WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Livro com Histórias de Adonias Filho


Livro com Histórias de Adonias Filho
Organizado por Cyro de Mattos Ganha
Publicação Primorosa da EDITUS

Numa edição primorosa, com belíssimas ilustrações do desenhista baiano Ângelo Roberto, nascido em Ibicaraí, a coletânea Histórias Dispersas de Adonias Filho, com prefácio, notas e organização do escritor Cyro de Mattos, foi publicada neste mês de março pela Editus, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz. Na obra são apresentadas cinco histórias em que o escritor Adonias Filho transmite sua paixão por uma humanidade feita de verdades fundamentais através da visão dramática, lírica e amorosa, que palpita em seus protagonistas, nas passagens feitas de alusões e observações lúcidas.
O Brabo e Sua Índia, A Lição, Nosso Bispo, Amor no Catete e A Volta são as histórias que compõem a coletânea e que foram publicadas há mais de trinta anos, em revistas, jornais e antologias. A coletânea traz ainda uma pesquisa iconográfica feita com bom gosto pelo escritor Cyro de Mattos na qual é mostrado o consagrado romancista baiano Adonias Filho em momentos importantes de sua vida: tomando posse na Academia Brasileira de Letras, em sua fazenda Aliança, em Inema, em sua viagem a Luanda (África) e com os amigos Rachel de Queiroz e Gilberto Freire.

LEGÍTIMO CRIADOR

Como posfácio na coletânea figura o estudo Experiência de um Romancista, do Professor Emérito Doutor Fred Ellison, da Universidade de Austin, Texas, com tradução para o português do Professor Emérito Doutor Luiz Angélico, da Universidade Federal da Bahia. Ressalta Cyro de Mattos no prefácio da coletânea que “o tratamento digno que imprime o legítimo criador de linguagem à sua gente, nestas Histórias Dispersas, que ora acontecem no interior do sul da Bahia, ora na Capital, já demonstra aquele que seria em sua carreira de escritor, entre o trágico e o lírico, um dos maiores intérpretes da natureza humana feita de sortilégios, ermos e pesos da vida, em sua dimensão mítica povoada de mistérios”.
A Editus vai promover o lançamento do livro na Academia de Letras da Bahia, em Salvador, no dia 25 de abril, às 18 horas. Em Itabuna, a Academia de Letras de Itabuna – ALITA e a Editus vão lançar Histórias Dispersas de Adonias Filho no dia 5 de maio, na FTC, às 19 horas, enquanto o Memorial Adonias Filho em Itajuípe pretende programar o lançamento da obra para o mês de junho, em data a ser

NOVA COLETA DE LIXO NA ZONA SUL/FAELBA: COMEÇOU A MELHORAR

Enfim, o “cantinho esquecido da zona sul” parece ter sido lembrado. Após um primeiro dia frustrante (clique aqui), já dá pra perceber uma regularidade na coleta e, principalmente, um novo visual na rua, sem montanhas de lixo nas portas das casas, dias e mais dias a recolher. A pouca divulgação desse importante projeto contribui para alguns casos isolados de gente desavisada ou que insiste em não cumprir regras. Ainda é possível ver lixo na porta de algumas casas em horário indevido mas, no geral, mudou muito e mudou pra melhor. Espero que se consolide em toda a cidade.
Contudo, o logradouro Santo Antônio de Pádua/Faelba ainda tem um outro problema emergencial a ser resolvido: os incontáveis buracos, principalmente ao redor da praça, e a própria praça, que carece de uma revitalização.

Nilson Pessoa

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito de Ilhéus reivindica ao Estado obras paras as zonas urbana e rural
Prefeitura de Ilhéus entregará mais 80 casas para moradores do Teotônio Vilela
Coolimpa promove reunião com associados
Saúde amplia serviços para realização do cartão do SUS
Professores de Ilhéus participam de capacitação na obra de Jorge Amado

:: LEIA MAIS »

ESTUDANTES DE ILHÉUS VALORIZAM AÇÕES DO PROJETO RONDON 2012

Equipe da Faculdade de Ilhéus participante da Operação Babaçu pelo Rondon 2012

De um modo geral, os estudantes e professores da Faculdade de Ilhéus que foram participar da operação Babaçu doProjeto Rondon 2012, coordenado pelo Ministério da Defesa, em Amarante do Maranhão,município de aproximadamente 40 mil habitantes,no Maranhão, avaliaram a experiência extensionista como muito positiva para a formação superior e para a vida de cada um, de modo especial. A Operação foi realizada entre os últimos meses de janeiro e fevereiro.

Fizeram parte da equipe as professoras Cristiane Nunes (participou do projeto pela sexta vez), do curso de Administração, e Silvana Vieira Lins, de Direito, e os estudantes Camila Sandes Simões, de Administração, Carlos Henrique Souza Gundim e Gabriel dos Santos Machado, do curso de Direito, Catharina Cordeiro Fernandes e Fábio Andrade dos Santos, de Nutrição, Lorena Feitosa Zugaib, de Enfermagem, e Tassiane Cardoso Almeida, de Ciências Contábeis.

O aluno Gabriel Machado destacou, durante a reunião de avaliação ocorrida na Faculdade, as oficinas de elaboração de projetos e deGestão Pública, que contou com a presença de servidores públicos. “Nessa oficina, a gente pôde contar com a participação de membros do Poder Público, inclusive assessores e secretários da Prefeita, quando mostramos projetos que poderiam ser elaborados para o bem-estar social da própria comunidade. Também foi importante a oficina de estruturação deuma associação comercial, pois lá o poder do comércio é muito grande”, acrescentou.

Lorena Zugaib, que cursa Enfermagem, disse que a oficina Educação Ambiental para professores, ministrada com Fábio Andrade, foi superprodutiva. “Depois a gente fez as oficinas sobre a água, o lixo e a reciclagem, porque lá eles não têm saneamento básico, nem rede de esgoto. Então, tudo é muito difícil em relação a isso, e as doenças são mais propícias a acontecerem”, declarou, ressaltando ainda o interesse das pessoas pela oficina de artesanato.

– Então, as meninas ensinavam a fazer artesanato e nós ensinávamos a contabilidade, como formar o preço de venda. Isso era o legal do projeto, era a interação, todo mundo trabalhava junto e o mesmo público que participava de uma oficina agente encaminhava para outra. Tinha uma família que acompanhou a gente, que viajava todos os dias 26 km pra ir nossas oficinas, só pra poder ver a gente – contou a estudante Camila Simões, de Administração.

Cada estudante falou de sua experiência em Amarante do Maranhão, pelo Rondon.

“Uma coisa que a gente se preocupou em fazer foi incentivar aformalização ea organização dos trabalhadores de lá. Acho que foi a maior oficina do projeto, durante três noites seguidas. Com Camila falei sobre o microempreendedor individual, e com Henrique tratamos sobre associativismo,também para mulheres, que são, na maioria, quebradeiras de cocode babaçu, e a gente deu muitas orientações”, informou Catarina Fernandes, do curso de Nutrição. A equipe também realizou oficinas em duas aldeias indígenas.

Emoção – Os alunos Lorena, Fábio e Henrique contaram da emoção que sentiram ao ver o permanente interesse de um menino chamado William para tocar violão, “porque o sonho dele era aprender a tocar”. Segundo Fábio, durante tempo todo queagente estava fazendo as palestras, as oficinas, ele ficava passando amão no violão. “Quando eu era pequeno – contou Fábio – o meu pai quis me dar um violão e eu disse a ele que não.Então, aprimeira coisa veio na minha cabeça, foi o meu pai falando comigo e eu dizendo que não. Aquilo me deu vontade de chorar muito forte, e depois, no dia do encerramento,chorei por causa disso, fiquei pensando naquilo por muito tempo”, acrescentou.

Catarina disse ainda que no assentamento onde ensinousobre a manipulação de alimentos, “repetíamos sempre a importância da higienização das mãos. Então a gente sempre ensinava e simulava a pia, outro a torneira, para mostrar a forma correta de lavar as mãos. Foi uma grande surpresa quando fomos almoçar na casa dos assentados e, chegando lá, a dona da casa nos chamou pra lavar as mãos e verificamos que a casa não tinha pia, não tinha torneira, então, era um balde e uma bacia onde a gente pegava um canequinho e lavava a mão. Foi aquele choque de realidade: a gente estava ensinando a forma correta de lavar as mãos, abrir a torneira, evitar o desperdício de água, ou seja, falando de umacoisa e quando a gente foi ver a realidade era completamente diferente”, afirmou.

Na avaliação de Gabriel, que é intérprete de libra em dois colégios públicos de Ilhéus, e que integrou também a equipe da Universidade de Marília em uma oficina sobre inclusão social, ele se sentiria mais útil em Amarante que em Ilhéus. “A vontade de voltar é essa, pra me sentir útil socialmente, para tentar colaborar com alguma coisa.A gente associa felicidade às coisas materiais, ao nosso bem-estar, aos objetos que nos cercam, e não observamos o conforto que a gente tem. Lá, percebemos que a gente consegue ser muito feliz com coisas muito mais simples, como a amizade e a troca de experiências”, concluiu.

C O N V O C A Ç Ã O

Festival da Tilápia é lançado e traz pratos a partir de R$ 15

Boa gastronomia, comida saudável e um preço convidativo. O Festival da Tilápia 2012 foi lançado oficialmente em Salvador na noite de ontem (28) em solenidade para 200 convidados no Restaurante Yemanjá. Durante o festival, que acontece até 16 de abril, serão oferecidos ao público 44 pratos à base de tilápia de dar água na boca, com preços que variam de R$ 15 a R$ 55.
Cada receita é servida por um restaurante em uma das sete cidades participantes da Bahia. Além dos 19 restaurantes em Salvador, o evento acontece em estabelecimentos de Lauro de Freitas, Camaçari, Porto Seguro, Ilhéus, Paulo Afonso e Vitória da Conquista.

Fotos: Heckel Junior

O festival é promovido pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Os presidentes das duas entidades, Isaac Albagli (Bahia Pesca) e Luiz Henrique do Amaral (Abrasel) participaram da solenidade de lançamento e ressaltaram a importância do projeto na valorização da aqüicultura familiar na Bahia.
Nas mesas, delícias como a Tilápia virada no mói de coentro, do Restaurante Juca Cipó (Salvador), feita com tilápia encapotada acompanhada de molho tártaro e torradas, e vendida a R$ 15 para duas pessoas; ou a Tilápia ao Mediterrâneo, do All Saints (Lauro de Freitas), preparada com filé de tilápia ao molho de ervas finas enriquecido por ratatouille e arroz de açafrão, ao custo de R$ 29,90 para uma pessoa; entre outras.
Em Ilhéus três restaurantes participam da iniciativa, o Mar Aberto Music Bar que serve a Tilápia Mar Aberto, a R$26,90 para duas pessoas, o Mar e Amor com a Tilápia Afrodisíaca R$ 32,00 para 1 pessoa e o Maróstica que oferece o Filé de Tilápia Crocante a R$34,00 para 1 pessoa.

A lista completa de restaurantes participantes está disponível no site do evento:  http://www.festivaldatilapia.com.br/.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito volta a discutir com a Codeba sobre o Terminal de Passageiros
Parada do MSC Armonia dia 5 marca o encerramento da temporada de navios
Comunidade carente de Ilhéus ganha sistema de iluminação pública
Secretário faz avaliação positiva do novo sistema de coleta regular

:: LEIA MAIS »

Câmara de Ilhéus debateu a Campanha da Fraternidade de 2012

O vereador Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho) levou ao plenário da casa do povo o bispo da igreja católica de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, o edil justificou aos demais pares que o motivo é simples e direto, a precariedade dos serviços de saúde prestados em todo território brasileiro. A saúde é preocupação de todos, essa campanha é realizada em todos os estados da federação, aqui não seria diferente temos que levantar a bandeira da educação, moradia e saúde de todos, somos representantes do povo e na hora da necessidade estamos sentindo na pele, motivo este que me fez convidar o bispo Dom Mauro para apresentar neste parlamento a campanha difundida pela igreja católica, afirmou o vereador Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho). O bispo fazendo uso da palavra, enfatizou a importância do envolvimento de cada cidadão nesta campanha, onde existe a clara necessidade de que todos sejam bons samaritanos e que não somente se preocupa, mas, que se envolva, cuide der a devida atenção que os nossos irmãos mais carentes precisam. Com o tema “ que a saúde se difunda sobre a terra” a CNBB insiste na necessidade de estabelecer parcerias com os órgãos públicos fiscalizadores e sociedade de forma geral para acompanhar as ações, investimentos e desenvolvimento de trabalhos, é preciso reiterar que os passos dados devem gerar compromissos e isso só será alcançado com ação fiscalizadora e transformadora. O vereador Edivaldo Nascimento (Dinho Gás) avaliou a extrema importância da sessão e seu tema debatido e disse que precisamos encontrar soluções reais aos que padecem em busca dos seus direitos, não podemos aceitar a morte se temos direito a vida, a Câmara de Vereadores de Ilhéus, como casa do povo estará envolvida nesta campanha junta com todos os demais colegas vereadores.


AI/CMI

Carta de Agradecimento

Ilhéus-Bahia, 26 de março de 2012.

Ao
R2CPress
Nesta

Prezado Amigo do Parque.

Vimos mais uma vez agradecer ao nobre editor do R2CPress pela atenção que tem sido dado ao nosso Parque de Exposição e Eventos de Ilhéus. Sua colaboração tem sido de grande valor, pois a cada dia o nosso Parque vem ganhando mais vida.

Aproveitamos também a oportunidade para agradecer pela divulgação da 7ª Calvagada Eqüestre de Almenara, que teve nossa cidade a honra de ser escolhida como destino final da referida cavalgada. Foi um percurso de mais de 370 km, numa jornada de 15 dias, formada por uma caravana de empresários, profissionais liberais, educadores amantes do esporte a cavalo.


Na sexta-feira passada a caravana foi recebida em nosso Parque pelo Senhor Prefeito de Ilhéus, depois de percorrerem varias ruas da zona sul de Ilhéus, sendo aplaudida por onde passavam. Da Cabana Guarani ate o Parque, a caravana fez questão de cavalgar pela praia, pois muitos dos participantes tiveram contato com o mar pela primeira vez.

Os visitantes do Vale de Jequitinhonha (MG) ficaram bastante impressionados com nossa cidade, pela suas belezas naturais e mais ainda pela recepção carinhosa dos Ilheenses.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prazo para pagar IPTU com 10% de desconto termina nesta sexta-feira
Técnicos da Seast passam por capacitação
Ilhéus participa de Seminário geral dos Centros de Treinamento de Seleções em Vitória (Es)
Mesmo com erro, Alberto Kruschewsky conquista boa colocação na Copa Brasil de Sprint Triathlon

:: LEIA MAIS »

OPUS DEI

BOLETIM 28 de março de 2012

Lançado documentário brasileiro sobre o Opus Dei. Resumo da viagem do Papa ao México. Texto doutrinal sobre o oitavo mandamento.

 O OPUS DEI NO BRASIL

Foi lançada no início de janeiro a versão definitiva do primeiro documentário brasileiro sobre o Opus Dei. [+]

NOTÍCIAS

Um resumo dos desafios que o Papa deixou em sua passagem pelo México. Momentos para aumentar a fé, a esperança e a caridade nas palavras de Bento XVI. [+]

CULTIVAR A FÉ

Com a graça de Cristo, o cristão pode fazer com que sua vida seja governada pela verdade. [+]

© Escritório de Informação do Opus Dei na Internet

http://www.opusdei.org.br/

ÂNGELA SOUSA COBRA NORMALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DO PLANSERV EM ILHÉUS

Clique para AMPLIAR.

A pedido da deputada Ângela Sousa, foi realizada na secretaria estadual de administração – SAEB – no último dia 19 de março, uma audiência com o secretário Manoel Vitorio. fizeram-se presentes, além da deputada Ângela, o vereador Dr. Francisco Sampaio (PSD) que na oportunidade representou o Hospital Bartolomeu Chaves, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Dr. Eusínio Lavingne Gesteira, os diretores Alberto Pereira e Afrânio Jorge representando o Hospital São José e a Maternidade Santa Helena, além de Dr. Mario Alexandre que é medico e presidente do diretório municipal do PSD Ilhéus.

A pauta da reunião versou sobre a crise no atendimento aos usuários do Planserv na cidade de Ilhéus, que nos últimos dias tem se agravado com a paralização de alguns serviços. Discutiu-se , inicialmente, a prioridade da retomada dos atendimentos de emergência e a conseguinte normalização gradativa dos demais tipos de atendimento. “O Planserv sempre primou pela excelência no atendimento aos servidores públicos estaduais, e cremos que todos os impasses serão resolvidos e logo esperamos a retomada do bom atendimento que sempre primou em oferecer” declarou a deputada Ângela Sousa na ocasião da audiência.

O Secretario Manoel Vitorio mostrou-se muito receptivo, agradeceu a presença de todos, ressaltou que sabe da luta da deputada Ângela Sousa em prol das causas de Ilhéus, e se prontificou a avaliar juntamente com a diretoria do Planserv e a Procuradoria Geral do Estado – PGE, quais seriam os caminhos a serem adotados de forma mais rápida para evitar prejuízos a saúde dos conveniados do Planserv em Ilhéus. Tanto o Dr. Eusino Gesteira , quanto o vereador Francisco Sampaio, que solicitaram o apoio da deputada Ângela Sousa na arregimentação da audiência , comprometeram a se esforçar para contribuir, no que fosse necessário por parte dos hospitais, para que a população volte a ter o beneficio do atendimento do Planserv naquelas unidades de saúde.”





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia