:: ‘Notícias’
Ângela Sousa quer Ilhéus em sintonia com o futuro
A deputada estadual e pré- candidata a prefeita de Ilhéus Ângela Sousa, do PSD, permanece dialogando com diversos partidos em busca de um entendimento que possa produzir uma candidatura que venha a sintonizar Ilhéus com o futuro.
Ângela Sousa, sempre atuante em defesa dos interesses da sociedade ilheense e de outros municípios da Bahia que sempre contam com a competência e o dinamismo da parlamentar, afirmou hoje que é preciso pensar globalmente e agir localmente, para garantir o desenvolvimento de projetos que possam gerar desenvolvimento econômico, promover inclusão social e preservar o meio ambiente.
PT, PV e PPS de Ilhéus realizam encontro conjunto com os pré-candidatos a vereador
O encontro contará com a palestra de representantes do setor jurídico do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, que estarão traçando um cronograma geral do calendário eleitoral e vão esclarecer dúvidas dos pré-candidatos e assessores sobre o que é permitido e proibido durante o período de campanha. Participarão ainda da reunião a pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT, Professora Carmelita, o deputado federal Josias Gomes, o secretário geral do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, além de lideranças políticas regionais e dirigentes municipais e estaduais dos três partidos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PORTO SUL EM COARACI REUNE 500 PESSOAS

Cerca de 500 pessoas participam neste momento da audiência pública para a apresentação do relatório de impacto ambiental e do projeto Porto Sul em Coaraci. A audiência ocorre em clima de tranqüilidade, sem a presença de manifestantes contrários ao projeto, que estiveram nas audiências realizadas em Uruçuca, Itacaré e Uruçuca.
Uma equipe de reportagem da Rede Globo faz a cobertura da audiência, para uma veiculação de uma reportagem no Bom Dia Brasil de amanhã. Como Rede Globo é frontalmente contrária ao Porto Sul, é aguardar a veiculação da reportagem.
A audiência pública em Coaraci deve terminar por volta da meia noite.
Daniel Thame
Lei de Improbidade é uma das melhores, diz conselheiro
Coordenador científico do Seminário Nacional de Probidade Administrativa, o conselheiro Gilberto Martins, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou que a Lei de Improbidade Administrativa contribui para a moralização da administração pública no país.
“Nós temos uma das melhores normas para combater a corrupção e os atos de improbidade administrativa, mas temos que reconhecer algumas falhas”, disse. Segundo o conselheiro, a legislação processual brasileira, principalmente o número excessivo de recursos existentes, é um dos fatores que dificulta o trânsito em julgado das ações de improbidade administrativa.
Ao longo do evento será feito um diagnóstico da aplicação da Lei nestes 20 anos de vigência, incluindo as dificuldades que o Poder Judiciário vem enfrentando na aplicação da Lei. Também serão colhidas sugestões de ações, administrativas e legislativas, que possam dar mais eficiência e rapidez à punição de atos de improbidade administrativa.
De acordo com o conselheiro, entre as propostas que podem ser apresentadas estão a edição de recomendações do CNJ aos tribunais para a criação de varas e turmas especializadas, a sugestão ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) da criação de promotorias especializadas em improbidade administrativa e corrupção e a proposição de mudanças legislativas ao Congresso Nacional.
“A complexidade do tema, que muitas vezes envolve questões de ordem financeira, de administração pública, de orçamento e de matérias complexas do Direito, dificulta a efetividade da Lei, sem dúvida nenhuma. Mas é justamente por essas peculiaridades que o Judiciário brasileiro tem que se especializar para o enfrentamento destas ações”, afirmou. O evento, promovido pelo CNJ, acontece nesta quinta e sexta-feira, no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
—
Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias
MARINHA DO BRASIL – Dia Internacional dos Mantenedores
MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS
Ilhéus, BA.
Em 30 de maio de 2012.
Foi realizada no dia 29 de maio, nas dependências da Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, a cerimônia militar comemorativa ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas. Na ocasião, foram homenageados os ex-integrantes residentes no município de Ilhéus e cidades vizinhas, bravos homens que atuaram pela manutenção da paz mundial no passado.
A data evoca o dia 29 de maio de 1948, quando as Nações Unidas criaram a operação para supervisão do cessar-fogo na guerra árabe-israelense.
Os membros das Forças de Paz da ONU também assistem e monitoram processos políticos, ajudam em reformas de sistemas judiciais, treinam policiais, desarmam e reintegram ex-combatentes, e apóiam o retorno de refugiados e populações deslocadas.
O Brasil tem uma longa história de participação em operações de paz. Já nos anos 1950, militares de nossas Forças Armadas integraram o Batalhão de Suez, unidade de infantaria destinada a evitar confrontos entre forças egípcias e israelenses.
Atualmente o Brasil desempenha importante papel no cenário mundial, chefiando a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) e comandando uma Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), o que demonstra o prestígio das Forças Armadas Brasileiras perante a comunidade internacional, fruto do aprimoramento profissional dos nossos combatentes e do desenvolvimento tecnológico dos nossos meios.
ALEXSANDRE TEIXEIRA DE VASCONCELOS
Capitão-de-Corveta
Delegado
Ronaldinho Gaúcho entra na Justiça contra o Flamengo, obtém liminar e não joga mais pelo clube
O fim da era Ronaldinho Gaúcho no Flamengo chegou. Na manhã desta quinta-feira, o meia-atacante entrou na Justiça contra o clube rubro-negro por causa de vencimentos atrasados, conseguiu uma liminar na 9ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro e estará livre para assinar com outro time. A advogada Gislaine Nunes está ao lado do melhor do mundo de 2004 e 2005 na ação.
“O Ronaldinho não é mais jogador do Flamengo, o contrato dele foi rescindido judicialmente. Com relação a valores, eu não posso falar por conta do segredo de Justiça. A liminar não diz nada com relação a valores. O Flamengo já está sabendo: meia hora antes de eu ir lá a liminar já estava com o clube”, explicou a advogada ao canal ‘SporTV’. “Agora nós estamos cobrando valores altíssimos para fazer isso, valores milionários e valores que o atleta tem direito por força de contrato”.
“Geralmente os contratos de imagem são usados para burlar previdência, impostos e encargos trabalhistas. Conseguimos o reconhecimento, e então o juiz conseguiu acatar nossa tese, libertou o atleta e agora ele está liberado para seguir a vida de dele”, prosseguiu Gislaine.
De acordo com o despacho do juiz substituto Andre Luiz Amorim Franco, da 9ª Vara do Trabalho, o Flamengo não tem realizado o pagamento de salários do jogador, nem depositado direitos trabalhistas, como o FGTS. “Os elementos dos autos, bem como a notoriedade do assunto, indicam que o réu está, de fato, em mora com o autor, pelo atraso contumaz de salários e do FGTS”, escreveu o magistrado.
Nos últimos meses, Ronaldinho e Roberto Assis, seu irmão e procurador, tentaram de todas as formas receber parte dos salários atrasados que correspondiam ao que a Traffic teria de pagar, mas que o Flamengo assumiu em 2012. No entanto, os acordos anunciados publicamente pela diretoria não foram cumpridos.
Nesta quinta-feira, o Flamengo fará um amistoso contra a seleção do Piauí para arrecadar dinheiro e ajudar a sanar parte da dívida com o atleta. No entanto, o jogador não participou dos treinos desta semana e faltou no embarque da delegação para Teresina na última quarta, o que irritou a direção.
O vice-presidente de futebol, Paulo César Coutinho, falou para torcedores que Ronaldinho tinha sido afastado pela presidenta Patrícia Amorim, o que foi desmentido pelo diretor executivo, Zinho. “O Coutinho não sabia (da liminar). Dá pena que ele falou que o Ronaldinho não joga nada. Então, com essa liminar, ele vai chorar na cama”, ironizou Gislaine Nunes.
—
Por Antônio Strini e Gabriela Moreira, para o ESPN.com.br
No www.estadao.com.br
http://espn.estadao.com.br/futebol/noticia/260080_RONALDINHO+GAUCHO+ENTRA+NA+JUSTICA+CONTRA+O+FLAMENGO+E+NAO+JOGA+MAIS+PELO+CLUBE
Câmara Municipall de Ilhéus
Promotora fiscaliza contas da Câmara de Ilhéus
A promotora de justiça de Ilhéus, Karina Cherubini, esteve na Câmara de Vereadores de Ilhéus para fiscalizar as contas públicas referentes ao exercício de 2011.Desde 1º de abril a população tem acesso às contas públicas do legislativo. Esse direito veio através da campanha “Quem não deve não teme”, que nos últimos anos é feita em mais de 200 municípios baianos.
Para ter acesso às contas públicas da Câmara o cidadão deve comparecer à casa legislativa e solicitar através de ofício na secretaria. Mais informações sobre a campanha “Quem não deve não teme” podem ser obtidas no site (www.controlepopular.org.br).
Segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores, a campanha vem sendo realizada desde 2005, atingindo em sete anos mais de 300 municípios baianos. O movimento ganhou mais força desde o dia 16 de maio quando entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação.
De acordo com o presidente do Poder Legislativo, vereador Dinho Gás (PSD) a Câmara de Ilhéus está preparada para atender ao público com medidas concretas de estruturação para responder ao cidadão com rapidez e eficiência. “É neste contexto que a fiscalização popular das contas públicas se apresenta como elemento importante para a construção de experiências de democracia participativa”.
—
A assessoria de imprensa da CMI não informou o crédito para a foto.
Pais de alunos da rede estadual são expulsos da governadoria
A expulsão, segundo os membros da Associação de Pais, que prestavam apoio à greve, ocorreu por volta das 21h
Os pais de alunos da rede estadual que estavam acampados em frente ao prédio da Governadoria foram retirados do Centro Administrativo da Bahia (CAB) pela Polícia Militar. A expulsão, segundo os membros da Associação de Mães e Pais de Alunos (Amap), ocorreu por volta das 21h desta quarta-feira (30). Uma grade foi colocada ao redor do prédio.
Ainda de acordo com os manifestantes, viaturas da Polícia Militar, que cercavam o prédio, retiraram o grupo que estava acampado desde as 9h de ontem. Eles ainda acusam a PM de ter destruído os materiais usados para o acampamento. “Eu só vi isso na ditadura militar”, disse revoltado o entomólogo e presidente da Associação de Mães e Pais de Alunos (Amap) do colégio estadual Serravale Antônio Daltro Moura, 62 anos, um dos pais acampados.
Acompanhado da esposa e de dois dos três filhos, Daltro reuniu inicialmente um pequeno grupo de mães e de alunos para redigir uma carta, pedindo ao governador uma reunião. Aos poucos, o grupo foi crescendo e, à tarde, barracas de camping eram montadas no local.
A decisão de acampar em frente à governadoria surgiu após perceber a dificuldade de negociação entre o sindicato dos professores (APLB) e o governo.

Pais e alunos da rede estadual estavam acampados em frente à Governadoria
“Já entregamos um requerimento de informações. A primeira proposta é que eles abram o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Queremos analisar e ver quanto tem comprometido – já que o governo alega não ter mais condições de aumentar o salário dos professores”, explica Moura.
Por volta das 11h30, antes da expulsão, uma representante do gabinete do governador foi ao encontro de Antônio Moura para protocolar o pedido. O entrave para a reunião com Wagner, porém, foi o fato de o governador estar em viagem ao Rio de Janeiro, para um evento da Fifa.
A historiadora Nádia Andrade, 42, esposa de Antônio Moura, diz que havia levado para o acampamento de greve material de iluminação, kits descartáveis para escovar os dentes, organizou quentinhas para as refeições, chás, sucos e água mineral.
—
Da Redação
Correio da Bahia
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/pais-de-alunos-da-rede-estadual-sao-expulsos-da-governadoria/
Seast oferece curso de Marcenaria
Mais uma vez a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece à população o curso de Marcenaria. Segundo o secretário da pasta, Ari Silva Santos, uma nova turma está sendo formada e o curso deverá ser iniciado no dia 25 de junho próximo.
Serão oferecidas 40 vagas e o curso tem duração de aproximadamente dois meses e será realizado na sede do Senai, quilômetro 3 da rodovia Ilhéus-Uruçuca. A carga horária do curso é de 280 horas/aula e será ministrado sempre no turno matutino. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o próximo dia 20 de junho, e poderão ser feitas das 8 às 14 horas, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Barra, Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela, Olivença e Banco da Vitória, bem como os Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na avenida Soares Lopes, nº 1724, centro.
Segundo o secretario de Assistência Social de Ilhéus, Ari Santos, essa parceira entre Governo Federal e Municipal é uma garantia de que os munícipes se qualifiquem para o mercado de trabalho, pois é preciso que existam profissionais qualificados que possam preencher as vagas de emprego que existem.
Para realizar a inscrição é preciso levar RG, CPF, e comprovante de escolaridade. O curso se destina a pessoas entre 18 a 59 anos que sejam beneficiários titulares ou dependentes de programas do Governo Federal de transferência de renda como, por exemplo, o Bolsa Família e tenham ensino fundamental incompleto. É importante lembrar que as pessoas que se participarem dos cursos não irão perder o benefício.
O transporte, uniforme e material didático serão disponibilizados, gratuitamente, pelo Pronatec. A principal função do Pronatec é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para que isso aconteça, o programa prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas para brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
Saúde quita dívidas com servidores contratados
A Secretaria da Saúde de Ilhéus cumpriu mais uma etapa do planejamento administrativo e financeiro com a finalidade de regularizar as contas da pasta, garantindo, portanto, o cumprimento das suas obrigações. Nesta semana foi efetivada a quitação do pagamento referente a 50% restante do décimo terceiro salário dos servidores contratados na saúde.
O pagamento foi autorizado pelo prefeito Newton Lima e efetuado nesta quarta-feira (30). O Secretário Ronaldo Lavigne explica que essa é uma demonstração da valorização da nossa gestão para com os servidores da Saúde. “Nossa preocupação com nossos servidores é contínua e vamos continuar trabalhando para manter nossas obrigações em dia, a fim de que mantermos a melhoria da qualidade do atendimento da saúde de Ilhéus”, afirmou o secretário.
Emergência – No que diz respeito ao funcionamento da saúde no município, Ronaldo Lavigne reforçou a importância da abertura das emergências dos hospitais particulares de Ilhéus para o atendimento aos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, essa ação influencia na manutenção do contínuo funcionamento desses estabelecimentos de saúde, a fim de ampliar a oferta de atendimento para casos de emergência na cidade, concentrada frequentemente no Hospital Geral Luís Viana Filho.
A ação foi resultado de um acordo firmado pela Secretaria da Saúde de Ilhéus com hospitais privados da cidade que prestavam este tipo de serviço, tais como o Hospital da Coci, Casa de Saúde São Jorge (Hospital de Ilhéus) e o Hospital Vidamedi. O acordo prevê uma contrapartida por parte da Secretaria da Saúde na realização de alguns procedimentos pelo SUS, oferecendo um valor diferenciado do que o praticado pela tabela do Sistema Único de Saúde.
Ginásio de Esportes recebe o I Ilhéus Open de Tae Kwon Do
O Ginásio de Esportes Herval Soledade, um dos mais tradicionais palcos do esporte amador ilheense, receberá no próximo dia 16 de junho o “I Ilhéus Open de Tae Kwon Do – Costa do Cacau”. Com apoio da Federação Baiana (Febt), o evento será promovido pela Associação Leandro Ferreira de Tae kwon Do. Entre as categorias oferecidas pela competição, que deverá atrair atletas de várias partes do Estado, estão Fraldinha, Mirin, Infantil, Juvenil, Adulto e Máster.
Segundo os organizadores, as inscrições se estenderão até o próximo dia 12 e devem ser efetuadas através de depósito bancário identificado. Os depósitos devem ser realizados na conta corrente 14054, dígito 0, da Associação Leandro Ferreira de Tae Kwow Do, agência 3203, operação 013, da Caixa Econômica Federal. Os valores são de R$ 40,00 para a modalidade Kyorugui (protetor convencional) e de R$ 60,00 para a modalidade Kyorugui (protetor eletrônico). A coordenação adverte, ainda, que não serão aceitos pagamentos efetuados em caixas automáticos e que os comprovantes de pagamento, bem como as fichas de inscrição por equipe, em papel timbrado oficial do evento, devem ser enviados por meio do endereço eletrônico tkdcapferreira@hotmail.com




























































