WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Concurso da Bahia Pesca tem 200 fotos inscritas

A Comissão Julgadora do concurso de fotografia “Bahia Pesca & Mar” fez ontem a primeira triagem dos trabalhos recebidos. São cerca de 200 fotografias de 44 participantes de todo o Brasil, que contemplam o tema “Bahia: um olhar para a pesca e o mar”.
O júri formado por José Nazal, Célia Maria Lima de Aguiar e Heckel Amancio Junior, profissionais da área, adotaram para a classificação dos trabalhos os critérios da coerência entre o tema proposto no regulamento e o conteúdo do material, além da composição, textura, enquadramento, luz e contrastes. De acordo com os integrantes da comissão julgadora, a avaliação dos trabalhos está sendo um grande desafio em função do alto nível dos competidores.
Realizadora do concurso, a Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, premiará a melhor foto com R$3.000,00 (três mil reais), a segunda R$1.500,00 (um mil e quinhentos) e a terceira colocada R$500,00 (quinhentos reais). Haverá também menções honrosas e participação em exposições. O resultado final do concurso será divulgado nos próximos dias.


Marival Guedes-Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura, Estado e sociedade farão novo movimento em defesa do Porto Sul
Educadores são contemplados com workshop sobre Jorge Amado
Ilhéus sedia o primeiro seminário Nacional de prevenção às drogas
Secretário recebe Conselho Municipal de Saúde para reunião

:: LEIA MAIS »

Convite / PMN

Ilhéus- Ba, 20 de março de 2012

Prezado Senhor(a),

O Partido da Mobilização Nacional – PMN, tem a honra em convidar V.Sª.; para participar do encontro com os Filiados e Simpatizantes da referida agremiação partidária, a ocorrer no dia 25 de março do ano em curso, das 9h00 às 12h00, no Plenário da Câmara Municipal de Ilhéus.

Desnecessário se ressaltar a importância da honrosa presença de V.Sª.; a fim de abrilhantar esse evento ora citado.

Diretório Municipal de Ilhéus

ILHÉUS / MANIFESTAÇÃO FAMILIARES /AMIGOS – POLICIAIS PRESOS

Aritaguá é agora a “terra dos defumados”

Produção de carnes defumadas se transforma em nova fonte de renda na comunidade ilheense

Aritaguá (Fotos: Taironny Maia).

Foi um domingo especial para a comunidade de Aritaguá, situada a seis quilômetros da zona urbana ilheense. O Festival de Defumados, realizado no dia 18/03, fechou com chave de ouro o projeto iniciado em 2010 com o objetivo de incentivar os moradores a descobrir uma nova fonte de renda para suas famílias. As pessoas que lotaram a praça do povoado, vindas de vários municípios do sul da Bahia, conferiram de perto o sucesso do grupo produtivo local.

O Festival de Defumados, assim como o curso de manipulação de alimentos realizado na comunidade, foi uma iniciativa do Projeto Transformar, realizado pela Bahia Mineração (Bamin), em parceria com o Instituto Aliança.

O diretor de Logística da Bamin, Aildo Fonseca, afirmou que eventos como esse demonstram que o apoio da empresa às comunidades situadas na área de influência de seu projeto é algo concreto e fruto de um compromisso social efetivo. “É nosso desejo fazer com que as pessoas de Aritaguá e de outras localidades tenham de fato condições reais para transformar seu potencial produtivo em instrumento de geração de renda”, declarou.

A capacitação abriu novas expectativas para moradores de Aritaguá, como Dona Maria Eunice dos Santos, 49, que veio de Sergipe quando tinha apenas cinco anos de idade e se fixou no povoado ilheense. “A gente vivia somente da pesca e da venda de frutas como cajá e jenipapo, mas agora temos também os defumados e essa produção está sendo cada vez mais importante para nossas famílias”, disse Dona Maria Eunice. Ela também elogiou a estrutura e organização do evento, que alterou positivamente a rotina da comunidade. “Nunca aconteceu uma programação dessa em Aritaguá”, comemorou a moradora.

O festival foi realizado paralelamente à Cavalgada de Aritaguá, que reuniu cerca de cem cavaleiros e amazonas. A montaria partiu do bairro do Iguape em direção à “terra dos defumados”, como Aritaguá passou a ser chamada. No destino, o grupo saboreou vários tipos de carne, além de peixe, aves e uma feijoada especial produzida com defumados.

PARALISAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ITABUNA

AMANHÃ OS SERVIDORES FARÃO UMA PARALISAÇÃO DE 24 HORAS A PARTIR DAS 7 HORAS DA MANHÃ NA FRENTE DA PREFEITURA, REIVINDICANDO O CUMPRIMENTO DO ACORDO COLETIVO REFERENTE A CAMPANHA SALARIAL 2011 ( O MESMO QUE NÃO SAIU DA SECRETARIA DE GOVERNO) E LANÇAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL 2012.

Remédios vão ficar até 5,85% mais caros

O governo autorizou, nesta segunda,20, um reajuste entre 2,80% e 5,85% nos medicamentos que têm preços controlados. O aumento passa a vigorar a partir do dia 31 de março e foi calculado com base no comportamento da inflação no ano passado e também nos ganhos de produtividade que os laboratórios tiveram neste período. Pela primeira vez, porém, o governo determinou a redução de 0,25% do preço de quase 9 mil medicamentos, como a ritalina (tratamento do déficit de atenção), stelara (psiríase), o AZT (tratamento de Aids), o antirretroviral Kaleta e os famosos Buscopan, Tandrilax e Dorflex. (Confira a lista completa dos novos preços aqui – arquivo em PDF).

O secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), Ivo Bucaresky, explicou que isso só foi possível devido à alta produtividade da indústria em 2011. “Um dos fatores que contribuíram para este salto de produtividade foi o aumento das compras governamentais, impulsionado pela ampliação do acesso aos medicamentos”, disse o executivo.

Entre os medicamentos que podem ter aumento de 5,85%, Bucaresky citou a claritromicina (antibiótico) e o diclofenaco de sódio (anti-inflamatório).

Pela resolução da Cmed, os medicamentos em que os genéricos têm 20% ou mais de participação no mercado serão os que podem ter maior reajuste: 5,85%. Já nos mercados em que os genéricos têm uma fatia entre 15% e 20%, os produtos poderão subir 2,8%.

A categoria de medicamentos que tem menor participação dos genéricos (inferior a 15%) terá de baixar os preços em 0,25%. A maior parte dos medicamentos com preços controlados pelo governo está nesse grupo.

São produtos de uso contínuo ou utilizados no tratamento de doenças graves. Também estão na lista antibióticos, anti-inflamatórios, diuréticos, como Lasix, vasodilatadores, como Viagra e ansiolíticos, como Lexotan. Já os remédios fitoterápicos e homeopáticos, por exemplo, têm preços liberados.

Uso contínuo – Para as pessoas que dependem do uso contínuo de medicamentos, o reajuste autorizado pelo governo, ainda que abaixo da inflação, pesará no já apertado orçamento. É o caso dos aposentados e dos renais crônicos, que, em sua maioria, vivem com um salário mínimo.

Presidente da Associação Pró-Renais Crônicos do Brasil (APRC-Brasil) e diretor da Associação de Renais Crônicos da Bahia, Gerson Barreto diz que existem 5 mil pacientes em tratamento na Bahia. Ele assinala que a maioria recebe os remédios gratuitamente nos postos e farmácias credenciadas pelo governo, mas que, com alguma frequência, precisa pagar pelos medicamentos que faltam nos postos de saúde.

“No ano passado houve oito interrupções na oferta de medicamentos pela rede pública”, queixa-se Barreto, informando que o renal crônico não tem como assumir sozinho um gasto mensal entre R$ 150 e R$ 200 só com medicamentos vitais.

Advogado da Asaprev/Casa do Aposentado e vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Marcos Barros vê com preocupação o reajuste. “Os benefícios previdenciários já estão tão defasados, que qualquer aumento em um dos itens de sobrevivência do idoso compromete seu orçamento”. Na Bahia existem mais de 1,3 milhão de aposentados e pensionistas.

Patrícia França e Agências
No A TARDE ON LINE

Grande Cavalgada Almenara/Ilheus

Amantes de Cavalgadas!

Ilheus foi escolhido este ano como o destino final da 7ª Cavalgada Equestre de Almenara. A mesma ja esta acontecendo com previsao para chegada a nossa cidade no dia 23 do corrente (sexta-feira) no Parque de exposição e Eventos de Ilheus.
A tropa saiu ontem de Itaju do Colonia e pernoitou na cidade de Itape e agora pela manha seguira para o Distrito de Ferradas (Itabuna) onde pernoitara na Fazenda do criador Pimpo. Na quarta-feira a mesma chegara a Itabuna sendo recebido pelo Prefeito daquela cidade com trio eletrico. Na quinta feira descansarão e na sexta-feira seguirao para Ilheus, onde tambem os cavalheiros/amazonas da nossa cidade receberao os visitantes, na entrada da nossa cidade, com um trio eletrico e dai rumaremos para Praia do Sul com destino ao Parque de Exposição de Ilheus.

Cronograma dos cavaleiros de Almenara na região

Terça Feira – Chegada em Itabuna e churrasco a noite na fazenda de Pimpo.

Quarta Feira – Desfile dos cavaleiros pelas ruas de Itabuna com mini trio e apoio da prefeitura;

Quinta Feira – Descanso dos Cavaleiros

Sexta Feira – Chegada ao seu destino final em Ilhéus, na entrada da cidade terá um trio elétrico esperando os mesmo para desfile pelos pontos turísticos da cidade como Avenida Soares Lopes, etc..

Sábado – Churrasco Patrocinado pelos criadores do Parque de Exposição de Ilhéus e encerramento do cavalgada.

OBS: Os cavaleiros estarão hospedados em Ilhéus no Hotel Barra Vento já reservado.

Informações levantadas segundo nosso amigo Rivamar Mesquita, desta que é a 07 marcha eqüestre de Almenara;

04 caminhões com carros de apoio

06 vaqueiros dando suporte aos cavaleiros

06 cozinheiros

+ 360 km de marcha com duração de 01 mês nas estradas

Atenciosamente,

Marcell Tavares

Membro da Administração

Parque de Exposição de Ilhéus

VASSOURA DE BRUXA (I)

POLÍCIA FEDERAL – ILHÉUS – BAHIA

CLIQUE EM FULLSCREEN (4 SETINHAS) PARA VER EM TELA CHEIA

Seagri Itinerante percorre 14 municípios esta semana

Secretário discute demandas da agropecuária dos Territórios de Identidade do Litoral Norte/Agreste de Alagoinhas

Mais itinerante do que nunca, o gabinete da Secretaria da Agricultura percorre esta semana, entre os dias 20 a 23, 14 municípios dos Territórios de Identidade do Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas. A 26ª edição do Projeto Seagri Itinerante empreenderá verdadeira maratona na região com o objetivo de ouvir dos agricultores rurais suas principais demandas e discutir com eles as possíveis alternativas dos problemas detectados. Durante quatro dias, o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, assessorado pelos coordenadores, superintendentes, diretores e dirigentes das unidades ligadas à Seagri (EBDA, Adab, Bahia Pesca e CDA), deverá se debruçar junto com as lideranças de cada setor produtivo para trabalhar na elaboração de estratégias e/ou políticas públicas voltados para o setor.

A equipe Seagri vai percorrer as cidades de Camaçari, Dias D’ Ávila, Pojuca, Catu, Araçás, Entre Rios, Cardeal da Silva, Esplanada, Conde, Jandaíra, Crisópolis, Acajutiba, Aporá e Itanagra, para discutir as demandas das cadeias produtivas do coco, maracujá, pecuária de corte e leite, citricultura, pesca e aquicultura e hortaliças. Com esta iniciativa, o governo do Estado aproxima-se ainda mais da realidade de cada território, com o intuito de viabilizar condições para o desenvolvimento e fortalecimento da agropecuária.

III AquapescaBrasil na Bahia vai mostrar novas tecnologias

O Sindipi- Sindicato de Armadores e da Indústria Pesqueira, em parceira com a Bahia Pesca empresa vinculada à Seagri, lançou na última semana no restaurante Yemanjá a III AquapescaBrasil – Feira Internacional de Pesca e Aqüicultura, que será realizada de sete a nove de novembro em Salvador.


O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo, Eduardo Salles, disse que “estamos vivenciando um momento único e marcante da aqüicultura e pesca no nosso Estado. A realização na Bahia será uma grande oportunidade para mostrarmos a potencialidade da Bahia, e conhecermos novas tecnologias que serão apresentadas por expositores e palestrantes de vários países”. O evento tem a finalidade de fomentar a indústria da pesca, sendo um canal agregador para impulsionar a economia. Palestras e conferências, além de workshops gastronômicos e exposição de trabalhos técnico-científicos serão apresentados durante o evento.
Diretor comercial da AquapescaBrasil, Ivan Gogolevsky revelou que nas duas edições anteriores, em Itajaí, Santa Catarina, participaram 19 países, 131 expositores e 69 palestrantes, além de 100 trabalhos técnico-científicos apresentados. “Temos certeza de que a Bahia fará um grande evento e que todos os números poderão ser superados”, disse ele, afirmando que a Bahia, terceiro maior produtor nacional de pescados, reúne todas as condições para sediar o evento.
O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, afirmou que a AquapescaBrasil acontece em Salvador num ano muito especial para a Bahia. “Vamos inaugurar dois terminais pesqueiros, um em Salvador e outro em Ilhéus; concluir as obras do primeiro Centro Vocacional Tecnológico do Pescado; aumentar a produção e distribuição de alevinos; ampliar a assistência técnica aos pescadores e aqüicultores e promover o III Festival da Tilápia. Vamos fechar o ano com “chave de ouro”, apresentando nossas realizações neste importante evento internacional, o maior do mundo do setor, que atrairá novos investimentos para o Estado”.
Além do secretário da Agricultura e do presidente da Bahia Pesca, participaram do lançamento os superintendentes do Banco do Brasil, João Batista Trindade; do BNB, Nilo Meira, e da Desenbahia, Luiz Petitinga; vice-presidente do Sindicato de Armadores e da Indústria Pesqueira (Sindipi), Joaquim Anacleto, o secretário de Pesca e Aqüicultura de Itajaí, Agnaldo Hilton, o diretor comercial da AquapescaBrasil, Ivan Gogolevsk, e o presidente da Abrasel-Associação Brasileira de Bares e Restaurantes,Luiz Henrique Amaral.
Bahia tem grande potencial

Nos últimos cinco anos, de acordo com o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, houve aumento de 52% na produção de pescados, passando da quinta para a terceira produção no ranking nacional. Além do extenso litoral, com 1,2 mil quilômetros, o maior do Brasil, o Estado possui mais de 500 mil hectares de lâminas d’água e em até dois meses estará entregando dois terminais pesqueiros, em Salvador e Ilhéus, construídos com recursos do Ministério da Pesca e do governo do Estado. “O estado vem crescendo muito na área de pesca e aqüicultura. Precisamos solidificar e criar mecanismos para acelerar o desenvolvimento”, finalizou Albagli.

Lançamento do PSD em Ilhéus contou com lideranças políticas de toda a Bahia

A plenária da Câmara de Vereadores de Ilhéus lotou na tarde da última quinta-feira, 15, para o lançamento do Partido Social Democrático (PSD) na cidade. Lideranças políticas de grande força na Bahia prestigiaram o evento, como o vice-governador da Bahia, Otto Alencar, também presidente Estadual do partido, o presidente do diretório municipal do PSD, o médico Mário Alexandre e a deputada estadual e vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, Ângela Sousa.


Além deles, também representando o PSD, estiveram presentes os deputados estaduais Gildásio Penedo, Cláudia Oliveira, Ivana Bastos, Maria Luiza Laudano e Carlos Ubaldino, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Dinho Gás, os vereadores Francisco Sampaio, Tarcísio Paixão e Bel do Vilela (PSD), Marcos Flávio (PPS), Valmir de Inema (PT) e Aldemir Almeida (PSB). Vieram, ainda, de Salvador representantes de outros partidos, como o suplente de senador e presidente estadual do PSC, Eliel Santana, o deputado estadual e líder do PV, Eures Ribeiro, e o deputado estadual Euclides Fernandes, líder do PDT na Assembleia Legislativa da Bahia.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia