WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

CNJ ouvirá tribunais sobre precatórios

O conselheiro Jefferson Kravchychyn, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), encaminhou, na última quinta-feira (26/4), aos dirigentes de Tribunais de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pedido de informações sobre as principais dificuldades que têm enfrentado na área de precatórios (dívidas do setor público reconhecidas pelo Poder Judiciário). O objetivo é coletar informações para a realização de um seminário para discussão do assunto e adoção de medidas de apoio aos Tribunais na administração dos precatórios.

A iniciativa é da Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ, integrada pelos conselheiros José Lúcio Munhoz, Jefferson Kravchychyn e Gilberto Valente Martins, em conjunto com a Corregedoria Nacional de Justiça. A transferência da responsabilidade pelo pagamento dos precatórios do Poder Executivo para o Judiciário, determinada pela Emenda Constitucional 62, trouxe muitas dificuldades para a Justiça, que ainda está se estruturando para cumprir a nova atribuição.

Preocupada com a situação, a corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, criou um programa para apoiar os tribunais a criar estrutura para administrar o pagamento dessas dívidas. O trabalho em andamento tem demonstrado que praticamente todos os tribunais enfrentam problemas nessa área, conforme constatou a equipe da Corregedoria, coordenada pela juíza Agamenilde Dantas.

Para Kravchychyn, falta conhecimento sobre os critérios estabelecidos pela Emenda Constitucional 62 e pela Resolução 115 do CNJ. Por isso, talvez haja necessidade de promover a capacitação de servidores e até de magistrados, em apoio aos tribunais, para que os tribunais prestem o serviço com a qualidade desejada à população.

Gilson Luiz Euzébio
Agência CNJ de Notícias

Novas audiências debaterão o projeto do Porto Sul

Ilustração - Porto Sul

O Governo da Bahia, após um entendimento com o Ibama, realiza entre 28 de maio e 2 de junho, seis novas audiência públicas para a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do Porto Sul, além de apresentar o projeto do empreendimento que, aliado à construção da Ferrovia Oeste-Leste, já em obras, dará um novo impulso ao desenvolvimento da região sul do estado, que há duas décadas sofre com uma grave crise provocada pela incidência da vassoura-de-bruxa na lavoura cacaueira.
As audiências públicas serão realizadas em Itacaré, Uruçuca, Itabuna, Itajuipe, Coaraci e Barroi Preto, municípios na área de abrangência no Porto Sul, Em outubro de 2011, a audiência pública no Centro de Convenções de Ilhéus reuniu cerca de 3.700 pessoas, sendo considerada pelo próprio Ibama uma das maiores audiências realizadas pelo órgão em todo o Brasil. A exemplo do que ocorreu em Ilhéus, antes das audiências nas seis cidades, serão realizados encontros com vários segmentos da comunidade, para a discussão do projeto e mobilização popular. Cópias do EIA Rima estão disponíveis em espaços públicos, como prefeituras, câmaras de vereadores, escolas e bibliotecas.
De acordo com Eracy Lafuente, coordenador de Acompanhamento de Políticas de Infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente Pereira, “a participação comunitária imprescindível à consolidação do projeto”. “Sem compromisso social um projeto como esse não se sustenta e esse compromisso está apoiado na relação de transparência com a população”, afirma Eracy, destacando que “o Porto Sul é uma obra considerada prioritária pelo governador Jaques Wagner”.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

O Porto Sul foi concebido dentro do Planejamento Estratégico do Estado da Bahia e será construído na região de Aritaguá, zona norte de Ilhéus, com um cais em mar aberto, situando-se futuramente em uma das pontas da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Essa infraestrutura de transportes possibilitará uma ligação entre o oeste baiano e a região Centro-Oeste brasileira, permitindo o escoamento de grãos, fertilizantes, clínquer, etanol, entre outros produtos.
A estimativa é de que o porto público terá uma movimentação anual de cargas em torno de 75 milhões de toneladas, sendo que a Bamin irá construir dentro dessa estrutura o seu Terminal de Uso Privativo, pelo qual serão escoadas 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
O porto terá um cais off shore, a 2,5 quilômetros da costa. Os investimentos para a realização da obra são de R$ 2,4 bilhões, com a geração de cerca de 2500 empregos diretos e indiretos na fase de construção e de 27 mil empregos diretos e indiretos quando estiver em operação.

Uso de ureia e sal mineral na alimentação de bovinos no período da seca

O uso da mistura sal mineral com ureia é uma forma barata e segura de manter o peso dos animais na seca, desde que servido nas proporções recomendadas. A informação é do zootecnista da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), Haroldo Pires de Queiroz. Ele explica que, durante a seca, o teor de proteína da pastagem diminui havendo necessidade de reposição para que os animais não percam peso. A recomendação de um suplemento mineral com ureia e enxofre é valida para fêmeas adultas em reprodução, bois gordos para abate e animais em recria.

Segundo o zootecnista, os animais que podem receber a mistura são aqueles que normalmente já consomem sal mineral. A ureia deve ser misturada ao sal mineral em quantidades crescentes, visando facilitar a adaptação da flora do rúmen. A finalidade de suplementar os animais com minerais e ureia é garantir a sobrevivência das bactérias do rúmen que digerem o capim fornecendo energia para o boi. “A quantidade de ureia no sal deve ser aumentada gradativamente até alcançar a proporção de um para um”, informa o técnico da Embrapa.

Queiroz lembra que é importante seguir as recomendações acima e que para os efeitos desejados é necessário não faltar pasto, mesmo que seco. “A mistura não deve ser oferecida para bezerros, animais fracos ou debilitados e nem para equinos”, alerta. Outra recomendação é não deixar acumular água nos cochos nem ultrapassar a quantidade de ureia, caso contrário há riscos de perdas de animais por intoxicação.

Segundo ele, a técnica de fornecimento de ureia é mais barata se comparada a outras como a de suplementação com silagem e fenação. Isso porque os custos com maquinários e suplementos encarecem a produção. No entanto, o produtor deve seguir as recomendações técnicas para que o programa dê certo.

Conheça os detalhes dessa tecnologia na entrevista do Prosa Rural desta semana com o zootecnista da Embrapa Gado de Corte, Haroldo Pires de Queiroz. O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.


Eliana Cezar Silveira (DRT 15.410/SP)
Embrapa Gado de Corte

Em Ilhéus, católicos aprofundam tema da Campanha da Fraternidade

Os ministros extraordinários da comunhão eucarística e da palavra da Diocese de Ilhéus aproveitam o feriado nacional do dia 1º de maio, este ano, e se reúnem para um aprofundamento sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012, “Fraternidade e saúde pública”. O encontro acontece na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Malhado, das 8 horas ao meio dia, e está aberto a demais interessados na reflexão.

Realizado pela coordenação do Zonal Centro-norte da Diocese, o aprofundamento tem como lema o versículo bíblico do livro doEclesiástico (Eclo. 38,8), “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Segundo o coordenador do evento, Clayton Santos de Oliveira, na abertura haverá palestra do médico Mario Augusto sobre “O que éo SUS – Sistema Único de Saúde”. Em seguida, o diretor do Hospital Geral de Ilhéus, Gustavo Cunha, falará sobre “O conceito de saúde e saúde pública.”

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yolando de Souza, abordará o tema “O direito à saúde no Brasil”. Após o coffee break, o seminaristaTiago refletirásobre “A vida cristã dos sofrimentos – “Jesus e os doentes”, e o também seminaristaRomenicsobre “A Igreja dos doentes”. O encerramento será feito pelo coordenador do Zonal, Clayton Santos de Oliveira, com uma reflexão sobre “Como obter a saúde espiritual.”

MÉDIUM JOSÉ MEDRADO REALIZA PINTURA MEDIÚNICA EM ILHÉUS

O médium José Medrado estará em Ilhéus no próximo sábado, 05 de maio. O evento é uma promoção da SELF – Sociedade Espírita Lar Feliz – e ocorrerá às 19h, no Auditório da Faculdade de Ilhéus. Essa ação visa proporcionar à comunidade regional a contemplação de um dos mais interessantes fenômenos espíritas, que é a psicopictografia – ou pintura mediúnica. O médium permite que diversos espíritos artistas pintem suas telas diante do público.


Medrado é um dos mais destacados conferencistas espíritas do Brasil, graduado em Letras e Filosofia, mestre em “Família na Sociedade Contemporânea” (UCSal), dotado de múltiplas faculdades mediúnicas. Visita diversos países para divulgar a Doutrina Espírita, realizar trabalhos de pintura mediúnica e workshops. É diretor de Projetos Especiais (Tribunal Regional do Trabalho) e professor da Escola de Magistratura Trabalhista, em Salvador. Também é membro da Academia Brasileira de Ciências Mentais e fundador da Cidade da Luz. Comanda programas de TV e de rádio em Salvador e Minas Gerais.

Antes de pintar publicamente, Medrado se submeteu à avaliação de críticos de arte, que identificaram nas suas telas traços de Renoir, Claude Monet, Berthe Morisot, Toulouse Lautrec, Van Gogh, Gauguin, Edouard Manet e Picasso. “Sabemos que quem nunca teve o treino da pintura jamais seria capaz de fazer uns poucos traços, esfregá-los e dali sair um quadro. Teria de ter muita experiência e prática para saber que efeito conseguiria, mudando as cores e o equilíbrio da composição. É quase impossível para uma mão pouco treinada! E no caso de Medrado, as figuras estão bem centradas e as proporções são sempre corretas.” (Matilde Mattos, crítica de arte e curadora, integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte e Associação Brasileira de Críticos de Arte, Jornal da Bahia, 05/05/90).

A renda obtida com esse evento será destinada às obras assistenciais da Cidade da Luz e da SELF, uma vez que esse tipo de atividade tem como propósito básico a filantropia. Os ingressos custam R$10,00. Após a pintura, haverá leilão dos quadros. Contatos: larfeliz01@yahoo.com.br, 8821-9574 ou 9191-3517. Sobre José Medrado, pintura mediúnica e as atividades da Cidade da Luz: http://www.cidadedaluz.com.br.

CONVITE

Ibama encaminha ao Município EIA/Rima de perfuração marítima

A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhéus recebeu correspondência e arquivos digitais enviados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) de perfuração marítima da Bacia do Jequitinhonha.

Segundo o Ibama, a análise ambiental do EIA/Rima será necessária para subsidiar a decisão quando à concessão da licença ambiental aplicável à atividade. No sentido de atender aos procedimentos legais, os relatórios estarão disponíveis na Chefia de Gabinete do Prefeito, no Palácio Paranaguá, em arquivo digital, para a apreciação dos interessados.

Após as análises dos documentos, as manifestações podem ser encaminhadas, por escrito ou de forma oral, ao Ibama, no dia da realização da Audiência Pública (19 de maio de 2012, às 10 horas, no Hotel Praia do Sol), ou até 15 dias após ao evento, somente por escrito. O processo de licenciamento foi requerido pela empresa Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), responsável pela área de prospecção.

ARQUITETO SIMON VELEZ

Rabat,

Encaminho convite formulado pelo amigo Claudio Maia, sócio da CMAR Construções Alternativas, para encontro com o arquiteto colombiano, SIMON VELEZ, um dos mais conceituados arquitetos do mundo em construções com bambu.

Assista a um video neste link, para melhor conhecê-lo – http://www.youtube.com/watch?v=zSyJZgKc4kY

Abs,
Juventino Ribeiro

Jabes afirma que conversa com partidos locais e decide mais por Salvador

Pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo Partido Progressista (PP), o advogado Jabes Ribeiro admitiu nesta segunda-feira (30) que, apesar de conversar com todas as lideranças partidárias do município, a instância de decisão sobre as alianças que fará este ano acontecerá “por cima”. Jabes disse que não está preocupado “em correr” para fechar o grupo político que lhe apoiará, negou que estivesse conversando com o pré-candidato do PCdoB, Israel Nunes, mas afirmou que conversa com a direção estadual do partido dele e “as coisas estão evoluindo bem”.

“Converso com todos. Mas converso mais em Salvador. Só não converso com o governo municipal”, resumiu Jabes. “O PT decidiu seu caminho e temos que respeitar”, completou. Diminuindo, pelo menos publicamente, a importância, neste momento, de se construir um arco de alianças, Jabes disse que, agora, está preocupado em percorrer a cidade e ver de perto tudo o que está acontecendo. Ele foi o entrevistado de hoje do radialista Vila Nova, na Conquista FM.


Jornal Bahia Online

RESTAURANTE CORONEL JUCA NO PONTAL COLABORA COM O ABRIGO

O Abrigo São Vicente de Paulo de Ilhéus será agraciado com evento através da iniciativa do Restaurante Coronel Juca no Pontal , situado na Avenida Lomanto Júnior, 1136 no dia 09/05/2012, a partir das 19:00 horas com o cardápio: comida japonesa e de boteco, som ao vivo, sorteios de brindes. Parte da arrecadação da noite será destinada para a instituição.
Venha participar desta parceria em prol do outro.

Não se esqueça que “O jovem de hoje é o idoso de amanhã”.

Agradecemos em nome de toda a diretoria ao empresário Yuri por este ato de solidariedade.

Marileide Souza
Presidente

PT define o nome de Carmelita como candidata a prefeita de Ilhéus

Numa demonstração de união, o Diretório Municipal de Partido dos Trabalhadores definiu o nome da Professora Carmelita como pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT. A escolha aconteceu durante o Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores, realizado na manhã deste domingo (29), no plenário da Câmara de Vereadores, contando com a presença de cerca de 200 delegados, escolhidos através de eleições diretas, e centenas de filiados do PT.

.


Em seu discurso a pré-candidata Professora Carmelita adiantou que o PT tem um projeto consolidado de administrar a cidade e vai oferecer aos ilheenses as propostas e soluções para os problemas de Ilhéus. “O PT está mudando o Brasil, está transformando a Bahia e terá agora a oportunidade de mudar Ilhéus”, disse a pré-candidata. Professora Carmelita adiantou ainda que o projeto do PT é para garantir o desenvolvimento econômico e social para toda a cidade, mas sem esquecer a importância do homem do campo. “Nosso projeto garantirá políticas públicas para as crianças, jovens, idosos, mulheres e para todas as minorias da nossa cidade. Governaremos Ilhéus com projetos, com responsabilidade, com sensibilidade e com amor”, assegurou.

:: LEIA MAIS »

POETA GRAPIÚNA LANÇA LIVRO NO RIO GRANDE DO NORTE

Acesse em:
www.cinzasdiamantes.blogspot.com

Antonio Nahud Júnior (by Morvan)

O jornalista, prosador e poeta baiano Antonio Nahud Júnior desta vez brinda o leitor com o livro de contos PEQUENAS HISTÓRIAS DO DELÍRIO PECULIAR HUMANO (Editora Nação Potiguar, 154 págs. ) a ser lançado em 17 de maio, às 19h, no Nalva Melo Salão Café, na Ribeira (Natal, Rio Grande do Norte), entre performances artísticas de Cláudia Magalhães e Henrique Fontes, ao som de jazz e com uma exposição fotográfica inspirada na obra do pintor Francis Bacon. Pequenas histórias, por certo, apenas no nome. Nelas está toda a experiência que o escritor conquistou em suas andanças pelo Brasil e pela Europa – lugares que lhe possibilitaram realizar tanto seu ofício de formação quanto os de vocação. Com prefácio de Jorge de Souza Araújo, poeta e professor de Literatura Brasileira e Literatura Comparada na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e apresentação de Ruy do Carmo Póvoas, escritor e ex-professor titular de Língua Portuguesa da Universidade de Santa Cruz (UESC), e Danielle Carvalho Crepaldi, doutorada em Teoria Literária pela UNICAMP, a obra reúne sessenta e quatro curtas histórias escritas nos últimos 10 anos e publicadas em revistas, jornais, sites e blogues. Nem por isso, contudo, são menos significativas no conjunto de sua obra. Nelas, o leitor encontrará a sagacidade, a argúcia, o fascínio, a emoção autêntica, a fábula e a luminosidade que caracterizam o estilo “lúcido alucinado” de Nahud, com personagens sempre prontos a correrem riscos irracionais em busca da crença romântica da plena realização das possibilidades de suas vidas enfadonhas – seja em Portugal, Espanha, Marrocos ou Brasil.
:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia