:: ‘Notícias’
Bahia Pesca define data para o resultado do concurso de fotografia
A Bahia Pesca divulga no próximo dia 31(quinta-feira) o resultado do concurso de fotografia “Bahia Pesca & Mar”. O anúncio será feito durante coquetel no Shopping Iguatemi, 2º piso, Praça Divaldo Franco às 18:00 horas. Durante o dia haverá exposição de 20 fotos participantes da competição.
Inscreveram-se 44 pessoas de várias cidades do Brasil num total de 200 fotografias que contemplam o tema “Bahia: um olhar para a pesca e o mar”. O autor da melhor foto receberá prêmio no valor de R$ 3 mil, o segundo R$1,5 mil e o terceiro colocado R$ 500. Haverá também menções honrosas e participação em exposições, a exemplo da Fenagro e AquapescaBrasil- Feira Internacional de Pesca e Aquicultura.
O júri formado por José Nazal Soub , Célia Maria Lima de Aguiar e Heckel Amancio Junior, profissionais da área, adotaram para a classificação dos trabalhos os critérios da coerência entre o tema proposto no regulamento e o conteúdo do material, além da composição, textura, enquadramento, luz e contrastes.
Marival Guedes – Assessoria de Comunicação
IFBA Ilhéus: Disponibilizados quadro de cursos e calendário do Processo Seletivo 2013
Os interessados em participar da seleção para um dos cursos devem realizar a inscrição no portal www.ifba.edu.br, no período de 1º de agosto a 23 de setembro de 2012. A novidade, nesta edição, será o aumento do prazo de inscrição para ter direito a isenção parcial da taxa, que agora será de um mês, de 1º a 31 de agosto de 2012.
Os estudantes que estudaram na rede pública de ensino, de acordo com as especificações dos editais, devem solicitar o benefício e apresentar documentação nos prazos determinados.
AVEP REALIZA 7ª RODADA
Jogando neste domingo(20) pela manhã na praia da Av. Soares Lopes (imediações do Ed. Santa Clara) pela 7ª rodada da temporada 2012 da AVEP –Associação dos Veteranos de Esporte Praiano, no Campo 1 o quando do Capitão Haroldo ganhou o do Capitão Silvio Reis pelo placar de 3 a 2, com gols de Paulo Sergio(2) e Melgaço para a Haroldo e Duda Pantera(2) para Silvio Reis. No Campo 2 os times dos capitães Alvinho da Financeira e Djalma Peludo empataram em 2 a 2. Renatinho e Dr. Souto converteram para Alvinho, e Crispiniano e Antonio Lopes para Djalma Peludo. Os juízes Capitão (Campo 1) e Edson Pereira (Campo 2) da Liga Ilheense de Futebol tiveram boas atuações.
As Equipes no Campo 1 ( Capitão Haroldo): Valdemir, Luis Mario, Aragão,Torisco, Maurílio, Melgaço, Zugaib, Haroldo(depois Erisvan), Paulo Sergio, Marconi e Garrancho. X (Capitão Silvio Reis): Rosivaldo, Wilton, Heckel, Silvio Reis, Sizinio, Silva, Sena, Fred, Alan Carioca, Luis Humberto e Duda Reis.
As Equipes no Campo 2 (Capitão Djalma Peludo): Rubão, Galletti, Djalma, Japonês, Mario Cabeça Branca(depois Prof. Jorge), Passos, Antonio Lopes, Cesinha, Walter Samu(depois Mario Filho), Crispiniano e China(depois Slaib) X (Capitão Alvinho da Financeira): Pedro Paulo(Chama Gol), Valmick, Cesar de Militão, Alvinho, Crispim Vidros, Major, Vado, Dr. Souto, Carlos Semi-gago, Zé Eduadro e Renatinho.
Ocorrência da Rodada:
TERÇA FEIRA: DIA DA FESTA DE SANTA RITA
Ilhéus terá um representante no 5° Festival de Sanfoneiros

O sanfoneiro ilheense Daniel Neto foi selecionado para a grande final do 5° Festival de Sanfoneiros, que será realizado na próxima quarta-feira, às 19 h, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e transmitido ao vivo pelo site tvolhosdagua.uefs.br .
Desde 2008 o evento, promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), valoriza e divulga uma das principais culturas de raiz do nordeste brasileiro e seus artistas, que se apresentam para públicos de todos os segmentos e faixas etárias. Nesta edição, foram selecionados oito sanfoneiros de até 8 baixos e mais oito acima de 8 baixos. Em cada categoria, os premiados ganham R$ 3.500 (1° lugar), R$ 2.500 (2° lugar) e R$ 1.500 (3° lugar), além de um reconhecimento para o candidato eleito pelo júri popular no valor de R$ 1 mil.
Na categoria sanfona até oito baixos os finalistas são: Aloísio Santos Pereira, Hermes Pereira Silva, José Apóstolo dos Santos, Luis Gonçalves de Andrade, Luiz Pinto Saturnino, Manoel Alves da Costa, Manoel Ferreira de Oliveira e Raul Carneiro Lima. Os classificados na categoria sanfona acima de oito baixos são: Armando Lima Batista, Cícero Limeira Alves, Daniel Gomes Neto, Elizeu Cunha de Freitas, Igor Cavalcante de Araújo, Jeandro Ferreira da Silva, Jeferson Dias Rios e José Tadeu de Oliveira Filho.
Além dos dezesseis finalistas, se apresentarão no 5° Festival de Sanfoneiros o cantor e compositor Timbaúba, o grupo instrumental Viola de Arame, formado pelos músicos Júlio Caldas, Cássio Nobre e Ricardo Hardmann e o sanfoneiro Baio do Acordeon, vencedor da primeira edição do festival.
Governo da Bahia apresenta Porto Sul para novos investidores
O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, apresentou o novo arranjo institucional do empreendimento Porto Sul ao grupo de investidores de cargas que atuam no estado, na tarde desta segunda-feira (21), em Salvador.
O novo arranjo da Sociedade de Propósito Específico (SPE) será alvo de um decreto, que deverá ser apreciado pelo legislativo baiano e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Até o dia 30 de maio, as treze empresas participantes, catalogadas na Secretaria de Indústria e Comércio (Sicm), manifestarão o tipo de interesse em participar do empreendimento. A partir das manifestações, o governo definirá o marco institucional e financeiro do porto.
“O interesse é garantir que outros donos de cargas conheçam o projeto e participem como investidores, ou, até mesmo como usuários, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo governo para o desenvolvimento do estado”, disse o secretário. Ele ressaltou ainda que o nível de detalhamento dos estudos realizados garantirá, após a concessão das licenças ambientais, um ritmo acelerado da implantação do porto.
Projeto – O Porto Sul, que terá investimentos de R$ 2,4 bilhões, foi concebido dentro do Planejamento Estratégico do Estado da Bahia e será construído na região de Aritaguá, zona norte de Ilhéus, com um cais em mar aberto, integrado à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Essa infraestrutura de transportes possibilitará uma ligação entre o oeste baiano e a região Centro-Oeste do Brasil.
A estimativa é de que o porto público terá uma movimentação anual de cargas em torno de 75 milhões de toneladas, sendo que a Bamin irá construir dentro dessa estrutura o seu Terminal de Uso Privativo, pelo qual serão escoadas 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O porto terá um cais off shore, a 2,5 quilômetros da costa.
ARRAIÁ DO CDL – São João 100TENÁRIO.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus tem a honra de convida-lo a participar do grande lançamento do ARRAIÁ DO CDL – São João 100TENÁRIO.O evento divulgará a Campanha Junina que visa proporcionar maior atratividade para o comércio local durante todo o mês de Junho, contanto com sorteios de prêmios, concursos culturais, atrações musicais, barracas de comidas e bebidas típicas além de apresentações das tradicionais quadrilhas da cidade.
Data: 25/05/12 – Sexta -feira
Hora: das 14:00h ás 20:00h
Local: Praça J.J. Seabra (Praça da Prefeitura)
Programação
- Cia da Dança
- Casamento na Roça
- Quadrilha Dinossauros
- Apresentação da Campanha
- Banda de forró- ao vivo

PC do B oficializa apoio a Jabes Ribeiro
O evento contou com a presença do deputado federal e presidente estadual do PP, Mário Negromonte, o deputado federal e presidente do PC do B estadual, Daniel Almeida, o vereador e pré candidato a prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior (PC do B), o deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP), o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, além de vereadores e lideranças comunitárias.
Israel Nunes explicou os motivos que levaram o PC do B a tomar esta decisão: “primeiro é a realidade atual do município e segundo é o temor que uma nova aventura política venha colocar Ilhéus mais uma vez em má situação”. O presidente estadual do PC do B Daniel Almeida complementa dizendo que “Jabes reúne as melhores condições para a unidade e também para enfrentar os desafios do município.”
O pré-candidato Jabes Ribeiro, secretário-geral do PP, destacou a importância e tradição do PC do B, afirmando que “a aliança é uma decisão histórica que vai contribuir para o resgate de Ilhéus em todos os setores.”
Câmara Municipal de Ilhéus
Vereador Dinho Gás participou do manifesto “Salve a BR 251”
O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Dinho Gás (PSD) participou do protesto realizado ontem dia 20, na BR 101, trecho Buerarema-Itabuna, contra as péssimas condições da BR 251, principal rodovia usada para o escoamento agrícola da região de Santo Antônio, uma das mais produtivas de Ilhéus. Participaram do protesto, moradores e produtores das comunidades de Couto, Santo Antônio, Cascalheira, Seringal, Rompedeira, Repartimento, Santa Maria, Búzios, Cururutinga, Rio do Engenho, Tranqüilidade, Barro Branco, Japu, Itararé, N.Sra. da Vitoria e Areia Branca.De acordo com Jorge Anunciação, um dos líderes do movimento, a intenção do protesto é exigir o julgamento da ação civil publica que encontra-se na justiça Federal, em Ilhéus, que numa primeira instância condenou o DNIT a asfaltar a BR 251. Mas até o momento o órgão federal recorreu e não cumpriu a decisão judicial. “Queremos que a ação seja julgada, antes que seja tarde demais para a economia da região”, esbraveja Anunciação, presidente da Associação do Santo Antônio e coordenador do movimento Salve a BR 251/BA Ilhéus-Buerarema.
O juiz federal Pedro Calmon Holliday já considerou as provas apresentadas pelo procurador Eduardo El Hage para atender ao pedido de antecipação de tutela. O Ministério Público Federal comprovou as condições precárias da estrada, que prejudica o escoamento da produção e impede crianças de frequentarem a escola.
—
A assessoria de imprensa da CMI não informou o crédito para a foto.































































