:: ‘Notícias’
VIII Olímpiada das APAES da Bahia será em Ilhéus
Ilhéus sediará um grande evento esportivo da Federação Estadual das APAES da Bahia, e reunirá mais de 300 alunos de 13 municípios.
Por Anna Vieira_annakvieira@yahoo.com.br
De 14 a 17 de junho de 2012, acontecerá a VIII Olimpíada das APAES do Estado da Bahia, sediada no município de Ilhéus, pela APAE DE ILHÉUS. O evento conta com o apoio e braços dados de representações da sociedade ilheense, mobilizadas para esse acontecimento de grande relevância social. O evento vai receber cerca de 300 participantes e será a seletiva do Estado para a Olimpíada Nacional das APAES.
A Olimpíada se iniciará com o desfile, às 18 horas, da Praça Castro Alves ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, onde acontecerá a abertura oficial do evento, tendo como Mestre de Cerimônia Dr. Josevandro Nascimento, apresentação do Hino Nacional com Chica de Cidra e Dante Valadares, além de apresentações de dança dos alunos da APAE, com a Profa. Vitória Penalva e dos cantores ilheenses Keketa e Anne de Cidra.
Entreas modalidades de participação, incluem-se o atletismo, capoeira, futebol, judô, handebol, natação, futsal, arremesso de disco e pelota. De promoção à cidadania e inclusão, a Olimpíada tem por objetivo a participação, integração e desenvolvimento esportivo dos alunos. No evento 13 delegações das APAES de municípios baianos estarão presentes, como as delegações de Camaçari, Canavieiras, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, São Francisco do Conde, Valente e Vitória da Conquista.
Os organizadores do evento, Presidente da Federação Estadual das APAES da Bahia, Derval Freire, a Presidente da APAE de Ilhéus, Socorro Pastor, o Coordenador de Esportes da Federação das APAES da Bahia, Silvio Roberto Santos, o Coordenador da área de Saúde da APAE de Feira de Santana, Deraldo Azevedo e a parceira e Consultora das APAES Maraísa Pereira, estiveram reunidos nas semanas passadas, para definir os últimos detalhes para esta realização.
Para a Presidente da APAE de Ilhéus e também organizadora da Olimpíada, Socorro Pastor,“Ilhéus mostra que a inclusão pode sair do papel e se tornar uma realidade, porque temos no esporte a grande força para a inclusão. É preciso que nos unamos para fazer valer os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Sem dúvidas, o fato de Ilhéus sediar a VIII olimpíada das APAES do Estado da Bahia, é de suma importância, porque a sociedade ilheense é quem está como parceira nessa promoção de cidadania e respeito à diversidade, juntamente com os APAEANOS”.
COMEÇA A AUDIÊNCIA PORTO SUL EM ITABUNA

A Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), de Itabuna, está lotada para a terceira audiência destinada ao licenciamento do Porto Sul, na região Sul da Bahia. Desde a segunda (28), já ocorreram encontros em Uruçuca e Itacaré. Até o dia 02 de junho haverá audiências nas cidades de Coaraci, Itajuípe e Barro Preto também ocorrerão encontros para discutir os estudos de impactos ambientais do projeto.
Autoridades, políticos, empresários, representantes da igreja, sociedade civil organizada e cidadãos de Itabuna e região acompanham o evento. Como norma, foi lido o regulamento do evento, apresentado vídeo sobre os estudos ambientais para o projeto e, depois de intervalo, segue a fase de perguntas e respostas dadas pelos técnicos responsáveis. Mariana Graciosa, coordenadora de licenciamento de portos, aeroportos e hidrovias do Ibama preside a mesa. Ao contrário do que ocorreu em Uruçuca e Itacaré, que teve a participação dos prefeitos Moacir Leite e Tonho de Anísio, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, não estará presente na AABB.
—
DT
Câmara Municipal de Ilhéus
Comissão de Transporte da Câmara de Vereadores de Ilhéus convoca secretários municipais
A Comissão de Transporte da Câmara de Vereadores de Ilhéus, realiza nesta quinta-feira, 31, a partir das 14:30, reunião com a presença de Paulo Moreira, secretário municipal de turismo e Clóvis Cunha, secretário municipal de transporte e trânsito para tratar dos acidentes envolvendo banhistas e automóveis ou motos nas praias de Ilhéus.
No dia 15 de maio, a senhora Dinalva Mendes participou da Sessão na Câmara e falou sobre um acidente ocorrido em uma praia ao norte de Ilhéus que por pouco não vitimou gravemente a sua neta. Com isso, a Comissão de Transporte e Trânsito na figura dos vereadores Alzimário Belmonte (PP), Jailson Nascimento (PMN) e Paulo Carqueija (PT) idealizou a reunião para junto com os órgãos competentes do Executivo definir um esquema de fiscalização nos principais pontos do litoral ilheense.
—
A assessoria de imprensa da CMI não informou o crédito para a foto.
68ª CIPM CONTINUA COMBATENDO O CRIME EM ILHÉUS
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
68ª CIPM CONTINUA COMBATENDO O CRIME EM ILHÉUS
Na data de 30/05/2012, por volta das 10h15min, policiais da 68ª CIPM, com o apoio de policiais da 70ª CIPM, realizaram uma Operação no Alto da Uberlândia – Malhado, que resultou na prisão de ALAN SANTOS OLIVEIRA, vulgo “Lala”, 27 anos, tendo sido alvejado e socorrido ao hospital regional, após ter efetuado disparos contra os policiais, UELLINTON DE JESUS SILVA, vulgo “fun”, 24 anos, que segundo populares, além de comandar o trafico de drogas na localidade, estava aterrorizando os moradores daquela localidade, impondo a “lei do silencio”. Na operação foi aprendida uma pequena quantidade de droga e um binóculo com Alan, com Uellinton um revolver calibre 38 marca Rossi com 04 cartuchos deflagrados e 02 intactos, tendo ainda um elemento desconhecido conseguido evadir após disparar tiros contra os PM´s, não sendo alcançado.
Bahia Pesca divulga amanhã resultado do concurso de fotografia
O resultado do concurso de fotografia “Bahia Pesca & Mar” será divulgado amanhã (31) às 18:00 horas durante coquetel na Praça Divaldo Franco, 2º piso, Shopping Iguatemi. O autor da melhor foto receberá prêmio no valor de R$ 3 mil, o segundo R$1,5 mil e o terceiro colocado R$ 500. Haverá também menções honrosas.
Inscreveram-se 44 pessoas de várias cidades do Brasil num total de 200 fotografias que contemplam o tema “Bahia: um olhar para a pesca e o mar”. Vinte fotos estarão expostas amanhã a partir das 09:00 horas no local do evento.
O júri, formado por profissionais da área, adotou para a classificação dos trabalhos os critérios da coerência entre o tema proposto no regulamento e o conteúdo do material, além da composição, textura, enquadramento, luz e contrastes. O concurso é promovido pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri.
—
Marival Guedes – Assessoria de Comunicação da Bahia Pesca
Uma pequena contribuição
O que está chegando aqui de plano de governo não é brincadeira. Previsível! já que estamos nas portas das eleições e aí qualquer coisa é motivo de release e “um pequeno favor”.
Nós vamos seguir na linha de sempre. E quando chegar o momento das “agendas” se elas não chegarem aqui mais parecendo um palanque ou dizendo tudo menos onde e quando o candidato vai estar aí a gente nem thum.
Caso algum candidato esteja com dificuldade ou já esgotado o seu estoque de promessas vai uma sugestão para o nosso transporte coletivo.
Prometo se ganhar a eleição fazer um metrô na cidade… Affffff
Pronto: Já adiantei um modelito para combinar com as coisas daqui da cidade …
Vá matar o diabo com tanto pedido de “me ajude e mostre essa minha idéia” …

Abs, boa sorte e fique com DEUS (Sempre!).
Rabat.
Mulher morre vítima de meningite C no Hospital Couto Maia, em Salvador
Jovem de 21 anos procurou posto com vômito e dor de cabeça.
Até 25 de maio, Sesab registrou 23 óbitos por todos os tipos da doença.
Uma mulher de 21 anos morreu na tarde de terça-feira (29) vítima de meningite C, o tipo mais grave da doença, no Hospital Couto Maia, em Salvador. A família da jovem aponta o posto de saúde de Cajazeiras VIII como responsável pela morte, já que a doença não teria sido diagnosticada.
“Ela passou mal e foi levada para o posto de Cajazeiras VIII, sendo medicada para evitar vômito. Ela sentia fortes dores de cabeça, tinha diarréia, mas acharam que eram sintomas de gravidez. Ela chegou a ser liberada, mas teve uma recaída e foi levada para o Hospital Couto Maia, onde identificaram a meningite e ela morreu”, conta Luís Carlos, primo da jovem.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirma a morte por meningite, mas sobre o atendimento prestado no posto de saúde, sob sua responsabilidade, informa que os dados do prontuário médico são restritos ao profissional de saúde e ao paciente.
O corpo da jovem permanece no Hospital Couto Maia na manhã desta quarta-feira (30) e deve ser enterrado às 14h, no Cemitério Quinta dos Lázaros.
Até o dia 25 de maio deste ano, a Sesab registrou 23 óbitos por todos os tipos da doença, sendo que no mesmo período de 2011 ocorreram 46 casos em todo o estado. Em Salvador, este é o 10º caso este ano.
No mês de fevereiro, a Sesab registrou a primeira morte do ano em decorrência da doença na Bahia. O rapaz de 28 anos era da cidade de Pombal, no interior do estado, e morava no bairro de Brotas, na capital baiana.
Do G1 BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/05/mulher-morre-vitima-de-meningite-c-no-hospital-couto-maia-em-salvador.html
Diabetes aumenta o risco de doenças oftalmológicas

Causada pela elevação do nível de glicose no sangue, a diabetes pode acarretar grandes impactos à saúde, influenciando no surgimento de problemas cardíacos, vasculares e também doenças oftalmológicas. Catarata, glaucoma e retinopatia diabética são algumas das doenças que podem comprometer a visão dos portadores de diabetes.
A retinopatia diabética causa lesões definitivas nas paredes dos vasos sanguíneos que nutrem a retina e o resultado, se não for tratada, pode ser a cegueira.
De acordo com o oftalmologista Ruy Cunha, do Day Horc, atualmente, mais de 60% dos pacientes detectados com diabetes também possuem a retinopatia diabética. O índice aumenta em diabéticos acima de 25 anos. Nestes casos, o número de portadores da retinopatia chega à 80%.
Prevenção e tratamento – Ruy Cunha explica que a retinopatia diabética é perigosa, pois dificilmente os sintomas são percebidos nas fases inicias da doença. Por não causar dor, é difícil de ser percebida. Manchas na visão que se movimentam, perda gradativa do foco e pontos escuros no eixo da visão são alguns sintomas. “O paciente só começa a perceber os sinais a partir de um estágio mais avançado”, adverte o especialista.
CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE ILHÉUS
Em virtude da presença dos representantes da UNESCO e do MINC na nossa cidade, a Presidência do CMC convoca Assembléia Extraordinária a ser realizada dia 31 de Maio de 2012 (quarta-Feira) às 17 horas na FUNDACI, com a seguinte pauta:
1- Reunião com os representantes da UNESCO e do MINC sobre os sistemas municipal e nacional de cultura;
2- Apresentação dos editais da FUNCEB-SECULT.
Atenciosamente,
André Rosa
Secretário-Geral do CMC
Faculdade promoveu capacitação para catadores de resíduos em Ilhéus
No último sábado, a Faculdade de Ilhéus reuniu os catadores de resíduos que estão organizados na pioneira Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) – para aplicação do primeiro dos quatro módulos de capacitação, que visam à qualificação dos cooperados para a estruturação e gestão da entidade. A Faculdade firmou parceria para apoiar a implantação desse projeto de coleta seletiva de lixo no município.
Nesse sentido, a instituição vai prestar assistência contábil e jurídica à Coolimpa, além de funcionar como ponto de recebimento de embalagens longa vida. “Apesar de estarem numa cooperativa, só vão compartilhar todos os bens a partir da finalização das obras do galpão de triagem do Aterro Sanitário.”, afirmou Cecília Maiane da Silva, interlocutora do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, que participou do encontro ao lado da diretora acadêmica da Faculdade, Sandra Milanesi, e da professora Maria Luiza Heine, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão.
A Faculdade de Ilhéus é um dos 18 pontos de coleta da embalagem longa vida na cidade, campanha que, ao atingir 32 toneladas, estará viabilizando o telhado do galpão de triagem pelo Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem, associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo, que é mantida por empresas privadas de diversos setores.
A assistente social Sueide Maine fez o acolhimento dos catadores, utilizando uma música escolhida por eles próprios, que interagiram com a dinâmica do brilho – que todos temos e que precisa ser mostrado através do nosso conhecimento, da nossa prática, para atrair nossa sociedade.
O coordenador do curso de Enfermagem, prof. Robson Vidal, fez palestra sobre cuidados que devem ser tomados com a saúde em função do risco ocupacional, pelo risco da coleta de resíduos. Ele falou sobre doenças transmitidas por ratos, baratas, moscas e mosquitos e da necessidade em lavar as mãos antes das refeições e após a ida ao banheiro. Junto à Secretaria de Saúde do Município, o Vidal prometeu vacinação contra hepatite, febre amarela e tétano aos catadores no Aterro Sanitário do Itariri, local que virou lixão e que agora passa a ser requalificado. As famílias que lá viviam foram inseridas no Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
Porto Sul / Audiência Pública / Itacaré
A apresentação do relatório de impacto ambiental e do projeto do Porto Sul marcam o início da audiência pública do Ibama. Após a apresentação, será aberto espaço para questionamentos, que devem envolver questões como os impactos ao meio-ambiente, turismo e atividade pesqueira.
O prefeito de Itacaré, Antonio de Anisio, é favorável ao empreendimento.
“Acredito que o Porto Sul vai gerar empregos e não trará prejuízos ao turismo”, disse.
—
DT
Ana Cristina Santiago: Aposentado, quanto custa pegar R$ 2 mil?
O INSS anunciou a redução dos juros para o empréstimo consignado, aquele que tem desconto no benefício. Assim, caiu de 2,34% para 2,14% ao mês o valor máximo de juros que os bancos podem cobrar de aposentados e pensionistas no empréstimo pessoal. No caso dos empréstimos consignados por meio de cartão de crédito os juros máximos passaram dos atuais 3,36% ao mês para 3,06%. Mas quanto essa redução vai impactar no bolso do aposentado? Uma simulação feita pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) no portal Infomoney revela que a economia pode passar de R$ 80. Confira:
EMPRÉSTIMO PESSOAL (CONSIGNADO)
Valor do empréstimo: R$ 2 mil
Número de parcelas 24
Valor total pago (antes da redução): R$ 2.702,64
Valor total pago (após a redução): R$ 2.616,96
Prestação antes: R$ 112,61
Prestação agora: R$ 109,04
Economia no total: R$ 85,68
Empréstimo não deve virar estresse
Os idosos devem ter cuidado com o superendividamento. As ofertas e as facilidades vendidas pelos bancos a aposentados e pensionistas são muitas. Hoje, é permitido comprometer até 30% da renda com empréstimos consignados, mas o ideal é que o aposentado não atinja esse limite. Outra dica é negar, dizer “não” mesmo, aos bancos que, além do financiamento, empurram seguros, títulos de capitalização e terminam por comprometer a sobrevivência dos idosos. Empréstimos são feitos para sanar problemas emergenciais ou para a compra de um bem essencial. Não devem virar motivo de doença, depressão ou preocupação.
Descredenciamento será avisado
A partir de sexta-feira, os planos de saúde com mais de 100 mil beneficiários terão que manter, na internet, os dados atualizados em tempo real, inclusive com mapas. A determinação é da Agência Nacional de Saúde. A medida é bem-vinda porque o segurado vinha sofrendo com dados desatualizados e difíceis de localizar. Agora, as empresas terão que manter as informações atualizadas, evitando os transtornos que o consumidor enfrenta por não ser informado do descredenciamento de profissionais e de redes de hospitais e laboratórios. Para as empresas com menos de 100 mil beneficiários, a exigência vale a partir de dezembro.
Dicas e pechinchas
* Esta dica é para os homens: o Bompreço promete vender peças de lingerie a partir de R$ 4. A promoção é por conta do Dia dos Namorados, em 12 de junho. É um presente barato e que toda mulhar gosta.
* Foi prorrogada até a próxima sexta-feira a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe. A vacina, que é oferecida de graça nos postos de saúde, é voltada para pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e povos indígenas.
—
CORREIO DA BAHIA
ANA CRISTINA SANTIAGO
http://www.correio24horas.com.br/colunistas/detalhes/artigo/ana-cristina-santiago-aposentado-quanto-custa-pegar-r-2-mil/
























































