:: ‘Notícias’
Bahia Pesca e UFBA promovem oficinas para marisqueiras e pescadoras
A Bahia Pesca, em parceria com o SESAO – Serviço de Atendimento de Saúde Ocupacional da UFBA promove oficinas de atendimento em saúde ocupacional das marisqueiras e pescadoras. Uma oficina será realizada no sábado (26) às 9:00 horas em Ilhéus no Colégio Estadual, no malhado. Na segunda-feira,(28) no mesmo horário, a oficina será em Itacaré, na Colônia de Pescadores Z-18.
A equipe médica é formada por clínicos e fisioterapeutas. Os clínicos vão analisar a situação com relação a LER/DORT. Os fisioterapeutas vão avaliar a questão ortopédica e dar orientações sobre prevenção (exercícios), diagnóstico e tratamento. Após as oficinas, marisqueiras e pescadoras que precisarem realizar exames mais minuciosos serão encaminhadas ao ambulatório Edgar Santos (antigo Hospital das Clínicas), em, Salvador. O ambulatório da unidade foi totalmente equipado pela Bahia Pesca com este objetivo.
—
Marival Guedes – Assessoria de Comunicação da Bahia Pesca
Receita Federal da 5ª Região (Bahia e Sergipe) combate fraude de Prefeituras
A Receita Federal está atenta e combate a prática dolosa das
Prefeituras da Bahia e Sergipe – além de empresas e pessoas físicas – em se
utilizar “Títulos Públicos Podres” para fraudar ou pelo menos adiar o
pagamento de dívidas tributárias de interesse da União. A Procuradoria
Geral da Fazenda Nacional estima que a fraude, em âmbito nacional, já tenha
gerado danos de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos federais e que o
Ministério Público Federal está processando quem se utiliza dessa ação para
a recuperação dos valores sonegados. A Delegacia da Receita Federal em
Itabuna formulou equipe especial para fiscalizar e coibir essa prática
fraudulenta.
Entenda o caso – “Créditos” adquiridos pelos Municípios (pagando em média
50% do valor de face do título), oriundos do início do século XX (emitidos,
portanto, há mais de 100 anos) não são reconhecidos pela Receita nem pela
Secretaria do Tesouro Nacional, estão prescritos e não têm cotação na Bolsa
de Valores. Por isso, não servem para pagamento de dívida fiscal nem para
compensação tributária.
Para piorar, prefeituras descontavam normalmente as contribuições
previdenciárias dos servidores municipais, mas não recolhia os valores
junto à Receita Federal e ainda fraudavam as guias de pagamento,
supostamente usando tais títulos vencidos, os quais sequer foram
reconhecidos como válidos pela Justiça Federal.
Esquema Desbaratado – O esquema fraudulento foi identificado na prefeitura
de Muribeca que começava com a empresa Consutec Serviços de Cobrança
vendendo os títulos de crédito vencidos à prefeitura. A transação tinha
participação do advogado Paulo Roberto Brunetti, que também é sócio da
Consutec. Os prejuízos para a União somam R$ 2,4 milhões, valor que deixou
de ser recolhido pela Prefeitura de Muribeca junto à Receita Federal.
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) está processando a
prefeita do município de Muribeca e mais quatro pessoas por usar recursos
do município para comprar título públicos vencidos. Esse documentos,
inválidos, foram apresentados para pagamento de débitos na Receita Federal,
durante o ano de 2011. A Justiça Federal, em caráter liminar, já solicitou
a indisponibilidade dos bens dos acionados, com quebra de sigilo fiscal e o
bloqueio das contas bancárias dos acionados até o valor do dano causado ao
erário federal, de R$ 2,4 milhões.
Em caráter definitivo, o MPF requereu que os acionados sejam condenados às
penalidades da Lei de Improbidade administrativa, com ressarcimento
integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao
patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de
cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do
dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou
incentivos fiscais ou de crédito pelo prazo de cinco anos. Também foi
requerida a anulação do contrato entre a prefeitura de Muribeca e a
Consutec Serviços de Cobrança.
OQuadro lança seu primeiro CD oficial
O grupo “OQuadro”, de Ilhéus, sul da Bahia, disponibilizou para download nessa quarta-feira (23), seu primeiro disco, e presenteia seus fãs com uma forma bastante peculiar em executar o Hip-Hop. Para quem já teve a oportunidade de assistir alguma das suas apresentações ao vivo, sabe muito bem do que eles estão falando.
Com a versatilidade de shows feitos com instrumentos (baixo, bateria, guitarra, percussão e eletrônicos), desde o princípio o grupo chamou a atenção pela inovação dos seus arranjos, influências diversas implícitas nos acordes e letras bastante inteligentes. Algo que especialistas no gênero sempre apontaram e apontam como fatores diferenciais e inovadores. Por onde passou “OQuadro” sempre representou uma positiva e acrescentadora novidade em matéria de Hip-Hop.
O DISCO- Gravado no estúdio da produtora Coaxo do Sapo e mixado pelo produtor e engenheiro de som, Buguinha Dub, o disco trará 11 faixas com a seleção do que o grupo melhor fez ao longo de cerca de 10 anos de estrada. Temáticas diversas nas composições, com letras marcantes, com influência de outras artes, a exemplo da literatura e cinema, apontam uma forma bem característica de expor a linguagem típica do Rap.
Some-se a isso composições musicais que emanam influências que vão do Dub, passam pelo Afrobeat e flertam com o Jazz, Rock negro, Samba e Ijexá. Mesclados, tais ritmos constroem a identidade musical dos incansáveis garotos do sul da Bahia.
Participações bastante especiais, a exemplo de Guilherme Arantes, da rapper Lurdez da Luz e do Mc Dimak, ajudaram a abrilhantar ainda mais o trabalho. A capa do CD foi assinada pelos conceituados artistas plásticos Izolag e Ananda Nahu e será distribuído pelo selo Coaxo do Sapo. Vale a pena conferir.
Acesse o site do grupo e baixe grátis as músicas: http://eusouoquadro.wordpress.com/
CONVITE
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, tem a satisfação de convidar Vossa Senhoria; para o grande evento de lançamento para toda a Imprens, da Campanha Promocional do comércio de , denominada SÃO JOÃO 100TENÁRIO, que será realizado na próxima quinta-feira – 24.05.2012 – apartir das 16h00min, na Casa de Jorge Amado.
Na oportunidade, será apresentado o Projeto e a Programação da Campanha que transcorrerá durante todo o mês de Junho/2012.
Sua presença é indispensável para abrilhantar esse evento.
Nadja Nogueira Argollo
Pres. CDL-Ilhéus
Câmara Municipal de Ilhéus
Projeto de Transporte Aquaviário é aprovado na Câmara de Ilhéus
A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou na sessão da última terça-feira, o Projeto de Transporte Aquaviário, que vai oferecer uma alternativa para os usuários de transporte coletivo como também diminuir os engarrafamentos constantes.De acordo com o autor do projeto de lei, o vereador Alcides Kruschewisky (PSB), fica o município de Ilhéus obrigado a implantar o sistema de transporte coletivo Aquaviário na baía do Pontal, através de uma empresa privada que participando da licitação vai ganhar a licença de exploração do serviço de travessia por lancha.
Segundo o vereador Alcides Kruschewisky, a exploração poderá ser feita também numa parceria público-privada e servirá para desafogar a ponte Ilhéus-Pontal.
Agora, com o texto aprovado na Câmara de Vereadores, a prefeitura tem seis meses para enviar ao Poder Legislativo o projeto de concessão, contendo todos os detalhes, incluindo os valores de implantação do terminal, compras de lanchas e funcionamento do serviço. Se tudo ocorrer como o planejado, até o fim de 2013 o sistema deverá está funcionando.
ÂNGELA SOUSA E PORTO SUL
Sempre antenada com a sociedade ilheense, e compromissada com o desenvolvimento da economia do município, a deputada Ângela Sousa, vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Assembleia Legislativa da Bahia, convidou os parlamentares do colegiado para as audiências públicas com o IBAMA e a sociedade civil, que serão realizadas entre os dias 28 deste mês e 2 de junho, nos municípios de Uruçuca, Itacaré, Itabuna, Itajuípe, Barro Preto. As audiências têm como foco a construção do Porto Sul.
A deputada Ângela Sousa ressaltou a importância dessas audiências para que o IBAMA possa conceder as licenças ambientais e o processo de implantação do Porto Sul siga o cronograma. “Estamos mobilizando a sociedade civil desses municípios para que possam participar, de forma efetiva, desse projeto que visa mudar os destinos da região sul baiana. E queremos contar com o apoio dos nossos colegas parlamentares nestas audiências, para juntos apoiarmos o Governo do Estado, que tem lutado e implementado ações e estudos de viabilidade técnica para que a Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul possam ser uma grande realidade para essa região tão sofrida”, disse a parlamentar.
Ângela Sousa anunciou ainda que vai promover diversos encontros e realizar ações ao longo de 2012 com o objetivo de acelerar o processo de implantação do porto sul, que tem sido uma das grandes lutas da parlamentar.
Na próxima reunião do colegiado, a parlamentar falará sobre a importância da nova minissérie da Rede Globo “Gabriela”, que tem sua estréia prevista para o próximo dia 19 de junho e em comemoração ao centenário de Jorge Amado, tem colocado o município de Ilhéus, a região cacaueira, novamente no cenário nacional e internacional do turismo. “Essa minissérie, que na verdade será a nova novela das 23hs, mostrará nossa história, nossas riquezas culturais e as belezas do nosso litoral, por isso, precisamos aproveitar essa oportunidade única para fomentar nosso turismo”.
ACHADO O PONTO FRACO DA VASSOURA DE BRUXA
Descoberta abre caminho para o desenvolvimento de drogas capazes de matar a principal praga que afeta a produção de cacau no país. Doença derrubou produção de cacau no Brasil (divulgação)
Achado o ponto fraco da vassoura de bruxa
Por Karina Toledo
Agência FAPESP – A estratégia usada pela praga vassoura-de-bruxa – principal doença que afeta a produção de cacau no país – para resistir ao ataque da planta hospedeira e aos mais potentes fungicidas do mercado foi desvendada por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A descoberta, publicada na revista New Phytologist, abre caminho para o desenvolvimento de novas drogas capazes de combater a doença de forma efetiva.
Causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, a vassoura-de-bruxa tem esse nome porque deixa os ramos do cacaueiro secos como uma vassoura velha. As áreas afetadas não conseguem realizar fotossíntese e, para piorar, liberam substâncias tóxicas que diminuem a produção de frutos. Os poucos frutos produzidos se tornam inviáveis para a fabricação de chocolate.
“Na fase inicial da infecção, a planta tenta deter a ação do invasor liberando grandes quantidades de óxido nítrico (NO), substância capaz de bloquear a cadeia respiratória do fungo. Mas descobrimos que a vassoura-de-bruxa possui um mecanismo alternativo de respiração que lhe permite resistir a esse ataque”, explicou Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, coordenador do Laboratório de Genômica e Expressão da Unicamp, onde a pesquisa foi conduzida.
Ironicamente, a própria planta acaba sofrendo os efeitos tóxicos do NO. Os galhos infectados morrem e viram banquete para a M. perniciosa. “O fungo tem uma fase biotrófica, na qual vive dentro da planta ainda viva, e outra necrotrófica, em que se alimenta do tecido morto”, disse Pereira.
A equipe coordenada pelo pesquisador descobriu que, durante a fase biotrófica, quando está sob o ataque da planta, a vassoura-de-bruxa produz uma enzima chamada oxidase alternativa. Essa proteína lhe permite gerar uma quantidade mínima de energia e garante sua sobrevivência.
“Nesse período o fungo praticamente não cresce, pois a energia disponível é pequena, mas ele consegue resistir ao ataque”, disse Pereira.
Quando a planta finalmente dá a batalha por vencida, envia sinais para as células do galho infectado se suicidarem – processo conhecido como apoptose. Como o óxido nítrico deixa de ser liberado, o fungo desliga o mecanismo alternativo de respiração e entra na fase necrotrófica, passando a devorar vorazmente o tecido morto.
Em duas frentes
Ilhéus em DESTAQUE

No ultimo dia 20 de maio(domingo) foi realizada a 3ª copa cidade de salvador, segundo evento mais importante do calendário oficial da federação esportiva baiana de tae kwon do.
A equipe ilheense representada por 36 atletas da Associação Leandro Ferreira de Tae Kwon Do fez historia ao ser campeã geral do evento em sua primeira participação, alem de ser a 1ª equipe fora da Região Metropolitana de Salvador a ganhar um evento oficial da entidade.
Todos os atletas da equipe trouxeram medalhas, sendo 28 de ouro, 7 de prata e o1 de bronze.
Alegria da equipe na divulgação do resultado geral
Respeitosamente,
___________________________________
LEANDRO FERREIRA DOS SANTOS – 1º DAN
PRESIDENTE DA ALFTKD
VISITA PORTO DE ILHÉUS/BA
SUBCOMISSÃO ESPECIAL DE PORTOS
Comissão de Viação e Transportes
Câmara dos Deputados
Programação – VISITA PORTO DE ILHÉUS/BA
(Programação sujeita a alterações)
Dia 23/05/2012 (Quarta-feira)
15h07 – Embarque Brasília_ Ilhéus – Vôo JJ 3560 – TAM
18h10 – Desembarque Ilhéus – Recepção e traslado para o Hotel (HOTEL PRAIA SOL)
20h00 – Jantar
Local: Restaurante Bataclan – Av. 2 de Julho, 77 Centro.
Dia 24/05/2012(Quinta-feira)
08h00 – Visita da Comitiva ao Porto de Ilhéus
09h00 – Reunião da Comissão com Convidados
Local: Auditório da Associação Comercial de Ilhéus
12h00 – Almoço de encerramento
13h30 – Deslocamento para o Aeroporto de Ilhéus
14h30 – Embarque para Salvador – Vôo OC 6326 – Avianca
15h04 – Desembarque no Aeroporto de Salvador
Membros e convidados da Subcomissão Especial de Portos:
Dep. Geraldo Simões;
Dep. Alberto Mourão;
Dep. Luiz Argolo;
Dep. Jaime Martins;
Admar Pires dos Santos, Consultor Técnico da Comissão de Viação e Transportes;
Cláudio Moura, Consultor Legislativo da Comissão de Viação e Transportes;
Flávio Peruzzi;
Aurélio Maduro;
Márcia Leite ;
MARINHA DO BRASIL
MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS
Ilhéus, BA.
Em 22 de maio de 2012.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus informa que foram efetuadas buscas ao corpo do pescador Marcelo Pereira dos Santos, 34 anos, que caiu no mar, nas imediações da boca da barra da ilha de Comandatuba.
O acidente aconteceu no dia 21 de maio, por volta das 16 hs, quando a embarcação IGOR 1 passava pela boca da barra de Comandatuba e 3 de seus tripulantes foram arremessados ao mar em decorrência da ressaca. Os outros dois tripulantes conseguiram nadar até a paria e passam bem.
O pedido de socorro chegou ao conhecimento desta Delegacia hoje pela manhã, quando prontamente foi enviada uma equipe de busca e salvamento, composta por 3 militares da Marinha e 2 mergulhadores do 5º Grupamento de Bombeiros Militares. As buscas foram realizadas por meio de uma lancha e uma viatura e se encerraram por ocasião do por do sol. As buscas foram bastantes dificultadas pelo estado do mar, e devem ser retomadas amanhã, caso as condições meteorológicas permitam.
A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus abrirá Inquérito para apurar as circunstâncias do acidente e adverte aos navegantes para não saírem em mar aberto até o fim da ressaca.
ALEXSANDRE TEIXEIRA DE VASCONCELOS
Capitão-de-Corveta
Delegado



























































