WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Ensaios abertos de “Capitães do Morro” movimentam praças de Ilhéus

Pawlo Cidade dirigindo a cena de Capitães do Morro. Foto: Tacila Mendes

Ontem foi iniciada mais uma ação da produção da peça “Capitães do Morro”. Dessa vez, o diretor e dramaturgo Pawlo Cidade levou o elenco de 14 atores para a praça Pedro Mattos (do Teatro) e ensaiou as cenas a céu aberto. Hoje é a vez da praça da Urbis e, amanhã, da praça  Castro Alves, sempre às 20 horas.

A estréia desse drama urbano, que conta a história de Binho, morador da Comunidade do Morro, será dia 15 de junho, no Teatro Municipal de Ilhéus. Com uma temática que leva à reflexão sobre drogas, juventude e suas escolhas, a peça ainda terá três finais, e o público poderá assisti-la três vezes, surpreendendo-se sempre. Depois das apresentações para o público em geral, a produção do espetáculo promoverá quatro dias para o Projeto Escola no Teatro.

Nesta, que é a 30ª montagem do diretor Pawlo Cidade, os atores que dividem o palco são: Germano Lopes, Andréa Bandeira, Ruy Penalva, Val Kakau, Roma Góis, Maurício Lima, Beto Santana, Ricardo Rodrigues, Rafael Kau, Hilton Divino, Jorge Hatus, Léia Raquel, Laiane Vitória e Paula Cristina.

O espetáculo foi selecionado na demanda espontânea do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia. Tem como parceiros O Grupo Teatro Total, a Comunidade Tia Marita, a Imapel, Fundação Cultural de Ilhéus e Sindicato dos Bancários de Ilhéus. Para acompanhar a trajetória de produção da peça, acesse: www.capitaesdomorro.blogspot.com ou pelo Facebook: www.facebook.com/CapitaesDoMorro.

 

Tacila Mendes

Comunicóloga – DRT 6795

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Newton Lima diz a jornal que Complexo Intermodal é vetor de desenvolvimento
Ilhéus participa do Salão Internacional do Turismo
Em Ilhéus, “São João nos Bairros” será realizado no próximo domingo no Malhado
Ilhéus comemora Dia da Luta Antimanicomial

:: LEIA MAIS »

Câmara tomará medidas visando coibir o tráfego de veículos nas praias

A Câmara Municipal de Ilhéus debateu na sessão desta terça-feira, 15, a situação dos acidentes que estão ocorrendo nas praias da cidade. Veículos como: motos, bicicletas, triciclos, automóveis de passeios, estão transitando sem nenhuma fiscalização e ocasionando diversas ocorrências no litoral. O vereador Jailson Nascimento (PMN) foi o autor do requerimento para que a temática fosse discutida no plenário do Legislativo.
Estiveram presentes para o debate, o Comandante Argolo, representando a Marinha; Almerindo Martins, chefe dos Salva-Vidas de Ilhéus e a senhora Dinalva Mendes, que foi responsável pelo relato de um acidente que envolveu sua neta e uma moto que trafegava indevidamente por uma praia do norte da cidade. A criança foi atropelada no último dia 22 de abril e teve uma série de consequências como: afundamento do crânio, perda de dentes e escoriações em várias partes do corpo. “Minha neta chegou a ficar alguns dias na Semi-UTI, tamanha foi a gravidade do acidente”, lembrou Dinalva.
O Comandante Argolo lembrou que os estados e municípios devem fiscalizar suas orlas, a marinha pode atuar apenas dentro dos mares e rios. “Temos 45 municípios no litoral e colaboramos com todos dentro do Projeto Orla, mas também aguardamos que as prefeituras implantem seus planos de gerenciamentos costeiros, avaliando os critérios de tráfegos de veículos e embarcações”, disse.
Já Almerindo Martins ressaltou que os Salva-Vidas não tem poder de policia. “Temos informado os acontecimentos, tem área que não alcançamos e no norte por ser mais difícil não temos como fazer muito coisa. Não sei por que as praias daqui são utilizadas para passeios de animais e veículos, a medida urgente seria uma ação conjunta proibindo o trafego de veículos nas praias. O que pode ser feito é ligar para o 190, não temos competência para apreender veículos e sim para socorrer banhistas”, lembrou.
O vereador Jailson Nascimento lamentou a falta de um representante da secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito. “Vamos sentar para traçar um plano que coíba o trafego de veículos nas praias ilheenses, a situação merece certa urgência nas medidas. Deixo também registrado o descaso que o Executivo tem com as situações da cidade, um tema importante como esse não teve um representante sequer da Segurança, Transporte e Trânsito”, finalizou.


A Assessoria de Imprensa da CMI não informou o crédito para a foto.

PT e PPS discutem planos de governo da pré-candidatura da Professora Carmelita

Cada vez mais afinados e com a proposta de eleger uma prefeita com uma gestão que contemple as mais diversas áreas, bairros, distritos, vilas e povoados da cidade, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Popular Socialista (PPS) se reuniram para elaborar um plano de governo e discutir as estratégias de campanha da pré-candidata da prefeita Professora Carmelita. No encontro foram traçadas agendas de reuniões e destacada a importância da participação popular na futura administração municipal, onde cada grupo, cidadão, comunidade, associação e clube de serviço possa propor, opinar e contribuir com a gestão municipal.

Participaram do encontro o presidente do PPS, Flori Nonato, a presidenta do PT, Marilene Lapa, além dos vereadores Paulo Carqueija (PT), Reinaldo Oliveira (PPS) e a vereadora e pré-candidata, Professora Carmelita. Também contribuíram com as discussões os secretários municipais Ednei Mendonça (Governo e Ações Estratégicas), Ari Santos (Assistência Social) e Ronaldo Lavigne (Saúde), o médico e ex-deputado federal Roland Lavigne e dirigentes e militantes dos dois partidos políticos.

Durante o encontro o ex-deputado federal Roland Lavigne falou da aliança política firmada entre PT e PPS, garantindo que mais partidos políticos farão parte do arco de alianças visando eleger Professora Carmelita como a futura prefeita de Ilhéus. Ele destacou também que a pré-candidata tem todo o perfil de que o povo de Ilhéus quer como seu governante. O presidente do PPS, Flory Nonato, também realçou a seriedade e a responsabilidade da pré-candidata Professora Carmelita e assegurou que a história de luta, de trabalho e de defesa dos trabalhadores dá a certeza de que ela fará uma gestão responsável à frente da Prefeitura de Ilhéus.

A presidente da PT, Marilene Lapa, explicou que o partido vem buscando ampliar as discussões com os mais diversos partidos da base aliada dos governos Estadual e Federal e adiantou que a cada dia novas lideranças políticas vêm anunciando apoio à pré-candidatura da Professora Carmelita. Somente na união do PT e PPS já somam seis vereadores na Câmara Municipal, sem contar com outros parlamentares que já anunciaram o apoio à candidatura do PT. Professora Carmelita fez questão de destacar o crescimento da pré-campanha com as novas adesões. “Prova disso é a receptividade, o afeto e as demonstrações espontânea de apoio que estamos recebendo a cada dia. Isso nos motiva a continuar nesse desafio para fazer um governo que o povo de Ilhéus quer e precisa”, finalizou.

TURISTA FOI ASSASSINADA POR ENGANO EM ILHÉUS. ALVO ERA A DONA DO HOTEL

TURISTA FOI ASSASSINADA POR ENGANO EM ILHÉUS. ALVO ERA A DONA DO HOTEL

15/mai/2012 . 13:55 | Autor: Seu Pimenta
Ricardo, Jessé e Andrea: alvo era a dona do Village Back Door.

Investigações da polícia civil em Ilhéus apontaram os responsáveis pelo assassinato da turista paulista Maria Cecília de Abreu, 57 anos, em 26 de abril deste ano. Ela foi executada em um dos chalés do Village Back Door Hotel, na zona sul do município (relembre aqui). Maria Cecília foi confundida com a dona da pousada, a empresária Rossana Colleoni, 58, alvo dos três bandidos e dos autores intelectuais do crime.

De acordo com a polícia, os bandidos foram contratados pelo ex-marido e pelo ex-sócio de Rossana, os também italianos Andrea Peruzzi, 39, e Ricardo Campanella, 52. A morte estaria ligada à disputa pelo hotel. Ainda segundo a polícia civil, a turista morreu porque tinha as mesmas características da dona do empreendimento, o que confundiu os bandidos.

Quem entregou Andrea e Ricardo foi o pedreiro desempregado Jessé Oliveira dos Santos, 23, preso na quinta da semana passada, 10, no bairro São Miguel, em Ilhéus. Jessé assumiu a autoria dos três tiros fatais contra a turista paulista.

Além de Jessé, participaram do crime Antônio César Souza Linhares e um homem de prenome Elias. Os dois estão foragidos. O pedreiro confessou ser usuário de drogas e recebeu R$ 800,00 pelo crime. Antônio César, o foragido, recebeu R$ 10 mil para executar a dona do hotel.

CARRO ALUGADO PELO EX-MARIDO

As investigações da polícia e as imagens de circuito interno do hotel identificaram o VW Gol usado pelos bandidos no dia do crime. O carro foi alugado pelo ex-esposo da dona do hotel, Andrea Peruzzi, um dia antes do crime.

Os bandidos perguntaram aos funcionários do Back Door onde ficava a dona da pousada. Jessé e Antônio arrombaram a porta do apartamento onde estavam Maria Cecília e uma amiga, também paulista.

Para tentar despistar, Jessé anunciou assalto e deflagrou os três tiros mortais contra Maria Cecília, confundida com a dona do hotel. Elias, o terceiro criminoso, ficou na recepção para dar suporte aos dois bandidos.

Eles roubaram a bolsa da amiga da turista morta, mas saíram do hotel sem levar mais nada, dando pistas do que seria a motivação do crime. Jessé, Andrea e Ricardo estão presos em Ilhéus.

Espetáculo FALA SÉRIO

Começam no dia 17 de maio as apresentações do Fala Sério, espetáculo do NEPSI (Núcleo de Educação e Promoção da Saúde de Ilhéus). O espetáculo retrata um conto de fadas, que aborda temas sobre DST/AIDS, e de como uma má escolha na vida, pode gerar graves problemas no futuro. Com personagens históricos da literatura universal, a montagem reconta a historia da Bela Adormecida de maneira cômica e agradável.

Clique para AMPLIAR.


Elenco: Cris Ramos, Heverton Guedes, Ingrid Argolo, Juliana Paixão, Lucas Martins, Saiara Palma e Victor Matheus. Direção: Márcia Mascarenhas.

O espetáculo está disponível para escolas e eventos. Contato: (73)8808-4197 Email: nepsi2008@hotmail.com

Márcia Mascarenhas
(73) 8808-4197
www.purifikarte.blogspot.com
@mahjahjah

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura instala dezenas de cestos de lixo no centro e em vários bairros
Guarda Municipal faz balanço positivo do 1º mês do Projeto Ronda Escolar
Creas realiza ação contra exploração sexual
Bairro Hernani Sá receberá feira de adoção de animais neste domingo
Academia de Letras promove palestras sobre Jorge Amado

:: LEIA MAIS »

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA – CMC

Em virtude dos encaminhamentos visando a implementação do Plano Municipal de Cultura, junto à Prefeitura e à Câmara de Vereadores, assimcomo das ações junto ao Ministério Público e o envolvimento de vários conselheiros, direta ou indiretamente, no projeto Maio Mês da Dança, não foi possível a convocação da Assembléia do CMC, na data prevista. Diante deste fato, a Presidência do Conselho convoca uma Assembléia Ordinária a ser realizada no dia 22 de maio de 2012 (próxima terça-feira), na FUNDACI, com primeira chamada às 16 horas e trinta minutos, com a seguinte pauta:

1- Informes;

2-Edital Projeto Cultural 100 Anos de Jorge Amado – FUNDACI (5 Projetos de R$ 5.000,00 cada);
3-Revisão do Cronograma de Reuniões do CMC;
4-Verbas de Fundos Culturais Estaduais e Federais Captados Pelo Município;
5-Espaço Provisório – Sala do CMC;
6-Avaliação do Primeiro Ano de Gestão do CMC;
7-O Que Ocorrer.

Lembramos que a sua presença é fundamental. De tal forma, solicitamos aos conselheiros impedidos de participarem da Assembléia que solicitem a presença dos seus suplentes e/ou representantes das suas câmaras setoriais.

Atenciosamente,
André Rosa – Secretário-Geral

Rúbia Carvalho anuncia apoio a Professora Carmelita

(E) Rúbia Carvalho, Professora Carmelita e Marilene Lapa

Pré candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores, professora Carmelita recebeu no final da manhã desta terça-feira (15) uma importante adesão. A advogada Rúbia Carvalho declarou apoio à líder sindical e educadora e disse que vai trabalhar incansavelmente para que Carmelita atinja o seu objetivo de chegar ao comando do Palácio Paranaguá. Importante liderança política do sul da Bahia, Rúbia Carvalho já ocupou importantes cargos na Prefeitura de Ilhéus e no Governo da Bahia. Em 94, na condição de candidata a deputada estadual, obteve na cidade quase 8 mil votos. Quatro anos depois, em 98, já como candidata a deputada federal, obteve 27 mil votos no estado, 15 mil deles em Ilhéus.
“É a oportunidade que a cidade tem em escolher uma candidata com uma proposta compromissada com os anseios populares”, elogiou Rúbia para, em seguida, resumir o que espera da futura prefeita de Ilhéus. “Conheço Carmelita e sei que ela se diferencia dos demais pré-candidatos que aí estão, por ser uma mulher que não promete, mas se compromete com as causas da população”, afirmou. Durante um encontro que contou com a presença da presidente do diretório municipal do PT, Marilene Lapa, Rúbia e Carmelita oficializaram a união.
“Enquanto já aparecem candidatos obedecendo aos interesses de Salvador e formalizando união nociva aos interesses de Ilhéus, me orgulho de estar trazendo para a minha campanha, pessoas que defendem as causas da cidade e os interesses dos ilheenses”, alfinetou Carmelita. Ex-secretária municipal de Assistência Social; de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; e de Planejamento e Controle Orçamentário, Rúbia Carvalho também já atuou como diretora de fomento da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia e, mais recentemente, como responsável pelo Programa de Inclusão Digital do Estado, onde recebeu inúmeros elogios pelos resultados apresentados.
Nesta função, Rúbia Carvalho conseguiu ampliar de 300 para mil, o número de Centros Digitais de Cidadania, que atendiam a apenas 117 municípios e passaram a atender a todos os 417 municípios da Bahia. Ilhéus foi uma das cidades beneficiadas. Passou de três para 10 Centros Digitais, atendendo à população carente do município em espaços de associações, sindicatos, igrejas e templos evangélicos. ‘Minha proposta desta união não é de apenas juntas ganharmos a eleição. Mas apresentarmos à sociedade ilheense uma forma eficiente de governar”, disse Professora Carmelita.

DINHO GÁS FEZ A FESTA DAS MÃES NO BAIRRO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA

Centenas de mães marcaram presença na praça principal do bairro.
Em mais um ano o vereador Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), fez valer a tradição e apoiou integralmente a realização da festa das mães no Bairro Nossa Senhora da Vitória, que aconteceu neste sábado 12, véspera do dia oficial.
A organização do evento mobilizou todo o grupo Dinho Gás, aproximadamente 100 prêmios foram distribuídos durante o sorteio. As mães levaram para casa desde utensílios domésticos até cama Box e tanquinho de lavar roupas. As crianças que também fizeram a alegria da festa ao final participaram de um festival de cachorro quente.
Durante sua visita a vereadora Carmelita destacou a importância do evento e deixou palavras de incentivo para que o vereador Dinho continue trilhando o seu caminho.
Quem também marcou presença foi a deputada estadual Ângela Souza, que por sua vez participou da festa distribuindo brindes e reafirmou o compromisso de apoiar as reivindicações e o mandato do vereador Dinhos Gás que é seu colega no PSD.
Membros das igrejas da comunidade também participaram do evento o que deixou o vereador Dinho Gás bastante emocionado. Segundo o vereador essas ações acontecem desde antes de ele ser vereador e vão continuar. “Só peço a Deus pra me dar forças pra continuar fazendo as coisas que sempre fiz. Sou fundador do bairro, moro aqui a 25 anos e sempre participei dos eventos independente de política”, finaliza Dinho.

68ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR FURTO NO CENTRO DA CIDQDE

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL

68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

 68ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR FURTO NO CENTRO DA CIDQDE

 Na data de 14/05/2012, por volta das 16h00min, policiais da 68ª CIPM, realizaram diligência na Praça Rui Barbosa – Centro que resultou na prisão de MARCOS VINICIUS NASCIMENTO SOUZA, 19 anos, tendo sido encontrado em seu poder 02 (dois) perfumes, 01 (um) creme hidratante, produto de furto após arrombar um veiculo estacionado próximo a Igreja São Jorge; Que ainda foi encontrado em seu poder 07 trouxas de maconha; Que o mesmo foi conduzido e apresentado junto a 7ª COORPIN onde foram adotadas as medidas legais.

 

Marcus Vinicius Nascimento de Souza (Flanelinha - São Jorge)

PCdoB e PP CAMINHARÃO JUNTOS EM 2012 EM ILHÉUS

O PARTIDO COMUNISTA do BRASIL de Ilhéus – PCdoB – e o PARTIDO PROGRESSISTA – PP – decidiram, no último sábado (12 de maio de 2012), que caminharão juntos nas eleições majoritárias de 2012 na cidade de Ilhéus.

Visando uma aliança programática de futuro, com vistas a recolocar os destinos do Município nos eixos, tendo em vista os diversos investimentos públicos e privados que estão por serem implantados em Ilhéus e região, esses dois partidos estabeleceram um diálogo franco a respeito de quais são os meios mais adequados para alavancar o desenvolvimento econômico da cidade, sem perder de vista o equilíbrio ambiental e a justiça social.

Tendo como pauta mínima a ser seguida a ampliação da Participação Popular, o Planejamento Estratégico, a Ética e a Transparência na Administração Púbica Municipal, o Partido Comunista do Brasil de Ilhéus (PCdoB) e o Partido Progressista de Ilhéus (PP) que fazem parte do Governo da Presidenta Dilma e do Governo Wagner firmaram um acordo de marchar juntos nas eleições majoritárias de 2012, visando oferecer aos ilheenses uma alternativa político-administrativa capaz de promover o desenvolvimento econômico e social.

O PCdoB e o PP têm a convicção de que a união de todos os grupos políticos da base aliada em torno de um projeto comum que leve em conta o interesse público é da maior importância para o nosso Município, razão pela qual envidarão esforços no sentido de atrair outros partidos políticos interessados em integrar os seus projetos de cidade em um amplo grupamento.

Ilhéus/BA, 12 de maio de 2012.

 

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL – PCdoB                                      PARTIDO PROGRESSISTA – PP





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia