:: ‘Notícias’
Faculdade de Ilhéus selecionada para nova Operação do Projeto Rondon
A Faculdade de Ilhéus foi novamente selecionada pelo Ministério da Defesa para participar do Projeto Rondon e vai atuar na Operação Capim Dourado, que será realizada de 13 a 29 de julho, no estado do Tocantins. Há seis anos, a instituição tem projetos de extensão aprovados em operações do programa. Em janeiro último, uma equipe integrada por professores e alunos foi a única da Bahia a participar da Operação Babaçu, no município de Amarante do Maranhão, no Maranhão.

Projeto criado por Thais Carqueija e Kiryale Coelho, alunas da Faculdade de Ilhéus, fruto da Oficina em Canãa dos Carajás, e apresentado no 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, em 2011
Na Operação Capim Dourado, a equipe ilheense irá desenvolver treinamentos e oficinas de capacitação no município de Colinas do Tocantins. Na próxima semana, a professora Cristiane Nunes, coordenadora da equipe, fará a viagem precursora para conhecer as principais características do município e de sua população. Ela destaca a satisfação pela seleção, tendo em vista a enorme concorrência entre as instituições de ensino superior.
Em 2006, a Faculdade esteve na Operação Amazônia, no município de Brejo Grande do Araguaia, no Pará. Durante a Operação Nordeste 2007, a instituição participou do Projeto com duas equipes, nos municípios baianos de Aramari e São Sebastião do Passé. Nesse mesmo ano, houve também a Operação Amazônia Oriental, e outra equipe foi a Canaã dos Carajás, no Pará.
Em 2008, a Operação Grão-Pará, realizada no mês de janeiro, abrangeu os municípios do Pará e do Piauí, e a Faculdade enviou equipes para Nossa Senhora de Nazaré, no estado do Piauí, e para São Sebastião da Boa Vista, no Pará. A Operação Nordeste-Sul, em 2009, aconteceu em municípios da Paraíba, e a Faculdade de Ilhéus esteve em Ingá. Na Operação Catirina, em julho de 2010, a equipe foi ao município de Tufilândia, no Estado do Maranhão. No ano passado, a Faculdade de Ilhéus participou também da Operação Carajás, no município de Canaã dos Carajás, no Pará.
68ª CIPM É PRESTIGIADA PELO COMANDANTE GERAL DA PMBA
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR/ILHÉUS
68ª CIPM É PRESTIGIADAPELO COMANDANTE GERAL DA PMBA

Reconhecimento e gratidão foi o sentimento externado na manhã de sexta-feira 27-04-2012 pelo Comandante Geral da PMBA, Coronel Alfredo Castro, aos 07 Policiais Militares que se destacaram em ações de bravura e desempenho operacionalneste início de 2012. O ato de agradecimento aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral em Salvador.
Os sete Policiais Militares lotados na 68ª CIPM/Ilhéus-Centro,contaram detalhes de uma das diversas açõesde sucesso realizadas pela unidade, quando na oportunidade prenderam dois assaltantes que atacaramturistas de um transatlântico que aportou na cidade.
“Perseguimos os bandidos com veículo particular e com apoio dos motociclistas do PETO, alcançando e prendendo-os. Ao receberem de volta todos os pertences, os turistas disseram estar impressionados com a agilidade”, disse o aluno oficial Uilton.
Ao final das homenagens todos se reuniram para confraternização em um café da manhã.
Professores em greve vendem frutas e verduras em protesto em Salvador
Ação visa reforçar dificuldades dos professores com salário atual.
Categoria entra no 23º dia de greve. Nova assembleia ocorre na segunda.
Professores mostram produtos doados por feirantes de São Joaquim para comercialização(Foto: Reprodução/ TV BA)
Em greve pelo 23º dia, os professores da rede estadual de ensino se mobilizaram nesta quinta-feira (3), na Praça da Piedade, em Salvador. A Feira da Sobrevivência, como a ação foi batizada pelos professores, reuniu mais de mil pessoas, segundo informações de Rui Oliveira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB).

com salário atual (Foto: Reprodução/ TV BA)
Quinze barracas foram montadas para a comercialização de frutas, legumes e verduras, doados por feirantes de São Joaquim. Em assembleia realizada na quarta-feira (2), os professores decidiram manter o movimento grevista.
Um novo encontro da categoria está previsto para segunda-feira (7). Antes, no domingo (6), os professores distribuirão uma carta à comunidade nas proximidades do estádio de Pituaçu, onde será realizado o clássico do futebol baiano BAVI.
Reivindicações

(Foto: Reprodução/ TV Bahia)
Os professores querem reajuste de 22,22% no piso nacional. Eles alegam que o governo fez acordo com a categoria que garantia os valores do piso nacional, ocorrido em novembro do ano passado, e depois ignorou, mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. No dia 25 de abril, os deputados aprovaram o projeto enviado pelo executivo que garante o piso nacional a mais de cinco mil professores de nível médio.
A greve já foi considerada ilegal pela Justiça e o governo já disse que vai cortar o ponto dos grevistas, caso eles não voltem ao serviço. O departamento jurídico do sindicato da categoria (APLB) deu entrada em uma ação com pedido de liminar à Justiça na tentativa de derrubar a ordem que impõe multa diária de R$ 50 mil até encerramento da greve. Segundo o presidente do sindicato da categoria, Rui Oliveira, se houver corte dos salários, os professores não vão repor as aulas perdidas durante a paralisação. O Ministério Público fez uma reunião no dia 24 de abril e se colocou à disposição para mediar o impasse entre a categoria e o governo.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, o orçamento do estado não permite que seja cumprido o aumento exigido. “O estado não suporta no orçamento reajuste de 22,22%. O orçamento do estado também é para fazer escolas, fazer postos de saúde, poços artesianos, recuperar estradas. Não pode ser apenas para os servidores”, afirma. Já o deputado Paulo Azi (DEM-BA) avalia que a postura de negar o reajuste pode ocasionar a radicalização do movimento.
—
Do G1 BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/05/professores-em-greve-vendem-frutas-e-verduras-em-protesto-em-salvador.html
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Em fase final, obras do Minha Casa, Minha Vida recebem visita do prefeito
Ilhéus se prepara para vacinar a população contra gripe
Ilhéus descentraliza atendimento de pacientes com suspeita de dengue
Jogos do Projovem serão encerrados em 10 de maio
Festa dos Amigos Ano VII
Bom dia meu Pod.’. Ir.’., que o SADU o ilumine por esse dia com bençãos e graças! Meu amigo/irmão, o nosso Ir.’. Rebouças convida para ” Festa dos Amigos Ano VII”, dia 06/05/2012 (domingo) no salão de festas da Loja Maçônica 28 de julho nº 585 centro-Itabuna, a partir das 15h00. O nosso Ir.’. Sargento Heloio e Banda Boleros do Mar vai animar a festa. A entrada é 03 kg de alimentos não perecível . ” Venha e traga sua alegria” .
Um TFA.’.
Ir.’. Enault Freitas
LANÇAMENTO DE LIVRO E GRAVAÇÃO GLOBO REPÓRTER
Prezados Confrades e Confreiras,
Na próxima sexta-feira, o Dr. Gustavo Cunha estará lançando o livro “Chácara das Tormentas”, às 18h30.
Na oportunidade, a equipe de jornalismo do Globo Repórter estará documentando nossa sessão para o especial Jorge Amado 100 anos.
Gostaríamos que todos os acadêmicos estivessem presentes, já que teremos uma matéria a nível nacional sobre a Academia.
Um abraço,
Carlos Roberto Arléo Barbosa
Presidente
Índios pataxós ganham direito a terras de reserva no sul da Bahia
STF concluiu serem nulos os títulos de propriedade de fazendas dentro de área de 54 mil hectares
BRASÍLIA – Depois de décadas de disputa, os índios pataxós obtiveram nesta quarta-feira, 2, o reconhecimento do direito às terras na reserva Caramuru-Catarina Paraguassu, no sul da Bahia. O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que são nulos todos os títulos de propriedades concedidos a fazendeiros e agricultores sobre glebas localizadas dentro da reserva, que tem uma área de 54 mil hectares.
A região tem registrado frequentes conflitos por causa da posse das terras. No final de abril, por exemplo, um índio levou um tiro na perna. Apesar de o processo sobre a área pataxó não constar da pauta de julgamentos do STF prevista para esta quarta, a ministra Cármen Lúcia pediu que a ação fosse julgada diante da urgência e gravidade. “Trata-se de um caso insólito, excepcional. A situação é de extrema conflituosidade”, afirmou o presidente do tribunal, Carlos Ayres Britto. Para esta quarta estava marcado originalmente o julgamento de uma ação que discute a adoção de sistemas de cotas no âmbito do Programa Universidade para Todos (Prouni). Na semana passada, o Supremo concluiu que é constitucional a política de cotas adotada pela Universidade de Brasília (UnB) para preenchimento de vagas na instituição. O sistema da UnB é baseado em critérios étnicos.
No julgamento sobre as terras pataxós, o STF atendeu a um pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai). Apenas o ministro Marco Aurélio Mello ficou vencido. Os ministros basearam-se em decisões anteriores sobre posse de terras indígenas, entre as quais a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. O tribunal concluiu que são nulos atos que tenham por objeto terras habitadas por indígenas porque essas áreas pertencem à União e não podem ser negociadas.
O presidente do STF afirmou que a terra para o índio “é uma alma” e não simplesmente um bem material. Decano do STF, o ministro Celso de Mello disse que a Constituição Federal garante as terras aos índios. Segundo ele, no caso desses povos, isso não significa um direito de propriedade comum. “Trata-se de proteção ao habitat de um povo”, declarou.
O julgamento começou em setembro de 2008. Na ocasião, o então relator, Eros Grau, votou a favor do pedido da Funai. Baseado em perícias, o ministro afirmou que a reserva “abrange toda a área habitada, utilizada para sustento do índio, necessária à preservação de sua identidade cultural”. Mas após o voto de Grau o julgamento tinha sido interrompido por um pedido de vista e foi retomado hoje. Na ação, a fundação sustentou que fazendeiros e agricultores ocupavam de forma irregular terras habitadas tradicionalmente pelos pataxós. A área envolvida na disputa abrange três municípios e abriga aproximadamente 3,2 mil índios.
—
Mariângela Galucci, de O Estado de S. Paulo
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,indios-pataxos-ganham-direito-a-terras-de-reserva-no-sul-da-bahia,867941,0.htm
68ª CIPM REALIZA INSTRUÇÃO DE TIRO EM PARCERIA COM EXÉRCITO BRASILEIRO
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
Dando continuidade ao ciclo de instrução, treinamento e capacitação, o Comando da 68ª CIPM/Ilhéus-Centro, em parceria com a 18ªCSM do Exército Brasileiro,realizou nos dias 24/04 e 02/05/2012 instrução de tiro policial.Na oportunidade foram ministradas, por militares do Exercito Brasileiro instruções de utilização do fuzil FALCal 7,62 mm.No primeiro encontro os policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional¬-PETO, aprenderam formas utilização e manutenção de 1º e 2º escalãodo armamento recém adquiridos pela Unidade, sendo as aulas teóricas realizadas no Auditório do Colégio São Jorge dos Ilhéus, situado na Avenida Soares Lopes. Já no sendo no segundo momento foi realizada a atividade prática de tiro policial, supervisionada por Oficiais da 68º CIPM no stand de tiro do 15º BPM, na cidade de Itabuna.
Traficante Ravengar passa a cumprir pena em regime semi-aberto
A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização
Foto: Evandro Veiga/ CORREIO
Ravengar cumpre pena em regime semi-aberto
Da Redação
A partir desta quarta-feira (2), o traficante Raimundo Alves de Souza, mais conhecido como Ravengar, passa a cumprir sua pena em regime semi-aberto, que permite que ele vá para casa durante o dia e volte ao presídio somente à noite.
A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). No início da manhã desta quarta Ravengar foi transferido do complexo Penitenciário Professor Lemos Brito, em Mata Escura, para o presídio de Lauro de Freitas.]
A transferência foi realizada em cumprimento à decisão judicial emitida pela Vara de Execuções Penais, que determinou a progressão da pena de Ravengar. Essa determinação permite que condenados que tenham bom comportamento e outras características avaliadas pela justiça possa passar de regime fechado para semi-aberto e depois para o aberto.
Histórico
Ravengar ficou conhecido depois que a polícia investigou a criação de uma cartilha que ficou conhecida como o Código Ravengar. No material, que foi digitado, impresso, encadernado e distribuído entre os presos, estavam as regras de comportamento e as penas previstas para quem as descumprissem no Pavilhão 1 do complexo penitenciário. Por conta da cartilha, Ravengar foi punido com 30 dias na solitária.
Numa carta de quatro laudas enviada ao CORREIO, no ano passado, o traficante se diz vítima de “infâmia”, garantiu ser um preso de bom comportamento e reivindica direito a defesa.
No manuscrito de três capítulos, rebateu a acusação de ter criado um código de conduta na penitenciária e negou a prática de extorsão contra colegas, como concluiu uma sindicância interna. Segundo a carta de Ravengar, o Módulo 1, do qual lhe é atribuída a liderança, vive dias tranquilos. Pelo menos, “nunca viveu, nos últimos dois anos, o toque de terror”.
Ravengar foi condenado por tráfico. A pena de 25 anos foi reduzida para 22. Como já tinha cumprido mais de um sexto da pena, obteve mudança para regime semi- aberto, que só não tinha sido efetivado por falta de vaga.
—
CORREIO DA BAHIA
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/traficante-ravengar-passa-a-cumprir-pena-em-regime-semi-aberto/
INSCRIÇÕES DO VESTIBULAR DA FACULDADE DE ILHÉUS ATÉ 8 DE MAIO
Ficam abertas até o próximo dia 8 de maio, as inscrições para o vestibular 2012.2 Faculdade de Ilhéus, que oferece vagas para os cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis, no turno noturno, e de Direito, Enfermagem e Nutrição, nos turnos da manhã e da noite.Qualquer candidato pode solicitar visita às instalações da Faculdade, a fim de conhecer os laboratórios, biblioteca, salas de aula, auditório, entre outros locaisque compõem a moderna infraestrutura da instituição.
Os interessados podem efetuar suas inscrições na secretaria da Faculdade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas; na sede da CDL, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8às 12 horas e das 14 às 18 horas, e também aos sábados, das 8 às 12 horas, ou diretamente no site www.faculdadedeilheus.com.br.
O valor da taxa de inscrição é de 50 reais, com direito a um exemplar do Manual do Candidato. Os inscritos farão as provas do processo seletivo no dia 13 de maio, das 8 às 12horas, na sede própria da Faculdade, localizada na rodovia Ilhéus-Olivença, km2,5, no bairro São Francisco, zona sul da cidade.
Nas provas constam questões de múltipla escolha, nas áreas de Física, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Química, Biologia, História e Geografia, além da Língua Estrangeira (Inglêsou Espanhol) e Redação. O acesso ao local das provas será feito mediante a apresentação do canhoto da ficha de inscrição e do documento de identidade do candidato. O resultado do vestibular será divulgado no prazo médio de sete dias.
Professores mantêm greve e planejam ‘Feira da Sobrevivência’ em Salvador
Greve da categoria dura 22 dias na rede pública de ensino da Bahia.
Professores vão armar quitanda na Praça da Piedade, em Salvador.
Os professores decidiram manter o movimento grevista durante a assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (2), em Salvador, de acordo com Rui Oliveira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB).
Rui Oliveira diz que a categoria planejou um ato na Praça da Piedade, na quinta-feira (3), chamado “Feira da Sobrevivência”. A principal motivação para o evento é a suspensão dos salários dos professores pelo governo. “A intenção é chamar a atenção da sociedade. O governo cortou o salário e estamos passando por dificuldade. Vamos vender tomates, cebola, quiabo”, afirma. No Dia do Trabalho, a categoria se reuniu também em protesto contra o corte nos pontos.
A reunião foi feita na Assembleia Legislativa, situada no Centro Administrativo da Bahia, onde a categoria está acampada, e deve ser retomada na segunda-feira (7). O estado já soma 22 dias sem aulas nas escolas da rede pública de ensino. A estimativa é que cerca de um milhão de alunos esteja sem estudar.
Os professores querem reajuste de 22,22% no piso nacional. Eles alegam que o governo fez acordo com a categoria que garantia os valores do piso nacional, ocorrido em novembro do ano passado, e depois ignorou, mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. No dia 25 de abril, os deputados aprovaram o projeto enviado pelo executivo que garante o piso nacional a mais de cinco mil professores de nível médio.
A greve já foi considerada ilegal pela Justiça e o governo já disse que vai cortar o ponto dos grevistas, caso eles não voltem ao serviço. O departamento jurídico do sindicato da categoria (APLB) deu entrada em uma ação com pedido de liminar à Justiça na tentativa de derrubar a ordem que impõe multa diária de R$ 50 mil até encerramento da greve. Segundo o presidente do sindicato da categoria, Rui Oliveira, se houver corte dos salários, os professores não vão repor as aulas perdidas durante a paralisação. O Ministério Público fez uma reunião no dia 24 de abril e se colocou à disposição para mediar o impasse entre a categoria e o governo.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, o orçamento do estado não permite que seja cumprido o aumento exigido. “O estado não suporta no orçamento reajuste de 22,22%. O orçamento do estado também é para fazer escolas, fazer postos de saúde, poços artesianos, recuperar estradas. Não pode ser apenas para os servidores”, afirma. Já o deputado Paulo Azi (DEM-BA) avalia que a postura de negar o reajuste pode ocasionar a radicalização do movimento.
—
Do G1 BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/05/professores-mantem-greve-e-planejam-feira-da-sobrevivencia-em-salvador.html
Acidentes durante feriado prolongado provocam 19 mortes nas rodovias da Bahia
Cinco delas foram vítimas de atropelamento, três morreram em colisões frontais e duas por colisões
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia registrou 127 acidentes durante o feriado prolongado nas rodovias do estado. Nos cinco dias de trabalho da “Operação Dia do Trabalho”, 19 pessoas morreram em virtude dos acidentes. Cinco delas foram vítimas de atropelamento, três morreram em colisões frontais e duas por colisões transversais.
O órgão avalia que a imprudência, a inabilidade e a falta de cuidado dos condutores no trânsito foram determinantes em alguns casos. Queda de moto, capotamento, colisão com objeto e colisão traseira registraram um acidente, cada.
Durante a operação, a PRF fiscalizou 4.346 veículos e 3.822 pessoas, sendo extraídas 1.380 notificações, das quais 374 condutores foram flagrados por ultrapassagens indevidas, 120 por falta do uso do cinto de segurança, 158 flagrados sem CNH ou vencida, 99 por problemas em equipamentos obrigatórios do veículo e 113 condutores de veículos de carga por restrição de trânsito.
Durante as abordagens policiais, 21 pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Judiciária, cujos crimes variaram desde mandado de prisão em aberto, posse de veículos roubados, embriaguez, drogas etc.
—
Correio da Bahia
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/acidentes-durante-feriado-prolongado-provocam-19-mortes-nas-rodovias-da-bahia/

























































