:: ‘Notícias’
Encontros nos municípios mobilizam comunidade e destacam importância da implantação do Porto Sul
O Governo da Bahia está realizando durante esta semana reuniões preparatórias para audiências públicas para a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do Porto Sul e do projeto do empreendimento. As audiências acontecerão entre os dias 28 de maio e 2 de junho, em Itacaré, Uruçuca, Itabuna, Itajuipe, Coaraci e Barro Preto, municípios na área de abrangência no Porto Sul.
As reuniões estão acontecendo nas seis cidades onde serão realizadas as audiências e além de apresentar o projeto a lideranças políticas, empresarias e comunitárias, mobilizam a sociedade organizada para as audiências públicas. Em Itabuna, o encontro, ocorrido na tarde de terça-feira (8), reuniu cerca de 150 pessoas na Câmara de Vereadores.
Em outubro de 2011, a audiência pública no Centro de Convenções de Ilhéus reuniu cerca de 3.700 pessoas, sendo considerada pelo próprio Ibama uma das maiores audiências realizadas pelo órgão em todo o Brasil.
O coordenador de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Roque Peixoto, afirmou que “as reuniões nos municípios, além de esclarecer sobre o projeto, ampliam a mobilização para as audiências públicas”. “As reuniões tem sido bastante representativas, o que demonstra o interesse da comunidade no projeto e cria uma ótima expectativa para as audiências públicas”, ressalta Roque.
GERAÇÃO DE EMPREGOS E DESENVOLVIMENTO
Ministério Público vai apurar a prisão arbitrária do jornalista Ederivaldo Benedito por PMs de Itabuna
O Ministério Público Estadual vai apurar a agressão praticada por cinco policiais militares do 15º Batalhão contra Ederivaldo Benedito. Um Queixa Crime e uma Representação Criminal serão abertos contra os PMs Bernardo Dutra, Wallace dos Santos Tourinho, Clodoaldo Brasil da Silva, Kleber dos Santos Silva e o aspirante Edízio. Na tarde do dia 16 de outubro do ano passado, eles prenderam arbitrariamente o jornalista, no centro de Itabuna.
Na manhã desta terça-feira, dia 08, houve audiência do caso, no Juizado Especial Criminal de Itabuna, com a presença de Dr. Andirlei Nascimento, presidente da OAB de Itabuna, um dos advogados de Benedito. O jornalista Ramiro Aquino, presidente da ABI-Associação Bahiana de Imprensa, Regional Sul; o radialista Val Cabral; o blogueiro Ismael Serra; o missionário Mário Augusto Gomes, da Igreja Adventista de Itabuna, e o repórter-fotográfico Pedro Augusto, testemunha da vítima, também estiveram presentes.
Mais de sessenta entidades representativas – dentre elas, OAB-Itabuna, Diocese de Itabuna, ABI-Bahia, Federação Nacional dos Jornalistas-Fenaj, Sindicato dos Radialistas, Grupo de Ação Comunitária-GAC, Movimento Negro Unificado-MNU, CTB, CUT, sindicatos de trabalhadores, DCE da Uesc, e União das Associações de Moradores –estão acompanhando o caso. Os advogados de Benedito são Davi Pedreira, Iruman Contreiras, Wenceslau Júnior e Andirlei Nascimento.
Jailson Nascimento participou do São João nos Bairros no Teotônio Vilela
Além do Teotônio Vilela, Malhado (20 de maio), Hernani Sá (3 de junho) e Olivença (17 de junho) também receberão o Projeto “São João nos Bairros”. Jailson Nascimento esteve em contato com os moradores do Vilela e aprovou a iniciativa da TV Santa Cruz. “É uma idéia muito interessante e que ao ser colocada em prática visa o resgate das tradições juninas que ultimamente estavam esquecidas. Todos os envolvidos estão de parabéns”, disse o parlamentar.
Em contato com os moradores do Teotônio Vilela, Jailson Nascimento pode constatar algumas das carências vividas por eles e lembrou que as indicações em prol do bairro são feitas pelos vereadores e cabe ao Executivo coloca-las em prática. “A Câmara leva as indicações, sempre solicitando melhorias para os bairros, o Vilela é um dos mais populosos em Ilhéus, a prefeitura precisa olhar com mais carinho para essas pessoas”, finalizou o vereador.
Bahia Pesca desenvolve novo protótipo de barco de pesca artesanal
Os pescadores que trabalham no rio Almada e em todo o litoral norte do município de Ilhéus vem enfrentando um problema de difícil solução: a impossibilidade de atracar seus barcos em áreas assoreadas. Desta forma, estes profissionais precisam dedicar mais tempo para a manobra das embarcações, arriscando suas vidas, cargas e o próprio meio de transporte. Para resolver o problema, a Bahia Pesca está desenvolvendo um protótipo de embarcação que atenderá às necessidades das comunidades pesqueiras da região.
“Será uma janga (modelo de jangada feita em fibra de vidro, motorizada, com 6,5m de comprimento e 2,4m de largura) com capacidade para transportar quatro pescadores e dois mil metros de rede. Servirá também para auxiliar no trabalho das marisqueiras”, explica a subgerente de pesca da empresa, Eliana Ramos. As futuras embarcações serão produzidas pensando nas características hidrográficas e geológicas daquelas localidades. Elas poderão ser atracadas em virtualmente qualquer ponto na beira do rio ou nas praias. Os pescadores devem receber os novos barcos no próximo mês de julho.
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Newton solicita ao Governo do Estado a reforma das centrais de abastecimento
Prefeitura regulariza a coleta de lixo no Distrito Industrial
Makro e Atacadão vão continuar dentro de território ilheense
5ª edição da Ilhéus em Flor abre programação do aniversário da cidade
Postos de saúde emitem Cartão do SUS em Ilhéus
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO COMÉRCIO DIA DAS MÃES
DIA DAS MÃES
Com o objetivo de melhorar as vendas para o período do DIA DAS MÃES, na Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012, o Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus e o Sindicato dos Comerciários, acordaram o seguinte horário de funcionamento do comércio:
Dias 10 e 11/05/2012 (Quinta e sexta-feira) das 09:00 às 20:00 hs
Dia 12/05/2012 (Sábado) das 09:00 às 18:00 hs.
Boas vendas e um Feliz Dia das Mães!
PROGRAMAÇÃO DE MAIO DA CASA DOS ARTISTAS
A Casa dos Artistas, espaço cultural mais diversificado de Ilhéus, traz para o mês de maio música e o tradicional teatro.
Para dar início aos trabalhos, a Casa abre espaço para o músico Mateus Luna, com seu show “Um belo na terra do cacau”, que acontece no dia 18, a partir das 20h. Mateus é intérprete, compositor, arranjador e ex-aluno do Maestro Português Samuel Quinto. No repertório, todo ecletismo que abrange do popular ao clássico. O ingresso custa 10 reais, a meia por R$ 5.
Saindo da música e entrando no teatro, três peças ocuparão o palco da casa: Teodorico Majestade – As Últimas Horas de um Prefeito, Homens Ajudam homens? E o espetáculo O Auto Falante.
O destaque do mês é o retorno de Teodorico Majestade, que sobe ao palco nos dias 11 e 12 de maio, sempre a partir das 20h.
Quem quiser assistir à peça “Homens Ajudam Homens?” tem que aproveitar, já que será apresentação única, no dia 19, às 20h. Nos dias 25 e 26, a Casa abre as portas para o espetáculo “O Auto Falante”, com direção de Jorge Batista, a partir das 20h.
Para todos os dias e espetáculos, a entrada custa sempre 10 reais. Estudantes têm direito a meia.
A Galeria Hans Koella, do dia 22 de maio a 18 de junho, receberá a Videoinstalação “O Que Você Vê No Lixo?”, uma obra contemporânea da artista Potira Castro, que se apresenta na forma de instalação com recursos audiovisuais.
Além das atividades culturais, a Casa dos Artistas oferece também oficinas que estão com as inscrições abertas. Confira abaixo as aulas disponíveis.
Violão e Guitarra – Rock, MPB, Pop e Blues
Dia: Toda quinta
Horário: 14h às 18h Cel.: (73)99320946 E-mail: bobernardi@gmail.com
Professor – Bô Bernardi (SP)
Dança de Salão
Dias: Segunda e Quarta
Horário: 19h às 20h Professor: Aldenor Garcia
Harmonia e Improvisação
Dia: Toda Quarta
Horário: 17h ás 19h
Professor: Matheus Luna
Ballet para criança
Dias: segunda e quarta
Horário: 09h às 10h ou 10h às 11h
Professora: Rosana Nascimento
Abrigo São Vicente de Paulo de Ilhéus
O Abrigo São Vicente de Paulo de Ilhéus será agraciado hoje, (09/05/2012) com evento através da iniciativa do Restaurante Coronel Juca no Pontal , situado na Avenida Lomanto Júnior, 1136, a partir das 19:00 horas com o cardápio: comida japonesa e de boteco, som ao vivo, sorteios de brindes. Parte da arrecadação da noite será destinada para a instituição.
Venha participar desta parceria em prol do outro.
Não se esqueça que “O jovem de hoje é o idoso de amanhã”.
Agradecemos em nome de toda a diretoria ao empresário Yuri por este ato de solidariedade.
Marileide Souza
Presidente
Ilhéus / Situação dos moradores de rua foi debatida na Câmara
A Câmara Municipal de Ilhéus realizou na última semana, Sessão Especial onde debateu a situação dos moradores de rua da cidade. O requerimento partiu do vereador Alzimário Belmonte (PP), que em sua justificativa relatou que já trouxe para o Legislativo lutas como a da pedofilia e das drogas quando obteve apoio dos colegas e agora espera o mesmo.
Fizeram o uso da palavra, Antônio Eduardo Citron (Conselho Municipal de Assistência Social) e Claudia Macedo (Representante da Secretaria de Assistência Social). Citron sugeriu a criação de um albergue, onde os moradores de rua poderiam deixar seus pertences e cuidar da higiene pessoal. “Após a criação de um albergue, poderíamos encaminhar essas pessoas para uma capacitação nos serviços de apoio”, disse.
Já Cláudia Macedo, lembrou que já existe um projeto para criação de uma casa de apoio. “Fizemos um levantamento na cidade onde as pessoas ficavam e analisamos os motivos que levaram elas a morarem nas ruas. Após a análise, o projeto é de criar uma rede de serviços, para assim amparar essas pessoas com respaldo”, finalizou.
Na visão do vereador Alzimário Belmonte, o município tem que oferecer condições adequadas para que os moradores de rua possam se recuperar. “Não podemos ficar de braços cruzados, temos que juntos propor uma solução para esse problema. Executivo, Legislativo e as Secretárias de Saúde e Assistência Social precisam trabalhar juntas”, enfatizou o parlamentar.
—
ai/cmi
Prefeitura Municupal de Ilhéus
Escolas da rede municipal de Ilhéus recebem novos utensílios para cozinha
Contas de 2011 da Prefeitura estão à disposição da população
Senasp oferece novos cursos e Telecentro, em Ilhéus
“Viva Vôlei” promove palestra contra as drogas para crianças e adolescentes
Projeto Sim Família
E a gente pagando …
—
L d P




























































