi o itacareense Iago Silva, Bicampeão do circuito. Os ilheenses completaram o pódio com Marcelo Alves, Daniel Oliveira e Igor Oliveira, que ficaram em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente. Na Mirim quem levou a melhor foi o ilheense Wallace Júnior, atual campeão do circuito. Seus conterrâneos Fabrício Silva e Adson Henrique também surfaram bem e finalizaram em segundo e terceiro na prova. O itacareense Cristiano Martins terminou em quarto.
Wallace Júnior confirmou o favoritismo e também venceu na Iniciante. O itacareense Júnior Silva ficou em segundo e deixou os ilheenses Taiwan Chan em terceiro e Matheus Melgaço em quarto. Taiwan Chan venceu na infantil. Atual campeão da prova ele manteve o bom ritmo nas competições em que participa. Felix Martins de Itacaré finalizou em segundo, deixando seus conterrâneos Daniel Matos em terceiro e o Kailan Music em quarto.
Na categoria feminino a ilheense Janine Santos, atual campeã do circuito, e largou na frente na competição de 2012. Em segundo lugar ficou Isabela Nascimento, deixando Monique Belo em terceiro e Sheila Santos em quarto. Marcelo Alves sagrou-se campeão na Master num duelo com outro ilheense, o técnico da seleção brasileira de surf, Gabriel Macedo, que acabou em segundo. Carlos Brito terminou em terceiro e Jonathas Filho completou o pódio na quarta posição.
Na Bodyboarding Open, o ilheense Darlan Carvalho foi o grande campeão. Mateus Silva também de Ilhéus, finalizou em segundo, Eddy Sena de Canavieiras em terceiro e Luís Augusto (Ilhéus) em quarto. Na Bodyboarding Iniciante os ilheenses comandaram as ações e Ernesto Pereira sagrou-se campeão. Uendel Santos ficou em segundo, deixando Lucas Rodrigues em terceiro e Matheus Passos em quarto.
Amei promove mutirão no Nelson Costa
No último sábado (26) a população do bairro Nelson Costa recebeu o Dia de Ação Social promovido pela Associação de Ministros Evangélicos de Ilhéus (Amei), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. Com atividades de cidadania e lazer que aconteceram das 7 às 12 horas, o evento animou e prestou diversos serviços à comunidade.
Pela primeira vez no bairro Nelson Costa, o Dia de Ação Social realizou aferição de pressão, sorteio de 10 cestas básicas, corte de cabelo, atendimento do programa Bolsa Família, cadastramento para confecção do Cartão do SUS e cartão de passe livre interestadual, exame de vista, além de brincadeiras como pula-pula para as crianças. Muitos voluntários também colaboraram com a realização do evento. Ronaldo Fé, um dos organizadores do evento, informou que há também uma comissão reunindo agasalhos para serem distribuídos na comunidade.
De acordo com o presidente da Associação, pastor Pedro Cerqueira, essas atividades vêm acontecendo há algum tempo e já foram realizadas em outros locais como Avenida Itabuna e Parque Infantil “Essa é uma forma de trazer esses serviços à comunidade, que por muitas vezes não tem condições de chegar às sedes desses programas”. Ainda de acordo com ele, esse dia de cidadania é uma forma de agregar serviços essenciais para este público. A associação trabalha em parceria com centros de recuperação e outros órgãos que tratam de assuntos assistenciais.
O trabalho evangelístico realizado por este grupo vem acontecendo há alguns anos na cidade e culmina com a celebração da Marcha para Jesus, que este ano acontecerá no dia 30 de Junho na avenida Soares Lopes. Ainda estão previstos vários eventos durante o ano, a exemplo da Cruzada da Fé que irá, em novembro, trazer palavras de evangelização e cantores gospel á comunidade da Avenida Itabuna.
LADO NEGRO DO PROGRESSO
Todo progresso nos trás impacto,porque provoca mudanças.A questão social e o meio ambiente que o digam.Novidades é o que não faltam.Se constitui em atrativos diversos ,capazes de fazer o bem e o mal. O grande êxodo que migra para tal foco,dissemina tudo o que se possa imaginar.Os homens de negócio e a mão de obra especializada se dão bem.A questão é que “os outros”, coitados;sem perspectivas nem enderêço, passam a ser moradores de rua,se aglomeram em bolsões habitacionais ,sem qualquer infra estrutura,se identificando como miseráveis e ou delinquentes.Podemos enumerar outros fatores que lhes proporcionam revolta contra tudo e contra todos, roubam e matam.Começam a aparecer as quadrilhas organizadas,bandidos assaltantes que acabam com a paz do lugar.Portanto;desemprego, alto índice de criminalidade,extrema pobreza,falta de saneamento básico para tanta gente,epidemias e discriminação,acompanham êsse tal progresso.Os cursos superiores,formam profissionais,cujo mercado de trabalho também não absorve os recém formados.Desenvolvimentos como êsses .estão cada vez mais inseridos em nossa cidade.Trânsito caótico,demora nas filas de bancos,é peculiar em qualquer lugar.
Quem fala em metrópole,quem clama por construção de shopping,quem compara nossa cidade com outras de maior porte,não pode se queixar dêsse lado podre dos grandes centros urbanos. Ilhéus,com suas grandes obras,com seus grandes projetos,não vai fugir de tal realidade.
—
Clelio Fidelis da Paixão
Fim de semana de excelentes notícias para Ângela Sousa
A deputada estadual e pré- candidata á prefeitura de Ilhéus, Ângela Sousa, tem muito o que comemorar. Após prestigiar a cidade de Canavieiras durante a manhã de sexta feira, e ser fortemente aplaudida no teatro municipal de Ilhéus no lançamento do programa cacau para sempre, do governo do estado, Ângela recebeu elogios do secretário da casa civil, Rui Costa, e de diversas outras autoridades. Minutos após sair do teatro municipal, Ângela concedeu entrevista ao radialista Marinho Santos, e se disse entristecida com o fato de Jabes estar prestando depoimento á polícia, já que, segundo a deputada, os pré- candidatos devem agir de forma correta caso queiram concorrer á prefeitura.
Ângela foi ainda homenageada pela revista folha da praia, e recebeu o premio Mulher Influente 2012. Cada vez mais influente, muito admirada pela população e com seu nome crescendo nas pesquisas de intenção de voto em Ilhéus, a deputada realizou diversas visitas ás comunidades durante o sábado, promoveu um chá com autoridades eclesiásticas e ainda teve,durante o domingo, a confirmação de que uma aliança com o pré- candidato Cacá colchões está cada vez mais próxima.
A consolidação de uma hercúlea aliança política que deve reunir diversos partidos, e lançar uma candidatura forte á sucessão do Paranaguá constitui um fato que anima a deputada, já que a mesma, além de possuir ficha limpa, pretende continuar lutando para fomentar o desenvolvimento da economia e a inclusão social em Ilhéus.
—
AI/DEP.
Regulamento Torneio Marau
Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (FULLSCREEN).
Bahia Pesca monta ambulatório e realiza oficinas para marisqueiras
Bahia Pesca promoveu neste sábado (26), em Ilhéus, no Centro Estadual de Educação Profissional oficinas em “Saúde Ocupacional” para marisqueiras e pescadoras com o objetivo de diagnosticar, prevenir e tratar as doenças causadas pelas atividades destas profissionais. Esta é mais uma ação que faz parte do programa de fortalecimento e geração de renda para as famílias da área de implantação do Porto Sul, projeto do Governo do Estado.
Uma equipe formada por duas fisioterapeutas, duas técnicas em enfermagem e um clínico-geral atendeu cerca de 150 pessoas fazendo aferição de pressão, teste de glicemia e glicose. O trabalho tem segmento. Segundo a subgerente de pesca Eliana Carla, “a Bahia Pesca montou um ambulatório no Edgar Santos (antigo Hospital das Clínicas) em Salvador, para a realização de exames mais detalhados. O transporte também é custeado pela empresa.”
Nas oficinas as mulheres receberam orientações sobre a correção da postura durante a realização das atividades profissionais e, também, no dia a dia, a exemplo de deitar, levantar da cama e levantar objetos pesados. Fizeram ainda exercícios físicos que contribuem para evitar alguns problemas de saúde.
Dona Vitorina Santana de Jesus tem 60 anos e começou a pescar e catar mariscos aos sete de idade ao lado da mãe. Ela disse que falta tempo para os exercícios, mas vai se organizar melhor, pois reconhece que “trás bons resultados.” Todas receberam material impresso sobre o assunto.
O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Isaac Albagli falou sobre a importância desta iniciativa e citou outras ações da empresa nesta área a exemplo da distribuição de EPIs-Equipamento de Proteção Individual e Kits Marisqueiras. Na segunda-feira às 9:00 horas, as oficinas serão realizadas na Colônia Z-18 em Itacaré.
—
Marival Guedes – Assessoria de Comunicação da Bahia Pesca
Maria Regina Canhos Vicentin em: Você não manda em mim!
Já escutou essa frase? Aposto que sim, e asseguro que deve ter partido de
algum adolescente. Acertei? Lógico! Não é tão difícil. Hoje em dia, quase
todos os jovens acreditam que são “donos do seu próprio nariz” e que podem
fazer o que bem entendem. A autoridade dos pais está praticamente extinta,
e raros são os que podem se gabar acerca da boa educação de sua prole. O
problema sempre existiu, mas vem se multiplicando de forma assustadora de
uns tempos pra cá. Sendo objetiva: os pais pecam pela ausência de
imposição de limites. Ora porque amam demais e querem agradar aos filhos
de qualquer jeito, atendendo a todos os seus caprichos e procurando evitar
que tenham frustrações e contrariedades. Ora porque estão por demais
ocupados consigo mesmos, e não têm tempo para cuidar da educação dos
pequenos, delegando tal função às babás, à escola, à televisão, aos
videogames e aos colegas. Normalmente, os filhos mais voluntariosos,
revoltados e carentes, ou foram excessivamente mimados ou abandonados por
completo. Até nesse caso, o meio termo costuma trazer melhores resultados
que os extremos.
:: LEIA MAIS »
JABES: “TODOS TÊM O DEVER DE ESCLARECER QUALQUER FATO DENUNCIADO”
26/mai/2012 . 22:54 Entrevistas Autor: C.Bahiana
Pré-candidato à sucessão municipal em Ilhéus pelo PP, o ex-prefeito Jabes Ribeiro é tido como o nome mais forte na disputa e, não por acaso, tudo o que lhe ocorrer tende a ganhar destaque na mídia. Não foi por acaso, portanto, que uma visita nesta sexta-feira (25) à delegacia de polícia colocou o nome do pepista em todas as rodas políticas e em blogs da região, com várias versões sobre o episódio.
Em entrevista ao CENA BAHIANA, Jabes afirma que sua ida à sede da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) estava agendada há mais de um mês e foi, sob o seu ponto de vista, algo normal. “Não houve nenhuma surpresa”, afirmou o político, acrescentando que não foi levado à delegacia.
Neste bate-papo, Jabes também cutuca adversários, diz que o prefeito de Ilhéus não tem aptidão para o cargo e defende a formatação de políticas públicas que permitam a Ilhéus conviver com o Porto Sul sem abrir mão da sustentabilidade e da qualidade de vida da população.
Confira abaixo:
MOTORISTA QUE MATOU ELIANE É CONDENADO A 24 ANOS DE PRISÃO
MOTORISTA QUE MATOU ELIANE É CONDENADO A 24 ANOS DE PRISÃO
Choros e gritos de “Glória a Deus!” e “Deus é Fiel!” por parte de familiares e amigos marcaram o final da leitura e publicação da sentença a 24 anos de prisão em regime fechado de Francisco Paulo Lins da Silva, 44 anos. O motorista assassinou a ex-namorada Eliane Oliveira em 24 de janeiro de 2010, na Rua Tuiuti, no Bairro do Pontalzinho, em Itabuna.
A sessão do Tribunal do Júri Fórum Ruy Barbosa, nesta sexta, 25, foi presidida pelo juiz substituto da Vara do Júri e titular da 2ª Vara Crime, Antonio Carlos Rodrigues de Moraes, que não permitiu ao réu recorrer em liberdade. O magistrado também não reconheceu circunstâncias favoráveis ao réu que, apesar de ser primário, já respondia a crime de homicídio qualificado na Comarca de Formosa (GO).
Na acusação o promotor de Justiça, Dario José Kist, contou com a assistência do criminalista Antonio Rosa dos Santos. Os dois defenderam a aplicação da pena entre 12 e 30 anos, por homicídio duplamente qualificado. “O réu atirou na cabeça da vítima que estava dormindo, não lhe permitindo defesa e por motivo fútil, demonstrando sua frieza”, discursou o promotor.
O defensor do réu, Valdir Farias Mesquita apresentou a tese de homicídio simples, com pena variando entre 6 e 12 anos. “A defesa pede que o réu seja condenado de acordo com a sua culpabilidade. Não pelo que deseja a acusação, mas porque, além de confessar o homicídio, disse ao ser interrogado pela Polícia que queria pagar pelo que fez”, disse Mesquita. No final, disse que, no prazo de cinco dias, apresentará recurso de apelação.



























































