:: ‘Notícias’
Rolando na net
RESPOSTA À REVISTA VEJA
Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira. Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas, quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.
Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola. Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações, fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou, o que é ainda pior, envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida. Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
LENDAS DA LAGOA ENCANTADA PERCORRE O SUL DA BAHIA
A montagem trata da relação do povo com o seu ambiente e permite que a partir da tradição local e do imaginário coletivo de uma comunidade ribeirinha, as novas gerações tenham a oportunidade de conhecer todos os encantos e lendas desse lugar mágico chamado Lagoa Encantada.
Em Uruçuca, o público pôde acompanhar o espetáculo na sede da Emarc. Em Itajuípe, a apresentação foi no Casarão da Antiga Feira.
Depois dessas duas cidades, o espetáculo chegou a Itacaré na noite de terça-feira, 29, onde repetiu o sucesso das últimas apresentações, lotando o auditório da Escola Estadual Aurelino Leal.
O texto é de Romualdo Lisboa, com músicas de Elielton Cabeça, produção de Rogério Matos, figurino de Justino Vianna e direção de Tânia Barbosa. No elenco: Antônio Melo, Davi Melo, Dandara Duarte, Ed Paixão, Elisa Serafim, Fábio Nascimento, Geisa Pena, Guilherme Matos, Márcia Mascarenhas, Monise Oliveira, Pablo Lisboa e Ruan Lisboa. Grande parte dos atores são crianças e adolescentes.
O patrocínio é da Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do Edital Manoel Lopes Pontes – Apoio à montagem de espetáculos de teatro no Estado da Bahia.
Câmara Municipal de Ilhéus
Relatório do primeiro quadrimestre de 2012 será apresentado na Câmara de Vereadores
Na tarde desta quarta-feira (30), a Prefeitura Municipal de Ilhéus apresentará em audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, o relatório quadrimestral referente ao período de janeiro a abril de 2012.
O balanço quadrimestral é um relatório da gestão fiscal do município. A prestação de contas é um dos princípios estabelecidos pela Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Através do relatório é possível fazer a comparação entre o desempenho fiscal do governo e os limites fiscais estabelecidos na lei.
A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que até o final dos meses de fevereiro, maio e setembro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre em Audiência Pública.
—
AI/CMI.
Empresa Brasil de Comunicação / R2CPRESS Agência de Notícias
Em Brasília, governo substitui distribuição de alimentos por mais dinheiro no cartão do Bolsa Família
EBC/Rosemary Cavalcante
Cartão do SUS pode ser feito nas unidades de saúde
As pessoas que ainda não possuem o cartão do SUS já podem realizar o seu cadastro na unidade de saúde mais próxima do seu bairro. Com o aumento da procura para a realização de carteiras do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal da Saúde descentralizou esse serviço para melhor atender a população. Além da Central de Regulação do SUS, que funciona no bairro do Malhado, algumas unidades de saúde do município estarão realizando o cadastro em horários específicos.
A Unidade de Saúde do bairro Iguape realiza o cadastramento de segunda a sexta-feira pela manhã, e a Unidade Sarah Kubistchek, no Parque Infantil, atende a elaboração do cadastro de cartão SUS nas quartas e quintas-feiras, no período vespertino. Esses atendimentos também podem ser feitos na Unidade de Saúde da Urbis (segunda a sexta, à noite), Posto de Saúde do bairro Nelson Costa e Posto Herval Soledade, no bairro do Pontal, ambos de segunda a sexta pela manhã.
O cadastro para o cartão do SUS também está sendo elaborado na Unidade de Saúde de Olivença, de segunda a sexta-feira, no período da tarde, e na segunda, quinta e sexta-feira, pela manhã. No CSU, o serviço é realizado sempre nas terças e quintas-feiras pela manhã, e na segunda, quarta e sexta pela tarde. Além desses locais. o cadastro poderá ser feito também no bairro Princesa Isabel, na unidade de saúde Almiro Vinhais (terça e quarta-feira pela manhã, e segunda, quarta e quinta-feira pela tarde), Banco da Vitória (segunda e terça-feira pela manhã e tarde) e no centro da cidade, na avenida Canavieiras, no posto CAE III (antigo Sesp), de segunda a sexta-feira, nos dois turnos.
Com a finalidade de proporcionar maior agilidade ao processo a equipe da Secretaria Municipal da Saúde elaborou um formulário específico, que poderá ser obtido nas unidades de saúde. Os interessados em realizar o cadastro devem entregar o formulário devidamente preenchido juntamente com uma cópia do RG ou da certidão de nascimento e uma cópia do comprovante de residência nas unidades realizadoras desse serviço ou na Central de Regulação. A previsão de entrega do cartão é de até três dias e o usuário deverá retirá-lo na mesma unidade em que entregou o formulário. Em breve, a idéia do formulário será aplicada também na zona rural e distritos do município.
Newton prestigia audiência em Uruçuca e elogia participação
Para o prefeito ilheense, o projeto Porto Sul representa a grande oportunidade dos municípios regionais se programarem para um futuro mais promissor “Somente com o anúncio destes investimentos, já fomos procurados e visitados por comitivas de empresários nacionais e estrangeiros, a exemplo da Votorantim, em instalar indústrias em nosso município, o que representa de imediato, mais geração de emprego e renda”. E isso, a seu ver se diversificará nos demais municípios circunvizinhos, fazendo com que Ilhéus entre, definitivamente, em uma nova era de desenvolvimento.
Lembra, Newton Lima, que a primeira audiência pública desse licenciamento foi realizada no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, considerada pelo próprio Ibama como a maior já realizada na Bahia e uma das maiores do Brasil. “Nós, como beneficiados mais diretos por esse projeto, sempre estivemos abertos para o diálogo, e estaremos presentes em todos instantes e instâncias que forem necessárias, porque temos ai nos a certeza que o Porto Sul será o divisor de águas, e vai nos ajudar a escrever uma nova história”, finalizou.
Criação coletiva
Dora Kramer – O Estado de S.Paulo
Não, o ex-presidente Lula não perdeu o juízo como sugere em princípio o relato da pressão explícita sobre ministros do Supremo Tribunal Federal para influir no julgamento do mensalão, em particular da conversa com o ministro Gilmar Mendes eivada de impropriedades por parte de todas as partes.
Lula não está fora de si. Está, isto sim, cada vez mais senhor de si. Investido no figurino do personagem autorizado a desrespeitar tudo e todos no cumprimento de suas vontades.
E por que o faz? Porque sente que pode. E pode mesmo porque deixam que faça. A exacerbação desse rude atrevimento é fruto de criação coletiva e não surgiu da noite para o dia.
A obra vem sendo construída gradativamente no terreno da permissividade geral onde se assentam fatores diversos e interesses múltiplos, cuja conjugação conferiu a Lula o diploma de inimputável no qual ele se encontra em pleno usufruto.
Entre o bem e o mal nas profissões jurídicas
Segunda Leitura
Entre o bem e o mal nas profissões jurídicas
Por Vladimir Passos de Freitas
O tema é ignorado pelos estudiosos, mas está presente no dia-a-dia dos operadores do Direito. Resume-se a algo aparentemente simples, mas que envolve grande complexidade, ou seja, a opção, sempre possível, dos profissionais da área jurídica entre o bem e o mal no exercício de suas atividades. Como bem observa Amartya Sem “o poder de fazer o bem quase sempre anda junto com a possibilidade de fazer o oposto” (Desenvolvimento como liberdade, Companhia de Bolso, p. 11).
Fique, desde logo, claro, que aqui não se está a falar de atos criminosos. Extorsão, corrupção ativa, advocacia administrativa e temas correlatos são assuntos afetos ao Direito Penal. Excelentes obras jurídicas e farta jurisprudência deles trata há décadas. Aqui o foco é outro. Trata-se de como, na rotina profissional, é possível adotar um lado (fazer o bem) ou outro (fazer o mal), sem que disto surjam consequências diretas e explícitas.
Vejamos alguns exemplos de situações em que dois caminhos se abrem ao profissional, mas um terá reflexos positivos e o outro, negativos, para terceiros.
Um cartorário pode facilitar ou não a vida dos que o procuram. Poderá exibir um processo a um advogado que atende no balcão ou poderá dizer que está concluso ao juiz e que nada pode fazer. Por telefone, poderá dar uma informação solucionando uma dúvida ou, negando-se, poderá obrigar o interessado a ir ao Cartório e perder horas com isto. Seu poder de fazer o bem ou o mal é imenso, muito embora nem sempre percebido.
Um professor de Direito pode corrigir os erros de um aluno em classe, expondo-o a uma situação de constrangimento, ao invés de chamá-lo em particular e aconselhá-lo a ler boas obras de literatura.
Um advogado, ao deparar com um erro de seu adversário em uma ação, poderá apontá-lo tecnicamente ou ridicularizá-lo, expondo a falta cometida. O resultado processual será o mesmo. Mas na segunda hipótese ele terá humilhando seu colega menos preparado ou experiente.
Um promotor de Justiça pode receber um processo com vista e retê-lo por meses. Poderá agir desta maneira por inapetência para o trabalho ou porque não tem simpatia pelo advogado da parte. Em atitude oposta, pode devolver com manifestação no mesmo dia ou poucos dias depois, dependendo do volume de trabalho. Do ponto de vista disciplinar, tanto fará optar por uma ou outra providência.
URUÇUCA: MEIO AMBIENTE E EMPREGO MARCAM QUESTIONAMENTOS NA AUDIÊNCIA PÚBLICA
28/mai/2012 . 21:23 | Autor: Editor
A audiência pública do Porto Sul, que está sendo realizada em Uruçuca, entra na fase da participação da comunidade, com perguntas e sugestões que estão sendo feitas pelos participantes. Estão inscritos cerca de 120 pessoas e a previsão é de que a audiência se estenda até a meia noite. Os defensores do Porto Sul são esmagadora maioria na audiência e os contrários ao empreendimento se resumem a um grupo de estudantes da Uesc, recrutados pela ONG Floresta Viva.
Os questionamentos se referem principalmente à questão ambiental e geração de empregos. O coordenador de ações estratégicas da Casa Civil do Governo da Bahia, Eracy Lafuentes, considera que “a participação popular é bastante expressiva em Uruçuca, dando total transparência ao projeto Porto Sul, uma das maiores obras de infraestrutura e logística do Brasil”. O Porto Sul terá um cais off shore e a área de armazenamento e a estará localizada em Aritaguá, distante de faixa litorânea.
Amanhã (29) a audiência publica será realizada em Itacaré.
No BLOG DO THAME
http://www.blogdothame.blog.br/v1/2012/05/28/urucuca-meio-ambiente-e-emprego-marcam-questionamentos-na-audiencia-publica/
BRANCO, HONESTO, CONTRIBUINTE, ELEITOR, HETERO. PRA QUE ?
Assim é que, se um branco, um índio e um afradescendente tiverem a mesma nota em um vestibular, pouco acima da linha de corte para ingresso nas Universidades e as vagas forem limitadas, o branco será excluído, de imediato, a favor de um deles!
Em igualdade de condições, o branco é um cidadão inferior e deve ser discriminado, apesar da Lei Maior.
Os índios, que, pela Constituição (art. 231), só deveriam ter direito às terras que ocupassem em 05 de outubro de 1988, por lei infraconstitucional, passaram a ter direito à terras que ocuparam no passado. Menos de meio milhão de índios brasileiros – não contando os argentinos, bolivianos, paraguaios, uruguaios que pretendem ser beneficiados também – passaram a ser donos de 15% do território nacional, enquanto os outros 185 milhões de habitantes dispõem apenas de 85% dele. Nessa exegese equivocada da Lei Suprema, todos os brasileiros não-índios foram discriminados.
Aos “quilombolas”, que deveriam ser apenas os descendentes dos participantes de quilombos, e não os afrodescentes, em geral, que vivem em torno daquelas antigas comunidades, tem sido destinada, também, parcela de território consideravelmente maior do que a Constituição permite (art. 68 ADCT), em clara discriminação ao cidadão que não se enquadra nesse conceito.
Os homossexuais obtiveram do Presidente Lula e da Ministra Dilma Roussef o direito de ter um congresso financiado por dinheiro público, para realçar as suas tendências – algo que um cidadão comum jamais conseguiria!
Os invasores de terra, que violentam, diariamente, a Constituição, vão passar a ter aposentadoria, num reconhecimento explícito de que o governo considera, mais que legítima, meritória a conduta consistente em agredir o direito. Trata-se de clara discriminação em relação ao cidadão comum, desempregado, que não tem esse “privilégio”, porque cumpre a lei.
Desertores, assaltantes de bancos e assassinos, que, no passado, participaram da guerrilha, garantem a seus descentes polpudas indenizações, pagas pelos contribuintes brasileiros. Está, hoje, em torno de 4 bilhões de reais o que é retirado dos pagadores de tributos para “ressarcir” aqueles que resolveram pegar em armas contra o governo militar ou se disseram perseguidos,
E são tantas as discriminações, que é de perguntar: de que vale o inciso IV do art. 3º da Lei Suprema ?
Como modesto advogado, cidadão comum e branco, sinto-me discriminado e cada vez com menos espaço, nesta terra de castas e privilégios.
(* Ives Gandra da Silva Martins é renomado professor emérito das universidades Mackenzie e UNIFMU e da Escola de Comando e Estado do Exército e presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
—
Inciso IV do Art. 3º da Constituição Federal a que se refere o Dr. Ives Gandra, na íntegra: “promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”
—
Enviada por Luciano.
Câmara Municipal de Ilhéus
Dinho Gás faz balanço positivo do mutirão no Nossa Senhora da Vitória
O presidente da Câmara de Vereadores, Dinho Gás (PSD), fez um balanço positivo das ações realizadas no bairro Nossa Senhora da Vitória em três dias de mutirão. Nesse período, foram oferecidos serviços de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Assistência Social e Segurança, Transporte e Trânsito em uma parceria com a Associação de Moradores e Prefeitura de ilhéus.
De acordo com o vereador, na área do Desenvolvimento Urbano, o mutirão, promoveu serviços de limpeza, roçagem, capinagem, poda de árvores e retirada de entulhos. Na área da assistência social, os moradores locais foram favorecidos com a emissão de carteiras para idosos (acima de 60 anos), visando a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, bolsa família, cartão SUS e orientações diversas. A saúde disponibilizou testes de glicemia, realização de preventivos (câncer do colo uterino), aplicação da vacina contra a gripe (pessoas acima de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e profissionais de saúde) e aferição de pressão.
Ainda segundo o vereador, o mutirão levou vários secretários ao bairro para ver de perto o quanto aquela comunidade é carente e agradeceu ao prefeito Newton Lima pela iniciativa de levar o mutirão para os bairros carentes do município e atender a sua solicitação. “Queremos, mais uma vez, em nome de toda a comunidade do Nossa Senhora da Vitória, agradecer ao prefeito por esta importante intervenção”, enfatiza Edvaldo Nascimento (Dinho Gás).
—






























































