WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Salon du Chocolat é tema de reunião no Sul da Bahia

Cerca de 30 produtores do Sul da Bahia participaram da reunião que aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Ilhéus, na última segunda-feira (07), que teve como objetivo apresentar e esclarecer a organização do Salão Internacional do Chocolate que será realizado pela primeira vez em um país produtor de cacau.


Diego Badaró, organizador do evento no Brasil, esteve presente e conversou com os produtores de cacau, afim de que todos pudessem ter conhecimento da estrutura que está sendo montada em Salvador – cidade que sediará o Salão -, para garantir o sucesso do evento.

De acordo com Badaró, a realização do Salon no estado baiano será um marco e trará excelentes oportunidades de negócios aos produtores de cacau. “O salão traz uma infinidade de oportunidades para o produtor regional, que poderá fazer bons negócios internacionais”.

Na oportunidade, a programação e estrutura do evento também foram apresentadas aos cacauicultores que este ano, entre as novidades, o Salão realizará um Leilão de Cacau com as amêndoas selecionadas pela Ceplac.

O Secretário Executivo da Câmara Setorial do Cacau da Bahia, Isidoro Gesteira, destacou que a realização do Salão Internacional do Chocolate é mais uma oportunidade de agregar valor ao cacau e mostrar a capacidade de produção da Bahia: “A realização do Salão na Bahia vai trazer todos os chocolateiros ao nosso estado, e eles vão poder conhecer a nossa estrutura e ver que esta estrutura é excelente”, concluiu.

Salon du Chocolat

O Salon du Chocolat é o maior evento mundial dedicado ao chocolate, já tendo sido realizado em grandes cidades, como Paris, Nova Iorque, Tokyo (e outras seis cidades no Japão). Moscou, Shangai, Madrid, Cairo, Bolonga, Marseille, Lille, Lyon e Bordeaux.

O Salon du Chocolat é o primeiro evento da arte culinária Francesa e Européia voltado para os fabricantes de chocolate, chefs patissiers e chocolatiers. A marca é referência internacional em chocolate.

A 1ª edição do Salon du Chocolat Bahia, homenageará Jorge Amado e será realizado entre os dias 4 a 8 de Julho de 2012, na cidade de Salvador, capital baiana e será dividido em três partes: Visitas a plantações de cacau, Fórum do Cacau e Chocolate e o Salon du Chocolat.
A realização do Salão no estado será o maior evento ligado ao cacau e chocolate da América Latina. Fonte: Mercado do Cacau

São Paulo (SP): Doméstica sem o FGTS terá seguro-desemprego

Atualmente, apenas 6% dos 7,2 milhões dos empregados domésticos estão com o FGTS em dia e têm a cobertura do seguro-desemprego.

A CAS (Comissão de Assuntos Sociais do Senado) deve aprovar amanhã o relatório da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para o projeto de lei da senadora Ana Rita (PT-ES) sobre o seguro-desemprego das domésticas sem o FGTS.

A senadora Lídice incluiu no projeto que será necessária a comprovação de, no mínimo, 15 contribuições ao INSS nos dois últimos anos anteriores à demissão.

“O projeto foi muito bem recebido na comissão, mas faltava uma regra de carência, justamente por conta da alta rotatividade do setor”, disse.

Para os trabalhadores com FGTS, é preciso comprovar o vínculo com alguma empresa por, no mínimo, seis meses nos últimos três anos antes da demissão e, pelo menos, dois salários consecutivos nos seis meses anteriores à dispensa.

Inclusão/Para a autora do projeto,  senadora Ana Rita, a inscrição no FGTS não pode ser o único critério para a concessão do seguro-desemprego.

O setor soma cerca de 7,2 milhões de trabalhadores domésticos. Apenas dois milhões têm contrato formalizado, portanto são contribuintes do INSS, mas apenas 6% , cerca de 432 mil,  são inscritos no FGTS.

“É necessário ampliar a proteção do seguro-desemprego. A ideia é deixar de exigir a inscrição no FGTS e estender o direito a todos os trabalhadores com contrato regular”, disse.

A inscrição do empregado doméstico no FGTS existe desde 2002, porém, é opcional.

Segundo a senadora, as três parcelas do seguro seriam pagas pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Se a doméstica tiver o FGTS, o número de parcelas sobe para  seis.

INFORME: FORÇA SINDICAL NACIONAL

Empresa Júnior da FMT lança jornal mensal

Clique para AMPLIAR.

A Consultoria Júnior da Faculdade Madre Thaís, de Ilhéus, lançou nesta segunda-feira (07) a primeira edição do jornal “O Mensalão”. A proposta é promover a relação entre os estudantes da instituição e incentivar a leitura no ambiente acadêmico. O boletim, com distribuição gratuita e publicação mensal, une bom gosto a um conteúdo jornalístico, com entrevistas, artigos, dicas de leitura e entretenimento. “O nosso objetivo é o de ser agente modificador na FMT, de levar conhecimento ao estudante e oportunizar o reconhecimento àqueles que trabalham para fazer a diferença”, destaca Wendell Matos, coordenador da FMT Consultoria Júnior. “A originalidade é o que resume o jornal”, completa.

Nesta primeira edição, “O Mensalão” traz um texto do professor Sérgio Fred, que enfatiza uma das ferramentas essenciais ao administrador do futuro: o alcance das redes sociais na administração. Já o professor Marcos Antônio, escreve sobre “Humanidade, ação humana e ética”. A edição traz como “Dica de Leitura’ o livro “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge. E o entrevistado do mês é o coordenador do curso de Administração da FMT, professor Hélio Denni Filho, que fala da evolução da Empresa Júnior na instituição.

A EJ é uma empresa de consultoria que presta serviços de qualidade, de forma socialmente responsável e sem fins lucrativos, através de desenvolvimento de projetos para todo tipo de entidade, na área administrativa. A empresa funciona na própria FMT sob a supervisão e orientação dos professores da instituição. As consultorias são formadas por estudantes do curso de Administração que aproveitam a oportunidade para promover crescimento pessoal e profissional durante o curso superior.

A preocupação do corpo docente da faculdade tem sido, para além da excelência no conhecimento, a busca permanente de inserção do estudante nos debates que envolvem cada vez mais a sociedade civil organizada. O mais recente Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), posicionou a FMT como a melhor entre as instituições privadas no sul da Bahia, com nota 3, em uma avaliação cuja nota máxima é 5. A FMT teve desempenho igual à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), principal instituição pública de ensino superior da região e ficou apenas um ponto atrás do melhor desempenho estadual, as Universidades Federal da Bahia (UFBa) e Federal do Reconôncavo (UFRB).


fmt/mm

AVEP REALIZA SUA 6ª RODADA

Domingo(6) pela manhã aconteceu mais uma rodada da programação 2012 da AVEP-Associação dos Veteranos de Esporte Praiano, com dois “babas” realizados como de costume na praia da Av. Soares Lopes, imediações do Ed. Santa Clara. No campo denominado como 1, a equipe do Capitão Paulinho Gois foi abatida pelo escore de 3 a 1 pela do Capitão Erisvan, com gols marcados por Erisvan, Crispiniano e Vado para Erisvan. Carqueija marcou para Paulinho Gois. No 2 o quadro do Capitão Haroldo ganhou de virada para o do Capitão Cesar de Militão pelo placar de 2 a 1, gols assinalados por Luis Humberto para Cesar, e Fred e Sena para Haroldo. Os juízes Lázaro Santos Oliveira(Campo 2) e Genildo Trindade dos Santos (Campo1), ambos da Liga Ilheense de Futebol, sem queixas por parte das quatro equipes, portanto com boas atuações nas partidas.

Clique na foto para AMPLIAR

Formação das Equipes no Campo 1: Time do Capitão Paulinho Gois: Alison(depois Zeca), Silvio Reis(depois Ralio), Luis Mario, Paulinho Gois, Major, Antonio Lopes, Zugaib, Duda Pantera, Carqueira e Renatinho  X  Time do Capitão Erisvan: Waldemir, Valmick, Maurílio, Erisvan, Betinho Meu Sobrinho(depois Alan Carioca), Melgaço, Dr. Souto, Marconi, Vado e Crispiniano.

Formação das Equipes no Campo 2: Time de Cesar de Militão: Rosivaldo, Lindoia, Cesar, Torisco, Sizinio, Pio, Luis Humberto, Zé Eduardo, Paulo Sergio e Cesinha  X  Time do Capitão Haroldo: Pedro Paulo(Chama Gol), Galletti, Bacelar, Japonês, Mario Cabeça Branca, Heckel, Passos, Haroldo, Fred e Sena

Ocorrências Com Destaques na Rodada

Observadores do Campo 1 comentaram que o meia de apoio Vado, jogou um bolão, inclusive com autoria de um dos gols que dera a vitória a sua equipe. Desta feita o Capitão Paulinho Gois que vinha de vitórias consecutivas, não se deu bem frente o Capitão Erisvan, e por causa da derrota, comentários após a partida apontam que houve uma “choradeira” danada do time perdedor, inclusive invocando a praxe de colocar a culpa no goleiro.

No Campo 2 o que se viu foi o time do Capitão Haroldo, aplicado, tocando a redonda certinha, com garra, vontade e no final superando com méritos a do adversário que contava a seu favor o nível baixo de idade. No quadro de Haroldo todos jogaram bem, mas se podem destacar os zagueiros Bacelar e Galletti, o meia Fred, o goleiro Pedro Chama Gol e, mesmo com o agravante de no finalzinho da partida ter pedido um táxi aos companheiros de equipe, por não mais aguentar voltar à defesa, em uma de suas investidas ao ataque, o lateral esquerdo Japonês.

Observação:

O assessor maior da Associação, o beque direito Silvio Reis avisa aos prezados associados para na próxima rodada não se esquecerem da contribuição com alimentos não perecíveis para a Cesta da Fraternidade.

Carmelita defende mais agricultura familiar nas comunidades interioranas de Ilhéus

Carmelita conversa com a comunidade de Vila Cachoeira

A Professora Carmelita, pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores (PT), iniciou uma série de visita a distritos, vilas e povoados do município, onde tem se reunido com representantes das comunidades e apresentado uma série de propostas para o fortalecimento da zona rural. Professora Carmelita esteve em Vila Campinhos onde destacou o potencial turístico do local e a necessidade da realização de equipamentos de lazer e entretenimento para os moradores. Ela também fez questão de salientar a necessidade da realização de manutenção constante das estradas, como forma de garantir o escoamento da produção agrícola e a melhoria do acesso para os estudantes e moradores.

Já em Aritaguá a pré-candidata a prefeita de Ilhéus conversou com moradores, ouviu os comerciantes locais e caminhou com estudantes. Professora Carmelita também destacou o potencial turístico de Aritaguá e a necessidade de investimentos para que esses locais sejam cada vez mais visitados e preservados. Na avaliação da pré-candidata, o distrito vem sendo contemplado com importantes programas de treinamentos promovidos pela Bamin visando a geração de emprego e renda e que novas oportunidades serão geradas com a implantação do Porto Sul. “Mas o município precisa criar a infraestrutura básica e garantir cada vez mais dignidade a esses moradores da zona rural”, complementou, garantindo que, se eleita, dará uma atenção especial às comunidades do interior de Ilhéus.

Em Vila Cachoeira, Carmelita se reuniu com representantes da Associação dos Produtores Agrícolas União e Trabalho, ouvindo as reivindicações e conhecendo ainda mais sobre o trabalho desenvolvido pelo movimento. Ela falou sobre os avanços da agricultura familiar incentivados nos últimos anos pelos governos de Lula e Dilma e garantiu que esses benefícios precisam ser estendidos cada vez mais para os pequenos agricultores de Ilhéus. A pré-candidata a prefeita do PT parabenizou o grupo pela organização da associação e pela luta para produzir cada vez mais. Também defendeu que os governos precisam estar comprometidos sempre mais para facilitar o escoamento dessa produção e na garantia de mercados para a comercialização desses produtos oriundos da agricultura familiar.


ai/v

Defendendo os limites de Ilhéus

“Estou chegando em Salvador, neste momento faço a travessia da Baia de Todos os Santos no ferry Rio Paraguassú. Vim a Salvador para acompanhar o projeto que será encaminhado à ALBA e para uma reunião com deputados aliados. Fui surpreendido na cidade de Valença, por uma ligação do Dr. Geraldo Reis, Diretor Geral da SEI, me convidando para ver uma nova proposta de Itabuna, protocolizada hoje. Confirmei que estarei lá pela manhã, porém, de antemão já informei que a posição de Ilhéus é a que foi apresentada no dia 12 de Abril passado.
Não arredarei um milimetro dessa posição. Vamos brigar politicamente, judicialmente ou de que forma for necessário. Podem até nos tomar, porém, não entrarei para história por entregar.
Assim que recebi a notícia, liguei para o prefeito que me autorizou manter nossa proposta.
Antes de voltar para Ilhéus, informarei a todos o acontecido. Esse assunto será debatido publicamente e se necessário for, encheremos as praças, as ruas, fecharemos a BR-415. Vamos fazer ‘zuada’ para a Bahia e o Brasil nos ouvirem”.


José Nazal Pacheco Soub
No facebook

MORTE POR DENGUE HEMORRÁGICA EM ITABUNA

LACEN CONFIRMA MORTE POR DENGUE HEMORRÁGICA EM ITABUNA

7/mai/2012 . 18:35 | Autor: Seu Pimenta

Em primeira mão

O Laboratório Central (Lacen) confirmou que a morte de A.B., de 9 anos, moradora do Novo São Caetano, em Itabuna, foi causada por dengue hemorrágica. O resultado foi obtido por meio de testes sorológicos na capital baiana. A criança foi internada com os sintomas da doença transmitida pelo Aedes aegypti e faleceu em 23 de abril.

A.B. morreu no mês em que Itabuna registrou o maior número de casos da doença. De acordo com estatística do Departamento de Vigilância à Saúde, foram notificados 1.737 casos de dengue em abril em Itabuna. De 1º de janeiro a 30 de abril, foram 3.134 notificações.

A elevação do número de casos fez com que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) declarasse, no final de março, que o município sul-baiano vive uma segunda epidemia de dengue em menos de quatro anos. A primeira ocorreu em 2009, quando foram registrados 15 mil casos da doença e 14 mortes.

FUMACÊ 100%

Desde janeiro, o município vive em estado de emergência por causa da doença. Autoridades em saúde de Itabuna exigem que a Sesab libere a aplicação de fumacê em todo o município. Atualmente, só é liberada a aplicação do inseticida em bairros específicos ou ao redor de casas de pacientes atingidos pelo vírus.

Centenário de Jorge deve servir como semente para a profissionalização do turismo de Ilhéus, diz Carmelita

O reconhecimento de Ilhéus a um dos maiores ícones na literatura mundial, Jorge Amado, não pode ficar restrito às comemorações do centenário de nascimento do escritor. É a oportunidade de Ilhéus impulsionar o turismo cultural, valorizando a história da cidade e do seu povo. “As histórias de Jorge Amado estão em nossas ruas e em nosso cotidiano, enraizadas no povo desta cidade e com o reconhecimento e respeito de todo o mundo”, disse a Professora Carmelita Ângela. Para isso, na opinião dela, que é pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT, é fundamental que a cidade tenha, finalmente, nos próximos anos, “investimentos com planejamento” para o setor.

Carmelita fala durante lançamento de projeto cultural

“Temos beleza natural reconhecida. Mas a cidade precisa valorizar outros elementos que sirvam de atrativos para o turismo nacional e internacional. Poucas cidades no mundo têm a oportunidade de apresentar tantas opçoes para o turismo quanto Ilhéus”, afirmou, ao participar do lançamento do projeto cultural “Amar Amado”, abrindo as comemorações do centenário de Jorge Amado.

As comemorações pelos 100 anos de nascimento de Jorge Amado incluirão a realização de diversos eventos, como o “Beber Amado”, “Ler Amado”, “Ouvir Amado”, “Ver Amado” e “Amar Amado”. O festival múltiplo reunirá teatro, cinema, música, dança, gastronomia e literatura. Os eventos serão realizados em palcos e estandes instalados no Quarteirão Jorge Amado e em espaços como o Bataclan, Teatro Municipal, Casa de Cultura e Centro de Convenções. O lançamento do projeto cultural “Amar Amado”, que celebra o centenário do escritor grapiuna, reuniu empresários, políticos, artistas, produtores culturais e jornalistas do eixo Ilhéus-Itabuna, Rio de Janeiro, São Paulo e de várias partes Brasil e de países europeus como França, Espanha, Itália e Portugal. O projeto acontece no período de 04 a 12 de agosto.

:: LEIA MAIS »

Empresa Brasil de Comunicação / R2CPRESS – Agência de Notícias

Em 1919, nascia na Argentina o mito Evita

Maria Eva Duarte Perón foi um dos grandes nomes da História moderna da Argentina. Conhecida como Evita, a atriz e líder política casou-se com o general Juan Domingo Perón, que foi eleito presidente da Argentina. Como primeira-dama, ficou famosa por sua elegância e carisma, e se tornou uma das mulheres mais importantes e poderosas do mundo. Em circunstâncias misteriosas, morreu aos 33 anos de idade, vítima de câncer de útero. O velório, durou 14 dias e mais de 3 milhões de argentinos lhe prestaram homenagem.

EBC/Apresentação José Carlos Andrade

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Cerca de três mil pessoas prestigiam a abertura do “São João nos Bairros”
Empresa vence licitação para transporte escolar e serviço segue sem interrupção
Tomam posse os novos membros do Conselho Municipal do Fundeb
Saúde realiza atividades diferenciadas no mês de maio
Seast comemora Dia das Mães

:: LEIA MAIS »

Com salários e benefícios bloqueados, professores mantêm greve

Em greve há 26 dias, com salários cortados e cartão Credicesta bloqueado por decisão judicial, os professores da rede estadual de ensino voltaram a se reunir na manhã desta segunda-feira (7), na Assembleia Legislativa da Bahia. Docentes de outros municípios do estado também compareceram ao local com caravanas de São Gonçalo, Irará, Ipirá, Feira de Santana, Sapeaçu, entre outros. A ilegalidade da greve foi decretada pela justiça e multa diária de R$ 50 mil foi imposta à categoria. Ao todo, mais de um milhão de estudantes estão sem aulas.

O grupo planeja, para esta terça-feira (8), um protesto com panfletagem na região do Iguatemi. A categoria reforça que não há previsão de retorno às aulas até que o piso nacional seja de fato concedido.

O governo alega não ter recursos para pagar 22,22% de reajuste a todos os professores do Estado e veicula propaganda na TV afirmando que as negociações estão abertas, desde que a greve seja finalizada. Procurada, a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação não passou informações atualizadas sobre negociação com os professores.

Segundo o presidente da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB), Rui Oliveira, os professores grevistas querem o cumprimento de uma promessa, acordada entre o governo e os professores no ano passado, de reajuste nos salários da categoria.

Obrigado a cumprir o piso nacional determinado pelo MEC (R$ 1.451), porém, o governo concedeu reajuste maior (22,22%) aos professores sem curso superior, que ganhavam menos que o piso. Os que têm nível superior receberam apenas o reajuste que abrangeu todo o resto do funcionalismo público do Estado, 6,5%.


Da Redação, com informações de Hieros Vasconcelos Rego
No A TARDE ONLINE
http://atarde.uol.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5834552&t=Com+salarios+e+beneficios+bloqueados+professores+mantem+greve

PM INTENSIFICA POLICIAMENO NA ZONA SUL DE ILHÉUS

A 69ª Companhia Independente de Polícia Militar responsável pelo policiamento na zona sul de Ilhéus, a fim de garantir a ordem pública e de prevenir ações que possam vir a interferir no clima de tranqüilidade, está promovendo ações de policiamento ostensivo dando continuidade à Operação Intensificação, por determinação do Comando de Policiamento Regional Sul.
No último final de semana foram realizadas abordagens e blitz por toda zona sul de Ilhéus, totalizando um número de 671 pessoas abordadas, 15 pontos de ônibus, 178 veículos duas rodas, 54 veículos 04 rodas e 08 veículos de transporte coletivo.
O comandante da companhia Major Perdiz afirma que: “As ações continuarão predominantemente ostensivas, observando-se as consagradas características preconizadas para o policiamento ostensivo: Identificação, Ação Pública, Totalidade, Legalidade e Ação de Presença, sempre buscando proteger o cidadão”.
Para denuncias anônimas a 69ª Companhia Independente de Polícia Militar disponibiliza o e-mail: denunciazonasul@gmail.com.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia